FC Porto
3
Vitória SC
0
Aug 11, 2025 at 08:45 PM
19 Julho 2018
4,886
10,558
Conquistas
4
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
  • Cubillas
  • Madjer
No ano passado, todos pareciam maus.

Este ano, em pouco tempo, parecem outros. Fora os reforços.

Dedo de treinador, obviamente.

Estamos no inicio, há muito para crescer e melhorar, mas os indicadores estão todos lá. E a qualidade dos reforços é óbvia, grande upgrade.

Ambiente incrível no estádio, há uma aura diferente.

Nota também para a não entrada do Mora. O mais "fácil" para o Farioli, teria sido meter o miúdo em vez do Luuk. Não querendo ser injusto, e até pode ser uma comparação injusta e sem sentido, mas tenho quase a certeza que naquela situação, quer o Vitor Bruno quer o Anselmi, teriam colocado o Mora. E nós não precisamos disso. Precisamos dum treinador que saiba perfeitamente o que quer, o melhor para a equipa e que não se desvia por um milímetro para ficar bem na fotografia ou tentar agradar a quem quer que seja.

Com este estilo de jogo, vai haver muitos minutos de jogo para muita gente. Não há outra hipótese.

tiagorodrigues

Bancada lateral
31 Agosto 2012
640
508
Revi ontem a primeira parte e continuo com água na boca.

Fizemos ataques e criamos perigo de toda a maneira e feitio. 2/3 toques e já estava a bola na frente para criar perigo ao adversário. Muito bom 👌👌👌

Venha o próximo

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,890
52,817
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Acho que temos que acalmar as euforias até o mercado fechar, se até ao final do mercado não sair ninguém do 11 titular ai sim podemos entrar em euforias porque ninguém nos vai parar.

• Haha
Reações: Bitaites

Tiago Esteves

Tribuna
24 Maio 2019
3,641
5,324
Mas que belo jogo.
Construir sobre isto.
A equipa entusiasmou principalmente na 1a. Na 2a esteve mt bem no controlo.

O varela que eu ansiava chegou finalmente.

fjpfcp

Falar com gente Boa, fanáticos egocentricos longe
26 Março 2012
41,685
82,898
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Hulk
  • Sérgio Conceição
Quem gostei muito ontem

Varela, Bednarek, Alberto, PP, Samu, Eustaquio, Prpic

Quem esteve bem

Froholdt, Perez, Martim, Diogo Costa,

Quem esteve normal

Gabri Veiga, William Gomes, Zaidu, De Jong

Quem esteve abaixo

Borja Sainz

Sobre o Borja, muito combativo, esforçado, mas tambem algo trapalhão com bola. E naquele lance que o Gabri Veiga o isola esperava uma finalização bem mais contundente, apesar de ter rematado com o pior pé. A rever.

VPM

Tribuna Presidencial
3 Junho 2019
17,091
19,411

Estamos no inicio, há muito para crescer e melhorar, mas os indicadores estão todos lá. E a qualidade dos reforços é óbvia, grande upgrade.

Ambiente incrível no estádio, há uma aura diferente.

Nota também para a não entrada do Mora. O mais "fácil" para o Farioli, teria sido meter o miúdo em vez do Luuk. Não querendo ser injusto, e até pode ser uma comparação injusta e sem sentido, mas tenho quase a certeza que naquela situação, quer o Vitor Bruno quer o Anselmi, teriam colocado o Mora. E nós não precisamos disso. Precisamos dum treinador que saiba perfeitamente o que quer, o melhor para a equipa e que não se desvia por um milímetro para ficar bem na fotografia ou tentar agradar a quem quer que seja.

Com este estilo de jogo, vai haver muitos minutos de jogo para muita gente. Não há outra hipótese.
O Mora nao seria para o lugar do De Jong; mas sim para o lugar do Gabri em vez do Eustáquio

fernandoneves9

Bancada central
3 Setembro 2013
1,106
2,304
Matosinhos
Não me lembro de ter tanta vontade de rever um jogo do nosso FCPorto, para analisar tudo e mais alguma coisa. No estádio há muita coisa que nos passa ao lado...

Sei que parece exagerado mas ontem foi uma descarga de dopamina tão grande que me custou a adormecer - mesmo a homenagem ao nosso eterno capitão mexeu comigo. Hoje acordei para ir trabalhar com aquela sensação de ressaca e ao mesmo tempo de querer ver o próximo jogo já amanhã.

Não me canso de referir que precisávamos disto. Desde adolescente que não sinto esta "fúria" cá dentro para ajudar o nosso clube a vencer.. até à minha namorada já disse: este ano a minha saúde mental vai estar de braço dado com o Porto 😅

Segunda feira lá estaremos, quero vingança da constipação que apanhei em Janeiro!

psychopiu

Bancada lateral
30 Julho 2018
598
246
48
Meus senhores,
bom dia!

Finalmente parece que os nossos jogadores começaram a treinar durante a semana.
Que saudades de ver jogadores que se conhecem em campo e que sabem o que eles próprios e os colegas têm de fazer.
Tinha saudades de ver uma pressão alta bem feita, onde não deixa um jogador adversário sozinho, para dar cabo dessa pressão.
Jogámos com vontade desde o primeiro ao último minuto e mesmo com 3-0 estávamos a pressionar mais à frente.

Que gosto foi ver o NGC jogar ontem!
Venham mais 33 jornadas assim!!

PORTO!!!

Villas 71

Arquibancada
28 Julho 2025
112
546
Percebi mal ou quando foi a ovação em pé, do estádio, ao Presidente VB, os SD também aplaudiram (pelo menos uma boa parte deles).
Foi uma tremenda ovação, amplamente merecida

• Like
Reações: Invictos

Ntzunda

Superior
12 Janeiro 2023
9
23
Sobre o jogo, obviamente muito ainda a trabalhar, mas os pontos fortes e potenciais fraquezas deste sistema ficam bem ilustradas nesta primeira amostra a sério.

O grande ponto forte é a capacidade de criar oportunidades do nada, recuperando a bola alta no início de construção do adversário e obviamente, defensivamente, alguma tranquilidade pois o adversário fica com receio de construir e bate a bola.

Grande fonte potencial de problemas, o erro/desconcentração individual e consequente incapacidade de um dos dois bombeiros (Varela e Frodholt) de acudir ou fazer falta - e aqui é que começa e acaba a "questão Mora".

Ponto que acho que precisa de trabalho e se calhar já na próxima jornada vai fazer falta, a capacidade de produzir em posse organizada. Mas não se pode querer que tudo fique operacional em 3/4 semanas de treinos e com equipa muito mexida.

Individualmente, tenho de falar do Varela, para mim a maior desilusão da época passada e não me lixem, mas com este Varela até o 5-1-qualquer coisa do Anselmi ia parecer outra coisa. Claramente o melhor em campo, que seja uma amostra para durar, pois é essencial para este esquema muito dado a expor a equipa por erros de timing de pressão.

O Pepê, não vou no grupo dos que comeram a narrativa do diabo e dos anjinhos, e sei bem que em qualquer conflito não há nunca inocentes, se não, não é um conflito é bullying. Terá tido más reacções, certamente, comportamento pouco profissional, sem dúvida, mostrou interesse em se redimir, parece que sim, logo siga para a frente. Sempre foi dos jogadores mais diferenciados do plantel, quer tecnicamente, quer taticamente, logo deixem-se de ódios de estimação. Grande jogo até aos 65min depois morreu fisicamente, não tivesse sido as duas lesões na defesa teria sido substituído certamente.

Dos reforços, o Frodholt já me comprou e a pronto pagamento e se o que vimos ontem for a bitola, perfeito, não preciso de golos e e que arraste 4/5 gajos todos os jogos;
O Bednarek, não tem 20 e poucos anos, não é de uma nacionalidade sexy, nem grande promessa do FM, mas foi muito bem sacado e exactamente o que era preciso. Sabe defender-se muito bem das suas próprias fraquezas e tem muita manha. E como algum colega disse e muito bem até o Nehun parece saber jogar.
Alberto, grande upgrade defensivo e não compromete ofensivamente.
Veiga, para mim, ainda tem muito que mostrar para se fazer titular "indiscutível". Tem o compromisso, a atitude combativa e respeita o papel táctico, no entanto aquela definição com a bola nos pés está ao nível do Herrera quando cá chegou, pode ser que o pulmão ou falta dele, característico de pré-época explique isso.
Sainz, meh... mas gosto do perfil, mas para já o que mostrou é um bocadinho como o Veiga, bem na parte "colectiva" do jogo e curtinho com a bola nos pés. Mas volto a repetir gosto do perfil, só fico um bocadinho com a ideia que ao ler as reviews e ver os videos, me venderam outra coisa...
Prpic, Acho que tem bastante potencial, já é claramente o segundo melhor DC da equipa e acredito que a curto prazo vá colocar o Nehun no banco ( a não ser que este suba muito a sua produção e claro faça um corte de cabelo de gente!). Além das capacidades futebolísticas acho que tem potencial para se tornar num dos favoritos da plateia.
Luuk, não deu para ver nada, basicamente tocou uma vez na bola e por centímetros tinha sido uma grande assistência. A minha expectativa é que o Samu e todos os outros avançados (da B incluídos) aproveitem para aprender com ele, movimentações, como cobrir a bola e ocupação de espaços. Se entretanto for molhando a sopa quando jogar, perfeito.

Finalizando, a questão Mora, não adianta fazer de conta que não se passa nada. Lá por não se entrar nos filmes da CS, não quer dizer que se fique cego e sem sentido crítico. A questão é que este Mora, com a disponibilidade física que tem, pelo menos em jogos mais exigentes e com resultado em aberto, não tem nenhum lugar "seguro" na equipa. O estilo de jogo é muito exigente do ponto de vista físico e muito colectivo, um elo mais fraco deita o trabalho colectivo por terra, daí a escolha do Farioli. Ele não é todinho nem mau para o menino.
Portanto resta saber se a cabeça do Mora tem arcabouço e inteligência para gerir, ninguém pode fazer por ele e muitos já o estão a usar para destabilizar e muitos portista vão no engodo (é só ler aqui).
O Mora tem duas soluções, aceita a situação e trabalha para adquirir o que lhe falta e entretanto vai aproveitando os jogos em que o seu perfil encaixe melhor (talvez já o próximo) ou então sai e vai comer banco para outro país, porque o trabalho que tem de fazer para ser titular indiscutível no Porto, terá de o fazer para ser titular do PSG, Real, Barça, City ou lá qual seja o clube de sonho do Mora, a diferença é que aqui vai ter oportunidades para jogar entretanto (mais de 90% dos jogos terá minutos) e nesses clubes as garantias não são as mesmas.
Agora percebo que não seja fácil, depois de se ver a carregar a equipa, criar ilusões e sonhos, negociar uma cláusula ridiculamente baixa para o seu valor e de repente banco, não é fácil, mas é um teste, portanto, puto acorda para a vida, não queiras ser Felix. - Aos portistas, não sejam lorpas e não apontem o dedo ao treinador, ele tem de tomar as melhores decisões para a equipa e não para o Mora.

beatje

Tribuna
19 Julho 2018
2,606
8,109
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • Hulk
  • Deco
Só reparei agora que acabamos o jogo com menos posse de bola que o Vitória (49-51)

Não fazia a mínima ideia

A diferença é que quando tínhamos a bola criávamos quase sempre perigo enquanto que o Vitória pouco criou

Terry Malloy

Arquibancada
7 Outubro 2024
494
1,005

Estamos no inicio, há muito para crescer e melhorar, mas os indicadores estão todos lá.
Vai chegar mais depressa do que pensei o momento de reconhecer a grande escolha que fez o AVB.

Depois de uma solução de recurso perfeitamente natural (o ex-adjunto que até PdC já contemplara escolher, isto num momento em que não havia dinheiro em caixa, nem tempo para alternativas) e de um erro incompreensível, AVB manteve-se fiel às suas ideias e terá acertado em cheio no treinador.

Jorge Batista chamou-lhe "um gesto de desespero".

Poucos acreditaram.

Aparentemente, fora o preferido desde início do mandato, mas já tinha assinado com o Ajax.

Um treinador é a peça mais fundamental de uma equipa.

Ecce homo.

• Like
Reações: Dragão do Portal

StrecherBearer

Tribuna
25 Julho 2018
4,301
4,428
Conquistas
1
Leiria
  • Bobby Robson
Ora bom dia companheiros...
Saudades que tinha de voltar a ver NGC competir! Outro andamento, outra rotação, outra mentalidade (ao que parece)... Enfim... Outra aura parece envolver o Dragão!

Globalmente gostei de tudo, vou apenas deixar uma nota de um aspeto que gostava de trazer para a discussão e ouvir a vossa opinião (não sei se foram só os meus olhos mas reparei no seguinte):
- Em processo defensivo e em transição defensiva acho que o 6 encosta muito nos centrais, fazendo um buraco no miolo qd perdemos a segunda bola. Não sei se é um dos outros médios (Gabi ou Frodo) que tem que fechar aquele espaço, ou se é um desiquilíbrio natural deste sistema do Farioli, mas penso que é algo que temos que corrigir. Contra outras equipas com outros argumentos podemos sofrer.
O que eu entendo é que em certas ocasiões defendemos em 541, onde o Varela desce a central e os outros dois passam a "Pivôs defensivos" com os extremos a apoiar nas laterais. O Farioli fez referência a isso numa das conferências pós jogo.