Fátima disse:
Ok, peço desculpa.
Não me chamou burra por ser mulher. Então foi só por ter uma opinião diferente da sua?
E não diga que não. Dizer que alguém não consegue ter uma opinião própria, que tem a opinião que tem por ser "influenciável", é a mesma coisa que chamar burra a essa pessoa.
Vamos lá ver se nos entendemos.
Porque motivo é que os média são o 4º poder? Como é que a imprensa consegue influenciar, por exemplo, a intenção de voto ao ponto de desvirtuar por completo uma eleição --- e esse tem sido um assunto em voga nos últimos anos?
Porque quer se queira quer não, os media tem uma influência enorme e as pessoas são influenciadas. Não tem absolutamente nada a ver com inteligência. Em maior ou menor escala, as pessoas são influenciadas.
Aqui há dias falou-se numa reportagem da TVI, sobre uma operação policial qualquer, em que a primeira imagem que mostraram do arguido ou do suspeito era com este a entrar numa gala dos Dragões de Ouro. Ou quando qualquer reportagem sobre claques e violência no futebol é recheada com imagens dos Super Dragões, mesmo que estejam apenas no Estádio a apoiar a equipa.
Tudo isto são manobras de influência! Tudo isto, em maior ou menor escala, funciona!
Uma certa página denominada "Os truques da imprensa portuguesa" será para sempre uma das melhores ações já feitas em Portugal contra este tipo de influencia da imprensa nas pessoas. Falamos aqui de Portugal, mas acontece em todo o lado, com uma expressão cada vez maior agora nos EUA (os tais "fake news").
Isto para chegar ao comentário que eu fiz. Sim, eu digo e reafirmo que algum do ódio dos adeptos portistas ao Lopetegui foi fabricado pela imprensa de Lisboa e as pessoas foram influenciadas nesse sentido. Atenção que não estou a falar de aspetos técnicos ou tácticos, estou a falar da pessoa. A pessoa Lopetegui à frente do Porto era um inimigo serrado dos clubes de Lisboa (cunhou a expressão "manto protector") e por isso um alvo a abater, que a imprensa quis abater e nós (adeptos portistas) ajudamos. Não tenha dúvidas disso.
Posso-lhe dar outro exemplo de uma ação semelhante que estava a ser cozinhada pela imprensa de Lisboa. O início da época 2010/2011 quando contratamos André Villas Boas. Durante toda a pré-época a imprensa de Lisboa fez de TUDO para descredibilizar o FC Porto e carregar o Benfica em ombros, que tinha marcado praí 30 golos em meia duzia de jogos enquanto que nós até tínhamos perdido os últimos dois amigáveis num torneio em França. O primeiro jogo da época era a Supertaça, FC Porto vs Benfica. A imprensa cozinhou isto de tal forma bem que, lembro-me perfeitamente, os adeptos do nosso grande clube foram ver o jogo muito inseguros. Era o Porto fraquinho de um puto que se achava treinador contra o grande Benfica avassalador da nota artística do ainda maior Jorge Jesus.
Nós ganhamos categoricamente essa Supertaça. 2-0, podiam ter sido mais até. Mas se tivéssemos perdido, o AVB praticamente "morria" logo ali no primeiro jogo. A imprensa certificou-se que nós nos sentíssemos inseguros com ele e inferiorizados frente ao rival. O resto dessa época, é história, está no nosso fantástico Museu.
Peço desculpa pelo tamanho do post, tentei explicar o melhor possível. Sobre a influencia dos media nas pessoas, que é REAL, talvez outras pessoas consigam explicar melhor que eu. Mas é real. Nem sequer é nenhum tipo de conspiração. Acontece todos os dias, no futebol, na política, na educação, em todo o lado...
P.S. E desculpas aceites, obviamente.