Só mais uma questão que é bastante pertinente. O SLB investe tanto na formação como FCP e SCP juntos.Jogadores com anos de equipa B também já nós tivemos, Vasco Sousa, Meireles, etc.
Terminas exatamente no meu ponto.. nós temos que ir buscar malta lá fora, jovens, estrangeiros para salvar o barco.
Eles conseguem apenas, praticamente apenas, com a qualidade da formação de nacionais no tugao, de formar bons jogadores.
É, também, precisamente aí que eu gostava de ver o debate/discussão mais aprofundado, principalmente por quem tem algum conhecimento de causa e não atira apenas coisas para o ar.
No que diz respeito à formação as opiniões que eu, pessoalmente, mais valorizo no fórum são as do @Paul Ashworth, @Tmgd99 e do @Drago, gostaria mesmo que isso fosse mais debatido e/ou esclarecido; se apenas a diferença de dinheiro/verbas que eles têm a mais e as capacidades em infraestruturas, se isso basta para que consigam, com aparente maior facilidade, lançar a rede quase completa a tudo que tem qualidade acima da média, de jogadores nacionais, formados em PT.
Quase parece, ao ver o declínio de qualidade ultimamente da formação do zbord, e dois ou três jovens com muito potencial que o Braga vai conseguindo manter, que apenas nós conseguimos ir segurando alguns jogadores e deve ser porque estão cá desde muito novos, porque de resto parece que vai praticamente tudo parar à rede de pesca do regime, vendo o mix de quantidade/qualidade que eles conseguem ter em todos os escalões, terminando na B.
Outro ponto que gostaria também de ver debatido (até para ter mais dados e saber se a opinião que eu tinha é errada ou não) é saber se esta, aparente, diferença de estofo e qualidade neste último patamar da formação dos dois clubes (no que diz respeito apenas aos jogadores portugueses, sem contar com estrangeiros), tem alguma coisa a ver com a equipa de sub-23 que eles têm e nós não..
Sempre fui da ideia que seria algo longe de ser prioritário, que era preferível ter os jovens a competir na segunda liga, num nível acima.. será que é mesmo assim ou não (também para ser honesto não sei se a maior parte dos jogadores desta equipa B do regime, passaram e jogaram pela sub-23 deles ou não).
Não me parece que o aproveitamento da formação deles seja superior tanto ao FCP como ao SCP. E gastam bem mais dinheiro. Bem pelo contrário. Se formos pesar na balança o dinheiro investido face ao aproveitamento diria que o FCP nestes últimos anos está à frente dos rivais