Li os comentários, quase todos, uns meio na diagonal, outros com mais atenção.
O FC Porto neste momento, está numa situação, em que se não ganha já nesta época, entra numa letargia e num ciclo perdedor, que depois vai ser difícil dar a volta, até porque a saúde financeira é cada vez pior.
Houve um user que falou em quantos anos é preciso de sócio para se candidatar à presidência do melhor clube do mundo, e é mesmo isso que o FCP precisa. Que os sócios e adeptos se mobilizem e façam frente a quem está a deixar o FC Porto num estado deplorável. Perante uma vaga muito grande de sócios que se manifestem, e que se façam ouvir de forma ensurdecedora para a SAD, esta ficará encurralada. Há que enfrentar, e não ter medo. Temos de fazer ver a quem está no poder, que o clube não é deles. Embora pensem que é. Tem de começar a aparecer gente a dar a cara, para ir fazendo frente. As pessoas, ou grupos de pessoas, têm que se mobilizar, para formar uma alternativa credível. Isto não pode continuar.
São contratações que ninguém entende, são comissões à vista de toda a gente, são negócios obscuros, são promessas que não se cumprem como o caso do Rafa, enfim, é um fartote.
Sou da opinião que PdC nem se deveria ter apresentado a eleições. Acho que já chega. 35 anos é uma eterninade - basta pensar, que a maioria das pessoas deste fórum nem era nascida quando PdC foi eleito. Mas esses eram outros tempos -, e ele deve ter a presença de espírito de perceber que está a mais. Mas não o faz. Penso que já não pensa no clube como a sua verdadeira prioridade. Tenho para mim que, desde que ele dê sinais que irá continuar, dificilmente aparecerá uma lista concorrente. Pelo menos até as coisas estiverem mesmo muito más. E para que isso aconteça já não falta assim muito. Basta que esta temporada que se avizinha, corra mal. E a SAD, embora ache que "isto" é tudo deles, sabe que se a época correr mal, as coisas vão se tornar muito complicadas para eles. Talvez até insustentáveis.
Tudo isto despoletado por um jogo que correu menos bem, mas o grande problema não é esse. O problema é que toda a gente vê que os erros continuam os mesmos, os vicios também, e nada é feito para mudar. Erros defensivos gritantes, e falta de eficácia no ataque. Pelo meio, o mesmo jogo quase sempre inconsequente. É preciso mais um central, e nada, é preciso mais um ou dois extremos, um médio, um ponta de lança, e nada. Depois lemos o post do dragão 1616, e ficamos a saber que o que as transferências estão a ser bloqueadas (?!) Então precisamos vender, e são bloqueadas??? Mas isto é o FC Porto, ou FC Pinto da Costa/Alexandre? Por isso isto não ata nem desata. Há que vender. Herrera, Indi, Aboubakar. Por mim, Marcano também vai. Eventualmente Brahimi/Corona. E só assim se pode atacar o mercado como deve ser. Vender bem e reforçar a equipa de forma inteligente.
Sobre os extremos, devo dizer que para mim continuam uma desilusão. Corona e Brahimi, não sei até que ponto não deveriam sair, ou pelo menos um deles. O Corona, no nosso clube é de uma inconsequência atroz. Não sei se é de jogar na direita, já que no México joga na esquerda e aí rende mais. Mas porque raio não o metem na esquerda? É o lugar do Brahimi? Então venda-se um deles, e contrate-se um extremo canhoto para jogar pela direita.
Na defesa, o central é para anteontem. É óbvio.
Ponta de lança também é urgente.
No meio campo, nem sei. Penso que o Otávio está meio verdinho. Precisamos de um rompedor. Será o Otávio esse jogador? Para terminar, Moutinho ou Óliver para o lugar do Herrera.
No geral, parece-me um plantel relativamente carenciado de alguma qualidade em algumas posições chave.
? A SAD tem de se mexer, e rápido. Play-off da Champions é daqui a 25/26 dias!!!