Nuno Espírito Santo

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
24,005
77,407
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Nuno vindo de um grande defensor teu...

Tem sido um desespero e horrível assistir aos jogos...

Estás a treinar o PORTO!

Não é o rio ave nem o valencia...

Em casa tens que massacrar!
Fora tens que matar e controlar!

Deixa o teu futebol para os grandes jogos...

Acorda caralho!

Ninguém quer mais o teu sucesso que eu!

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
8,369
10,148
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Não se estranhe a veemência da censura: o que o NES fez ontem foi desconstruir a nossa identidade. Encontramo-nos numa encruzilhada histórica: o domínio de decénios afasta-se para o passado, enquanto testemunhamos o rearranjo do poder do futebol português. Podemos lutar contra isto, naufragar impávida e serenamente não é a nossa única opção. Que se lute, caramba. O que eu e muitos portistas vimos ontem foi devastador – mais do que uma exibição falhada, vimos um pequeno Porto, pequeno pequenino, resignado à nova conjuntura, que aceitou voluntariamente tornar-se outra coisa, menos importante, menos poderoso. Os discursos são reveladores: o treinador diz que se teve de sofrer, o lateral diz que se teve de defender, o guarda-redes que ainda estamos em prova… isto não é o Porto, não é o Porto, é outra coisa.

O resultado? Ganha-se com o Brugge… o Brugge… empata-se com o Copenhaga, perde-se com outro adversário qualquer. Basta o guarda-redes não defender uma bola, o avançado ser melhorzinho que os pernetas belgas, acontecer um golpe de azar, um ressalto, uma grande penalidade… e estamos dependentes disto.

Espero que NES saiba o que está a fazer. 

Henrique13

Bancada central
14 Março 2012
1,232
774
O Nuno está a começar a acusar a pressão e os sinais de desgaste começam a ser muito evidentes.

Em Setúbal, para mim, assistimos ao principio do fim.

Não tem categoria para Equipas da dimensão do Porto, não vai aguentar.

Se no domingo nos encostarmos atrás, como fizemos ontem na 2ª parte, temo que a coisa possa ser feia...

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,107
30,880
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
sericucos disse:
Nuno, toma nota:

mas para isso tinha que ser um treinador que entendesse da bola.. e tinha que ter isso oleado desde a pré epoca.. todavia o que se vê no porto de hoje é uma navegação à vista.. já foi o adrian testado como o salvador, agora é o jota e andamos nisto.. essa é a nossa melhor equipa de longe.. nos jogos com os grandes apenas reforçava mais um pouco o meio campo com o ruben.. mas tirando isso é exatamente isso o que eu penso..

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,144
sericucos disse:
Nuno, toma nota:

Acho que esse meio campo é insistir num dos (muitos) erros do Nuno, jogar sem um verdadeiro 8 que corra o campo todo e oferea sempre linhas de passe... Oliver e Otávio são 2 criativos, não são jogadores de combate e resistência. Oliver teria que recuar como o tem feito agora com os resultados à vista...

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,637
5,946
Conquistas
1
  • Junho/18
O futebol é fraco e não é treinador para o clube, penso que isso é mais ou menos consensual, no que os adeptos retiram destes primeiros meses como treinador do NES.

No entanto não faz sentido falar em chicotadas, não levam a nada e só trazem mais problemas, seja porque alguém que faça a diferença dificilmente aceita vir a meio de janeiro, seja pela corrosão (ainda maior) que as nossas contas e imagem junto do mercado de treinadores, corre o risco de sofrer.

Se cometemos mais um erro  (e tudo parece apontar para isso), convém agora tentar cerrar fileiras e tentar minimizar o mesmo, se o NES ganha ao regime fica a 2 pontos da liderança e não acho impossível que venha a ser campeão mesmo que seja algo improvável, não seria a primeira vez que ganhamos um campeonato em quase piloto automático, com adversários a sério torna-se impossível, mas pelo que vejo de tanto de calimeros como regime, ainda tenho dúvidas se esta não será daquelas épocas onde todos vão perder muitos pontos.

Nesse cenário uma equipa guerreira mesmo que uma que não jogue bem, pode sempre ter as suas hipóteses, mesmo que claramente menos que um regime que conta com o auxilio das arbitragens, mas para potenciar as mesmas convém que a apoiemos mesmo percebendo o que ali está, eu pelo menos até se tornar óbvio que não vamos chegar lá é isso que vou tentar fazer, e espero que este fim de semana não ponho isso em causa com um fosso pontual que se abra ainda mais.

No cenário mais provável de não conseguirmos chegar lá, então para a próxima época e esperemos que já com influência do novo director geral, saibamos finalmente escolher melhor, seja isso seja um melhor plantel.

Por agora é aguentar, apoiar e ver no que dá, pouco mais podemos fazer que isso, todo o resto seria um acto de desespero que só uma espiral de derrotas faria soar como aconselhável acto de gestão.

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,144
Acho que um dos pecados do Nuno foi esta conversão nos utimos jogos a uma especie de 4-2-2-2 com Danilo e Oliver mais recuados, Otávio e Herrera mais à frente descaidos para as alas e Jota e André lá na frente...

Isto provoca uma autentica cratera no meio campo porque o criativo (Oliver) tem que vir ajudar o Danilo na construção e Otávio e Herrera andam perdidos porque não têm capacidade de flanquear o jogo nem de vir para o centro que está povoado pelas equipas adversárias.

O Otávio no inicio da época jogava mais encostado à ala e tinha mais capacidade de desiquilibrar no 1 contra 1, de rasgar... Ao centro perde-se demasiado porque tem mais adversários.

Sinceramente acho que estavamos melhor quando via o Herrera a fazer este papel de Oliver...

Eu jogaria do meio campo para a frente com Danilo e Ruben/Andrex2/Herrera mais recuados, Otávio e Corona nas alas e Jota e André Silva na frente. Tirando o Jota e colocando o Oliver, transforma-se isto rapidamente num 4-3-3, com o Oliver a jogar onde deve, a 10. Depois há Brahimi para o lugar de Otávio e usaria mais vezes o Depoitre...

Estas seriam as minhas bases.

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
33,335
14,722
Sai Herrera e mete Ruben Neves para fechar a direita...Sai Otávio e entra Miguel Layun para fechar a esquerda.

A diferença está somente em recuar ainda mais o bloco e individualmente cada jogador salvar a sua posição em campo.

NES, que desenho é este?

Qual será o modelo? Tudo lá para trás e bombear bolas para o André Silva e Jota?

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,637
5,946
Conquistas
1
  • Junho/18
sericucos disse:
Nuno, toma nota:

Eu prefiro o 4-3-3 ao 4-4-2, mas acho que o Nuno deve consolidar a forma como se sente melhor a jogar futebol, e a equipa tem que se consolidar numa táctica seja ela qual for, com excepção do Herrera, acho que o 11 apresentado pelo NES dentro dessa ideia de jogo, acaba por ser adequado.

Os problemas da equipa são outros, e ao nível do posicionamento (cronicamente demasiado atrasado) no jogo sem bola, assim como da velocidade de saída para o ataque, tendo em conta que esta é uma equipa que quer jogar futebol directo.

Também temos obviamente o problema de como abordar autocarros, mas essa gestão de jogo nos últimos 30 metros do terreno, é um problema já antigo e são precisos jogadores nas alas que não temos.

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,144
Branco disse:
Eu prefiro o 4-3-3 ao 4-4-2, mas acho que o Nuno deve consolidar a forma como se sente melhor a jogar futebol, e a equipa tem que se consolidar numa táctica seja ela qual for, com excepção do Herrera, acho que o 11 apresentado pelo NES dentro dessa ideia de jogo, acaba por ser adequado.

Os problemas da equipa são outros, e ao nível do posicionamento (cronicamente demasiado atrasado) no jogo sem bola, assim como da velocidade de saída para o ataque, tendo em conta que esta é uma equipa que quer jogar futebol directo.

Também temos obviamente o problema de como abordar autocarros, mas essa gestão de jogo nos últimos 30 metros do terreno, é um problema já antigo e são precisos jogadores nas alas que não temos.
Este Porto tem um problema crónico de posicionamento graças, quanto a mim, a uma pessima interpretação do que deve ser um jogo em transições rápidas.

Os jogadores estão demasiado dispersos pelo campo, não sobem nem descem em bloco, o Danilo recupera uma bola e raramente tem a quem passar. Depois desce o Oliver para ajudar mas sofre logo pressão alta e como tem que pensar rápido, ali naquela zona do terreno o maximo que consegue fazer a variar o flanco ou jogar para trás...

Ora, isto resulta em passes longos ainda por cima para jogadores que estão já posicionados e não em transição e portanto mais facilmente pressionados...

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,144
Este Porto, do ponto de vista das movimentações e posicionamento no campo, parece aqueles jogos de putos na escola que faziamos, do género: "tu jogas aí, tu acolá" e lá iamos acampar para aquela posição...

Quando há uma recuperação de bola a equipa tem que se movimentar em conjunto, ficar compacta para oferecer linahs de passe. Mas não, o que vemos é cada jogador disparar a correr desalmadamente lá para a frente para o seu canto e o Danilo que invente... Eh pá, isto são fundamentos basicos...

guibucher

Tribuna Presidencial
30 Setembro 2016
9,942
8,544
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Alfredo Quintana
A expressão do NES ontem, durante o jogo com o Brugge, foi algo que me assustou. Vi lá um homem aparvoado, assustado, sem ter noção alguma do que está lá a fazer. É como se ele só distribuísse os coletes entre titulares e reservas e torcesse para que as individualidades resolvessem.

Quanto aos seus discursos, creio que vai muito além de frases feitas: é de uma demagogia que serve para iludir e tapar as inúmeras deficiências que este senhor tem. Metam lá um administrador empresarial a fazer palestras motivacionais e ele dirá as mesmas besteiras que o Nuno diz. É capaz de quem o NES sequer entenda o real significado das coisas que vem dizendo nas entrevistas.

Isso é mau. Muito mau.

m3a4424

Tribuna Presidencial
6 Maio 2007
19,036
490
Vitor Silva disse:
Todos os anos a mesma merda? Eu nao me lembro de uma mudanca de treinador a meio da epoca que resultasse em ser campeao
Talvez um milagre qualquer num ano qualquer
Trocar de treinador a meio da epoca representa com quase 100% de certezas perder o campeonato
Temos um treinador ha 4 meses ja vamos mandalo embora porque estamos em segundo no campeonato e na champions? É mais um assalariado? Eu as vezes pergunto-me se as pessoas que comentam aqui sao portistas
Parecemos os mouros nos anos 90
O Nuno é o treinador do Clube
Para o bem e para o mal esta época é ele
Tal como disse o Regod anteriormente, o problema não está em se despedir o Treinador.
O problema está em se contratar maus Treinadores.

Aliás, o problema do benfica nos anos 90 foi mesmo esse, nunca conseguiu contratar bons Treinadores e depois deu no que deu.

Eu só sou contra o despedimento do Nuno, não porque ele não mereça ser despedido, pois acho que ele merece, mas sim porque tenho medo que venha ainda um pior.

E com a tendência do que tem acontecido ultimamente nas escolhas de Treinadores, é estatisticamente bastante provável que isso venha a acontecer.

Por isso é melhor ficarmos como estamos.

Goldkeeper

Tribuna
19 Outubro 2015
2,845
2,307
O Nuno tem um mérito... o Porto defende muito muito muito melhor que o ano passado, e as equipas começam na defesa. e é a defesa que costuma ganhar jogos. agora já deveria apresentar melhor resultados em termos ofensivos... temos muita dificuldade em construir jogo. e não nos vamos safar sempre com lances individuais ou bolas paradas.... para não falar na finalização

Dexter90

Tribuna
2 Abril 2015
3,914
2,493
34
Lisboa
Goldkeeper disse:
O Nuno tem um mérito... o Porto defende muito muito muito melhor que o ano passado, e as equipas começam na defesa. e é a defesa que costuma ganhar jogos. agora já deveria apresentar melhor resultados em termos ofensivos... temos muita dificuldade em construir jogo. e não nos vamos safar sempre com lances individuais ou bolas paradas.... para não falar na finalização
se uma equipa atacar com 2 e defender com 9, é natural que  defenda melhor

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
9,709
7
35
Porto
Dexter90 disse:
se uma equipa atacar com 2 e defender com 9, é natural que  defenda melhor
Teoricamente sim. Na prática não. Se fosse assim como disseste , os aroucas e feirenses desta vida eram as melhores a defender e isso não acontece.

Podes atacar com 9 e defender com 2 e defenderes melhor de como disseste. Defender não é só na zona defensiva , nem é só no nosso meio campo. Defender bem começa no ataque. E aqui é que entram as dinâmicas e percepção do jogo. O que no caso do Porto é zero.

Fil

Tribuna Presidencial
30 Maio 2016
8,158
5,659
Conquistas
16
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Artur Jorge
joaoalvercafcp disse:
http://www.fcporto.pt/pt/Pages/fc-porto.aspx

NUNO: “ESTAMOS MAIS PRÓXIMOS DAQUILO A QUE QUEREMOS CHEGAR”

Treinador disse que a equipa fez um “trabalho fantástico” frente ao Club Brugge e realçou capacidade de sofrimento

Ganhar “era fundamental”, realçou Nuno Espírito Santo na reação ao triunfo por 1-0 frente ao Club Brugge, esta quarta-feira, e a equipa “soube interpretar” essa necessidade e garantir os três pontos. Nos momentos finais houve que sofrer, visto que o FC Porto não foi capaz de fazer o segundo golo e matar o encontro, apesar das várias oportunidades. O “défice de eficácia” mantém-se, mas o amadurecimento da equipa vai permitir melhorar também nesse aspeto.Para já, com sete pontos, os azuis e brancos estão no segundo lugar do grupo G e "mais próximos" dos oitavos de final.

Análise ao jogo
“Sabíamos que era um jogo difícil. Na Champions é importante, depois de chegar à vantagem, saber controlar e matar o jogo. Quando não é assim acabamos por sofrer naturalmente. Nesse aspeto a equipa esteve bem, soube interpretar a necessidade, porque ganhar era fundamental. Parabéns aos jogadores, que fizeram um trabalho fantástico, isto é saber sofrer e estar unido. Faltou-nos matar o jogo, tivemos muitas saídas perigosas e continuámos com um défice de eficácia, mas é bom ter oportunidades e vamos continuar a crescer, a melhorar. Estamos mais próximos daquilo a que queremos chegar, mas ainda falta caminho.”

A falta de eficácia
“Consideramos que a juventude é uma virtude que temos de potenciar. Isso vai chegar naturalmente. A produção é boa e os jogadores vão naturalmente chegar ao golo. Não só isso, mas quero também realçar que a equipa soube defender, soube sofrer.”

A entrada de Rúben Neves
“São decisões que temos de tomar. O Rúben entrou bem, faltava mais controlo e posse à equipa e o Rúben Neves entrou bem e deu-nos isso. A equipa foi baixando mas mantendo o controlo. Na parte final, o Brugge começou a fazer um jogo direto que é sempre incómodo, faltou-nos saber matar o jogo e o Dragão sairia com um resultado diferente. São três pontos, o Dragão ajudou-nos, obrigado ao Dragão”.

Maxi no onze
“A equipa consolidou-se, frente ao Vitória de Setúbal fez um bom jogo, o resultado poderia ter sido outro. É importante dar continuidade, por isso entrou o Maxi, mas todas as opções são fundamentais e é bom ter todos os jogadores disponíveis.”

O jogo com o Benfica, no domingo (18h00)
“A melhor maneira de preparar o próximo jogo é com uma vitória anterior. Agora sim, vamos começar a prepará-lo. Vencendo tudo é mais fácil, tudo se consolida. Os jogadores agora têm de descansar, recuperar e estar preparados para enfrentar o próximo jogo no Dragão.”
Perante isto, só consigo estar pessimista para domingo.

"Mais próximos daquilo a que queremos chegar"
"Trabalho fantastico"
"...a equipa consolidou-se..."
"..tudo se consolida..."
"são decisões que temos de tomar..."
"sabiamos que era um jogo dificil..."
"ganhar era fundamental..."

Enfim, o discurso vazio e cheio dos mesmos clichés de sempre, é angustiante e desesperante!

Tirem-me deste filme de horror.

PS. Qualquer dia se ouvirá o Nuno a dizer que nada se perde, nada se cria, tudo se transforma...

kal-el

Tribuna Presidencial
12 Agosto 2006
8,132
136
43
Porto, 1982
Se eu fosse o autor das gatafunhadas do NES escondia-as numa gaveta a 7 chaves com medo que alguém as visse.

Ele está mesmo convencido que a sua linha de pensamento é digna de adoração e exibe-as publicamente como uma obra de arte capaz de inspirar gerações. Só está mesmo a faltar a finalização, farta-se de repetir, e deve acreditar mesmo nisso...

Pois bem, até na insistência desta ideia se percebe facilmente como é limitado como treinador:

- os nossos avançados, como têm uma zona de ação muito grande, como correm muito na periferia da área, falta-lhes energia para para depois dar vida ao discernimento e frieza necessários para definir as jogadas...

(já agora, por isso também a dificuldade do Simeone em acertar com um avançado, só alguém extraordinário como o Griezman, e com as características adequadas ao sistema que ambos usam, tem sucesso; o Jota é parecido e tem muita margem de sucesso; já o André Silva dificilmente aguentará a temporada toda nesta toada, é-lhe exigido demasiado para as suas características...)