Já consegui terminar de ver o jogo Ravens vs Chiefs! Grande jogo dos Chiefs, que não deram a mínima hipótese aos Ravens. Já não há palavras para descrever o Mahomes, simplesmente surreal. Se tiver uma carreira longa e sem lesões vai ser o melhor QB de todos os tempos, mas de longe! Estamos no início de uma dinastia e não vejo ninguém capaz de bater a dupla Andy Reid e Mahomes. Só há uma possibilidade, lesões...
Falando do jogo, aconteceu o que eu esperava. Embora eu tenha considerado os Ravens a melhor equipa das 2 primeiras semanas, este era desfecho mais provável. Nestes últimos tempos vi muitos jogos dos Ravens e eles dominaram todos, menos um! AFC Championship Game, curiosamente contra os "meus" Titans. Por ser a "minha" equipa vejo os jogos com outro detalhe, daí eu já esperar este desfecho (mas mais equilibrado).
O que se passa com estes Ravens é que eles estão muito limitados pela braço do Lamar Jackson! É um braço inconsistente e com pouca precisão. Ele tem muitas dificuldades em passar a bola desde o pocket de forma precisa, o braço dele depende muito do play-action. Solução? Obrigar o Lamar a passar a bola sem estabelecer a corrida! Para fazer isso, 1º conseguir a liderança rápida do jogo, "obrigando" o Lamar a passar a bola e prevenindo o jogo corrido (ontem 13-3 e contra os Titans 14-0), 2º ignorar a corrida e focar na defesa contra o passe, "matando" o play-action (principalmente com defesa homem-a-homem), 3º muita pressão na cara do Lamar (muito bem o pass rush dos Chiefs, principalmente o Chris Jones (que besta!)), e 4º utilizar um espião para controlar o Lamar. Assim, ele é obrigado a passar a bola desde o pocket! Óbvio que isto exige muito talento, mas os Chiefs têm disso de sobra.
Os Titans fizeram isto no ano passado, e os Chiefs utilizaram exatamente a mesma estratégia! O Lamar disse isto no final do jogo de ontem: "their game plan was just like the Titans." e "It looked like the same thing Tennessee did, to be honest." Resultado: 97 jardas de passe e 1 TD para o Lamar. Ótimo trabalho da defesa dos Chiefs! Ah, e ainda referir o péssimo jogo dos WR's e TE's dos Ravens.
Quanto ao ataque dos Chiefs, não há muito a dizer. O Mahomes é um monstro, e o Andy Reid (a melhor mente ofensiva da NFL) e o Eric Bieniemy chamaram um jogo incrível. As armas do Mahomes são incríveis (Edwards-Helaire, Tyreek Hill, Travis Kelce, Mecole Hardman, Sammy Watkins...), com talento e velocidade aos montes! Como já disse, tirando lesões não sei como é que alguém vai travar isto.
Nota final para a única coisa boa dos Ravens, a defesa contra a corrida (a defesa contra o passe nem com blitzes constantes funcionou), com destaque para o Brandon Williams e para o Calais Campbell (34 anos e continua a ser uma máquina). Mas quem tem o Mahomes não precisa do jogo corrido para nada...