#Basquetebol NBA - 2025/2026

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
23,904
32,662
Conquistas
5
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
Sim, claramente a troca do NIang pelo RJ Luis Jr. e duas second round picks foi absolutamente escandalosa, superou até a trade do Luka de Dallas para ...

para...

Tá-me a falhar a memória, foi de Dallas para onde?.
A culpa de os Mavs não conseguirem manter o AD saudável não é dos Lakers...

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
98,682
238,418
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Sim, claramente a troca do NIang pelo RJ Luis Jr. e duas second round picks foi absolutamente escandalosa, superou até a trade do Luka de Dallas para ...

para...

Tá-me a falhar a memória, foi de Dallas para onde?.
O pior da troca do Luka é que o gajo dos mavs pensava que estava a fazer grande negócio

Não facilitou 😂

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
23,904
32,662
Conquistas
5
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
Não pensava nada. Claramente uma decisão da administração.
Não quiseram dar o supermax ao Luka.
E eu até admito que, no papel, ficaram com boa equipa. Boa equipa, boa profundidade e ainda tiveram a sorte de sacar o Flagg.

Agora, isso de nada serve quando não conseguem ter saudáveis os 2 melhores jogadores da equipa.

Mas claro que podem dar os argumentos que quiserem, até ver a troca parece péssima para os Mavs...

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
26,825
19,472
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Não quiseram dar o supermax ao Luka.
E eu até admito que, no papel, ficaram com boa equipa. Boa equipa, boa profundidade e ainda tiveram a sorte de sacar o Flagg.

Agora, isso de nada serve quando não conseguem ter saudáveis os 2 melhores jogadores da equipa.

Mas claro que podem dar os argumentos que quiserem, até ver a troca parece péssima para os Mavs...
A história dessa troca deve ter muitos capitulos ocultos

E, a vitória no draft, outros tantos

BM

Tribuna
30 Junho 2017
2,676
4,710
Conquistas
10
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Alfredo Quintana
  • Jorge Costa
Este não é nenhum dado avançado. Tudo o que precisas é ir a nba.com e fazer o rácio de drives por fta. O data mais básico pode ser todo retirado do basketball reference e do nba.com. Tem muita coisa. Analytics mais específicos são outras fontes. Qualquer dúvida podes perguntar.
Desconhecia que no nba.com tinha esses dados, para mim não é básico 😅

Tens alguma recomendação para analytics mais específicas?

cccmonteiro

"No futebol, o pior cego é o que só vê a bola."
3 Junho 2014
47,868
45,959
53
Moimenta do Douro
Dá para filtrar por match-up?

Obrigado.
Dá para tudo ou quase. É provavelmente o standard das estatísticas na NBA. O exemplo básico, e gratuito, é este:

cccmonteiro

"No futebol, o pior cego é o que só vê a bola."
3 Junho 2014
47,868
45,959
53
Moimenta do Douro
  • Like
Reações: BM

Cherife

Fã de Geracionalo Borges, o pianista pedalante
8 Março 2012
11,165
19,485
Conquistas
7
63
Porto
Desconhecia que no nba.com tinha esses dados, para mim não é básico 😅

Tens alguma recomendação para analytics mais específicas?
Primeiro, entender o que é a família do +/-, os impact stats. Familiarizares-te com o que é o APM, RAPM, xRAPM etc. A maioria das versões de RAPM disponíveis na net não são fiáveis. Mas antes de te guiares por eles, e posso-te recomendar as pessoas que deves seguir e os fóruns que deves frequentar para te deparar com esse tipo de spreadsheets (ex: https://docs.google.com/spreadsheet...EsWl_H1Y9QGTaMPaT4v6dSEIBIo/edit?usp=drivesdk), tens que os entender, porque senão vais tirar conclusões erradas. Se não tens background universitário de números pode ficar complicado, dependendo do quão fundo quiseres escavar.
Para lá dos impact stats, começaram a surgir composits do boxscore (os números que tu e toda a gente conhece - a estatística normal de um jogo de basquetebol como aparece no nba.com) e de determinadas versões do APM/RAPM corridas por statisticians individuais (engelmann, colts, squared2020). O objetivo destes stats é unir ambas as famílias de estatística (boxscore + impact stats). E destes há alguns exemplos, e primeiro também aconselho a tentares perceber o que são e como são feitos - RAPTOR, EPM (dunksandthrees.com), RPM, LEBRON, DPM/Darko etc - e estes os sites que já te mencionaram têm alguns deles compilados.

Última edição:
  • Like
Reações: BM

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
98,682
238,418
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Nessas stats todas quais são as que levam mesmo a sério?

Eu sou daqueles de TS%, Ast/TO e depois as counting stats, sou preguiçoso para mais
A defender só vendo a jogar, embora deva haver stats interessantes em termos de opp fg%, lançamentos contestados, deflections

Esta coisa toda é muito baseball e moneyball
Daqui a uns anos há nisto no futebol

• Like
Reações: jcmp17

Cherife

8 Março 2012
11,165
19,485
Conquistas
7
63
Porto
Nessas stats todas quais são as que levam mesmo a sério?

Eu sou daqueles de TS%, Ast/TO e depois as counting stats, sou preguiçoso para mais
A defender só vendo a jogar, embora deva haver stats interessantes em termos de opp fg%, lançamentos contestados, deflections

Esta coisa toda é muito baseball e moneyball
Daqui a uns anos há nisto no futebol
Para perceberes o valor de um jogador, tanto a atacar como a defender, praticamente só o RAPM, e depende da fonte. A maioria é lixo. Depois claro, como mencionaste, estatística mais básica como opp fg% é ok para perceberes a valia de uma equipa a defender, se queres individualizar para um jogador às vezes é tricky, mas também pode ser válido, dependendo do caso. A única coisa que te extrai o valor individual de um defensor dentro de uma equipa, de preferência sempre com um prior de 3 a 5 anos, é o DRAPM.

Cherife

8 Março 2012
11,165
19,485
Conquistas
7
63
Porto
@Ruben1893 isto se quiseres falar numa métrica que sozinha te consiga explicar o valor global de um jogador. E mesmo o RAPM não é a bíblia. Porque de resto há muito stat do boxscore que diz muita coisa. Depois AST/TOV é importante, perceber USG% é importante, TS% é extremamente importante, WS/48 pode ser importante, etc.

PS: E no futebol nunca se vai chegar a este nível. Não é possível.

Última edição:
  • Like
Reações: Ruben1893 e jcmp17

BM

Tribuna
30 Junho 2017
2,676
4,710
Conquistas
10
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Alfredo Quintana
  • Jorge Costa
Estás a procura de alguma coisa em particular? O site da NBA é caótico mas tem muita informação.

Podes experimentar este:

Estava à procura de explorar. Nada muito em particular.

Estava à procura de coisas mais básicas como o que o @Ruben1893 referiu, incluindo deflections, lançamentos contestados etc que acredito que ajude a ter uma ideia mais precisa do que o que o eye test me diz.