New Balance - Main sponsor do FC Porto

C

Campeões de Tudo

Guest
Mais equipamentos à Porto...

Anos 50:

Já no tempo do Pinga, as meias eram azuis (parece-me), e tivemos também alguns equipamentos com listas finas:

Mas direi que a nossa identidade ficou estabilizada nos anos 50/60... e aí vejo maioritariamente camisolas muito semelhantes às de 87, com meia branca e números a vermelho.
Gostei da minissaia.

C

Campeões de Tudo

Guest
Lol... ninguém está a falar em cortes... só esquemas de cores e padrões...

Cada época tem os seus estilos, e na altura era tudo muito pouco profissional. Nos anos 80/90, pelos visto, era tudo do mesmo tamanho... por isso o Rui Barros parecia tão diminuto em campo!
Agora é uma camisola por jogo, na altura até o Revigrés começava a sair por causa das lavagens.

Edgar Siska

Vítor Bruno existe porque você o criou!
9 Julho 2016
74,951
130,043
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Lol... ninguém está a falar em cortes... só esquemas de cores e padrões...

Cada época tem os seus estilos, e na altura era tudo muito pouco profissional. Nos anos 80/90, pelos visto, era tudo do mesmo tamanho... por isso o Rui Barros parecia tão diminuto em campo!
Não, nos anos 80 os equipamentos vinham da RDA e vinham por tamanhos S/M/L/XL e até XXL para o pessoal +1,90m.
A partir de inícios dos 90 passamos a usar uma fábrica nacional licenciada pela Adidas, ou seja que fabricava para a Adidas mas que fornecia tudo XL.
Fornecia tanto o Porto como o Sporting quando estes passaram a Adidas e o VSC também e o Salgueiros e Belenenses quando tiveram Adidas.
Não entendo porque só forneciam tamanho único, mas suponho que fosse por facilidade logística.

Depois com a Kappa voltaram a vir tamanhos ordenados.

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
13,971
17,514
Não, nos anos 80 os equipamentos vinham da RDA e vinham por tamanhos S/M/L/XL e até XXL para o pessoal +1,90m.
A partir de inícios dos 90 passamos a usar uma fábrica nacional licenciada pela Adidas, ou seja que fabricava para a Adidas mas que fornecia tudo XL.
Fornecia tanto o Porto como o Sporting quando estes passaram a Adidas e o VSC também e o Salgueiros e Belenenses quando tiveram Adidas.
Não entendo porque só forneciam tamanho único, mas suponho que fosse por facilidade logística.

Depois com a Kappa voltaram a vir tamanhos ordenados.
Ah! Obrigado... os detalhes não sabia, só me lembro de ouvir um ex-jogador - já não tenho a certeza, se o próprio Rui Barros - a falarem das camisolas de tamanho único!

• Like
Reações: Moreira

Edgar Siska

9 Julho 2016
74,951
130,043
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Mais equipamentos à Porto...

Anos 50:

Já no tempo do Pinga, as meias eram azuis (parece-me), e tivemos também alguns equipamentos com listas finas:

Mas direi que a nossa identidade ficou estabilizada nos anos 50/60... e aí vejo maioritariamente camisolas muito semelhantes às de 87, com meia branca e números a vermelho.
A identidade da camisola à Porto começa mais ou menos em 1947.
Permanecendo até ao primeiro ano Nike apenas com mudanças ou relativa às marcas e suas simbologias e às meias que em alguns anos iniciais foram azuis.

Antes disso tiveste camisolas de listas finas, camisolas de 3 listas largas, camisolas de 3 listas largas descentradas, 3 listas médias com meias escuras, faixas tradicionais mas com o azul e branco invertido (a nossa camisola mais usada nos anos 20), listas finas azuis e brancas com calções azuis marinhos, faixas finas azuis e brancas com calções pretos e meias azuis e as camisolas de 1906 que hoje se depreende terem sido provisórias e de espera pelo fabricos das azuis e brancas, uma branca com colarinhos carmesim e outra dessa mesma cor com calção azul e meias azuis, isto porque se depreende que o FC Porto até ter caído em dormência em 1896 por causa da esposa do nosso fundador e por causa do sentimento anti britânico (mapa cor de rosa) era já desde o seu início azul e branco, facto do seu clube irmão fundado para o ciclismo com os mesmos sócios (nessa altura os clubes não eram polidesportivos) pelo mesmo António Nicolau D'Almeida ser também ele azul e branco.

• Like
Reações: fgomes e Vinha

Edgar Siska

9 Julho 2016
74,951
130,043
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Ah! Obrigado... os detalhes não sabia, só me lembro de ouvir um ex-jogador - já não tenho a certeza, se o próprio Rui Barros - a falarem das camisolas de tamanho único!
Havia penso uma excepção para os guarda-redes, as camisolas eram mais massudas e por isso forneciam L e XL, digo isto porque a selecção também era fornecida pela mesma fábrica e eu tenho um equipamento do Vítor Baía dessa altura da selecção oferecido pelo próprio que é um L.
Mas pode ser uma questão contratual pois o VB nessa altura tinha um contrato com a Adidas para o fornecimento de botas Adidas e luvas através da subsidiária exclusiva para guarda-redes a Reusch (que depois se separou e se tornou uma marca independente) e como tal ter direito a camisolas vindas da RDA até porque esta é fabricada na Hungria.

Um primo meu tem a camisola 1994 e é made in Portugal e tenho um amigo que tem a de 96 e é made in Portugal.

• Like
Reações: Moreira e Vinha

Moxley

Bancada central
1 Novembro 2014
1,865
1,015
Facto curioso:

Não sei as razões pelas quais não trocam de equipamento, mas até gosto da opção. Acho que ajuda a criar uma identidade, um pouco como acontece com a NBA. O ciclo dos equipamentos duram mais anos, só os alternativos é que trocam com mais regularidade. Compreendo os motivos pelo qual as marcas lançam equipamentos anuais, acho uma merda mas é o que é, o dinheiro fala mais alto.

Eu desde que foram lançadas as camisolas retro deixei de comprar equipamentos anuais, prefiro assim.

Portoallez2

Tribuna Presidencial
4 Setembro 2016
14,209
15,307
Tinha visto alguns comentários nas redes sociais a garantir que as meias vão ser azuis e a parte das costas também( portanto números devem ser brancos), e se assim for fico extremamente satisfeito, coisa linda 😍😍💙💙💙.. gosto bem mais assim.. não gosto de números vermelhos, aliás nem queria ver nada de vermelho ali...

Última edição:
C

Campeões de Tudo

Guest
Tinha visto alguns comentários nas redes sociais a garantir que as meias vão ser azuis e a parte das costas também( portanto números devem ser brancos), e se assim for fico extremamente satisfeito, coisa linda 😍😍💙💙💙.. gosto bem mais assim.. não gosto de números vermelhos, aliás nem queria ver nada de vermelho ali...
Meias azuis? No principal? :rolleyes: