Tu achas que o Moura é suficientemente bom a defender para ser mais defesa que ala?
O último terço é onde se vê mais coisas de qualidade do Moura
O Martim é que já é diferente; mas mesmo sendo mais defesa, é tão melhor que o João em tudo que devia jogar, mesmo sem ser um ala
O que eu disse é que tanto um como o outro estão mais perto de ser defesas que alas. Para mim o Moura é razoável a defender quando não tem que andar a fazer piscinas para cima e para baixo o jogo todo quando não tem capacidade física (velocidade, resistência) para isso.
Olhando para o plantel actual e com as condicionantes extra-futebol (falta de profissionalismo/compromisso) que afectam certos jogadores eu só vejo duas formas de "arrumar" a equipa que fazem sentido:
Opção A: 4231 com o duplo pivot para 2 destes 3 - Varela, T. Pérez e Eustáquio, Mora ou Fábio a 10, William bem aberto numa ala e Namaso/Gul a partir de outra, funcionando quase como um segundo avançado em situação de cruzamento do lado oposto. Samu a PL com pouca ou nenhuma liberdade para jogar fora da área (porque nesta fase não o sabe fazer). Jogar de uma forma mais expectante, pela certa e insistir sobretudo nos cruzamentos para a área.
Opção B: 442 losango, com T. Pérez, Varela e Eustáquio nas costas de Mora ou F. Vieira e Samu fixo com Namaso ou Gul no apoio. Permitia ter o miolo bem preenchido, ganhar mais duelos e jogar apoiado de forma mais simples. Obviamente a qualidade dos intérpretes era outra, mas lembro-me de jogarmos assim na fase final de 09/10 quando o Hulk voltou do castigo e tínhamos Varela, Cebola e Mariano lesionados.
Independentemente de ser uma opção ou outra, uma coisa para mim era sagrada: nada de ter os defesas e o Diogo como criadores de jogo. Tentar meter a bola nos médios logo que possível e quando não for possível, jogar directo. Isto de andar a trocar a bola a um metro da linha de fundo porque o adversário tem 5 gajos acampados à entrada da nossa área mas nós insistimos em sair curto como se fossemos o Barça do Guardiola é uma aberração.