#FutebolFeminino Lara Filipe

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
20,220
61,280

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
30,340
2,706
Lara Filipe reforça o futebol feminino

Defesa de 19 anos representou o SC Braga B em 2024/25

Há mais uma cara nova no plantel feminino: com experiência na Segunda Divisão, Lara Filipe muda-se de Braga para a Invicta e vai reforçar a defesa às ordens de Daniel Chaves.

Natural do Alentejo, a lateral esquerda deu os primeiros toques no NS Beja e ainda passou pelo Desportivo de Beja e pelo Ourique antes de rumar a Torres Vedras para concluir a formação, em 2023/24.

Na temporada seguinte partiu para o Minho e deu início à primeira experiência no futebol sénior. Ao serviço da equipa B do SC Braga na última edição da Segunda Divisão, a defesa canhota foi a jogadora mais utilizada, marcou dois golos e terminou o campeonato em quarto lugar.

A capacidade de envolvimento no processo ofensivo e a versatilidade, que lhe permite jogar como lateral ou média, são as principais armas de Lara Filipe, uma atleta “muito raçuda” que “não desiste das coisas com facilidade”.

Chega ao FC Porto aos 19 anos, preparada para atacar uma “Segunda Divisão muito competitiva” ao lado das antigas companheiras Maria Ferreira, Jassie Vasconcelos (Torreense) e Maria Negrão (SC Braga).

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
30,340
2,706
“O FC Porto tem uma chama diferente”

Lara Filipe está “ansiosa por começar a jogar” de azul e branco

“É com uma felicidade muito grande” que Lara Filipe se junta ao FC Porto, um Clube que “tem uma chama diferente dos outros”, que se alimenta da “paixão dos adeptos” e que “tem apostado cada vez mais no futebol feminino”. Determinada a “dar o máximo” para “alcançar os objetivos da equipa” numa “Segunda Divisão muito competitiva”, a defesa de 19 anos mostra-se “ansiosa por começar” e confiante de que vai “ser muito feliz” de azul e branco.

Novo capítulo
“Este momento significa muito para mim, sinto uma felicidade muito grande. É sinal de que o meu esforço até agora está a dar frutos. É uma felicidade muito grande para mim, para a minha família e para todas as minhas colegas que me acompanham desde os escalões inferiores.”

Proposta irrecusável
“Foi uma decisão muito fácil. Claro que custa deixar algumas pessoas para trás, mas este é um passo importante para mim. São as pessoas que fazem o futebol e tenho a certeza que também vou levar daqui ainda mais pessoas."

O peso da camisola
“O FC Porto é um Clube muito grande que tem estado a apostar muito no futebol feminino. Os objetivos têm de estar à altura do Clube e temos de manter as nossas expectativas sempre muito altas. É isso que tento fazer sempre.”

Autorretrato
“Sou esquerdina e muito raçuda, acho que isso faz parte do meu carácter de alentejana. Nunca desisto das coisas com facilidade.”

Caras conhecidas
“Já conheço algumas das minhas companheiras. Joguei com a Maria Ferreira e a Jassie Vasconcelos no Torreense e também me cruzei com a Maria Negrão no SC Braga, embora estivéssemos em equipas diferentes. Sei que jogar no FC Porto é um orgulho enorme para a Jessie porque ela é uma portista ferrenha.”

Em contagem decrescente
“Estou ansiosa para começar. Sonho com esse dia desde que assinei o contrato e soube que vinha para aqui. Acredito que vou ser muito feliz.”

Daniel Chaves
“Pelo que me têm dito, é uma pessoa que gosta muito do que faz e procura acompanhar as jogadoras dentro e fora do campo. Acho que isso é muito importante e gosto muito de trabalhar com pessoas assim.”

Um desafio à altura
“A Segunda Divisão é muito competitiva, nunca podemos estar à espera que uma equipa se mantenha igual de um ano para o outro. Há jogadoras com muita qualidade, mas eu estou confiante de que vamos dar o máximo e vamos conseguir alcançar os nossos objetivos.”

A força do Dragão
“Já tinha vindo ao Dragão ver alguns jogos e sempre foi um estádio de que gostei muito. Acho que tem um ambiente muito diferente dos restantes em Portugal e isso deixa-me sem palavras. O FC Porto é um Clube que tem uma chama diferente dos outros, os adeptos são muito apaixonados pelo Clube e isso é muito importante. Sempre sonhei jogar num palco destes, ainda por cima num Clube desta dimensão. É um orgulho enorme, ainda não estou em mim.”

O 12.º jogador
“O apoio que os portistas têm dado à equipa feminina tem sido incansável e acredito que este ano ainda pode ser diferente. Espero que continuem a apoiar-nos. Podem esperar uma equipa que não vai desistir dos objetivos, vai sempre lutar até ao final e melhorar a cada dia, treino e jogo.”

lopis10

Bancada lateral
10 Julho 2022
552
1,148
Horta
Ela tem subido de patamar competitivo de forma bastante rápida. Em 2022/23 andava no Desportivo de Beja a jogar como extremo, na época 2023/24 foi para o Torreense e começou a jogar como lateral, esteve até às últimas jornadas na luta para ser campeã de sub-19, na época 2024/25 mais um salto competitivo, para o SC Braga B onde fez a sua 1ª época de futebol sénior e logo na 2ª divisão, sendo inclusive chamada algumas vezes a treinar com a equipa principal do SC Braga, e agora chega ao FC Porto.