Música

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Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
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"What metal sounds like to people who don’t listen to metal"

Depende do metal... isso é mais black metal e afins.
Metal mais tradicional soa diferente... Black Sabbath, Judas Priest, Megadeth, Metallica... pode continuar a soar como barulho para quem so ouve Marante/Diapasão, shoegaze, ou hip-hop guneiro... mas para quem ouça rock, já soa a música.
 

Vinha

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23 Abril 2016
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Um daqueles casos em que uma versão consegue ser ainda melhor que o original.

Jeff Buckley fazia muito boas versões de outras músicas... e muitas vezes algo improvisadas - The way young lovers do, We all fall in love sometimes, Hallelujah (apesar de ter grande influência da cover de John Cale) são alguns bons exemplos...
E prefiro as versões de Nina Simone às gravações originais de Billie Holiday de músicas como "Strange fruit"... ou mesmo a "I put a spell on you", que com a Nina Simone tinha uma interpretação mais séria do que o original do Screamin' Jay Hawkins!
"I've heard through the grapevine" dos CCR é bastante boa! Na minha opinião melhor que a original
Ou a cover da "You keep me hangin' on" do Tim Buckley!

De Bauhaus conheço essa cover, a Telegram Sam (T-Rex) e a Third Uncle (Brian Eno)... direi que a minha favorita das três é a "Telegram Sam"! Completamente diferente da original, ao contrário das outras duas, e muito melhor, na minha modesta opinião!
 
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Dagerman

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1 Abril 2015
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Jeff Buckley fazia muito boas versões de outras músicas... e muitas vezes algo improvisadas - The way young lovers do, We all fall in love sometimes, Hallelujah (apesar de ter grande influência da cover de John Cale) são alguns bons exemplos...
E prefiro as versões de Nina Simone às gravações originais de Billie Holiday de músicas como "Strange fruit"... ou mesmo a "I put a spell on you", que com a Nina Simone tinha uma interpretação mais série do que o original do Screamin' Jay Hawkins!
"I've heard through the grapevine" dos CCR é bastante boa! Na minha opinião melhor que a original
Ou a cover da "You keep me hangin' on" do Tim Buckley!

De Bauhaus conheço essa cover, a Telegram Sam (T-Rex) e a Third Uncle (Brian Eno)... direi que a minha favorita das três é a "Telegram Sam"! Completamente diferente da original, ao contrário das outras duas, e muito melhor, na minha modesta opinião!
Não sabia que "Telegram Sam" era uma cover, mas como nunca foi das minhas preferidas do Bauhaus, nunca investiguei. Hei-de ouvir a dos T-Rex.
A minha versão favorita de I've heard it through the grapevine é tão diferente do original que é mais uma recriação do que uma cover:
 
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Vinha

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Não sabia que "Telegram Sam" era uma cover, mas como nunca foi das minhas preferidas do Bauhaus, nunca investiguei. Hei-de ouvir a dos T-Rex.
A minha versão favorita de I've heard it through the grapevine é tão diferente do original que é mais uma recriação do que uma cover:
Por falar em covers que pouco ou nada têm a ver com o original... (gosto de uma ou outra coisa de Keiji Haino e dos seus projectos... mas a maioria não é para mim! Em 2006 vi-o em Serralves e penso que os meus ouvidos jamais voltaram a ser o que era!!! :D)

 

Vinha

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Um daqueles casos em que uma versão consegue ser ainda melhor que o original.

Já agora, em relação à Ziggy Stardust, a minha versão favorita é do Bowie, mas ao vivo:

Tal como esta, a "Rock 'n' Roll Suicide" e a "Moonage Daydream", também do "Live at Hammersmith" são muito melhores que as versões de estúdio!
É como o primeiro disco de Anna Calvi... não consigo gostar das músicas de estúdio. Parecem-me demasiado artificiais e com demasiada produção em cima! Mas as versões ao vivo são excelentes!
 

Dagerman

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Por falar em covers que pouco ou nada têm a ver com o original... (gosto de uma ou outra coisa de Keiji Haino e dos seus projectos... mas a maioria não é para mim! Em 2006 vi-o em Serralves e penso que os meus ouvidos jamais voltaram a ser o que era!!! :D)

Os japoneses quando querem ser bizarros conseguem mesmo. Mas desse país não conheço nada a não ser Sakamoto e Yasuaki Shimizu. Sou muito ignorante, não sou um craque como tu. E pior do que isso, tenho um gosto super-limitado, e este tipo de distorsão e de hard noise nunca foi o meu forte.
Tenho alta tolerância à distorsão, à dissonância e a guitarras estridentes, mas quando numa música só ouço distorsão, ou só dissonância ou só guitarras estridentes, fica tudo muito chato e rapidamente me aborreço.
É como digo, tenho um gosto limitado, deve ser genético, mas o certo é que nunca consegui ouvir mais de cinco segundos de rockalhada à Rolling Stones, heavy-metal ou punk hardcore.
 
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Jeff Buckley fazia muito boas versões de outras músicas... e muitas vezes algo improvisadas - The way young lovers do, We all fall in love sometimes, Hallelujah (apesar de ter grande influência da cover de John Cale) são alguns bons exemplos...
E prefiro as versões de Nina Simone às gravações originais de Billie Holiday de músicas como "Strange fruit"... ou mesmo a "I put a spell on you", que com a Nina Simone tinha uma interpretação mais séria do que o original do Screamin' Jay Hawkins!
"I've heard through the grapevine" dos CCR é bastante boa! Na minha opinião melhor que a original
Ou a cover da "You keep me hangin' on" do Tim Buckley!

De Bauhaus conheço essa cover, a Telegram Sam (T-Rex) e a Third Uncle (Brian Eno)... direi que a minha favorita das três é a "Telegram Sam"! Completamente diferente da original, ao contrário das outras duas, e muito melhor, na minha modesta opinião!
Ah, e outra coisa. Será uma heresia dizer que nunca gostei verdadeiramente da voz da Billie Holiday? Gosto da pessoa, da emoção com que canta, mas da voz...nada.
Como cantora, a Nina Simone está uns bons degraus acima, adoro.
 
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Vinha

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Os japoneses quando querem ser bizarros conseguem mesmo. Mas desse país não conheço nada a não ser Sakamoto e Yasuaki Shimizu. Sou muito ignorante, não sou um craque como tu. E pior do que isso, tenho um gosto super-limitado, e este tipo de distorsão e de hard noise nunca foi o meu forte.
Tenho alta tolerância à distorsão, à dissonância e a guitarras estridentes, mas quando numa música só ouço distorsão, ou só dissonância ou só guitarras estridentes, fica tudo muito chato e rapidamente me aborreço.
É como digo, tenho um gosto limitado, deve ser genético, mas o certo é que nunca consegui ouvir mais de cinco segundos de rockalhada à Rolling Stones, heavy-metal ou punk hardcore.
Eu também não conheço assim muitas bandas/músicos que goste do Japão... e dos que gosto, só conheço algumas músicas, ou um ou outro album. E de Keiji Haino e dos seus projectos, só gosto para aí de 20 composições... e olha que o gajo tem muitos albuns com muitas bandas e outros músicos!

Shigeru Umebayashi tem coisas interessantes, mas praticamente só conheço as bandas sonoras que fez para alguns filmes do Wong Kar-Wai e pouco mais.
Boris... para quem gostar de coisas experimentais (a roçar o noise e o drone metal... por isso, provavelmente não é para ti), ou stoner rock, ou j-pop (só um album)...
Ningen Isu... metal/rock mais clássico. Descobri por acaso no YouTube.
Ultimamente tenho ouvido Mei Semones (fiquei a conhecer por aqui... talvez por um post do Cheu)... mas a rapariga é americana descendente de japoneses. É indie rock com influências de bossa nova, e as letras são quase sempre meio em inglês, meio em japonês (eu não percebo corno de japonês, obviamente).

Para além disso, só me lembro do Damo Suzuki, que foi vocalista da banda alemã de Krautrock Can. Mas esse cantava em inglês.

Ah... e a Yoko Ono... mas é capaz de ser exagerado dizer que ela é uma música (um músico... no feminino?).... :D
 
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Ah, e outra coisa. Será uma heresia dizer que nunca gostei verdadeiramente da voz da Billie Holiday? Gosto da pessoa, da emoção com que canta, mas da voz...nada.
Como cantora, a Nina Simone está uns bons degraus acima, adoro.
Heresia ou não... a opinião é igual deste lado! :D Também não vou à bola com a voz dela. Prefiro de longe a Nina Simone.
E em relação à Gloomy Sunday (a original é uma música hungara, mas penso que a versão inglesa foi escrita para a Billie Holiday), prefiro uma versão da Diamanda Galas (também só gosto de algumas coisas dela... e devem chegar os dedos de duas mãos para contar!).

 
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Eu também não conheço assim muitas bandas/músicos que goste do Japão... e dos que gosto, só conheço algumas músicas, ou um ou outro album. E de Keiji Haino e dos seus projectos, só gosto para aí de 20 composições... e olha que o gajo tem muitos albuns com muitas bandas e outros músicos!

Shigeru Umebayashi tem coisas interessantes, mas praticamente só conheço as bandas sonoras que fez para alguns filmes do Wong Kar-Wai e pouco mais.
Boris... para quem gostar de coisas experimentais (a roçar o noise e o drone metal... por isso, provavelmente não é para ti), ou stoner rock, ou j-pop (só um album)...
Ningen Isu... metal/rock mais clássico. Descobri por acaso no YouTube.
Ultimamente tenho ouvido Mei Semones (fiquei a conhecer por aqui... talvez por um post do Cheu)... mas a rapariga é americana descendente de japoneses. É indie rock com influências de bossa nova, e as letras são quase sempre meio em inglês, meio em japonês (eu não percebo corno de japonês, obviamente).

Para além disso, só me lembro do Damo Suzuki, que foi vocalista da banda alemã de Krautrock Can. Mas esse cantava em inglês.

Ah... e a Yoko Ono... mas é capaz de ser exagerado dizer que ela é uma música (um músico... no feminino?).... :D
Vou dar uma espreitadela a esses nomes japoneses. O único que conheço é Damo Suzuki, lendário vocalista dos Can e grande fonte de inspiração para o grande Mark E. Smith.
Espanta-me que não menciones o incrível "Kakashi" de Yasuaki Shimizu, editado em 1982 (!!!!) e que me parece assombroso.

 
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Vou dar uma espreitadela a esses nomes japoneses. O único que conheço é Damo Suzuki, lendário vocalista dos Can e grande fonte de inspiração para o grande Mark E. Smith.
Espanta-me que não menciones o incrível "Kakashi" de Yasuaki Shimizu, editado em 1982 (!!!!) e que me parece assombroso.

Não conheço... sniff sniff. Tenho de dar uma escutadela...
Eu só comecei a interessar-me por música japonesa no início do século... andava a ouvir bastante Sonic Youth, a começar a ouvir Swans... e comecei a ter algum interesse em explorar mais noise! E como normalmente a maioria dessas bandas eram de NY, Berlim e Tokyo... mas foi sol de pouca dura!Lol... gosto de alguns elementos noise em música, digamos, mais extrema, mas noise puro é demais para mim!!! Ainda fiz uns downloads (antes de haver YouTube) de uns mp3s de Merzbow e Ruins... mas definitivamente não gostei. :D
 

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
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Eu também não conheço assim muitas bandas/músicos que goste do Japão... e dos que gosto, só conheço algumas músicas, ou um ou outro album. E de Keiji Haino e dos seus projectos, só gosto para aí de 20 composições... e olha que o gajo tem muitos albuns com muitas bandas e outros músicos!

Shigeru Umebayashi tem coisas interessantes, mas praticamente só conheço as bandas sonoras que fez para alguns filmes do Wong Kar-Wai e pouco mais.
Boris... para quem gostar de coisas experimentais (a roçar o noise e o drone metal... por isso, provavelmente não é para ti), ou stoner rock, ou j-pop (só um album)...
Ningen Isu... metal/rock mais clássico. Descobri por acaso no YouTube.
Ultimamente tenho ouvido Mei Semones (fiquei a conhecer por aqui... talvez por um post do Cheu)... mas a rapariga é americana descendente de japoneses. É indie rock com influências de bossa nova, e as letras são quase sempre meio em inglês, meio em japonês (eu não percebo corno de japonês, obviamente).

Para além disso, só me lembro do Damo Suzuki, que foi vocalista da banda alemã de Krautrock Can. Mas esse cantava em inglês.

Ah... e a Yoko Ono... mas é capaz de ser exagerado dizer que ela é uma música (um músico... no feminino?).... :D
Stoner Rock gosto, mas mais de bandas americanas, no fundo as grandes desenvolvedoras do sub-género, sobretudo as da zona do deserto.
Stoner Rock japonês nunca ouvi.
Aliás musica japonesa só Sakamoto (e YMO), Kitaro, P-Model...mas acho que já me cruzei com Merzbow mas é demasiado experimental e leftfield para mim quiçá.

E nos meus late teens e inícios dos 20 ouvi algumas bandas punk do Japão mas ficaram nessa idade.
 
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