Acho que fazes uma boa análise. Diria que o maior ponto de discórdia é mesmo a avaliação do plantel.
É diferente perder o Luis Diaz quando se fica ainda com 1 estrutura boa na equipa. É diferente o Sporting ficar sem médios quando tem outros elementos claramente acima da média (Gyokeres, Huljmand).
Estamos a comparar perdas em estruturas boas e solidificadas com perdas num plantel já muito pobre e onde o Nico era talvez o único a segurar as pontas. Se bem nos lembramos, a 1ª volta foi basicamente Samu e Nico a agarrar a equipa.. todos os outros jogadores estavam fora de forma.
Fazendo a comparação basquetebolística do meu tempo, é diferente o Lebron se lesionar e ainda teres o Bosh e o Wade para agarrar as pontas do que perder o Kevin Garnett nos wolves onde só ficam mecos.
Quanto ao rendimento - O Porto fez 2 jogos mto maus (Benfica e Estrela). Apenas nestes jogos se viu o caos que é sempre descrito aqui. Sei que tivemos outros jogos que não foram bons mas vimos uma equipa organizada com 1 ideia de jogo. Não vimos os jogadores perdidos em campo ou a defesa uma auto estrada. Era este o ponto.
Na minha análise ao rendimento do Anselmi há todos os outros jogos onde vi coisas boas e potencial no modelo que não consegue atingir níveis maiores por falta de peças chave (o 2º médio é critico, o PP inexistente é outro). Este modelo com o Nico e Chico Conceiçao por exemplo teria tido muito melhor rendimento / resultados.
Para mim, nenhum treinador teria feito significativamente melhor que o Anselmi - talvez mais 3 ou 4 pontos mas é indiferente na big picture.
Sem uma hecatombe no mundial, gostava de ver o modelo com recursos básicos para conseguir jogar bom futebol. Um deles já está (Gabri) precisamos de pelo menos outro (Médio ou Médio ofensivo). Com estes 2 elementos, já exigirei melhores exibições ao Anselmi. Até lá acho que não é sério esperar que um treinador consiga por o porto a jogar bom futebol com Varela, Tomas Perez e Eustaquio e sem um desequilibrador na frente para acompanhar o Mora.
Isto não é "pedir" nada de especial, é so 1 plantel parecido com do ano passado que já foi 1 castrofe de resultados (podíamos ter feito mais)
Eu diria que temos 2 pontos substanciais de discórdia: a avaliação do plantel, como referes, e, acrescento, a avaliação do desempenho da equipa, desde a entrada de MA!
1. Sobre a avaliação de desempenho, brincando, creio que olhas para o desempenho e concluis que "só" tivemos 2 jogos tenebrosos... os outros foram, meramente, sofríveis! É a forma de olhar para o copo, meio cheio! Continuando a brincar, a seguir poderíamos concluir, que só podemos melhorar!
Nao vou tornar ao tema, porque creio que seria fastidioso! Vou apenas pegar no exemplo, em que referes que "a defesa não é uma autoestrada"! Sem exagerar, quase apostaria que, por exemplo, retirando os 2 jogos tenebrosos da amostra, os nossos adversários tiveram, em média, no mínimo, um lance 1x1 face ao Diogo Costa, por jogo! A minha percepção indica (nunca tive coragem de testar, porque, certamente, adormeceria...) que, revendo os jogos todos (retirando os tais 2 jogos...), encontraria, em média, pelo menos 2 a 3 erros coletivos, repetidos, em média por jogo! O nosso treinador anterior, teve uma fase (creio que não foi na última época), em que, também, dava um contra-ataque 1x1 com o nosso guarda-redes, por jogo, aos nossos adversários!
E, só mais uma nota de rodapé! Eu até acho que os pontos do MA foram bem superiores aquilo que nós jogamos! Das 3 derrotas, 2 foram sem discussão! Dos 3 empates, eu diria que, contra os lagartos, nos correu bem, contra o guimarães correu mal e contra o rio ave, acabou por não correr mal! Lá está, seriam os tais 2 a 4 pontos, nos pontos perdidos! O "problema" foram os pontos ganhos de forma não convincente ou por genialidade de um predestinado!
E, agora sim, para acabar este ponto, fazer 7 ou 8 pontos, a mais, teria feito a diferença toda! Acabavamos no mesmo lugar, mas teriamos lutado até ao fim e, aí sim, estaríamos a construir as bases de 2025/26!
2. Sobre a avaliação de plantel! Desde já, esclareço, que a subjetividade destas análises não fazem bem, em contextos de crise! Ninguém gosta do Semedo, nem do Folha! O Frasco dá sempre mais uma voltinha! E o João Pinto era um tipo engraçado e pouco mais! O Semedo era dos futebolistas mais completos, capaz de jogar (bem) em (quase) todas as posições! O Folha era um extremo vertical, que chegou a sentar o Drulovic! O Frasco, para além da voltinha, soltava, quase sempre bem e, quase nunca, perdia a bola! E o João Pinto foi, no seu tempo, o protótipo do lateral moderno e, certamente, entre os 2/3 melhores do mundo!
O FCP 2024/25 tinha o melhor guarda-redes do campeonato, a anos-luz do segundo!
A defesa-direito tinha um internacional A, de pleno direito, e um miúdo que, estará, entre as maiores promessas nacionais!
A defesa-esquerdo tinha um rapaz que foi convocado para a seleção e que, sem ser um fora-de-série, não teve as paragens cerebrais do defesa-esquerdo do ano anterior!
No centro do terreno, tinha um rapaz que era considerado um elemento imprescindível do meio-campo e que estaria na linha para ser convocado para a seleção Argentina! O Eustaquio, que, sem ser brilhante, sempre mostrou ser confiável e que foi campeão, em campo, e venceu duas taças de Portugal, a jogar, contra braga e scp! Um miúdo que era destaque na equipa B do ano passado e um rapaz, com passado no Liverpool, que foi campeão e venceu taças, em campo, no FCP! Podemos apontar que, faltava um jogador igual ao Nico, mas... é um conjunto assim tão mau?
Nas posições mais ofensivas, o FCP tinha Pepê, FábioV, Gonçalo Borges e, mais tarde, o William! Seria pouco, sobretudo, com a saída de Galeno e Ivan Jaime (só compensados pela entrada do William)! Como reminder, o Galeno fez 10 jogos a defesa-esquerdo (em 27)! O Ivan Jaime não deixou saudades! É lógico, que se eu uso o FábioV no meio e o William a defesa-esquerdo, é lógico que uma posição debilitada, fica ainda mais debilitada! E, intencionalmente, não incluí o nosso wildcard! A presença deste Mora, da segunda metade, muda a forma como se olha para estas posições mais ofensivas! Em condições normais, com o fracasso do GonçaloB e com a não utilização do William, teríamos FábioV, Pepê e Mora para 2 posições! É mau?
No ataque, temos outro miúdo que está na seleção espanhola! Creio que não vale a pena perder mais tempo, aqui!
Deixei, propositadamente, para o fim, o caso mais problemático! O centro da defesa! O FCP 2025/26 tinha Nehuen, Otávio, Djaló, Zé Pedro e Marcano! O Nehuen era pretendido, aqui, todos os dias! O Djaló só tinha o problema das lesões! O Marcano é o defesa mais goleador da história do FCP, o Otávio com um potencial incrível! Eu não sou um craque do scout, mas, consigo perceber, que o Nehuen não se sente bem a construir e, pior ainda, com meio campo atrás dele! O Otávio tem um problema comum a muitos jogadores: um cérebro, inversamente proporcional ao potencial! O Djaló tem outro problema, muito comum aos futebolistas, acha-se muito melhor do que o que realmente, é! Estas seriam as análises em janeiro de 2025! Sem totobola à segunda-feira! Sem dúvida, que havia um problema neste setor!
Em todo o caso, o plantel 2024/25, teria um top-15 com: DCosta, JMário, Martim, Nehuen, Djaló, Otávio, Marcano (4 centrais, porque usamos 3...) Moura, Varela, Grujic, Eustaquio, Pepê, FVieira, Mora e Samu! Seria assim tão horrível e incapaz de ser competitivo?
Ou seja, repetir os Francos, os Borges, o Namaso, o Zaidu... pode ser muito engraçado, mas, todos teriam de conquistar os seus minutos! E perdê-los-iam, se os não merecessem! É o normal! Tal como Zé Pedro, TPerez, William ou Gül!
Não tenho muito interesse em andar a falar dos adversários, mas, recordo, que um dos adversários, andou a época toda a jogar sem um defesa-direito especializado, com um meio-campo com jogadores redundantes e em que o único jogador não redundante era o pior de todos! Do outro, já apontei alguns aspetos!
Tens razão, quando referes que a estrutura ajuda a corrigir as debilidades do plantel! Mas, aí, também entra o treinador a ajudar a dar essa estrutura à equipa! Às vezes, com menos dogmas, conseguem-se bons resultados! Como referes, com o dinamarquês e com o sueco, eu consigo ultrapassar a falta de gente no meio-campo! Se calhar, com o Mora e com o Samu, eu também deveria ultrapassar esse problema e "criar" uma estrutura boa! Nem que tivesse de recorrer a um caceteiro, que fracassa em todo o lado, exceto no "conforto" do lar!