Já estava para escrever isto à umas jornadas atrás, mas fica agora a minha intervenção sobre Nuno Espírito Santo.
Na altura da saída de Lopetegui, fiquei com a clara ideia que tínhamos um novo ciclo pela frente, ciclo esse que poderia ser mais ou menos preparado pela saída prematura do espanhol.
Tinha para mim que o F.C.Porto ou contratava um treinador de enorme valor, abrindo os cordões à bolsa para lutar já pelo título e colocar-se imediatamente ao nível(ou quase) do boifica, ou então contrataríamos para o curto prazo um treinador que mete-se esta malta na linha, trouxe-se outro ambiente e mentalidade que nos andava a faltar, estou a falar da entrega a todos os jogos e obrigação de lutar por eles, mostrar os pitões na Liga dos Campeões qualquer um o faz sem precisar que lhe peçam, fazê-lo em Arouca ou em Tondela já é outra história.
Eu acho o Nuno claramente um treinador para o segundo contexto que falei, e posso dizer que me está a surpreender pela positiva. A identificação do plantel com aquilo que queremos acho que está no máximo, era isso que exigia de Nuno, um Porto a esfarrapar-se em todos os jogos, eu vejo isso nesta equipa. Quanto ao resto, não esperava muito, estar-mos a lutar pelo título nesta fase é até uma grande surpresa para mim. Contava mais que tivesse-mos na luta pelas Taças.
Quanto ao futebol praticado, metade da época foi o que estava à espera, muito chuto para a frente e cruzamentos para a área, não é o meu futebol. Neste momento acho que melhorá-mos bastante, mas tenho dúvidas se há mãos para continuar a melhorar, precisámos de mais e seria uma surpresa ver o Nuno a evoluir para um patamar da exigência do Porto no que ao jogo jogado diz respeito.
Mas uma coisa também é clara para mim, não troco o Nuno por um qualquer, ser melhor um bocado não chega para mim, ou vem um a sério ou não vale a pena inventar. Dos portugueses, sinceramente não vejo nenhum a encaixar aqui no lugar do Nuno. Podia dizer Leonardo Jardim, mas temos de colocar os pés no chão