A realidade para mim é bastante simples. Saíram Eva, Taremi, Pepe, Chico, Nico e Galeno e ao nível (rendimento imediato) destes, apenas entrou Samu (ainda assim muito verdinho). Se a isto juntarmos que há 2 anos saíram Uribe e Otávio e há 3 anos o Vitinha, o Diaz e o Mbemba, facilmente se constata uma destruição histórica de uma equipe, iniciada por quem cá estava anteriormente e que não só não foi invertida pela nova direção, como foi acentuada. Agravado que nestes 3 anos entraram nos cofres cerca de 200M nos 2 anos anteriores e 150M só neste ano (nem contando com a Ithaka). Isto é absolutamente incrível.
Eu disse-o em cada fecho de mercado, que os mesmos foram decepcionantes, o último então foi uma barracada total. Estou à vontade. Apesar de ter ficado satisfeito com a vinda de Anselmi, avisei desde logo que o pior estava para vir. E ainda não imaginava eu que o Nico e o Galeno iriam sair e não viria ninguém para titular no imediato. Quem no seu juízo perfeito, julgava que eram 2 miúdos com meia dúzia de jogos nas suas ligas e no caso do William raramente titular, seriam as soluções para esta situação?
Achar que a culpa desta situação é do Anselmi, é não ter noção nenhuma. Eu mantenho-me na minha, gosto dele, acho que tem o perfil certeiro, parece-me muito inteligente e com carisma. E, podem rir-se à vontade, vejo que o trabalho tem sido feito. Simplesmente ele pegou numa equipe destruída emocionalmente, um plantel cheio de lacunas, agravadas pelo horrível mercado de inverno e para agravar, um novo modelo de jogo.
Portanto, para quem proclamava este ano como o ano zero, lamento, mas foi o ano -1. E agora só anseio por um ano zero digno, para se iniciar a construção de qq coisa. Ou vamos para ano -2?
E para isso acontecer o 1º passo é óbvio: aprender com os erros. O 1º erro, para mim, foi a escolha do Zubi, disse-o logo, e houve logo quem exigiu a minha expulsão só por o ter dito. As razões que enunciei eram bem simples: DD desempregado há anos e com uma folha de serviços tudo menos impressionante. O 2º erro foi VB. Ainda maior. Então vai-se escolher o adjunto de um projecto que estava mais que acabado? Depois foi uma incapacidade de ver o óbvio, que as referências do balneário tinham todas saído em 2 anos e não se ter tido visão para trazer um ou outro jogador com essas característica de liderança. Por fim, erros brutais de contratações, como o exemplo maior é o Nehuen, que, infelizmente, não me surpreendeu nada de nadinha.
Agora, só há um caminho que é dar a voltar, ou melhor, começar a dar a volta. Podemos não ter presente, mas o futuro constrói-se.