Acho que a narrativa de que o Jardel era horrível tecnicamente é o maior mito da história do futebol.
E para aqueles que defendem que o Falcao era mais completo, gostaria só de relembrar que esta é a versão 09/10 ; 10/11 do Falcao, não a posterior versão do mesmo no Atlético de Madrid, onde deu o salto de super ponta de lança para super jogador de calibre Top 5 mundial.
O Falcao do FC Porto jamais partiria o Atletico Bilbao daquela forma que o Falcao do Atletico o fez na final da LE 11/12, ou mesmo o que faz frente ao Chelsea na SuperCup por exemplo. Subiu 2 ou 3 furos como jogador e passou de um finalizador Top e um grande jogador para um finalizador top e um super jogador. O Falcao do FC Porto não é significativamente tecnicamente superior ao Jardel na minha opinião. Ambos muito fortes nos mesmos departamentos. Jardel é o melhor finalizador que vi jogar na minha vida a par de Gerd Muller e no seu auge, Trezeguet. Certamente também o melhor de cabeça, acima de Bierhoff, Hrubesch, Les etc.. E depois o fator mais incrível do brasileiro era mesmo a eficácia, independentemente do nível da oposição. Maldini, Baresi, Costacurta, Desailly? Golo. Lucic e Ravelli? Golo. PreudHomme, Enke? Golo. Oceano, Marco Aurelio, André Cruz, Vidigal? Golo. Juric e Simic? Golo. Hierro, Salgado, Casillas, Redondo, Makelele? Golo. Hesp, De Boer, Puyol, Guardiola? Golo. Kahn, Kuffour, Anderssen, Lizarazu, Jeremies? Golo. Era impressionante. Nenhuma defesa, nenhum meio campo defensivo, nada. Nem marcação individual, dupla, zonal mista, nada parava o homem. Ninguém estava a salvo. E com esse factor decisivo nunca mais vi ninguém como ele no FC Porto. O meu voto é Jardel, mas Falcao obviamente foi o mais próximo desse género de bicho que era o brasileiro que passou por aqui nos últimos 50 anos.