Vejo muito comentários a bater no ponto que o Marega tem mais técnica do nós imaginamos ou que o futebol não é só técnica ou ainda que ter técnica não é só fintar... Deixem-me que vos diga um par de coisas. O Marega não tem mais técnica do que aquilo que imaginamos. O Marega não tem técnica nenhuma. Não são dois golos a um Paços de Ferreira cheio de lesões e feito em cacos que muda essa realidade.
Acho que há aqui muita gente que está a ir atrás do que disso o Luis Freitas Lobo na Sportv. Que o Marega fez um bom jogo "tecnicamente". AHAHAHAHAHAHH. AONDE AMIGOS?? Em que momento do jogo é que o Marega teve pormenores técnicos de relevo neste jogo???? O Luis Freitas Lobo tem um fetiche inexplicável pelo Marega em que vê qualquer passe para o lado como um " exemplo de abnegação" e cada corrida para o espaço como um assomo de "inteligência táctica". Abram os olhos e não sejam Maria-vai-com-as-outras "à la Rui Santos".
E concordo em absoluto que ter técnica não é só fintar. É a capacidade de recepção e passe, é a destreza a proteger a bola e a reagir à pressão, é o pensar rápido de cabeça levantada, são os reflexos numa entrada à queima e a capacidade de calcular a trajectória num centro, é a fluidez de condução da bola e o timing e a colocação a soltá-la. É isto e mais um sem fim de pormenores intangíveis. Pormenores esses que o Marega não mostrou no jogo do Paços nem em nenhum jogo que eu tenha visto.
O futebol não é só técnica naturalmente. Mas para um extremo direito é um requisito quase essencial. Eu não direi que tenha que ter tanta técnica como o Quaresma mas, pelo menos, que tenha a capacidade de fintar um defesa fraco de vez em quando e conseguir fazer um centro de jeito coisa que o Marega não consegue. Nem isso, nem em alguns jogos segurar uma bola nos pés quando está a ser pressionado.
A jogar na linha o Marega não é jogador para o Porto. Provavelmente nem jogador para um Guimarães o é e condeno o Sérgio por não ter percebido isto mais cedo. Agora a jogar no meio a história é outra. Para lutar, defender, fazer de ponto de apoio a jogar de costas para a baliza e ter o instinto de incostá-las é um jogador que pela sua alma e estampa física pode ser uma solução pontual. Titular de referência? Nup. Preferiria outros sinceramente, MAS dado que o homem está ULTRA MOTIVADO aceito a sua titularidade A JOGAR NO MEIO.