Não vejo qualquer sentido nisso de um Jorge Costa à esquerda mas ok...O que importa aqui são apenas as versões dos jogadores no FC Porto. O que fizeram extra FC Porto não importa.
O Iker do FC Porto não era superior ao Baía. Nem Danilo superior a João Pinto, do meu ponto de vista, pelo menos.
O ideal é haver um critério híbrido que pese a qualidade do jogador, importância no clube, títulos, etc. Contudo, há casos em que a diferença qualitativa é inegável e demasiado grande. Gostaria de saber como seriam as votações na final do KO Lateral Esquerdo se tivéssemos tido ali um Jorge Costa. Venceria contra Branco? Um dos melhores laterais esquerdos da história mas que apenas fez duas temporadas por cá? São estas coisas que os utilizadores devem pesar e decidir os seus próprios critérios.
Eu pessoalmente decidi dar primazia ao pico de qualidade do jogador no FC Porto até ao fim do projeto. Quando aparecem casos em que a diferença não é muito grande, aí entram os restantes critérios. Foi a forma que arranjei de objetivar a minha análise. Porque um critério híbrido é o ideal, mas é extraordinariamente difícil de manter a coerência sem que os critérios não flutuem de caso para caso.
Mas esta foi a forma que escolhi para manter a coerência até ao fim. Não há formas certas nem erradas.
Mas eu tambem posso ir por essa questão do critério hibrido. É porque, para alem de simbolo, o Jorge Costa era realmente MUITO bom. A titularidade e os 400 jogos com o clube não lhe foram oferecidos. Tambem teve oportunidade de sair e não o fez... Foi titular e capitão no penta. Foi-no na conquista da UEFA. Foi na conquista da Champions, quase uma decada depois de iniciar o penta, e ainda estava por lá na segunda intercontinental. Foi o unico central a ganhar a bola de ouro portuguesa.