Música

• Iniciador de Tópicos Equilibrium
  • Data de início

pedromanuelmorei

Tribuna Presidencial
12 Dezembro 2016
10,435
12,185
Conquistas
1
  • Jardel
Não me mexas com os meus nirvana :( O kurt daqui a uns anos/décadas terá que ganhar um nobel como ganhou o Dylan..
O kurt é uma daquelas pessoas que marca uma época, uma geração.. E isso independentemente da qualidade da voz ou performance musical que é irrelevante nesta avaliação..
E não me contraries senão acabou-se tudo entre nós lol..
Já estás a abusar. O Dylan tem uma obra lírica vastíssima espalhada por 5 décadas. O Kurt tem uma obra lírica de 3-4 anos. Incomparável, em ambas as vertentes.

• Like
Reações: JoaoFCP

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
40,717
30,469
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Já estás a abusar. O Dylan tem uma obra lírica vastíssima espalhada por 5 décadas. O Kurt tem uma obra lírica de 3-4 anos. Incomparável, em ambas as vertentes.
Não importa a quantidade. Importa a qualidade. Senão poetas como Florbela Espanca ou Mário Sá Carneiro seria obviamente deixados nos esquecimento :)
E é óbvio que sou parte suspeita mas tudo que ele fez é absolutamente genial e que marcou definitivamente uma era.. E ninguém me mudará a opinião lol.

• Like

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
21,377
16,690
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
Péssima voz, guitarrista mediano, letras incompreensíveis, muitas vezes. Smells like teen spirit tem o refrão mais sem sentido de todos os hits da história da música, mas é uma boa malha.

Não discuto que foram o cartaz luminoso de um certo tipo de música que dominou e influenciou os anos 90 e princípios deste século, mas continuo a achar que o mito está muito relacionado com a caçadeira.

Podem vir, não tenho medo de vocês. :)

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
40,717
30,469
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Péssima voz, guitarrista mediano, letras incompreensíveis, muitas vezes. Smells like teen spirit tem o refrão mais sem sentido de todos os hits da história da música, mas é uma boa malha.

Não discuto que foram o cartaz luminoso de um certo tipo de música que dominou e influenciou os anos 90 e princípios deste século, mas continuo a achar que o mito está muito relacionado com a caçadeira.

quem é o moderador deste tópico? Este post incendiário tem que ser eliminado e o user em questão obrigado a ouvir toda a discografia dos Nirvana durante um mês..:( E podia começar pela Rape Me como banda sonora do nosso jogo de ontem que seria forçado a ver durante uma semana..
Isto vai descambar :)

• Like
Reações: JoaoFCP e Barrigana

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
21,377
16,690
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
quem é o moderador deste tópico? Este post incendiário tem que ser eliminado e o user em questão obrigado a ouvir toda a discografia dos Nirvana durante um mês..:( E podia começar pela Rape Me como banda sonora do nosso jogo de ontem que seria forçado a ver durante uma semana..
Isto vai descambar :)
Mas eu já ouvi tudo de Nirvana, cresci a ouvi-los, entre outros. E tenho mesmo os CD's deles, não são cópias digitais. E não disse que não gosto, só não acho que o KC deva ficar colocado num pedestal. Nem sequer era o mais talentoso da banda, basta olhar para a carreira do Dave Grohl pós-Nirvana.

Era um gajo muito fotogénico na melhor fase da MTV, tinha o comportamento de louco que todos gostavam de ver associados a rock stars, por muito que dissesse que não gostava, e aquele ar auto destrutivo estava muito no zeitgeist da altura. E a caçadeira fez o resto.

Há uma atração mórbida por artistas que morrem cedo, já se sabe disso há muito.

• Like

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
40,717
30,469
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Mas eu já ouvi tudo de Nirvana, cresci a ouvi-los, entre outros. E tenho mesmo os CD's deles, não são cópias digitais. E não disse que não gosto, só não acho que o KC deva ficar colocado num pedestal. Nem sequer era o mais talentoso da banda, basta olhar para a carreira do Dave Grohl pós-Nirvana.

Era um gajo muito fotogénico na melhor fase da MTV, tinha o comportamento de louco que todos gostavam de ver associados a rock stars, por muito que dissesse que não gostava, e aquele ar auto destrutivo estava muito no zeitgeist da altura. E a caçadeira fez o resto.

Entendo que seja a tua opinião. E respeito.
Mas a minha é diametralmente oposta. A atracção pelo Kurt não tem nada a ver com o facto de ter morrido jovem. A atracção pelo Kurt vem do facto dele ter sido um fulano que conseguiu dar voz a uma parte da população que estava absolutamente silenciada e desprezada pela sociedade. Pessoas que como ele viviam atormentadas e em sofrimento e que viram naquela voz meio esganiçada uma espécie de altifalante. Que trouxe temas para cima da mesa quando nunca eram discutidas.. Um gajo que se estava a cagar para o que pensavam e para aquilo que estava estabelecido. Era um idealista, um sonhador, um fulano que deu maior projecção a uma nova forma de expressão musical que não tinha reconhecimento até então.. E com isso mudou e influenciou um sem n.º de artistas que sem um Kurt Cobain nunca existiriam.
E quanto ao talento, isso é muito falacioso. Fazendo uma analogia simples, será que os filmes do Spielberg são melhores do que os do Lynch só porque são executados de uma forma mais perfeita e linear? Isso faz dele um melhor realizador, mais talentoso e bem sucedido?. Quer me parecer que não.. Depende da forma como entendes a arte e o que é génio artístico. E para mim não existe maior génio artístico que o Kurt Cobain.

• Like

JoaoFCP

Bancada lateral
11 Abril 2012
633
800
Entendo que seja a tua opinião. E respeito.
Mas a minha é diametralmente oposta. A atracção pelo Kurt não tem nada a ver com o facto de ter morrido jovem. A atracção pelo Kurt vem do facto dele ter sido um fulano que conseguiu dar voz a uma parte da população que estava absolutamente silenciada e desprezada pela sociedade. Pessoas que como ele viviam atormentadas e em sofrimento e que viram naquela voz meio esganiçada uma espécie de altifalante. Que trouxe temas para cima da mesa quando nunca eram discutidas.. Um gajo que se estava a cagar para o que pensavam e para aquilo que estava estabelecido. Era um idealista, um sonhador, um fulano que deu maior projecção a uma nova forma de expressão musical que não tinha reconhecimento até então.. E com isso mudou e influenciou um sem n.º de artistas que sem um Kurt Cobain nunca existiriam.
E quanto ao talento, isso é muito falacioso. Fazendo uma analogia simples, será que os filmes do Spielberg são melhores do que os do Lynch só porque são executados de uma forma mais perfeita e linear? Isso faz dele um melhor realizador, mais talentoso e bem sucedido?. Quer me parecer que não.. Depende da forma como entendes a arte e o que é génio artístico. E para mim não existe maior génio artístico que o Kurt Cobain.
O tipo, para além de um melómano, tinha um bom gosto fenomenal. Quando juntou todas as influências deu numa coisa especial, sem dúvida.
Mas ele não começou nenhum movimento, fez parte dos acontecimentos da altura. Aliás, sempre achei que ele próprio fugia do título de ter sido ele a começar o que quer que fosse. Repara que para o MTV unplugged ele leva um monte de covers e até gajos de bandas que o influenciaram para tocar com eles. Não seria a forma dele de mostrar que ele não COMEÇOU nada?
Para além disso, depois de 2 ou 3 convites , o Mascis (Dinosaur Jr.) nunca aceitou tocar nos Nirvana. E aí é que Nirvana estaria no expoente máximo de certeza, sem o Mascis ficam sempre aquém do que poderiam ter sido :)

JoaoFCP

Bancada lateral
11 Abril 2012
633
800

Acrescento que o Cobain fica a milhas de distância do Fred Dust!
Guerra!!!

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
40,717
30,469
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
O tipo, para além de um melómano, tinha um bom gosto fenomenal. Quando juntou todas as influências deu numa coisa especial, sem dúvida.
Mas ele não começou nenhum movimento, fez parte dos acontecimentos da altura. Aliás, sempre achei que ele próprio fugia do título de ter sido ele a começar o que quer que fosse. Repara que para o MTV unplugged ele leva um monte de covers e até gajos de bandas que o influenciaram para tocar com eles. Não seria a forma dele de mostrar que ele não COMEÇOU nada?
Para além disso, depois de 2 ou 3 convites , o Mascis (Dinosaur Jr.) nunca aceitou tocar nos Nirvana. E aí é que Nirvana estaria no expoente máximo de certeza, sem o Mascis ficam sempre aquém do que poderiam ter sido :)
O pai de algo é sempre discutível porque existirá sempre quem diga que já existiam bandas anteriores com a mesma sonoridade e até que influenciaram os supostos criadores de algo. Mas eu nem entrei nessa conversa. Mas julgo que ninguém negará que foi o Kurt que lhe deu maior visibilidade fruto de um génio sem impar.
Mas ainda bem que trazes o tema das covers porque de facto não apenas demonstram o seu incrível bom gosto mas também a capacidade de tornar algo que por vezes não é assim tão agradável em algo absolutamente genial. Mil vezes melhor que a versão original. E por vezes a mesma versão tinhas diferentes abordagens mas sempre o mesmo traço de genialidade.

Querem melhor prova?

Só um absoluto génio consegue fazer deste tipo de destruição um objeto de arte.
E ai de quem me contradiga caraças.. Já não basta o jogo de ontem para me lixar a cabeça :(?

• Like
Reações: Moreira

JoaoFCP

Bancada lateral
11 Abril 2012
633
800
O pai de algo é sempre discutível porque existirá sempre quem diga que já existiam bandas anteriores com a mesma sonoridade e até que influenciaram os supostos criadores de algo. Mas eu nem entrei nessa conversa. Mas julgo que ninguém negará que foi o Kurt que lhe deu maior visibilidade fruto de um génio sem impar.
Mas ainda bem que trazes o tema das covers porque de facto não apenas demonstram o seu incrível bom gosto mas também a capacidade de tornar algo que por vezes não é assim tão agradável em algo absolutamente genial. Mil vezes melhor que a versão original. E por vezes a mesma versão tinhas diferentes abordagens mas sempre o mesmo traço de genialidade.

Querem melhor prova?

Só um absoluto génio consegue fazer deste tipo de destruição um objeto de arte.
E ai de quem me contradiga caraças.. Já não basta o jogo de ontem para me lixar a cabeça :(?
O gajo foi buscar cenas do Lead Belly!! Como não gostar do bom gosto do homem!

pedromanuelmorei

Tribuna Presidencial
12 Dezembro 2016
10,435
12,185
Conquistas
1
  • Jardel
Não importa a quantidade. Importa a qualidade. Senão poetas como Florbela Espanca ou Mário Sá Carneiro seria obviamente deixados nos esquecimento :)
E é óbvio que sou parte suspeita mas tudo que ele fez é absolutamente genial e que marcou definitivamente uma era.. E ninguém me mudará a opinião lol.
Mas a Florbela Espanca e o Mário Sá Carneiro não são Nobel. O critério da quantidade tem peso. Obviamente que se for muito mas mediano a qualidade fica diluída.
A escolha do Dylan até aceito apesar de todos os pruridos pela malta literária. E o Dylan até tem obra poética mas não foi por ela que recebeu o galardão.
O legado do Kurt enquanto letrista não tem comparação com o do Dylan.
Aliás , o do Dylan, não tem comparação com quase nenhum compositor.
E não te quero mudar a opinião, apenas contextualizar o que escrevi.

• Like

pedromanuelmorei

Tribuna Presidencial
12 Dezembro 2016
10,435
12,185
Conquistas
1
  • Jardel

Na parte do talento não posso concordar. O Kurt teve pouco tempo para mostrar o seu valor e tem 2 discos icónicos para mostrar. O Grohl em toda a sua vida não tem 2 discos com o mesmo impacto, qualidade, relevância cultural e musical.
O Grohl é talentoso mas sobretudo muito disciplinado, esforçado e dedicado. Refiro-me ao processo de composição. Se nos focarmos apenas na bateria é realmente de elite.

pedromanuelmorei

Tribuna Presidencial
12 Dezembro 2016
10,435
12,185
Conquistas
1
  • Jardel
As escolhas dele no Unplugged foram temas que ele gostava, não foi para mostrar quem começou o quê. As bandas escolhidas pouco têm a ver com a sonoridade praticada pela banda. Aí teriamos de falar dos Melvins, dos Soundgarden, Alice in Chains, U-men, Screaming Trees, Mudhoney, Green River, etc. Todas elas faziam parte da cena underground de Seattle até que a MTV passou o single do Nevermind e tudo explodiu. Mas essa malta já lá andava desde meados dos anos 80. Eram os amigos dele.

• Like

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
21,851
39,504
Tenho vista para o Dragão.
Sempre gostei mais de PJ e Alice in Chains do que Nirvana. No auge do grunge eu era a ovelha ranhosa da turma no preparatório.

Tenho todos os cd's originais das três bandas e ainda alguns de STP e Soundgarden.

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
21,377
16,690
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
Na parte do talento não posso concordar. O Kurt teve pouco tempo para mostrar o seu valor e tem 2 discos icónicos para mostrar. O Grohl em toda a sua vida não tem 2 discos com o mesmo impacto, qualidade, relevância cultural e musical.
O Grohl é talentoso mas sobretudo muito disciplinado, esforçado e dedicado. Refiro-me ao processo de composição. Se nos focarmos apenas na bateria é realmente de elite.
Grohl fazia parte dos Nirvana e o sucesso veio com ele já na banda. Os discos com maior impacto também já o tinham na bateria, pelo que não faz sentido falar dos álbuns dos Nirvana como se fosse só um produto único de KC.

As músicas são de Cobain, é verdade, mas desvalorizar, por exemplo, o fantástico trabalho de produção de Nevermind (Butch Vig a dar cartas), é não entender a sofisticação que foi dada às canções naquele disco. Basta comparar Bleach com Nevermind. Parecem dois álbuns de níveis completamente diferentes, mas o tipo de música é basicamente o mesmo - cortesia da produção onde a bateria tinha um grande papel de destaque ou não fosse Butch Vig ele próprio um baterista, o que releva o papel de Grohl na qualidade desse disco.

O pouco tempo que KC teve foi o tempo que quis ter, ninguém lho tirou, não vamos falar como se tivesse sido um acidente que lhe aconteceu. Era doente e escolheu matar-se.
E isso também contribuiu para o mito, tivesse querido viver mais tempo e teríamos visto se a carreira continuaria com o mesmo sucesso. O meu palpite é que não, mas cada um com a sua opinião.

JoaoFCP

Bancada lateral
11 Abril 2012
633
800
As escolhas dele no Unplugged foram temas que ele gostava, não foi para mostrar quem começou o quê. As bandas escolhidas pouco têm a ver com a sonoridade praticada pela banda. Aí teriamos de falar dos Melvins, dos Soundgarden, Alice in Chains, U-men, Screaming Trees, Mudhoney, Green River, etc. Todas elas faziam parte da cena underground de Seattle até que a MTV passou o single do Nevermind e tudo explodiu. Mas essa malta já lá andava desde meados dos anos 80. Eram os amigos dele.
O motivo que dei para ele levar covers para o unplugged é uma opinião minha, ou ideia. 90% das pessoas não conhecia o meio em que Nirvana se inseria, só conhecia Nirvana. E era um meio sem sonoridades definidas na altura, era mais pela forma independente de fazer as coisas do que pelo tipo de som que um monte de bandas de unia. Sempre me pareceu que ele se esforçava por fazer ver isso, ao usar camisolas do Daniel Johnston, ao dizer que a melhor banda do mundo era Teenage Fanclub, essas cenas que o homem dizia frequentemente. Blalblablablablablabla
Estou-me aqui a aperceber de uma cena...gosto de falar de música e tal, mas estar aqui a discorrer sobre um assunto jamais consensual, por se tratarem de gostos pessoais, é esquisito! Já nem sei se estávamos a concordar ou a discordar... as conversas que se arranjam para não ler os comentários dos caríssimos foristas no tópico do jogo de ontem.
Todo o respeito e todo o gosto em ler os seus comentários, atenção! Mas, concordamos que não chegaremos a lado nenhum? Temos só perspectivas diferentes?
Vou cozinhar fdx. :LOL: :LOL: :LOL: :LOL:

• Haha
Reações: MiguelDeco