Não é só porque se perdeu contra o benfica. Isso é a circunstância do desporto e do futebol. O que importa é a forma como se perdeu. A humilhação total, onde o melhor que aconteceu no domingo foi o resultado. Demasiado lisonjeiro para o que produzimos. Podiamos facilmenter ter levado mais uns três. Isto, desculpa, não tem justificação possível, não obstante o fraquissimo plantel que possamos ter. Isto aconteceu pelo claro desconhecimento cultural do que é o Porto. E, também, por se pensar que posso continuar a insistir nas minhas ideias porque estou no Independiente del Valle, onde é irrelevante ganhar, ou não. Este é o tema fraturante: o total displacement de quem coordena a equipa.
Eu também não gostei do jogo, como e óbvio mas acho que nem vale a pena referir isto.
Repara eu tento por a questão sempre da seguinte forma, ou seja bem não estamos entao o que fazer?
O jogo foi mau, certo e agora?
Nos todos sabemos de onde viemos, da forma como o clube estava, hoje parece já estar melhor, verdade, mas os problemas de fundo ainda são muitos.
Desportivamente apostou-se no VB e em janeiro face a um conjunto de circunstâncias demitiu-se o mesmo, contratou-se um outro treinador para a curto a médio prazo, sabendo-se de antemão que e um técnico novo, arrojado na forma como põe a sua equipa a jogar, com ideias próprias que gosta de jogar com 3 centrais, etc.
Ao fim de dois meses ( até antes) comeca-se a pedir a "cabeça" do treinador? Que sentido e que isto faz?
As coisas como estão, um clube em recuperação que está a sofrer mudanças estruturantes a todos os níveis não pode, não deve mudar de treinador de mês em mês só porque perdeu contra os corruptos.
A vida do NGC não anda em torno ou a volta desse clube.
Se e essa a forma que muitos vêem, como se fosse o barómetro de estarmos melhores ou piores, eu não vejo assim nem dou para esse peditório.
O que o NGP tem que fazer a todos os níveis vai levar o seu tempo, e vai refletir -se no campo desportivo, invariavelmente.
O técnico seja ele qual for vai precisar de tempo, porque o FCPorto está muito longe de ser um clube e uma equipa estruturada, organizada, planeada, com referência fora e dentro do campo como outrora sempre tivemos e essas pessoas "sombra" foram cruciais nos êxitos desportivos que o FCPorto teve ao longo da sua história.
Será que hoje em dia temos essas pessoas? No futebol, no balneário a dar a cara sempre que alguma coisa corre menos bem, que estanca as fugas de informação que teem acontecido para a imprensa?
Em tempos, há muitos anos, mudávamos de treinador, substituímos aqui e acolá um jogador decisivo no 11 base por outro e em menos de nada estava tudo oleado como se se conhecessem/jogassem há anos.
Então o primeiro ponto e reconhecer o momento em questão, não de boca mas perceber o momento complicado que o clube vive depois o que se está a tentar fazer, mesmo que saltem a vista alguns erros neste processo.
Depois dar tempo, o tempo aqui vai ter um papel crucial, fundamental para a forma como o nosso Clube vai superar esta crise profunda.
E o meu ponto de vista sem loucuras ou ideias preconcebidas só porque se perdeu com os corruptos de forma pouco digna que diga-se que até lutaram mas não deram mais.
Que seja uma nova aprendizagem, que se ganhe e se desenvolva carisma, mas fundamentalmente UNIAO e a união no FCPorto, parece-me que não temos que falta muito.
Impoe-se desde já pelo menos aos meus olhos que jogadores com determinados empresários saiam de imediato do balneário do FCPorto.