Na altura não colecionava como agora e tinha menos conhecimento da história do clube, história das camisolas, etc.Imagino o que praguejaste quando viste no início do anos 2000a nossa camisola da Nike á lá Grasshoppers.
A marca que melhor identificou o que é vestir á Porto foi a .Adidas. Em camisolas principais abafam todas as outras.
Em relação às secundárias um ou outra que se destacava, relembro a azul laranja da Kappa com o dragão e a preta com os números em azul Cyan e a constelação do dragão de forma discreta na camisola.
Confesso que a minha embirração dá-se também por, aceitando que a marca invente, seja sempre muito espaçado o intervalo entre camisolas clássicas (a New Balance tem corrido melhor, tivemos uns 3,4 anos com camisolas bem distintas entre si, mas tudo relativamente dentro do equipamento clássico, o que só mostra que se pode inventar imenso, mudar a imagem de ano para ano e fazer um equipamento clássico, sem javardices.
Essa camisola da nike no começo de 2000... Achei estúpido, pensei: Vamos jogar à Blackburn Rovers, ok.
(era fã do Colin Hendry e o Shearer no blackurn, dai ter sido o clube a que associei)
Pensei que era uma vez e seguia tudo normal depois disso - mal sabia eu o que a Nike tinha preparado para nós, felizmente 2004 correu como correu com o equipamento historico ou clássico e deu para ter uma geração icónica com o equipamento tradicional- o que já não aconteceu com o Lucho, Lisandro, Moutinho, Falcao, Hulk.
Alternativos, aceito tudo - incluindo o amarelo deste ano - faz-me é comichão quando metem monograma em vez do emblema, o que muitas vezes é um ajustar do emblema para que o desenho do equipamento funcione e não um equipamento alternativo feito para o clube x ou y, mas também é uma moda agora - desnecessária muitas vezes.
Dos alternativos nos últimos 20 anos, o meu favorito é este da Nike:
Tirando o PT da publicidade que enfim.
(até que a caixa do pt funcionou mais ou menos na laranja da faixa diagonal escura)
Também gostei do Amarelo de 2010/11 ou do azul celeste da New Balance.
O recente que tivemos tipo montpellier - jogo contra a juventus em turim - não percebi porquê que não usaram o emblema e meteram monograma, tinha funcionado bem, enfim.