Martim Fernandes

Martim Fernandes 52

Martim Fernandes

5.28

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

5.28 Performance da Época
Jogos
37
Golos
0
Assistências
6
Amarelos
7
Vermelhos
0

NakaMessi

Bancada central
8 Setembro 2020
1,981
9,408
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
Que frame mais enganador, fruto do rapaz que faz os vídeos de 30 minutos a culpar tudo e mais alguma coisa menos o treinador, nem uma crítica construtiva é capaz de fazer.

Bastava avançar dois segundos nesse vídeo para tu veres o Moura a avançar no terreno assim que o Martim desce e ocupa a posição de central pelo lado direito, ficando os 3 lá atrás. Que aproveitamento estúpido para se dizer que a equipa sai a jogar num 4x3x3 quando isso acontece de forma rara.

Aproveita, já agora, tu que dizes que o pessoal parece que não vê os jogos e bate por bater e isso que tu dizes é um verdadeiro fato, para nesse mesmo vídeo das maravilhas de 30 minutos que é a forma de jogar de Martin Anselmi, para enumerar as vezes que o FC Porto sai realmente a jogar numa linha de 4 e não numa linha de 4 momentânea quando um dos centrais avança e normalmente o Moura recua para fazer a linha de 3. Já agora, tenta não aproveitar esse segundo em que Martim recupera posição e que Moura está prestes a arrancar para dizer que o FC Porto ataca em 4x3x3.

Tipo isto em que vês o Martim a recuar para dentro que é para o Moura avançar, como avançou.

O próprio Anselmi falou na importância do Martim para alternar entre linha de 4 e 5, e estás-me tu a dizer que isso não acontece?

d4rc92

Tribuna Presidencial
18 Dezembro 2014
10,948
7,271
Porto
Eu hoje disse no tópico do jogo com o Miami que gostaria de ver algo do género mas do lado esquerdo, precisamente por causa do JM.

Martim a ala, Moura no lado esquerdo a fazer de Martim e o William na ala.

O JM não da com nada, mas é da tática, porque é um excelente jogador :)
O JM ja foi aposta... cresceu, mas estagnou cedo. Nao aparenta evoluir mais, portanto, pra mim fim de ciclo.

Quem gostei do jogo com o palmeiras, foi o Giay a fazer de martim...
Como quem nao quer a coisa, podia o martim jogar a LD e o Giay a DCD... e durante o jogo, iam trocando conforme a disponibilidade fisica/baralhar defesas.

NakaMessi

Bancada central
8 Setembro 2020
1,981
9,408
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
O JM ja foi aposta... cresceu, mas estagnou cedo. Nao aparenta evoluir mais, portanto, pra mim fim de ciclo.

Quem gostei do jogo com o palmeiras, foi o Giay a fazer de martim...
Como quem nao quer a coisa, podia o martim jogar a LD e o Giay a DCD... e durante o jogo, iam trocando conforme a disponibilidade fisica/baralhar defesas.
Eu adoro o Martim, mas ele é um jogador que gosta de jogar em zonas interiores, e não é propriamente um touro rápido e físico para fazer a ala.

Acho que o Anselmi está a lê-lo muito bem e a arranjar a melhor posição que coaduna com ele.

Falta é um ala direito muito melhor.

29 Agosto 2022
4,729
5,410
O próprio Anselmi falou na importância do Martim para alternar entre linha de 4 e 5, e estás-me tu a dizer que isso não acontece?
Acontece raramente, é o que estou a dizer, o FC Porto não ataca em 4x3x3. Esses frames que apresentaste são todos de compensações aos avanços de Martim que normalmente faz e nem são verdadeiramente avanços pela linha, mas sim mais pelo meio.

Se tu depois te lembras de tirar um frame na altura em que Martim recua e Moura está precisamente a fazer essa constante compensação da defesa a 3, claro que vais ter uma linha de 4 no frame. Mas isso é por 2 segundos.

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
8,180
15,768
Conquistas
4
  • Artur Jorge
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
Nem o Martim é o Nuno Mendes, em características, nem o Anselmi é o LH, nem o FC Porto é o PSG.

Eu simplesmente acho que quanto mais complexa, cheia de táticas sobre táticas, e sistemas sobre sistemas e posições sobre posições for o sistema, mais facilidade tem para dar barraca.

Já jogamos com o famoso "líbero"
Já jogamos com os 3 centrais.
Agora estamos nesta fase.

Esperemos a seguinte.
E aliás, é um contrassenso da parte de quem se limita a defender o treinador e bater nos jogadores. Ora, se eles são tão limitados que até para fazer um passe básico têm dificuldades, qual é a lógica de lhes andar a pedir para fazer coisas complexas não só com bola mas também sem ela?

Se calhar fazia mais sentido colocar os jogadores nas suas posições habituais e jogar de forma simples, digo eu. Mas onde é que já se viu um treinador adaptar-se aos jogadores e suas características e tentar mascarar as suas limitações e enaltecer as suas qualidades? Um conceito absurdo! Importante é ser uma "equipa de autor".

• Like
Reações: Edgar Siska

NakaMessi

Bancada central
8 Setembro 2020
1,981
9,408
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
E aliás, é um contrassenso da parte de quem se limita a defender o treinador e bater nos jogadores. Ora, se eles são tão limitados que até para fazer um passe básico têm dificuldades, qual é a lógica de lhes andar a pedir para fazer coisas complexas não só com bola mas também sem ela?

Se calhar fazia mais sentido colocar os jogadores nas suas posições habituais e jogar de forma simples, digo eu. Mas onde é que já se viu um treinador adaptar-se aos jogadores e suas características e tentar mascarar as suas limitações e enaltecer as suas qualidades? Um conceito absurdo! Importante é ser uma "equipa de autor".
Com todo o respeito, quando o Sérgio Conceição na época passada (com bem melhores armas) e o VB (com Nico e Galeno) metiam estes craques a jogar nas suas posições e em sistemas "simples", a equipa jogava bem?

Sinceramente, jogava?

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
8,180
15,768
Conquistas
4
  • Artur Jorge
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
Eu adoro o Martim, mas ele é um jogador que gosta de jogar em zonas interiores, e não é propriamente um touro rápido e físico para fazer a ala.

Acho que o Anselmi está a lê-lo muito bem e a arranjar a melhor posição que coaduna com ele.
O Martim não é o quê?!

É preciso ir buscar o vídeo da jogada da assistência dele contra os lagartos em 23/24?

NakaMessi

Bancada central
8 Setembro 2020
1,981
9,408
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
O Martim não é o quê?!

É preciso ir buscar o vídeo da jogada da assistência dele contra os lagartos em 23/24?
Se o fizeres, só me vais dar razão, Martim claramente a desequilibrar em zonas interiores, onde se sente mais confortável.

Não é um ala puro de jogo exterior.

29 Agosto 2022
4,729
5,410

Falta é um ala direito muito melhor.
O Martim tem o dobro das assistências para golos do que o JM a lateral direito, isto com menos minutos na liga.

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
8,180
15,768
Conquistas
4
  • Artur Jorge
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
Se o fizeres, só me vais dar razão, Martim claramente a desequilibrar em zonas interiores, onde se sente mais confortável.

Não é um ala puro de jogo exterior.
Estou a falar da parte a negrito, o Martim não é um touro fisicamente?

NakaMessi

Bancada central
8 Setembro 2020
1,981
9,408
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
Estou a falar da parte a negrito, o Martim não é um touro fisicamente?
Em termos de velocidade não.

Não acho um jogador muito rápido, o João Mário é muito mais ala de faixa, que no fundo é que o Anselmi procura num ala porque tem muita gente em zonas interiores.

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
8,180
15,768
Conquistas
4
  • Artur Jorge
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
Em termos de velocidade não.

Não acho um jogador muito rápido, o João Mário é muito mais ala de faixa, que no fundo é que o Anselmi procura num ala porque tem muita gente em zonas interiores.
Tem velocidade mais que suficiente para lateral. Ele é jogador de futebol, não é corredor de 100m. Para isso já temos o Zaidu no plantel.

A qualidade na tomada de decisão e definição do Martim no último terço é muito mais alta que a do João Mário. É um desperdício brutal tê-lo a jogar como central, seja em linha de 3, 4 ou 5.

Edit: E mais, em condições "normais", isto é com Nehuén a DCD, Otávio a DCE e Eustáquio a líbero, que foi como o Anselmi começou e teria continuado se a coisa tivesse corrido melhor, o Martim ter-se-ia mantido onde esteve quase sempre com ele: no banco, para mal dos nossos pecados. Só depois de ter esgotado todas as alternativas para o trio defensivo é que se lembrou de o enfiar a central.

NakaMessi

Bancada central
8 Setembro 2020
1,981
9,408
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
Tem velocidade mais que suficiente para lateral. Ele é jogador de futebol, não é corredor de 100m. Para isso já temos o Zaidu no plantel.

A qualidade na tomada de decisão e definição do Martim no último terço é muito mais alta que a do João Mário. É um desperdício brutal tê-lo a jogar como central, seja em linha de 3, 4 ou 5.
Tem velocidade de lateral, sim, que é a posição que tem jogado no momento ofensivo.

Não tem velocidade de ala para fazer a linha toda.

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
8,180
15,768
Conquistas
4
  • Artur Jorge
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
Tem velocidade de lateral, sim, que é a posição que tem jogado no momento ofensivo.

Não tem velocidade de ala para fazer a linha toda.
Haha e o Moura tem, queres ver? Ou vais dizer que ele é mais rápido que o Martim?

E não, o Martim não joga nada a lateral no momento ofensivo.

• Like
Reações: Viena

NakaMessi

Bancada central
8 Setembro 2020
1,981
9,408
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
Haha e o Moura tem, queres ver? Ou vais dizer que ele é mais rápido que o Martim?

O Moura também não tem, de todo.

Acho que o Porto precisa de alas mais potentes para os dois lados.

Quanto ao Martim não jogar a lateral no momento ofensivo, são coisas que vemos diferentes, só tenho que respeitar.

Clubman

Tribuna Presidencial
24 Julho 2020
10,920
12,975

É a nova estirpe de lateral, aquele que quase nunca passa do meio campo ;)

NakaMessi

Bancada central
8 Setembro 2020
1,981
9,408
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
É a nova estirpe de lateral, aquele que quase nunca passa do meio campo ;)
Não sei que jogo viste, mas pronto, lá está, são opiniões.

Vai ver o jogo, e vê por exemplo o lance que o Fábio Vieira remata quem vinha a fazer o overlap do lado direito.

Vai ver aquele cruzamento perigoso mesmo no fim do jogo quem o fez...

Isto só de cabeça, e contra uma equipa que nos exige mais cautelas defensivas do que a maioria dos mija na escada do tugão.