http://www.fcporto.pt/pt/Pages/fc-porto.aspx
JORGE PALMA DÁ MÚSICA NO MÊS DA MÃE E JOEL CLETO ESTÁ DE VOLTA
Programação de maio do Museu FC Porto contempla muitas e boas atividades para a família
Num mês particularmente especial, de homenagem a todas as mães, o Museu FC Porto leva ao palco do Dar Letra à Música um compositor, autor e intérprete que já as cantou e definiu como ninguém: Jorge Palma, um dos nomes maiores da música e do espetáculo nacionais, traz uma expressão ímpar à conversa-concerto deste mês, no dia 17 de maio, já com lotação esgotada. Do amor e da vida também se falará e cantará, à espera que nos desvende histórias com banda sonora de Frágil a Bairro do Amor ou Dá-me Lume.
Antes do evento do cantautor de Deixa-me Rir ou Encosta-te a Mim, o primeiro fim de semana do mês é inteiramente dedicado às nossas progenitoras: no sábado (dia 5), com O Coração Aqui à Mão, oficina aberta para Famílias; no domingo, 6 de maio e Dia da Mãe, uma campanha permite a entrada gratuita a todas as mães, desde que acompanhadas por filhos portadores de bilhetes. Sem esquecer o regular Música com Dragõezinhos (dia 6), onde se faz a comunhão perfeita entre mães (e pais) e filhos.
Mas há mais: em maio voltam, renovados, os passeios culturais da Rota do Dragão, num conceito inovador desenvolvido pelo Museu FC Porto em parceria com o historiador Joel Cleto. Este ano o percurso pelos caminhos da história do clube e da cidade faz ainda mais sentido se tivermos em conta o 125.º aniversário do FC Porto e os 5 anos de vida do Museu, sublinhando a relação indelével do Dragão com a Invicta e ensinando-a com rigor, património e curiosidade, dentro e fora do espaço museológico.
Assim, no dia 13, a Rota do Dragão estreia no interior do Museu e no dia 18, na variante externa e coincidente com o Dia Internacional dos Museus (DIM), será feita pelos monumentos e sítios com a marca azul e branca, numa imperdível visita noturna, antecipando também a Noite Europeia dos Museus, celebrada a 19 de maio. E por falar no DIM, o Museu junta-se à festa cultural universal, com uma campanha temática: no dia 18 todos os visitantes beneficiam de desconto de 50% no Tour FC Porto (Museu + Estádio); no domingo, 20 de maio, o espírito museológico vigora ainda com a oficina familiar Metro a Metro Ligo-me ao Museu.
De memória portista, que atravessa três séculos, far-se-á também a visita orientada à exposição permanente do Museu agendada para 12 de maio, cuja identidade portuense volta a ser rigorosamente ensinada no dia 19 com O Porto é uma Lição História do clube, da cidade e, afinal, o planeta é azul, o teatro de marionetas, com produção original do FC Porto, recheado de história, humor e música. O cartaz de programação para famílias propõe, ainda, mais uma sessão de Histórias para Dragõezinhos (dia 26).
Finalmente, as lembranças que o clube tem registadas em pequenas relíquias (saídas das Reservas para o Hall), como a que se vai mostrar na área de circulação livre do Museu através do Objeto do Mês uma fotografia da equipa de Infantis, de 1921/22, o que comprova a tradição do FC Porto na gestão de uma escola de futebol desde o princípio do século XX.