Mundo Automóvel

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Não gosto de elétricos, mas respeito quem goste e admito que em alguns casos possa significar uma poupança brutal.
Mas um desportivo elétrico é o cúmulo do mau gosto, por mim daria direito a prisão perpétua.

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Dexter2020

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Não gosto de elétricos
Porque? Depois de conduzir e adquirir um penso todo o santo dia: porque raios demorei tanto tempo a trocar?

É da noite para o dia o prazer a conduzir. Parece manteiga. Fora o resto. Combustão é tecnologia do passado. Com o que existe hoje em dia já não faz nenhum sentido. O caminho tem que ser para muito longe dos veículos a combustão. Pode não ser definitivamente eléctrico mas tem que ser fora da combustão.

Mas isto é só a minha humilde opinião. Nada contra pessoas que gostam de mamar com fumos tóxicos todos os dias. 😂💙
 
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Dagerman

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Porque? Depois de conduzir e adquirir um penso todo o santo dia: porque raios demorei tanto tempo a trocar?

É da noite para o dia o prazer a conduzir. Parece manteiga. Fora o resto. Combustão é tecnologia do passado. Com o que existe hoje em dia já não faz nenhum sentido. O caminho tem que ser para muito longe dos veículos a combustão. Pode não ser definitivamente eléctrico mas tem que ser fora da combustão.

Mas isto é só a minha humilde opinião. Nada contra pessoas que gostam de mamar com fumos tóxicos todos os dias. 😂💙
No dia em que os automóveis a combustão forem proibidos, a maior parte das pessoas vai passar a andar a pé ou de transporte público.
Pela simples razão de que é tecnicamente impossível substituir todos os veículos a gasolina/diesel por eléctricos. Porquê?
Porque não há centrais nem rede eléctrica suficientes para cobrir esse aumento exponencial da procura de electricidade, e porque não há matérias-primas em quantidade suficiente para substituir os 1.4 mil milhões de automóveis em circulação no mundo.

Na minha opinião, os eléctricos só têm duas vantagens, são silenciosos e não expelem monóxido de carbono.
 

Dexter2020

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No dia em que os automóveis a combustão forem proibidos, a maior parte das pessoas vai passar a andar a pé ou de transporte público.
Pela simples razão de que é tecnicamente impossível substituir todos os veículos a gasolina/diesel por eléctricos. Porquê?
Porque não há centrais nem rede eléctrica suficientes para cobrir esse aumento exponencial da procura de electricidade, e porque não há matérias-primas em quantidade suficiente para substituir os 1.4 mil milhões de automóveis em circulação no mundo.

Na minha opinião, os eléctricos só têm duas vantagens, são silenciosos e não expelem monóxido de carbono.
Vai ser faseado, amigo. Os a combustão ainda vão andar nas estradas mais uma ou duas décadas. Não vão ser proibidos amanhã. Impensável. Estamos a falar de um sistema quase totalmente dependente deles. Vai demorar algum tempo. Todo o sistema de transportes a nível mundial é complexo. Mas vai acontecer. Para o bem dos filhos e dos filhos dos filhos. Quanto às matérias primas: o meu carro elétrico tem 25% de alumínio reciclado, 17% de aço reciclado e 17% de plásticos reciclados na sua construção. E o modelo também foi projetado para ter 95% dos seus materiais recicláveis no final da sua vida útil. Porque não usar os materiais dos carros que "morrem" para fazer novos? Ou de outras coisas.

E os preços dos elétricos vão - estão a - obviamente descer e chegar a preços que quase toda a gente possa aceder. As autonomias vão aumentar. A rapidez dos carregamentos também e vão chegar ao nível do tempo de um abastecimento a combustível. A própria confusão com os comercializadores nos postos, as taxas e taxinhas, os cartões para carregares, etc, tudo isso vai-se simplificar e harmonizar. É o progresso, a tecnologia a evoluir. Lembras-te do primeiro telemóvel que tiveste? Compara-o com o que tens agora.

E estamos a voltar ao nuclear, que nunca devia ter sido abandonado. Quanto à falta de centrais e rede elétrica: vão expandir-se. Não se constroem casas e prédios por esse mundo fora que têm que ser alimentados a eletricidade também? A rede expande-se. Até porque não é o aumento de carros elétricos o maior problema em termos de consumo mas sim o alimentar as tecnologias das bitcoins e AIs, "quintas" de servidores, etc e afins.

E se essas duas vantagens - o serem silenciosos e não poluírem - não são suficientes para impulsionar a mudança não sei que mais precisas. Mas há mais, a energia elétrica pode vir de fontes totalmente renováveis, como sabes. Aliás, a minha eletricidade em casa, se a EDP não está a mentir, é totalmente verde. Há 10/15 anos era 50% carvão, 50% verde.

E ainda acredito que vamos assistir a uma revolução ainda maior: um grande breakthrough que vai permitir a utilização em grande escala da fusão a frio. Se calhar já não no meu tempo de vida mas não deve faltar muito.

Não sou grande especialista nestas matérias, apesar de apaixonado por elas, pelo futurismo, etc, mas do que tenho lido são estes os sinais gerais que antecipo para o futuro.

Grande abraço, amigo. Vemo-nos por lá. ;)
 
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Dagerman

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Vai ser faseado, amigo. Os a combustão ainda vão andar nas estradas mais uma ou duas décadas. Não vão ser proibidos amanhã. Impensável. Estamos a falar de um sistema quase totalmente dependente deles. Vai demorar algum tempo. Todo o sistema de transportes a nível mundial é complexo. Mas vai acontecer. Para o bem dos filhos e dos filhos dos filhos. Quanto às matérias primas: o meu carro elétrico tem 25% de alumínio reciclado, 17% de aço reciclado e 17% de plásticos reciclados na sua construção. E o modelo também foi projetado para ter 95% dos seus materiais recicláveis no final da sua vida útil. Porque não usar os materiais dos carros que "morrem" para fazer novos? Ou de outras coisas.

E os preços dos elétricos vão - estão a - obviamente descer e chegar a preços que quase toda a gente possa aceder. As autonomias vão aumentar. A rapidez dos carregamentos também e vão chegar ao nível do tempo de um abastecimento a combustível. A própria confusão com os comercializadores nos postos, as taxas e taxinhas, os cartões para carregares, etc, tudo isso vai-se simplificar e harmonizar. É o progresso, a tecnologia a evoluir. Lembras-te do primeiro telemóvel que tiveste? Compara-o com o que tens agora.

E estamos a voltar ao nuclear, que nunca devia ter sido abandonado. Quanto à falta de centrais e rede elétrica: vão expandir-se. Não se constroem casas e prédios por esse mundo fora que têm que ser alimentados a eletricidade também? A rede expande-se. Até porque não é o aumento de carros elétricos o maior problema em termos de consumo mas sim o alimentar as tecnologias das bitcoins e AIs, "quintas" de servidores, etc e afins.

E se essas duas vantagens - o serem silenciosos e não poluírem - não são suficientes para impulsionar a mudança não sei que mais precisas. Mas há mais, a energia elétrica pode vir de fontes totalmente renováveis, como sabes. Aliás, a minha eletricidade em casa, se a EDP não está a mentir, é totalmente verde. Há 10/15 anos era 50% carvão, 50% verde.

E ainda acredito que vamos assistir a uma revolução ainda maior: um grande breakthrough que vai permitir a utilização em grande escala da fusão a frio. Se calhar já não no meu tempo de vida mas não deve faltar muito.

Não sou grande especialista nestas matérias, apesar de apaixonado por elas, pelo futurismo, etc, mas do que tenho lido são estes os sinais gerais que antecipo para o futuro.

Grande abraço, amigo. Vemo-nos por lá. ;)
Não sou tão optimista como tu.
A electridade produzida em PT só é verde nos meses em que chove muito. No resto do ano, a maior parte dela é produzida queimando combustíveis fósseis numa central eléctrica. Só 35% da electricidade em PT é de origem renovável. O que significa que o carro não tem cano de escape, mas os gases são expelidos na mesma, pela central.
Então, acho que o verde dos carros eléctricos é em grande parte um mito (a não ser para aí na Noruega, onde 95% da electricidade é de origem hidroeléctrica).

Mas isso do verde ainda é o menos. Para mim as principais desvantagens dos eléctricos têm a ver com o preço, com o custo das reparações, com a pouca durabilidade das baterias e do próprio automóvel (achas que algum VE é capaz de durar 20 ou 30 anos como um carro a combustão?), o que implica que se desvaloriza muito mais depressa do que um veículo a combustão.
Portanto, nisto dos carros estou no polo oposto ao teu. Para mim, quanto menos electricos forem, mais eu gosto. :)
Concordo que a energia nuclear podia dar uma boa ajuda, e acho uma estupidez a campanha contra o nuclear.
 

Dexter2020

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Caro @Dagerman olha que estás muito equivocado nisso que dizes sobre a durabilidade dos carros eléctricos, sobre o facto da energia em pt ser tão pouco verde.

Numa pesquisa rápida:

"61% da eletricidade em Portugal em 2023 foi renovável:
A REN (Redes Energéticas Nacionais) confirmou que 61% da eletricidade consumida no país em 2023 foi proveniente de fontes renováveis'

"82% até junho:
Até junho de 2024, as energias renováveis já abasteciam 82% do consumo de eletricidade em Portugal, um valor recorde em 45 anos. "

"Qual o custo da revisão de um carro elétrico? A revisão dos elétricos pode variar entre os 50 e os 70 € nos primeiros cinco anos. Já nos carros a gasóleo ou a gasolina, a revisão anual pode variar entre os 200€ e os 250€, dependendo do modelo e dos materiais que seja necessário substituir."

Quanto à durabilidade depende de muitos factores mas hoje em dia diria que é similar aos a combustão. Por exemplo, o meu a combustão tinha quase 20 anos e nesta fase já estava a gastar imenso dinheiro para o manter a andar.

Resumindo, concordamos em discordar, amigo! 😂💙
 

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Porque? Depois de conduzir e adquirir um penso todo o santo dia: porque raios demorei tanto tempo a trocar?

É da noite para o dia o prazer a conduzir. Parece manteiga. Fora o resto. Combustão é tecnologia do passado. Com o que existe hoje em dia já não faz nenhum sentido. O caminho tem que ser para muito longe dos veículos a combustão. Pode não ser definitivamente eléctrico mas tem que ser fora da combustão.

Mas isto é só a minha humilde opinião. Nada contra pessoas que gostam de mamar com fumos tóxicos todos os dias.
Por variadíssimas razões, mas a principal é um gosto pessoal, uma pancada como qualquer outra.

Aos poucos e com a evolução, eu próprio vou acabar por sucumbir a um elétrico para o dia a dia, mas para isso ainda aguardo que os tempos de carregamento sejam decentes / as autonomias dêem para fazer 1000Km sem parar como faço com o meu estimado poluidor.
A parte da poluição também nunca foi muito bem explorada e explicada; não é só a energia consumida que nem sempre é limpa, a própria construção do carro, os materiais necessários para a montagem das baterias está longe de ser limpa. Também concordo que quase diariamente saem notícias de evolução na matéria, com novos materiais mais limpos e acessíveis, e ainda bem.

Mas para mim a verdadeira evolução será quando se conseguir produzir hidrogénio limpo em massa, e der para armazenar e transportar de forma acessível e segura. Aí sim, serei um adepto incondicional do carro amigo do ambiente.

Depois há a questão dos preços. A diferença de preço para comprar um carro a combustão equivalente ao elétrico, permite muito combustível e manutenção até que haja o equilíbrio. E na altura em que acontecer, o elétrico já desvalorizou muito mais do que o de combustão.
Por outro lado, se eu conduzisse um Uber, por exemplo, compraria de certeza um elétrico. Ou um caso que conheço de perto, se tivesse um ATL com transporte de miúdos a distâncias curtas e vários tempos de paragem com acesso ao carregamento, também o faria.
Isto para dizer que há casos e casos. Eu neste momento faço +- 1500km / mês e não me vejo a largar a combustão. Vejo sim a despachar o diesel e ficar com a gasolina / GPL de vez.

Mas o caso particular em que abomino um elétrico é no de um desportivo. Eu tenho um pequeno "pocket rocket", mas um dia "quando for grande" hei-de ter um carro a sério. Gosto particularmente do Nissan GT-R, Ford Mustang, Chevrolet Camaro, ... um muscle car, é o conceito que me apaixona de verdade.
Metade do prazer de conduzir um carro que responda a sério quando lhe pedes, é o som da potência (não me refiro a xunings azeiteiros, é mesmo o ronronar da fera). Com um elétrico, morre à nascença. Falta sempre qualquer coisa.

Outra coisa que me incomoda particularmente é a caixa automática (excluo daqui as que têm patilhas no volante) que aos poucos domina o mundo. Não há nada mais estimulante do que "mandar uma abaixo" quando eu quero e me apetece, e não quando o carro acha que deve ser.



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Metade do prazer de conduzir um carro que responda a sério quando lhe pedes
Garanto-te que o meu elétrico responde muito rápido do que o teu a combustão.
Quando ao resto do que referes é mesmo gosto pessoal teu em relação ao "vintage" e a sensação de "mandar uma abaixo" ou o "som da potência". Coisas que, a meu ver, numa cidade cheia de trânsito e com muitas limitações de velocidade não faz muito sentido. Mas entendo a paixão, claro. A adrenalina da velocidade e a potência dos cavalos, etc. Por exemplo, no meu até ficas colado aos bancos no arranque se assim o quiseres. Não tens esse ronronar da potência mas tens a potência na mesma. Eu prefiro o silêncio.

A poluição dos materiais de construção. Também poluis na construção de carros a gasolina e afins. É igual.

Até te digo mais, no futuro a médio prazo, o conceito de seres dono de um carro será obsoleto. Os carros serão autónomos. Isso do prazer da condução que referes será para os aficionados e estará reduzido a alugares uns autódromos para diversão.

Não tenho nada contra essas paixões que referiste, atenção. Só que eu tenho a minha pelo moderno e simples. Não sinto falta de perder tempo a meter mudanças, por exemplo.
 

sirmister

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Por variadíssimas razões, mas a principal é um gosto pessoal, uma pancada como qualquer outra.

Aos poucos e com a evolução, eu próprio vou acabar por sucumbir a um elétrico para o dia a dia, mas para isso ainda aguardo que os tempos de carregamento sejam decentes / as autonomias dêem para fazer 1000Km sem parar como faço com o meu estimado poluidor.
A parte da poluição também nunca foi muito bem explorada e explicada; não é só a energia consumida que nem sempre é limpa, a própria construção do carro, os materiais necessários para a montagem das baterias está longe de ser limpa. Também concordo que quase diariamente saem notícias de evolução na matéria, com novos materiais mais limpos e acessíveis, e ainda bem.

Mas para mim a verdadeira evolução será quando se conseguir produzir hidrogénio limpo em massa, e der para armazenar e transportar de forma acessível e segura. Aí sim, serei um adepto incondicional do carro amigo do ambiente.

Depois há a questão dos preços. A diferença de preço para comprar um carro a combustão equivalente ao elétrico, permite muito combustível e manutenção até que haja o equilíbrio. E na altura em que acontecer, o elétrico já desvalorizou muito mais do que o de combustão.
Por outro lado, se eu conduzisse um Uber, por exemplo, compraria de certeza um elétrico. Ou um caso que conheço de perto, se tivesse um ATL com transporte de miúdos a distâncias curtas e vários tempos de paragem com acesso ao carregamento, também o faria.
Isto para dizer que há casos e casos. Eu neste momento faço +- 1500km / mês e não me vejo a largar a combustão. Vejo sim a despachar o diesel e ficar com a gasolina / GPL de vez.

Mas o caso particular em que abomino um elétrico é no de um desportivo. Eu tenho um pequeno "pocket rocket", mas um dia "quando for grande" hei-de ter um carro a sério. Gosto particularmente do Nissan GT-R, Ford Mustang, Chevrolet Camaro, ... um muscle car, é o conceito que me apaixona de verdade.
Metade do prazer de conduzir um carro que responda a sério quando lhe pedes, é o som da potência (não me refiro a xunings azeiteiros, é mesmo o ronronar da fera). Com um elétrico, morre à nascença. Falta sempre qualquer coisa.

Outra coisa que me incomoda particularmente é a caixa automática (excluo daqui as que têm patilhas no volante) que aos poucos domina o mundo. Não há nada mais estimulante do que "mandar uma abaixo" quando eu quero e me apetece, e não quando o carro acha que deve ser.



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A GPL tens uma autonomia de uns 400 km ou menos, para fazer 1500 km por mes vais a bomba todas as semanas.

Os preços se fores para usados já estão muito proximos, para esses km se tiveres onde carregar encontras negocios em ev usados com 2-3 anos bons. E se tiveres 2 carros em casa será um no brainer.
 

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Caro @Dagerman olha que estás muito equivocado nisso que dizes sobre a durabilidade dos carros eléctricos, sobre o facto da energia em pt ser tão pouco verde.

Numa pesquisa rápida:

"61% da eletricidade em Portugal em 2023 foi renovável:
A REN (Redes Energéticas Nacionais) confirmou que 61% da eletricidade consumida no país em 2023 foi proveniente de fontes renováveis'

"82% até junho:
Até junho de 2024, as energias renováveis já abasteciam 82% do consumo de eletricidade em Portugal, um valor recorde em 45 anos. "

"Qual o custo da revisão de um carro elétrico? A revisão dos elétricos pode variar entre os 50 e os 70 € nos primeiros cinco anos. Já nos carros a gasóleo ou a gasolina, a revisão anual pode variar entre os 200€ e os 250€, dependendo do modelo e dos materiais que seja necessário substituir."

Quanto à durabilidade depende de muitos factores mas hoje em dia diria que é similar aos a combustão. Por exemplo, o meu a combustão tinha quase 20 anos e nesta fase já estava a gastar imenso dinheiro para o manter a andar.

Resumindo, concordamos em discordar, amigo! 😂💙
Fui verificar, e tens razão em relação à produção de electricidade. No ano passado 71% foi de origem renovável. Surpreendente. Ainda há meia dúzia de anos, andava pelos 40%
No resto, é como dizes, vamos ter de concordar em discordar!
 
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Garanto-te que o meu elétrico responde muito rápido do que o teu a combustão.
Quando ao resto do que referes é mesmo gosto pessoal teu em relação ao "vintage" e a sensação de "mandar uma abaixo" ou o "som da potência". Coisas que, a meu ver, numa cidade cheia de trânsito e com muitas limitações de velocidade não faz muito sentido. Mas entendo a paixão, claro. A adrenalina da velocidade e a potência dos cavalos, etc. Por exemplo, no meu até ficas colado aos bancos no arranque se assim o quiseres. Não tens esse ronronar da potência mas tens a potência na mesma. Eu prefiro o silêncio.

A poluição dos materiais de construção. Também poluis na construção de carros a gasolina e afins. É igual.

Até te digo mais, no futuro a médio prazo, o conceito de seres dono de um carro será obsoleto. Os carros serão autónomos. Isso do prazer da condução que referes será para os aficionados e estará reduzido a alugares uns autódromos para diversão.

Não tenho nada contra essas paixões que referiste, atenção. Só que eu tenho a minha pelo moderno e simples. Não sinto falta de perder tempo a meter mudanças, por exemplo.
As paixões são sempre sentimentos difíceis de explicar. Mas como termo de comparação: a companheira pode ser fabulosa, de uma liga superior. Mas na hora da verdade, se não emitir qualquer som, ficas de certeza na dúvida.
Com o carro é igual. Tens de sentir que fazes parte dele, que ele geme quando tu apertas com ele. Se não o fizer, está a fingir. Mesmo que até se movimente como tu queres.

Refiro-me ao prazer de um desportivo. Para o dia a dia é apenas mobilidade e até posso admitir que estou errado, é só mesmo uma questão de gosto pessoal, birra se lhe quiseres chamar assim...

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A GPL tens uma autonomia de uns 400 km ou menos, para fazer 1500 km por mes vais a bomba todas as semanas.

Os preços se fores para usados já estão muito proximos, para esses km se tiveres onde carregar encontras negocios em ev usados com 2-3 anos bons. E se tiveres 2 carros em casa será um no brainer.
Começas logo com uma mentira. Já tive um GPL em tempos que me fazia 600km em circuito urbano. Isto há quase 10 anos atrás (desde 2010 a 2018). O depósito era de 80L, não sei se hoje ainda funciona igual mas dava para meter até 80% da capacidade por razões de segurança. Metia 64L e o meu carro, que nem era muito meigo, bebia 9.5l - 10l quando a GPL (menos 1.5l a 2l quando a gasolina).
Hoje, com os consumos bem mais reduzidos, fazia os 1000Km mesmo a GPL.



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Começas logo com uma mentira. Já tive um GPL em tempos que me fazia 600km em circuito urbano. Isto há quase 10 anos atrás (desde 2010 a 2018). O depósito era de 80L, não sei se hoje ainda funciona igual mas dava para meter até 80% da capacidade por razões de segurança. Metia 64L e o meu carro, que nem era muito meigo, bebia 9.5l - 10l quando a GPL (menos 1.5l a 2l quando a gasolina).
Hoje, com os consumos bem mais reduzidos, fazia os 1000Km mesmo a GPL.



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Então diz ai carros que estejam a venda com depósitos de 80l..
 

sirmister

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De origem provavelmente nenhum. A questão é que os que bi fuel de origem são todos "carros de senhora". Prefiro comprar um carro que tenha um motor decente e mandar converter numa oficina...
e metes um tanque cilindrico de 80L a ocupar a mala toda, há homem.