Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente Honorário

F

Filipe Mendes

Lugar Anual
24 Janeiro 2024
1,246
3,183
Que barco? Eu fui e sou um apoiante do actual Presidente.
Eu falo relativamente à forma como se tem falado sobre Pinto da Costa.
Tu dizes que devíamos ser um pouco mais contidos nas palavras por muito que haja razões para não ser simpático com a pessoa.

Pois bem, acho que esss barco já zarpou. Foi no dia 13 de Novembro do ano passado quando este assistiu impávido e sereno da sua poltrona sócios a serem agredidos indiscriminadamente por elementos da claque (alguns não eram sócios como se veio a comprovar).

Esquecendo a parte de como toda a organização da AG foi elaborada, as pulseiras distribuídas à vontade do freguês, a parte de sabermos que nenhum elemento dos SD faz nada sem ordem do Macaco e o Macaco não dá um passo sem autorização do Pinto da Costa, a inércia do ex-presidente sobre o que se estava a passar foi preocupante e reveladora da importância que este tem pelos associados.
Como se isso não fosse suficiente, todas as declarações que este teve sobre essa noite são de desvalorização e as únicas palavras de apreço vão para quem andou lá dentro armado em gangster.

Eu faço um esforço enorme para ser contido nos adjetivos mas é praticamente impossível ouvi-lo e não pensar "que grande filho da p***". Tento usar do meu travão emocional para não passar à escrita o que me vai na alma mas não tem sido fácil.

Por isso, não consigo condenar quem o destrata. Ele faz-nos o mesmo. Acaba por ser recíproco.
 

pavlovdoorman

Bancada central
4 Abril 2007
1,991
1,241
Porto
Acabou o tempo dele. Teve tempos aureos e tempos degradantes. Hoje é um homem desacreditado e gravemente doente.

É assim tao dificil pôr no museu e seguir em frente?
Percebo o que dizes, até concordo.
Mas por outro lado é muito difícil ficar calado, quando vês o constante gozar e negar o que se passou na Assembleia.
Não falo do resto, mas a Assembleia e tudo o que a rodeou foi demasiado grave para deixar passar este tentar reescrever a história.
 
  • Like
Reações: Dragaoinvicto

DiogoRafaf

Tribuna
19 Abril 2018
3,963
7,557
  • Like
Reações: Dragaoinvicto

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
83,790
194,492
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,482
11,100
Este tópico tornou-se intragável.

O tratamento ofensivo que Pinto da Costa leva é muito maior que num portal dos clubes de Lisboa.

Pinto da Costa tornou-se uma paródia dele próprio nos últimos largos anos e os adeptos teem suficientes razões para o criticarem veementemente mas muita coisa aqui ja deixou de ser indignação e passou a ser emporcalhar ao desbarato.

É preciso dimensão intelectual e humana para perceber como os ciclos são sem acabarem a rasgar as vestes e a mandar tudo para o crl ou para a forca.

Quem tiver mais de 18 anos e menos de 86 anos devia conseguir faze-lo.
Quero desde já dizer, que insultos são inadmissíveis - sou contra PdC à muitos anos, as evidências de má gestão eram tantas que só a cegueira/idiolatria de tantos portistas permitiu este descalabro- mas nunca insultei PdC.


Mas tema de quanto merecem as pessoas ser defendidas é interessante.

Na semana passada tivemos o caso Ricardo Salgado e agora temos neste fórum o caso PdC.

Duas pessoas que tiveram durante anos desempenhos notáveis, pegaram em algo pequeno e tornaram-no enorme nacionalmente e mundialmente.

Mas depois se deixaram enlamear, enterrar, sujar (vou ser soft) de tal forma que destruíram tudo o que construíram. Ambas as personagens tomaram as instituições como suas e colocaram, de forma aberrante, os seus interesses acima das instituições das quais eram Presidentes.

Nessa destruição, engaram muita gente, que acreditavam neles, de uma forma propositada e com total indiferença.

Tudo realizado de forma consciente.



Agora, estão no finais da sua vida, merecem ter pena deles? Misericórdia?

Devem ser recordados pelo seus atos de excelência ou do balanço de todos os seus atos?

Devem pagar pela destruição que provocaram enquanto estavam consciente e tiram proveito da situação, apesar de agora estarem em final de vida e com as suas capacidades diminuídas?


Debato-me com esta decisão..
 

Dragaoinvicto

Bancada central
3 Maio 2024
1,497
2,590
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Deco
Quero desde já dizer, que insultos são inadmissíveis - sou contra PdC à muitos anos, as evidências de má gestão eram tantas que só a cegueira/idiolatria de tantos portistas permitiu este descalabro- mas nunca insultei PdC.


Mas tema de quanto merecem as pessoas ser defendidas é interessante.

Na semana passada tivemos o caso Ricardo Salgado e agora temos neste fórum o caso PdC.

Duas pessoas que tiveram durante anos desempenhos notáveis, pegaram em algo pequeno e tornaram-no enorme nacionalmente e mundialmente.

Mas depois se deixaram enlamear, enterrar, sujar (vou ser soft) de tal forma que destruíram tudo o que construíram. Ambas as personagens tomaram as instituições como suas e colocaram, de forma aberrante, os seus interesses acima das instituições das quais eram Presidentes.

Nessa destruição, engaram muita gente, que acreditavam neles, de uma forma propositada e com total indiferença.

Tudo realizado de forma consciente.



Agora, estão no finais da sua vida, merecem ter pena deles? Misericórdia?

Devem ser recordados pelo seus atos de excelência ou do balanço de todos os seus atos?

Devem pagar pela destruição que provocaram enquanto estavam consciente e tiram proveito da situação, apesar de agora estarem em final de vida e com as suas capacidades diminuídas?


Debato-me com esta decisão..
Há duas grandes diferenças entre essas personagens:

Ricardo Salgado, em termos financeiros, permitiu um descalabro da instituição que geria bastante maior que PdC, nomeadamente deixando pessoas "civis" lesadas no processo.
Pinto da Costa, também teve o seu descalabro financeiro, à dimensão do clube obviamente, no entanto, tem outra coisa que deve ser analisada com outros olhos que é a participação em ameaças, agressões, intimidações... essa é uma parte que Ricardo Salgado não teve na sua profunda decadência.

Comparativamente, para a sociedade e para o erário público, obviamente que Ricardo Salgado está noutra dimensão.

Posto isto, e analisando os vários fatores, obviamente que PdC pode e deve ser insultado, isso não é nem pode ser "inadmissível", era o que mais faltava. Então o gajo faz o que faz e não se pode insultar o menino? Faz dói dói? Por amor de Deus.
 
  • Like
Reações: Duraes

Mike_Walsh

Bancada central
4 Janeiro 2024
1,972
4,951
Ele esteve, na maior parte dos anos, rodeado por pessoas muito competentes, isso é que o levou a crer que ele é que era bom e que podia ter um macaco ou uma macaca qualquer no lugar dos gajos competentes que a roda continuaria a girar, só que não foi assim.

Eu acredito mesmo que alguns que estiveram com ele nos anos 90, se fossem videntes e se soubessem no que ele se iria tornar se tinham posto a milhas dali.
Ele era realmente muito bom e sabia escolher quem o rodeava.
Mas acredito que o facto de ter sido Campeão Europeu com o primeiro treinador que escolheu (tirando o Pedroto) fê-lo tirar conclusões sobre si que, a esse nível, não iriam revelar-se assim tão positivas nas décadas seguintes.
Curiosamente, não foi ele que escolheu o Artur Jorge, mas o próprio Pedroto. O Artur Jorge já tinha contrato assinado para ser o treinador em 1980, mas o Verão Quente abortou tudo.
 

Dragaoinvicto

Bancada central
3 Maio 2024
1,497
2,590
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Deco
Ele era realmente muito bom e sabia escolher quem o rodeava.
Mas acredito que o facto de ter sido Campeão Europeu com o primeiro treinador que escolheu (tirando o Pedroto) fê-lo tirar conclusões sobre si que, a esse nível, não iriam revelar-se assim tão positivas nas décadas seguintes.
Curiosamente, não foi ele que escolheu o Artur Jorge, mas o próprio Pedroto. O Artur Jorge já tinha contrato assinado para ser o treinador em 1980, mas o Verão Quente abortou tudo.
O que PdC aprendeu sobre futebol foi o Pedroto que lhe ensinou. O homem andava noutras modalidades, percebia tanto daquilo como eu da faina. Obviamente depois disso foi aprendendo, toda a gente tem de começar por algum lado.

O que muita malta se esquece é que aqueles anos 80 foram planeados e executados pelo mestre, até à sua morte em 85.