Música

• Iniciador de Tópicos Equilibrium
  • Data de início

radiohead

Arquibancada
9 Julho 2025
219
259
Traduziu de tudo, Tolstoi, Dostoevsky, Bulgakov, Pasternak, Turgenev...

Faleceu?
Onde viste?
A minha companheira tinha-me dito que viu uma publicação no Facebook, mas agora fui procurar ao google e não encontrei nenhuma notícia sobre isso. Mais logo pergunto-lhe mais sobre isso.

Espero que seja falso. O homem, juntamente com os Guerra, é o melhor tradutor do russo em Portugal.

• Like
Reações: Edgar Siska

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,790
6,207
Por falar em Tolstoi, ouvi dizer recentemente que o grande tradutor António Pescada morreu recentemente. Não sei se é verdade ou não, mas se for, é uma grande perda.

O meu Guerra e Paz tem a sua tradução.
Aqui vou ter de discordar um bocadinho. Nunca gostei muito das traduções do Pescada nem do casal Guerra. Acho que não temos tido muita sorte com os tradutores portugueses de russo, e acabei por escolher ler esses autores em traduções inglesas. Mas claro que nestas coisas é tudo uma questão de gosto.

• Like

radiohead

Arquibancada
9 Julho 2025
219
259
Eh pá, honestamente, eu detesto fado (a sério), mas adoro a Amália. Não suporto os carlos do carmo e as mísias e os camanés e o crl, mas pela Amália tenho um fraquinho que não se explica.
A Amália não era deste mundo. Fosse este mundo justo e sempre que se falasse em melhores vozes de sempre, falar-se-ia da Amália.

O Carlos do Carmo tinha uma excelente voz a meu ver. No teu poema, Lisboa menina e moça, por morrer uma andorinha, etc. Existe um álbum dele muito bom ao vivo, creio que se chama "Ao Vivo em Frankfurt". Tem lá uma excelente interpretação de Gaivota, clássico da Amália e que se tornou um hit há uns 20 anos com os Amália Hoje. Letra do grande Alexandre O Neill.

O meu pai conheceu-o e diz que era um arrogante de primeira.

• Like
Reações: Dagerman

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,790
6,207
Não ouvi, nem perto, há muita merda que nem tenho coragem de meter a dar e colocar os auscultadores nos ouvidos :LOL:
Kafka e Tolstoi já li, e filmes de Kubrick, Scorsese e Paul Thomas Anderson também vi, mas isso é comum, se perguntares ao meu irmão ele terá feito 90% do mesmo e a muitos outros colegas do fórum idem e ainda mais, hão de ter visto a obra toda do Ingmar Bergman ou do Werner Herzog até sei lá.

Podes-te atirar se garantires que moras no R/C :LOL:
É só como ir à rua mas sair pela janela.
A minha casa tem R/c e primeiro andar. Olha, vou optar por me atirar do R/C e tá feito.

• Haha

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,790
6,207
A Amália não era deste mundo. Fosse este mundo justo e sempre que se falasse em melhores vozes de sempre, falar-se-ia da Amália.

O Carlos do Carmo tinha uma excelente voz a meu ver. No teu poema, Lisboa menina e moça, por morrer uma andorinha, etc. Existe um álbum dele muito bom ao vivo, creio que se chama "Ao Vivo em Frankfurt". Tem lá uma excelente interpretação de Gaivota, clássico da Amália e que se tornou um hit há uns 20 anos com os Amália Hoje. Letra do grande Alexandre O Neill.

O meu pai conheceu-o e diz que era um arrogante de primeira.
Infelizmente eu sou um nortenho bairrista e super-preconceituoso. Para mim o fado é música de mouros benfiquistas!!!!! Escapa a Amália porque, como bem dizes, ela não era deste mundo. Para mim o Fado é amália, e o resto é MERDA!!!! :)

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
83,718
147,018
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Eh pá, honestamente, eu detesto fado (a sério), mas adoro a Amália. Não suporto os carlos do carmo e as mísias e os camanés e o crl, mas pela Amália tenho um fraquinho que não se explica.
O meu falecido avô era guitarrista profissional de fado, guitarra portuguesa.
Mas aquele homem sabia tocar de tudo, não era só fado.
E de tudo inclui não só géneros, outros tipos de guitarras e violas, como tocar banjos e alaúdes, violino e acordeão.

Curioso que eu não detesto o fado, sei apreciar a qualidade, mas nunca me colei muito ao fado apesar de ter "crescido" com um profissional do mesmo e da música em geral.

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
83,718
147,018
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Infelizmente eu sou um nortenho bairrista e super-preconceituoso. Para mim o fado é música de mouros benfiquistas!!!!! Escapa a Amália porque, como bem dizes, ela não era deste mundo. Para mim o Fado é amália, e o resto é MERDA!!!! :)
Eu adoro música de "mouros".
Isto é música das tradições médio-orientais, que é bem mais que "música de mouros".
Mas música típica e histórica das regiões, melhor ainda se for das tradições "clássicas da zona" ou medieval/antiga.

O Fado emprestou algumas coisas daí, basta ver como o instrumento principal em si é uma espécie de alaúde.
Mas depois tem uma forma de composição claramente oocidental isto é segue o cânone da teoria musical clássica que inventamos ali a partir do Renascimento e após ars nova, enquanto as músicas dessas tradições continuam a usar a modalidade típica da música pré cânone ocidental.

Música grega, turca, árabe, persa, indiana (mughal ou não).

E depois tudo o que é similar mas não é dali como romana, céltica, ibérica medieval.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,790
6,207
Eu adoro música de "mouros".
Isto é música das tradições médio-orientais, que é bem mais que "música de mouros".
Mas música típica e histórica das regiões, melhor ainda se for das tradições "clássicas da zona" ou medieval/antiga.

O Fado emprestou algumas coisas daí, basta ver como o instrumento principal em si é uma espécie de alaúde.
Mas depois tem uma forma de composição claramente oocidental isto é segue o cânone da teoria musical clássica que inventamos ali a partir do Renascimento e após ars nova, enquanto as músicas dessas tradições continuam a usar a modalidade típica da música pré cânone ocidental.

Música grega, turca, árabe, persa.

E depois tudo o que é similar mas não é dali como romana, céltica, ibérica medieval.
Ah, mas esses são os mouros bons, nada de confusões! Eu sou grande fã da música do magrebe e do médio oriente! Mas da Mouraria, fuck them all!

Panda Azul e Branco

Bancada central
14 Janeiro 2025
1,557
2,534
Sou um pouco mais radical.
Detesto fado, incluindo a Amália.
Para mim é apenas música de Lisboa, não é nada o sentir lusitano, os lisboetas que a curtam. Com as mesmas raízes, gosto muito mais de morna e da Cesária Évora, que até era uma portista doente.

• Like
Reações: Dagerman

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,790
6,207
Sou um pouco mais radical.
Detesto fado, incluindo a Amália.
Para mim é apenas música de Lisboa, não é nada o sentir lusitano, os lisboetas que a curtam. Com as mesmas raízes, gosto muito mais de morna e da Cesária Évora, que até era uma portista doente.
Sempre achei que fado e tourada eram expressões culturais do sul, que não tinham nada a ver com o norte. Durante anos andei todos os dias pelas ruas do Porto e era raríssimo ouvir fado, como facilmente se ouve a passear por ruas de Lisboa. Mas deve haver muitos portistas e portuenses que gostam de fado e de tourada.