FC Porto
1
Vitória SC
1
Feb 24, 2025 at 08:15 PM

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
38,516
65,207
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Então desistiu completamente do campeonato. Mais vale ser claro e assumir isso mesmo.
Ele não desistiu de nada. Tem o direito de impor a ideia em que mais acredita. SC fez isso, VB fez isso, porque é que o homem que chegou há pouco mais de um mês não pode ter esse direito? Se as coisas não funcionavam com estes mecos com defesa a 4 com o VB porque é que querem voltar a isso? Mais vale ir-se tentando olear esta nova táctica para a próxima época.

Chino

Lugar Anual
23 Julho 2022
9,587
20,668
Conquistas
1
  • Bobby Robson
Então desistiu completamente do campeonato. Mais vale ser claro.
E faz bem. Se ele for inteligente, como aparenta ser, sabe que este campeonato está completamente manietado por um clube. Mais vale fazer uma equipa para o ano que vem, que os orcs felizmente não andam sempre em eleições. Até um dia.

bluemonday

Bancada central
4 Maio 2024
2,257
3,425
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Andamos há um mês a treinar a 5 e agora iríamos voltar a um sistema que resultou em absolutamente nada.
Pelo que vou lendo parece que até mudarmos a defesa a 5 os nossos centrais eram Pepes e Ricardos Carvalho.
Nao, a lógica é simples: dois maus centrais causam menos celeuma que três maus centrais.

E a prova é que, desde que o treinador chegou, o melhor futebol tem sido praticado com uma defesa a 4. São 7 anos de herança SC / VB que não desaparecem do nada; é a tática a que estão habituados.

Outra solução seria desistir de Otávio, Nehuen, etc. e apostar em outros jogadores. Isso não vai acontecer.

Feraz

Tribuna Presidencial
22 Junho 2013
7,332
14,585
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • Madjer
Aí tens um grande amén. Começar o jogo sem o Nehuen e Otávio coloca nos sempre mais próximos da vitória.

Uma grande vantagem de não usarmos a defesa a 5 era não entrar por exemplo, aquele Beckenbauer chamado Potávio

Chino

Lugar Anual
23 Julho 2022
9,587
20,668
Conquistas
1
  • Bobby Robson
Estou convencido que vamos entrar como temos entrado, a passo e a trocar a bola entre centrais e o Diogo porque não temos médios que saibam pegar no jogo. Não temos um Vitinha, por exemplo. Um Deco.
É isso. Não digo que não ganhamos mas que vamos entrar com a mesma lentidão de sempre e se calhar chegar ao intervalo outra vez a zeros é altamente provável.

bluemonday

Bancada central
4 Maio 2024
2,257
3,425
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Ele não desistiu de nada. Tem o direito de impor a ideia em que mais acredita. SC fez isso, VB fez isso, porque é que o homem que chegou há pouco mais de um mês não pode ter esse direito? Se as coisas não funcionavam com estes mecos com defesa a 4 com o VB porque é que querem voltar a isso? Mais vale ir-se tentando olear esta nova táctica para a próxima época.
Porque os grandes treinadores adaptam-se às circunstâncias. Terá meses para contratar novos jogadores e impor a sua tática; tentar meter estes mecos a jogar da forma que quer é suicídio. Portanto, desistiu sim. Se ganharmos amanhã, estaremos a 4 pontos dos rivais. Acresce que é EXIGIDO o dinheiro da Champions, senão será outra vez demasiado árduo.

• Like
Reações: JPA84

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
38,516
65,207
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Outra solução seria desistir de Otávio, Nehuen, etc. e apostar em outros jogadores. Isso não vai acontecer.
A solução deste sistema, a meu ver, é o "central" que vai ficar ao meio e este devia ser um MÉDIO que saiba sair com a bola e fazer passes em progressão.

Chino

Lugar Anual
23 Julho 2022
9,587
20,668
Conquistas
1
  • Bobby Robson
A solução deste sistema, a meu ver, é o "central" que vai ficar ao meio e este devia ser um MÉDIO que saiba sair com a bola e fazer passes em progressão.
Mas mesmo que esse central seja um médio que galgue metros, convém que os verdadeiros médios também se deem ao jogo. Senão não adianta nada.

• Like
Reações: Dexter2020

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
38,516
65,207
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
tentar meter estes mecos a jogar da forma que quer é suicídio.
Mas com VB jogavam com uma defesa a 4 e foi uma absoluto terror. Porque achas que as coisas iriam melhorar assim de repente se voltasses a isso? Continuarias a ter 2 centrais meio mecos.

bluemonday

Bancada central
4 Maio 2024
2,257
3,425
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Ou seja, conforme já disse, a melhor forma da equipa foi com o Eustáquio nessa posição. Fomos muito bons defensivamente contra o Maccabi.

Colocar o Eustáquio a médio é jogar com menos um; quiçá nessa posição de central do meio / líbero não seja melhor (e de facto jogou melhor aí com este treinador).

• Like
Reações: Dexter2020

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
38,516
65,207
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Mas mesmo que esse central seja um médio que galgue metros, convém que os verdadeiros médios também se deem ao jogo. Senão não adianta nada.
Verdade, e é também por isso, porque acho que tanto varela como Eustáquo são banais e limitados, que este Porto atual não terá sucesso este ano.

Cubillas

Tribuna
9 Março 2012
3,113
3,657
47
Paris
gil-costa.wix.com
A questão dos 3 centrais interessa-me pouco, espero ver um pressing agressivo, luta de todos os instantes, transmissões rápidas, dinâmica ofensiva, qualidade técnica assim como mental, o resto é literatura.

bluemonday

Bancada central
4 Maio 2024
2,257
3,425
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
MAs com VB jogavam com uma defesa a 4 e foi uma absoluto terror. Porque achas que as coisas iriam melhorar assim de repente se voltasses a isso? Continuarias a ter 2 centrais meio mecos.
Porque o Anselmi é mesmo um treinador, enquanto o VB era um poeta / analista. É como comparar o Chef Ljubomir com um gajo que cozinha numa Air Fryer.

Feraz

Tribuna Presidencial
22 Junho 2013
7,332
14,585
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • Madjer
Eu gostava de jogar amanhã com o Eustáquio ou o Tomás a jogar na posição central da defesa. E com isso retirar o Otávio da equipa.
Eu iria assim.
Diogo
Djalo Eustáquio Zé Pedro
Moura Varela Fábio Vieira Pêpe
Mora Namaso
Samu

Chino

Lugar Anual
23 Julho 2022
9,587
20,668
Conquistas
1
  • Bobby Robson
Sejamos racionais. O Porto vendeu o melhor jogador e não o substituiu. No mesmo mercado vendeu o segundo melhor marcador da equipa e também não o substituiu, não com um jogador titular de caras.

Seria um feito tremendo, quase bíblico, chegar ao segundo lugar, quanto mais ao primeiro. Não há milagres, o Porto vai continuar a arrastar se em campo e a produzir uma vitória aqui ou ali mas vai perder muitos pontos, sobretudo fora.

Eu já fico contente se no final da época tivermos uma ideia mais clara de quem conta e quem não conta para o plano do Anselmi em 25/26.

bluemonday

Bancada central
4 Maio 2024
2,257
3,425
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Eu gostava de jogar amanhã com o Eustáquio ou o Tomás a jogar na posição central da defesa. E com isso retirar o Otávio da equipa.
Eu iria assim.
Diogo
Djalo Eustáquio Zé Pedro
Moura Varela Fábio Vieira Pêpe
Mora Namaso
Samu
Concordo, exceto com a parte do Namaso. Talvez o William.