#EquipaB Liga Portugal Meu Super, 34ª J.: FC Porto B-SL Benfica B 1-4

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
2,648
2,069
25
Barcelos
Jogadores com anos de equipa B também já nós tivemos, Vasco Sousa, Meireles, etc.

Terminas exatamente no meu ponto.. nós temos que ir buscar malta lá fora, jovens, estrangeiros para salvar o barco.

Eles conseguem apenas, praticamente apenas, com a qualidade da formação de nacionais no tugao, de formar bons jogadores.

É, também, precisamente aí que eu gostava de ver o debate/discussão mais aprofundado, principalmente por quem tem algum conhecimento de causa e não atira apenas coisas para o ar.

No que diz respeito à formação as opiniões que eu, pessoalmente, mais valorizo no fórum são as do @Paul Ashworth, @Tmgd99 e do @Drago, gostaria mesmo que isso fosse mais debatido e/ou esclarecido; se apenas a diferença de dinheiro/verbas que eles têm a mais e as capacidades em infraestruturas, se isso basta para que consigam, com aparente maior facilidade, lançar a rede quase completa a tudo que tem qualidade acima da média, de jogadores nacionais, formados em PT.

Quase parece, ao ver o declínio de qualidade ultimamente da formação do zbord, e dois ou três jovens com muito potencial que o Braga vai conseguindo manter, que apenas nós conseguimos ir segurando alguns jogadores e deve ser porque estão cá desde muito novos, porque de resto parece que vai praticamente tudo parar à rede de pesca do regime, vendo o mix de quantidade/qualidade que eles conseguem ter em todos os escalões, terminando na B.

Outro ponto que gostaria também de ver debatido (até para ter mais dados e saber se a opinião que eu tinha é errada ou não) é saber se esta, aparente, diferença de estofo e qualidade neste último patamar da formação dos dois clubes (no que diz respeito apenas aos jogadores portugueses, sem contar com estrangeiros), tem alguma coisa a ver com a equipa de sub-23 que eles têm e nós não..

Sempre fui da ideia que seria algo longe de ser prioritário, que era preferível ter os jovens a competir na segunda liga, num nível acima.. será que é mesmo assim ou não (também para ser honesto não sei se a maior parte dos jogadores desta equipa B do regime, passaram e jogaram pela sub-23 deles ou não).
Só mais uma questão que é bastante pertinente. O SLB investe tanto na formação como FCP e SCP juntos.
Não me parece que o aproveitamento da formação deles seja superior tanto ao FCP como ao SCP. E gastam bem mais dinheiro. Bem pelo contrário. Se formos pesar na balança o dinheiro investido face ao aproveitamento diria que o FCP nestes últimos anos está à frente dos rivais

• Like
Reações: vitor oliveira

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
2,648
2,069
25
Barcelos
-------------------------------------------

Oh meu menino, eu já critiquei mais o AVB neste forum que tu na tua vida toda, procura que eu já lhe malhei forte, aproveita.

Agora não escamoteamos os ultimos 20 anos que o scp e benfica levam de avanço com as suas Academias, nao esqueçamos que até o trolha do Braga nos ultrapassou e que PdC assistiu a tudo isto sem mexer uma palha. Deves saber que temos levado goleadas em juvenis no Olival e em Pedroso dos lags e dos lampioes desde há 10 anos. No ano do Jota e do Joao Félix levamos 4 no Olival, Pinto da Costa estava lá com o SC a ver.

Eles têm outra intensidade nos iniciados, nos juvenis, nos juniores, nao lhes ganhamos um jogo, e na B é igual. É esta a nossa realidade. Falta qualidade e falta ritmo e intensidade.

Todos os anos temos miudos muito interessantes e gerações fantasticas mas que jogam ao ritmo dos anos 70 e 80, sem intensidade e pressao. Culpa deles, não culpa dos DIRIGENTES e PRESIDENTES. Quem manda é culpado. É esta a herança de Pinto da Costa.

Culpa disto 90% para PdC e 10% para AVB.
Bates hoje amanhã já lambes o cu...

Falas nos 20 anos que os rivais levam de avanço com as suas academias. Não me parece que o AVB tenha a mesma opinião visto que para ele a formação pode contentar-se com os restos. Sim, a direção anterior negligenciou a formação. No entanto, podemos dizer que a atual direção está interessada em dar a devida atenção e principalmente condições para igualar a nível de infraestruturas os rivais? Não me parece.
E isso quer tu queiras quer não é responsabilidade desta direção. Quer tu queiras quer não mas a escolha mais que falhada da equipa técnica da equipa B também é desta direção.

Quanto aos resultados na formação, só completos ignorantes dão relevância a isso.

Exemplo: época 2017/2018 nos juvenis com Mário Silva como treinador perdemos 5-0 no Seixal. Do lado do SLB estrearam-se na equipa A o Gonçalo Ramos, Tiago Gouveia, Tomás Tavares e João Ferreira.
Do lado do FCP estrearam-se na equipa A o Gonçalo Borges, Tomás Esteves e Fábio Silva.
Conclusão: aproveitou-se praticamente o mesmo número de jogadores. E estamos a falar de duas das piores gerações do FCP nos últimos anos. E ainda falta o Francisco Conceição que só veio na época seguinte.

Exemplo: o exemplo dos 0-4 em juniores no Olival na época 2017/2018
Do lado do SLB aproveitaram na equipa A o Félix, o Jota, o Gedson, o Nuno Tavares e o Florentino (que não jogou esse jogo).
Do lado do FCP aproveitou-se na equipa A o Diogo Costa, Diogo Leite, João Mário, Fábio Vieira, Romário Baró. Vitinha e Dalot não jogaram esse jogo mas fazem parte da geração. Já agora o treinador era o génio João Brandão.
Eles ganharam a batalha mas nós ganhamos a guerra.

Podia estar a dar aqui mais exemplos mas acho que estes dois chegam para mostrar a falta de conteúdo das tuas declarações

• Like
Reações: meireles e Valtec

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
12,204
3,439
Lisboa, 1979
Um dos aspectos onde creio ver os de Lisboa à frente, sobretudo, o clube do regime, é no aproveitamento da diáspora lusa.

Vejo mais jogadores de origem Portuguesa na Alemanha, Luxemburgo e afins a reforçarem a formação na segunda circular do que vejo no FC Porto.

Mas lá está, sem capacidade de alojamento e sem capacidade logística de apoio, não há milagres.

• Like
Reações: Tmgd99

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
12,204
3,439
Lisboa, 1979
Em continuidade, com uma rápida pesquisa:

Isto só no clube do regime. A maioria não é uma clara mais valia, mas é mais um mercado.

Isto quando na FPF há claramente uma aposta de alargar a base de recrutamento para as selecções e quem está a aproveitar são os de Lisboa.

• Like
Reações: miguel1000 e Tmgd99

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,059
26,508
Gaia
Bates hoje amanhã já lambes o cu...

Falas nos 20 anos que os rivais levam de avanço com as suas academias. Não me parece que o AVB tenha a mesma opinião visto que para ele a formação pode contentar-se com os restos. Sim, a direção anterior negligenciou a formação. No entanto, podemos dizer que a atual direção está interessada em dar a devida atenção e principalmente condições para igualar a nível de infraestruturas os rivais? Não me parece.
E isso quer tu queiras quer não é responsabilidade desta direção. Quer tu queiras quer não mas a escolha mais que falhada da equipa técnica da equipa B também é desta direção.

Quanto aos resultados na formação, só completos ignorantes dão relevância a isso.

Exemplo: época 2017/2018 nos juvenis com Mário Silva como treinador perdemos 5-0 no Seixal. Do lado do SLB estrearam-se na equipa A o Gonçalo Ramos, Tiago Gouveia, Tomás Tavares e João Ferreira.
Do lado do FCP estrearam-se na equipa A o Gonçalo Borges, Tomás Esteves e Fábio Silva.
Conclusão: aproveitou-se praticamente o mesmo número de jogadores. E estamos a falar de duas das piores gerações do FCP nos últimos anos. E ainda falta o Francisco Conceição que só veio na época seguinte.

Exemplo: o exemplo dos 0-4 em juniores no Olival na época 2017/2018
Do lado do SLB aproveitaram na equipa A o Félix, o Jota, o Gedson, o Nuno Tavares e o Florentino (que não jogou esse jogo).
Do lado do FCP aproveitou-se na equipa A o Diogo Costa, Diogo Leite, João Mário, Fábio Vieira, Romário Baró. Vitinha e Dalot não jogaram esse jogo mas fazem parte da geração. Já agora o treinador era o génio João Brandão.
Eles ganharam a batalha mas nós ganhamos a guerra.

Podia estar a dar aqui mais exemplos mas acho que estes dois chegam para mostrar a falta de conteúdo das tuas declarações
Não fales dos teus vicios, revelas má criação, má formação, e não penses que estás a falar para os da tua familia.

És um perdedor nato, És um Portista que aceita perder e acha normal as banhadas que levamos desde os iniciados à B.
Eu nao gosto de perder, nem acho que um clube como o FC do Porto possa fazer futuro aceitando derrotas. Perder não é o caminho, aprender a perder não dá.

Todos anos há talentos, temos muitos talentos, mas a verdade é que perdem, e a razão é que nao revelam intensidade e jogam ao ritmo dos anos 80. Na verdade quando jogam sobre grande pressão e intensidade muitos talentos desaparecem. Por isso perdemos. A culpa não é dos jogadores é dos Dirigentes.

Repito PdC culpado 90% deste derrotismo, AVB 10%. Mais culpados são os Portistas que aceitam e adoram perder e levar banhadas.

Como falaste em cu, posso te garantir que voltar a cagar na tua opinião e vice versa.

Última edição:
  • Haha
Reações: Tmgd99

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
20,154
13,108
Não fales dos teus vicios, revelas má criação, má formação, e não penses que estás a falar para os da tua familia.

És um perdedor nato, És um Portista que aceita perder e acha normal as banhadas que levamos desde os iniciados à B.
Eu nao gosto de perder, nem acho que um clube como o FC do Porto possa fazer futuro aceitando derrotas. Perder não é o caminho, aprender a perder não dá.

Todos anos há talentos, temos muitos talentos, mas a verdade é que perdem, e a razão é que nao revelam intensidade e jogam ao ritmo dos anos 80. Na verdade quando jogam sobre grande pressão e intensidade muitos talentos desaparecem. Por isso perdemos. A culpa não é dos jogadores é dos Dirigentes.

Repito PdC culpado 90% deste derrotismo, AVB 10%. Mais culpados são os Portistas que aceitam e adoram perder e levar banhadas.

Como falaste em cu, posso te garantir que voltar a cagar na tua opinião.
Preferes ganhar um campeonato de júniores e golear o SLB por 5-0 mas não aproveitar jogadores na A, ou preferes levar 5-0 do Benfica no Olival e aproveitar uns 3 pra equipa principal?

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,059
26,508
Gaia
Preferes ganhar um campeonato de júniores e golear o SLB por 5-0 mas não aproveitar jogadores na A, ou preferes levar 5-0 do Benfica no Olival e aproveitar uns 3 pra equipa principal?
------------------------

Isso nao se pode colocar assim, o Porto precisa de voltar a ter a cultura de vitória que já teve na formação. Os Dirigentes servem para pensar o Edificio do Futebol para virar tudo do avesso num Projeto de 5 a 10 anos.

• Like
Reações: Dragão D'Ouro

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
20,154
13,108

@Tails aqui tens uma análise à época da equipa B do SLB. Tens que dar sempre um "desconto" por ser benfiquista mas é uma análise na sua maioria assertiva
Só um cego não vê isso. Então nos médios é exatamente como digo. Mas muitos aqui preferem um Nuno Félix, Prioste e Hugo Félix do que um João Veloso. Os que criticam um João Veloso são do mesmo género dos que criticam um João Teixeira já chamando de manco e que o Domingos é que é de A.