FC Arouca
0
FC Porto
2
Mar 01, 2025 at 06:00 PM

Padovano

Superior
9 Julho 2016
45
32
Penso que o nosso maior problema é a falta dr um 8 de qualidade. Infelizmente a saída do Nico faz uma grande diferença nesta equipa.
Não há nenhum 8 de qualidade no plantel e isso cria um dilema e um problema. O Fábio é o jogador que tem qualidade para jogar ali e poder contruir e conduzir jogo, mas quando joga nessa posição acaba por fazer falta mais à frente (perto dos locais de decisão). Por outro lado, se joga mais na frente, acabamos por não ter ninguém a pegar no jogo e construir a partir do meio campo e isso prejudica bastante o nosso jogo.
Com o Nico estavamos iguais….Nao e a ausencia do Nico. E a presença de jogadores fracos.

Do onze de ontem, em potencial, ha varios jogadores que nao tem qualidade tecnica para o Porto:

o defesa direito e fraco
o defesa esquerdo e fraco
o medio defensivo e o segundo medios nao sao de boavista, mas sao de banco
o borges e muito fraco. Tem algum toque de bola, mas isso ate o Ukra tinha. E fraco mesmo fisicamente. Nao serve para o Porto.
nao comento os piores defesas centrais da historia do fcp pelo menos desde 1980… uma palavra para o Marcano…. E bom jogador mas esta velho E cheio de problemas. Nao e o nosso futuro…termina a carreira este ano com certeza. O Pepe terminou em melhor forma…

temos:

1 Diogo Costa que esta a fazer uma pessima epoca. Nao vai ao banco para nao perder valor, mas zero diferenciacao este ano. Em todo o caso e um excelente activo. Gostaria que treinasse com o Helton…

2 Samu - 20 anos… e o unico e esta sozinho. Tem potencial mas nao chega. Precisamos de um mais movel para quando ele nao esta a jogar bem. Precisa de trabalhar a parte tecnica muito. Recepção, passe, progressao, remate…. Mas acho ser um avançado muito bom. Forte e finalizador.

3 Pepe - acho um grande jogador. Nunca foi excelente nas decisões finais mas muita tecnica, velocidade e raça. Este ano esta dificl tb para ele.. mas e para ficar e ser acarinhado. Merece!

4 Fabio Vieira - esta a crescer… e um jogador que gostava que ficasse pq e emprestado. Finalmente começou a ganhar confiança… o Vitor Bruno nao o soube colocar a vontade no campo… mas gosto dele mesmo do caracter. E humilde.

5 Mora - acho este miudo muito capaz de ser um jogador de classe mundial, tipo Bernardo do city. Tem tecnica, esta a ganhar fisico, e bem disposto e honesto. Nao tem os tiques de vedeta tipo do estupido do joao felix. Acredito neste jogador

6. Namaso - penso nao seja um ponta. E mais um tipo 10, tipo Mora. Bom toque de bola e boa qualidade em geral. A posicao dele devia ser diferente da que joga. Nao e um finalizador, tem que chegar em progressao a area. Nao sei se o experimentaria a direita ou a esquerda.Acho que pode entrar nas segundas partes.

7. Martim Fernandes - e melhor que o amigo do Fabio… nao sei se sera um grande jogador. Mas mante-lo-ia….e raçudo com velocidade e alguma tecnica e isso e importante.

8. Esutaquio e Alan Varela - de manter mas nao como titulares…

os Novos. Gostei dos dois. O brasileiro parece ser um enorme jogador, potencialmente falando e o outro medio centro tambem gostei do pouco que vi. O que nesta fase do clube e da epoca e positivo.

os que nao falei, nao ha nenhum que me desperte vontade de o manter. os guarda redes sao todos aceitaveis. Pelo que, sabemdo que nao temos potencial economico, e continuamos a contratar defesas centrais aos magotes porque nao acertamos em nenhum, precisamos de centrasi, de um 8 (box to box) como dizia este forista , um extremo e um avançado.

Isto tudo a entrar de caras no onze…

ha algum potencial mas e pouco. Nao se esquecam que pagamos 18 milhoes pelo Perez e 5 pelo Gul, dois enormes flops…. Nao me falem ainda da gestao do Pinto da Costa….o fururo para ja e com AVB masque naovolte a investir 18 milhoes num igual a neuhen Perez…

RXavier10

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
13,482
5,615
Não vi a segunda parte. A primeira parte não foi muito famosa. A certa altura senti que estávamos muito baixo e depois a bola quando entrava nos jogadores mais adiantados, estes estavam muito sozinhos... Aliás, sinto que é algo que vai acontecendo em certos períodos, mesmo noutros jogos.

O grande problema é que na frente, o Samu não é jogador para receber bolas longas e segurá-las e o Borges nunca consegue perceber quando deve ir para cima em contra-ataque ou receber e tocar para trás.

Ainda assim, foi o regresso às vitórias e o grupo só tem é de continuar a trabalhar. A diferença pontual não é assim tão grande para os de cima. Além disso, nem Sporting nem Benfica se têm mostrado particularmente exuberantes. Acredito que ainda vão perder pontos, principalmente o Sporting. Se formos ganhando os nossos jogos, é possível.

É começar já em Braga, para a semana. Ganhar para, no mínimo, manter a distância para os da frente e descolar do Braga.

roberto_sp71

Bancada lateral
25 Julho 2017
534
1,109
Conquistas
3
34
Fafe
  • Hulk
  • André Villas-Boas
  • Falcao
Voltamos a criar muito pouco no ataque. Acho que o redes do Arouca não fez uma defesa de registo. E esta cena do F Vieira a 8, sem Mora, torna o jogo ainda menos criativo.
Valeu a vitória e sem golos sofridos.
Venha a batalha na Pedreira (tiraria no mínimo J Mário e G Borges)

Azul & Branco

Bancada lateral
7 Fevereiro 2022
737
1,195
O Pina acha sempre que tudo o que seja a favor do Porto é mal marcado e tudo o que for contra é bem marcado. O Pina tem a credibilidade do Rola. Aliás, só deve estar à espera que o Rola morra de velho para assumir a posição natural na BTV.
Rola no Brasil não é piroca?
Tenho ideia que sim e se for... O comentário tem ainda mais piada se for lido por um Brasileiro.
xD

• Haha
Reações: Bitaites

Azul & Branco

Bancada lateral
7 Fevereiro 2022
737
1,195
Voltamos a criar muito pouco no ataque. Acho que o redes do Arouca não fez uma defesa de registo. E esta cena do F Vieira a 8, sem Mora, torna o jogo ainda menos criativo.
Valeu a vitória e sem golos sofridos.
Venha a batalha na Pedreira (tiraria no mínimo J Mário e G Borges)
E o Otávio que saíndo ajuda o SNS baixando a tensão e protegendo o sistema nervoso dos Portistas
xD (Meio a brincar, meio a sério)

r9moreira

Tribuna
12 Março 2012
2,544
243
37
Vi o jogo a espaços.
Gostei de mais alguma sobriedade e coesão defensiva. Não será alheio o facto de ter jogado o Marcano.
Não gostei da incapacidade de segurar o meio campo, porque não conseguíamos sair a jogar. Ninguém pegava no jogo e estávamos a ser encolhidos para a nossa área, levando sempre os centrais a sair pelas laterais com bolas longas.
SAMU muito isolado novamente.
Falta muita qualidade no 11.
William e Tomás Perez devem entrar no 11 assim que possível.

vamos tentar sobreviver até final do ano e reajustar o plantel. Não vejo outro caminho!

• Like
Reações: roberto_sp71

Nonnenmacher

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2014
10,696
25,410
Conquistas
6
  • Maio/19
  • Agosto/19
  • Janeiro/20
  • Setembro/20
Positivo do jogo:

Vitória sem golos sofridos
Regresso do Marcano e Martim e regresso de Samu aos golos.

Negativo:
Ausência de Fábio Vieira para Braga e a continuidade de passes falhados de vários jogadores quando não tem pressão nenhuma, ou metem força a mais ou a menos. Não é só falta de qualidade mas de concentração no jogo.

Confesso que me faz confusão ter visto a equipa em vários momentos a defender com 5 jogadores perante o arouca, mas sou suspeito para falar pois não gosto deste sistema.

Venha o braga

macedo

Bancada central
10 Março 2012
2,470
998
Conquistas
1
  • Rui Filipe
No próximo jogo vão dizer que o Braga joga muito a bola, e quase impossível não jogar bem contra este Porto.
Não pressionam , não marcam ninguém tudo posicional, não defendem linhas, não sai um contra ataque em condições.
Semana após semana de treinos e cada jogo e pior que o anterior.

DiegoRodrigo_FCP

Bancada central
28 Dezembro 2023
1,420
2,121
Com a possibilidade do Valência cair para a 2 Liga e com os rumores do André Almeida em dezembro e no verão do defesa central C. Mosquera, era uma boa oportunidade no caso dos valencianos caírem para o 2 escalão, ir buscar esses dois jogadores.

C. Mosquera > compra similar a Samu
A. Almeida > 7.500.000€

Mosquera é um jovem central de 20anos e titular dos sub21 de Espanha. Há 2 epocas como titular no clube ché.

A. Almeida, ex-Guimarães poderia ser uma mais valia para o nosso meio campo! Uma troca com Ivan Jaime não seria descabido, envolvendo mais uns milhoes pelo meio.

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
25,882
1,013
Azul clínico

FC Porto venceu o Arouca (2-0) na 24.ª jornada da Liga

Um golo de Samu a abrir e outro de Fábio Vieira já no quarto de hora final do duelo em Arouca consumaram o regresso do FC Porto aos triunfos no campeonato (2-0). Com os três pontos angariados na 24.ª jornada, os portistas passaram a somar 50 e colocaram-se a três de Benfica e Sporting, que têm menos um jogo disputado.

Com cinco novidades no onze - entre as quais Iván Marcano, de regresso aos relvados após 533 dias de paragem, e Eustáquio, que foi chamado devido a um desconforto muscular de Rodrigo Mora no aquecimento -, os Dragões entraram à procura do golo e chegaram mesmo à vantagem. Aos nove minutos, na sequência de um cruzamento de Gonçalo Borges, Samu dividiu a bola aérea com Fontán, que no seguimento do lance o pisou. Luís Godinho chamou João Gonçalves ao monitor e aí surgiu a decisão de apontar para a marca de penálti, de onde o internacional espanhol assinou o 1-0 (13m).

O Arouca lançou-se atrás do empate, Jason assumiu as rédeas da iniciativa ofensiva adversária e Diogo Costa negou-lhe a oportunidade de marcar em duas ocasiões (26 e 30m). Entretanto, Samu - desmarcado por Gonçalo Borges em profundidade - teve uma oportunidade soberana para marcar, mas não conseguiu tirar do caminho João Valido, que aos 39 viu Fontán efetuar um corte decisivo para impedir o remate certeiro de Alan Varela após combinação com Eustáquio.

Num arranque de segunda parte com menos incidências junto das áreas, Gonçalo Borges deixou um aviso ao Arouca com um cabeceamento perigoso ao primeiro poste (57m) antes de Fábio Vieira ver o seu remate potente embater com estrondo na trave, ressaltar para a linha de golo e afastar-se das redes dos Lobos (69m). O camisola 10 teve melhor sorte aos 77, quando conduziu da direita para o meio e, à entrada da área, colocou junto ao primeiro poste e celebrou pela segunda jornada consecutiva (2-0). Pouco depois, viu o quinto amarelo que o irá impedir de subir ao relvado em Braga.

Zaidu, Zé Pedro e William Gomes renderam Iván Marcano, Francisco Moura e Samu, Martim Fernandes regressou de lesão e a falta que sofreu de Fontán, aos 86 minutos, anulou o golo de Brian Mansilla que por breves momentos parecia ter reduzido a margem no marcador. Sem mais alterações, fixou-se a vitória por 2-0 até ao apito final.

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
25,882
1,013
Varela, Marcano e Diogo destacados em Arouca

Médio foi o MVP da Liga, central recebeu o Mérito e Valores Porto e capitão levou o Clean Sheet

Alan Varela, um pilar no meio-campo em Arouca (2-0) que venceu cinco dos seis duelos que disputou, completou quatro interceções e ficou perto de marcar na primeira parte, foi eleito o MVP pela Liga Portugal, enquanto Iván Marcano - regressado aos relvados após 533 dias a recuperar de lesão - recebeu o prémio Mérito e Valores Porto e Diogo Costa, que manteve a baliza inviolada, levou para casa o Clean Sheet.

Última edição:

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
25,882
1,013
“A equipa demonstrou caráter”

Alan Varela elogiou a solidez defensiva dos Dragões na vitória em Arouca (2-0)

O FC Porto regressou aos triunfos na Liga ao bater neste sábado o Arouca (2-0), no Municipal de Arouca, em desafio relativo à 24.ª jornada da prova. Alan Varela, o MVP Liga, viu os Dragões a jogar “muito bem” na primeira parte e “muito sólidos” na segunda, por isso só podem estar “muito contentes com esta vitória”.

A importância da vitória
“Vínhamos de uma série bastante negativa, precisávamos de ganhar e a equipa demonstrou caráter. Na primeira parte jogámos muito bem, criámos várias ocasiões, mas eles também tiveram as deles. No segundo tempo estivemos muito sólidos na defesa. Estamos muito contentes com esta vitória.”

O prémio de MVP
“É verdade que é um prémio individual, mas não deixa de ser coletivo. O esforço da equipa faz-te dar o melhor e estou muito contente pelo prémio e pela vitória.”

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
25,882
1,013
Pensei que podia não voltar a jogar futebol”

Iván Marcano regressou aos relvados após longa paragem e foi titular no triunfo em Arouca (2-0)

O triunfo do FC Porto em Arouca (2-0), na 24.ª jornada da Liga, contou com um regresso muito especial: após um ano e meio afastado da competição, Iván Marcano foi titular e esteve em muito bom nível no eixo da defesa, algo que deixou o central “muito feliz”. “Foi um ano e meio muito difícil, com uma recuperação complicada. Queria agradecer a muitas pessoas que me ajudaram muito num processo difícil”, começou por dizer o camisola 5, para quem a equipa “é sempre o mais importante”.

Um longo calvário que terminou
“Foi um ano e meio muito difícil, com uma recuperação complicada. Queria agradecer a muitas pessoas que me ajudaram muito num processo difícil. Estou muito agradecido. Foram muitos meses, mas tentei ajudar a equipa e dar um pouco de experiência, que é sempre importante. Estou aqui para ajudar.”

Uma vez experiente no balneário
“Vou tentar dar sempre o meu contributo, umas vezes de fora, outras vezes lá dentro. Quando estás tanto tempo de fora, não é fácil fazeres ouvir a tua voz, mas estou cá e vou tentar ajudar.”

O regresso à competição
“O futuro logo se verá, agora é o presente. Consegui jogar e estou muito feliz, pois pensei que podia não voltar a jogar futebol. A equipa é sempre o mais importante, nunca fui egoísta. O mais importante foi a vitória, mas é um orgulho ter voltado a jogar.”

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
25,882
1,013

Rodrigo Mora no boletim clínico

Médio sentiu um desconforto muscular no aquecimento do Arouca-FC Porto

Rodrigo Mora, que havia sido inicialmente escolhido por Martín Anselmi para o onze inicial do FC Porto em Arouca, sentiu um desconforto muscular no aquecimento e acabou substituído por Eustáquio antes do apito inicial.

O médio será reavaliado este domingo pelo departamento médico no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia.