Música

• Iniciador de Tópicos Equilibrium
  • Data de início

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
21,926
18,196
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
jardel disse:
Hum, não posso concordar.  Ouve o Boy, October, Unforgettable Fire, Joshua Tree, Achtung Baby, Zooropa, Pop e os 3 últimos , esses sim são semelhantes.

Vais encontrar um espectro musical muito variado. Basta ouvir 5 até. Boy,  Joshua Tree, Achtung Baby, Zooropa, Pop.
5 albúns com sonoridades completamente diferentes.

Dizer que os U2 aplicam a mesma fórmula, over and over, é injusto e não corresponde à realidade.

O gosto deixo de lado mas quando ouves a I will follow, Exit, Zoo Station, Numb ou Lemon e Discotheque são temas do mais variado que podes encontrar nos últimos 30/35 anos.

Aliás,poucas bandas inovaram como os U2. O exemplo que deste é bom. Os Radiohead também se metamorfosearam ao longo da carreira mas o mesmo fizeram os U2. Não são músicos tão competentes, obviamente, mas são inovadores. E o Edge é  subvalorizado na guitarra. Os sons que ele consegue "sacar" da guitarra graças a uma miriade de pedais, efeitos e restante maquinaria é digna de registo.
Falava sobretudo da viragem do século em que eles retornaram em parte ao som dos 80.

Sim, nos anos 80 eram relevantes, foi a época de explosão deles, mau seria se não fosse. Os 90 foi a altura de maior experimentalismo eletrónico - é a década que gosto mais deles, ao contrário da maioria dos fãs, se calhar, que preferirão a anterior.

Mas na viragem do século é vira o disco e toca o mesmo. Não é que soe mal e há sempre uma outra faixa mais orelhuda, mas parece sempre... been there, done that.

De acordo qto ao Edge. E, já agora, podia cantar mais vezes também.
Aliás, em termos técnicos são todos bons, não é preciso compará-los com ninguém - haverá melhores e piores. Mesmo o Larry Mullen parece um baterista vulgar, mas acho-o ao nível que uma banda do estatuto deles exige.

Mas com os Radiohead, nem há comparação possível em termos de mudança criativa. Ok, foi um exemplo extremo pq eles quase que mudaram de género musical (!), mas era só para perceber o sentido.

Os U2, mesmo na melhor fase criativa, foram sempre numa linha de evolução, não mudança, até que bateram contra o muro, imo.

FCPorto1989

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
13,194
549
U2 já só cantam/tocam "o mesmo"....além do Vertigo (que eu até gosto), que outras grandes músicas fizeram eles?

Continuam a viver dos hits dos 80's e dos 90's...(com toda a legitimidade)

Fizeram grandes músicas obviamente, grandes hinos que irão ser ouvidos durante muitos anos...mas não souberam acompanhar os tempos, ou melhor....souberam bem demais e passaram a ser mais uma banda, quiseram mostrar que podem fazer a musica "modernaça" e acabaram por passar a ser aquele tio que se acha "modernaço" na festa dos sobrinhos teenagers...

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,732
52,542
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Eles colocaram a fasquia muito alta, e alem disso são de uma epoca em que as pessoas ouviam a musica nas radios e aquelas musicas foram ouvidas e ainda são milhares de vezes pelas pessoas e ficam para sempre.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,744
31,730
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
FCPorto1989 disse:
U2 já só cantam/tocam "o mesmo"....além do Vertigo (que eu até gosto), que outras grandes músicas fizeram eles?

Fizeram grandes músicas obviamente, grandes hinos que irão ser ouvidos durante muitos anos...mas não souberam acompanhar os tempos, ou melhor....souberam bem demais e passaram a ser mais uma banda, quiseram mostrar que podem fazer a musica "modernaça" e acabaram por passar a ser aquele tio que se acha "modernaço" na festa dos sobrinhos teenagers...
é muito difícil a uma banda manter o nível de originalidade e criatividade quando tens atrás de ti uma poderosa multinacional que o que quer é lucro rápido e fácil. E o importante para uma banda como os U2 é gerar lucro. Nem todos podem ser os Radiohead que nem sequer podem ser comparados com os U2. Pertencem a uma liga completamente diferente em termos de criação. Mas aquilo que eram os U2 até à década de 90 +/- já não volta mais nem melhor.

DanielT

Bancada central
8 Março 2012
1,367
379
45
Amsterdam
FCPorto1989 disse:

Disclaimer: Nao gosto dos U2 apesar de respeitar o legado deles.

Mas isto representa bem o que penso: " tio que se acha "modernaço" na festa dos sobrinhos teenagers"

jardel

Tribuna Presidencial
10 Outubro 2012
13,499
3
Barrigana disse:
Os U2, mesmo na melhor fase criativa, foram sempre numa linha de evolução, não mudança, até que bateram contra o muro, imo.
Isso acontece a quase todas as bandas com 3-4 décadas de carreira. Nem me estou a lembrar de nenhuma que com 30-40 anos tenha editado um disco recentemente que eu possa dizer: epah, isto é tão bom como os antigos.

FCPorto1989

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
13,194
549
Que amadorismo da SIC Radical, nao conseguem passar a emissao para o concerto dos Alexander Search no SBSR...o concerto já começou há mais de 20 minutos e estão ali a engonhar, daqui a pouco falam dos cortinados de casa. Quero ouvir musica porra!!!!

FCPorto1989

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
13,194
549
Têm vindo bandas interessantes cá a Portugal nos ultimos dias....só se lembram de meter directos ou concertos diferidos dos Piçarras desta vida....para as pitas andarem aos saltinhos e a descabelarem-se....f*****...

Se for para mostrar um concerto de um gajo que é verdadeiramente bom e Português, como o Salvador Sobral em conjunto com o pianista Júlio Resende, nos Alexander Search, há problemas técnicos e só mostram menos de metade da porra do concerto...

Mas para os Piçarras que é só para as pitas de 15 anos já passam concertos completos...

O que leva à questão...será que o problema de não se ouvir mais musica Portuguesa está nas pessoas ou no que querem fazer as pessoas ouvir?? É que há muita música boa na nossa língua, mas só passa esta palhaçada que é só gajos a fazerem-se de bons a la Excesso do sec. XXI mixed com wannabes "top models" com a mania que cantam uns Hip Hops e o caraças...

Enfim....

P.S: Faço um reparo, o gajo também deve ter a mania que toca muito bateria....como eu costumo dizer, que vergonha "alheira"......

FCPorto1989

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
13,194
549
No sábado, depois de um jantar com uns primos meus, cheguei a casa e "puxei para trás" o concerto de Fatboy Slim....

Fod****....nunca desilude, que clássico/moderno fantástico!

You can't beat that with a bat!