A vitória na Youth League em vez de nos fazer pensar até onde poderíamos chegar se realmente apostássemos mais na Formação, acabou por ter um efeito contrário. Fez com que alguns passassem a dizer "Estão a ver, até estamos muito bem, se com o que temos até dá para sermos campeões da Europa, não é necessário fazer muito mais".
Desde o início tenho deixado transparecer o meu cepticismo em relação à Academia, não porque não ache que seja necessária - muito pelo contrário - mas porque não sinto vontade de quem manda em que ela seja uma realidade. Tal como outro user afirmou há poucos posts atrás, esta entrevista do Presidente mostra isso mesmo.
Claramente não compreendemos a vantagem que teríamos em olhar com outros olhos para a Formação. A nossa localização geográfica, se calhar, só poderá ser comparada com a de um Barcelona em termos de concentração de talento. Poucos são os clubes que têm tanto talento na sua envolvência sem ter de o partilhar. Sim, porque Braga e Guimarães só nos fazem frente se deixarmos. slb e scp terão sempre de dividir entre ambos o talento, num espaço geográfico que não é tão rico como o nosso. Nem precisávamos de ser muito abrangentes, mas se dominássemos claramente a metade Norte do país, e se realmente apostássemos em dar as melhores condições possíveis a esses atletas, a todos os níveis, os outros podiam fazer as capas que quisessem que estaríamos sempre na frente.
Mas tenho dúvidas que haja essa vontade. Não noto essa ambição em quem tem o poder para fazer diferente. Agora o mote é o de dizer que o que temos é suficiente. Que se chega para ganhar a Youth League então está tudo ok. E vamos ficando para trás, cada vez mais para trás.