Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

J

Jorge Pacino

Guest
Ripas disse:
O que é isso de "adeptos muito melhores"?
Antigamente iam mais às Antas?
Eram mais ruidosos?
Proporcionavam um melhor espetáculo visual?
Tínhamos melhores ambientes nos jogos fora de casa?
Não tem nada a ver uma coisa com a outra. E muito menos estou a falar de coreografias, capacidade vocal ou acústica.

Simplesmente os adeptos que estiveram 19 anos sem ganhar um campeonato são muito mais fiéis do que esta geração que viu o Porto a ganhar nos seus tempos de escola e ficaram porque sim. Claro que há exceções, eu sou novo, nunca estive 19 anos sem ganhar e nem sequer vi a final de Viena nem me recordo com total clareza do Penta.

A questão dos adeptos é como o mundo. Agora tens adeptos chineses e esses não têm a identidade do Porto, isso posso garantir. Não é por ser chinês porque em tudo há exceções, mas uma maioria não tem. Tal como a maioria dos novos adeptos do Porto são uma merda. E quem conhece a história como eu conheço, como eu fiz questão de ler e ouvir mesmo sem presenciar alguns momentos, sabe que os adeptos do Porto pioraram e muito. E se calhar os dos outros também. Mas estávamos bem melhores quando éramos muito menos, quando só os verdadeiros é que faziam parte desta família.

Não tenho problema nenhum em dizer que sou mais portista que muitos. Não porque tenho mais anos de sócio e aí até tenho mais do que a maioria com o dobro da minha idade(mas vale zero pq é algo pago e há quem não tenha possibilidade), não porque vou a mais jogos ou deixo de ir, não porque canto ou como pipocas mas sim pela maneira de ver as coisas, a exigência, a identidade. E como eu há muitos, mas juntou-se muito lixo também.

Ser portista não é ter de escolher entre um dos três grandes e pronto. É escolher o Porto porque se não existisse o Porto não podias escolher mais nenhum.

Sabininho

Tribuna
17 Março 2018
4,729
4,907
Conquistas
5
  • José Mourinho
  • Reinaldo Teles
  • André Villas-Boas
  • Kelvin
jaco250 disse:
Até agora o unico projecto que gera consenso aqui no forum são aqueles comédias que criaram um tópico, uns oferecem-se para directores desportivos, outros para as finanças.... enfim, a parodia total.
O presidente dessa lista vai ser eleito pelo numero de likes aqui no forum....
Por acaso as iniciativas deles estão paradas porque o FCP tem vindo a ganhar os jogos, mas mal perca um lá vêm eles de novo.
So para dizer que me desmanchei a rir com estas tiradas

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
91,317
101,141
Jorge Pacino disse:
Esta nova geração de adeptos também é uma das causas do clube estar como está. Antigamente tínhamos adeptos muito melhores, a partir do momento em que a marca se expandiu e comercializou começaram a aparecer os "adeptos" por encomenda.
Exactamente! Agora é o "a ganhar ou a perder".

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,765
28,544
Gaia
apocalypto disse:
-------------

Até os SD têm um cântico com essa frase no refrão para suavizar e amolecer os adeptos.
Muito adaptado aos novos tempos de hegemonização do bafique essa música dos SD é o sinal da ACOMODAÇAO e tolerancia às derrotas, tudo muito conveniente para a entourage PdC, sad e Madureira.

Antigamente o pessoal do Tribunal não tinha ligações à administração, nem recebiam bilhetes, nem vendiam nem ganhavam dinheiro com a imagem do clube. Conheçi e conheço muita gente do Tribunal, que se caraterizavam por ser os sócios mais humildes, mais pobres, sem dinheiro para as bancadas centrais, cativos ou camarotes, mas que se juntavam para acompanhar o FC do Porto em muitas deslocações. Com eles quando havia merda, havia mesmo, os jogadores, treinadores e dirigentes tinham de os aturar e era ve los à saída do parque de estacionamento ao ar livre ao lado  do Pavilhão e da arquibancada a ter de parar os carros e falar com os adeptos por vezes 3/4 após o fim dos jogos, porque eles nao aceitavam fintas de alguns que escapavam pelo lado do terreno onde devia ter sido feita uma piscina olimpica. 

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
22,351
40,584
Tenho vista para o Dragão.
Jorge Pacino disse:
Não tem nada a ver uma coisa com a outra. E muito menos estou a falar de coreografias, capacidade vocal ou acústica.

Simplesmente os adeptos que estiveram 19 anos sem ganhar um campeonato são muito mais fiéis do que esta geração que viu o Porto a ganhar nos seus tempos de escola e ficaram porque sim. Claro que há exceções, eu sou novo, nunca estive 19 anos sem ganhar e nem sequer vi a final de Viena nem me recordo com total clareza do Penta.

A questão dos adeptos é como o mundo. Agora tens adeptos chineses e esses não têm a identidade do Porto, isso posso garantir. Não é por ser chinês porque em tudo há exceções, mas uma maioria não tem. Tal como a maioria dos novos adeptos do Porto são uma merda. E quem conhece a história como eu conheço, como eu fiz questão de ler e ouvir mesmo sem presenciar alguns momentos, sabe que os adeptos do Porto pioraram e muito. E se calhar os dos outros também. Mas estávamos bem melhores quando éramos muito menos, quando só os verdadeiros é que faziam parte desta família.

Não tenho problema nenhum em dizer que sou mais portista que muitos. Não porque tenho mais anos de sócio e aí até tenho mais do que a maioria com o dobro da minha idade(mas vale zero pq é algo pago e há quem não tenha possibilidade), não porque vou a mais jogos ou deixo de ir, não porque canto ou como pipocas mas sim pela maneira de ver as coisas, a exigência, a identidade. E como eu há muitos, mas juntou-se muito lixo também.

Ser portista não é ter de escolher entre um dos três grandes e pronto. É escolher o Porto porque se não existisse o Porto não podias escolher mais nenhum.
Se o clube ganhou tudo em quantidades industriais, seria mais que expectável que a massa adepta crescesse, e até acho que devíamos ter bem mais, não fosse o discurso anti tudo a sul do Douro.
O Porto tornou-se um clube universal, apesar dos discursos regionalistas e anti tudo.

Eu sou portista desde que nasci, andei na natação do clube a partir dos 4 anos, comecei a ir às antas a partir de 88 até ao dia em que foi demolido.
Sou tripeiro e portista desde o primeiro dia, mas quem sou eu para andar a medir portismos.
Detesto a conversa do portistómetro.

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,548
3,752
Conquistas
1
  • José Mourinho
Ripas disse:
Se o clube ganhou tudo em quantidades industriais, seria mais que expectável que a massa adepta crescesse, e até acho que devíamos ter bem mais, não fosse o discurso anti tudo a sul do Douro.
O Porto tornou-se um clube universal, apesar dos discursos regionalistas e anti tudo.
Vítor Serpa? José Manuel Delgado?

J

Jorge Pacino

Guest
Ripas disse:

Eu sou portista desde que nasci, andei na natação do clube a partir dos 4 anos, comecei a ir às antas a partir de 88 até ao dia em que foi demolido.
Sou tripeiro e portista desde o primeiro dia, mas quem sou eu para andar a medir portismos.
Mas nada do que digo invalida o que dizes. É verdade o que estás a dizer no primeiro parágrafo e já concordei com isso. Mas a mim chegava-me quando tínhamos o suficiente para encher as Antas. Que interessa ganhar um adepto que não dá 1 euro ao clube, não põe os pés no estádio e só vem falar quando é para falar mal. É falta de cultura desportiva, identidade do Porto, chama-lhe o que quiseres...mas não ponham os portistas que amam o clube no mesmo saco que os portistas que são do Porto porque lhes convinha na escola e agora convém para descarregar frustrações da vida pessoal. Amar mais ou amar menos não existe, estás certo aí mas não é essa a questão.

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
47
Porto
apocalypto disse:
Agora?? Graças a deus tivemos nos anos 40,50 e 60 do século passado, milhares de adeptos que viveram a gostar do Porto mesmo com as derrotas ano após ano, intercaladas com uma ou outra taça.
Ainda me lembro de ouvir dizer, "até na terceira sou portista", claro que nessas décadas não havia musicas para cantar.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,765
28,544
Gaia
Ripas disse:

----------------------------------

Engraçado que eu também começei a nadar na velha piscina de metro e meio em frente ao campo de treinos das antas.

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
27,153
18,698
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Jorge Pacino disse:
Claro que há exceções, eu sou novo, nunca estive 19 anos sem ganhar e nem sequer vi a final de Viena nem me recordo com total clareza do Penta.

Tal como a maioria dos novos adeptos do Porto são uma merda. E quem conhece a história como eu conheço, como eu fiz questão de ler e ouvir mesmo sem presenciar alguns momentos, sabe que os adeptos do Porto pioraram e muito. E se calhar os dos outros também. Mas estávamos bem melhores quando éramos muito menos, quando só os verdadeiros é que faziam parte desta família.
Que idade tens? Podes dizer? Podia deduzir, pelo que escreveste, antes de comentar mas preferia que fosses tu a dizer.

BlueHell

Tribuna
29 Abril 2012
2,605
49
Jorge Pacino disse:
Esta nova geração de adeptos também é uma das causas do clube estar como está. Antigamente tínhamos adeptos muito melhores, a partir do momento em que a marca se expandiu e comercializou começaram a aparecer os "adeptos" por encomenda.

O que é isso dos adeptos por encomenda?
Serão aqueles que rec€b€m para apoiar?

é que esses não sei se podem ser apelidados de novas gerações...

Sim, a culpa é dos adeptos:

- por termos uma sanguessuga (quem sabe toupeira) anti-portista a intermediar e desvirtuar a composição do plantel

- por comprarmos jogadores que não lembram a ninguém por valores altos para o que valem, alguns até são contratados (nem no canelas isto acontece) para determinadas competições sem as poderem jogar

- por contratarmos em cima do começo das competições

- por deixarmos sair titulares a custo 0

- por sermos enganados por todo e qualquer empresário de futebol... talvez à excepção de um tal de alexanddre pinto da costa

- por estarmos totalmente amordaçados por outro grupo de ad€ptos (a ganhar ou a p€rde€r)

- por estarmos praticamente falidos e ainda aumentamos generosamente os ordenados a quem nos levou a esta situação

- por prometermos obra como o centro de formação e vermos os bragas desta vida com projectos mais adiantado

- por termos um direcção quase completamente muda

- por termos jogadores na formação e seus familiares e empresários mal formados, que ao contrário dos outros de outros clubes, é necessário a intervenção directa de um administrador ficando com 10% do passe do jogador...

... assim de repente foi o que me lembrei, sem pensar muito...

A culpa é das pipocas... dos adeptos!!!

ps: ah... esqueci-me... o meu avatar tira-me qualquer credibilidade...

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
91,317
101,141
nuno queiros disse:
Agora?? Graças a deus tivemos nos anos 40,50 e 60 do século passado, milhares de adeptos que viveram a gostar do Porto mesmo com as derrotas ano após ano, intercaladas com uma ou outra taça.
Ainda me lembro de ouvir dizer, "até na terceira sou portista", claro que nessas décadas não havia musicas para cantar.
Não estou a falar em abandonar o clube. Mesmo estando lá constantemente, dantes havia espírito crítico e exigência máxima, isso caracterizava-nos. Isso desapareceu por completo.

J

JAEP

Guest
Com um presidente, iria haver consequências e ai do treinador que não viesse a publico se retratar.
Era o minimo...

Mas as primeiras palavras dizem tudo, presidente, que presidente?

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,654
15,076
Invicta
www.google.com
Noutra altura não teria duvidas em afirmar que pelo menos uma conversa iria haver entre a direção e o treinador . Hoje, infelizmente ...

Enviado do meu VFD 820 através do Tapatalk

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
91,317
101,141
O regime já veio pegar no nosso penalty.

Não há quem faça barulho neste clube?

Sinceramente não vejo que papel tem PdC no clube. Não ter presidente seria a mesma coisa pois não faz nada que se veja, nem sequer para defender o clube.

EmilioSantero

Bancada lateral
22 Março 2019
803
764
apocalypto disse:
Não estou a falar em abandonar o clube. Mesmo estando lá constantemente, dantes havia espírito crítico e exigência máxima, isso caracterizava-nos. Isso desapareceu por completo.
Não sou defensor dos SD, eles fazem o que querem como querem, apoiam e criticam conforme acham que devem, e se o pensamento deles está uniformizado, lamento.

Há mais bancadas no estádio, centrais, laterais, a outra superior, etc., e de lá também podem, e devem, saltar assobios. Vivo a mais de 300 kms, vejo os jogos pela TV, geralmente havia ressonância dos meus gritos (a favor e contra) do 1º ao 5º andar - morava no 3º. (agora mudei de casa para felicidade deles)

Do que me lembro, até nos anos do penta ai de que houvesse 30mins mal jogados, levavam logo nas orelhas directamente: de adeptos para jogadores.

EmilioSantero

Bancada lateral
22 Março 2019
803
764
Jorge Pacino disse:

Não quero acreditar que sejam mais fiéis por isso. Normalmente a não-fidelidade é apanágio de adeptos benfiquistas, daqueles que por default são benfiquistas ("sou do benfica, claro!") e que se empatam um jogo já dizem que nem ligam à bola, ou que são muito benfiquistas quando vêm o resultado no telejornal. Outros se lhes pedirem um nome de um jogador dizem João Pinto. Outros nem sabem que são 11 jogadores. Mas "epá, samos do benfica, claro!"

Eu vi o Porto ganhar nos meus tempos de escola. Nasci um ano antes da final de Viena. Nessa mesma escola era o único portista que, gostando mesmo de bola, ia de camisola vestida à segunda-feira especialmente se entalássemos o benfica. E ainda hoje não passei de 1,65m. Puro orgulho no clube.

Todos os novos adeptos são benvindos, gostava que pudessem aprender com os adeptos mais antigos o que é essa exigência máxima e identidade que falas. Talvez assim possa prevalecer um pouco mais esse Porto. Acredito que se sintam genuinamente felizes e tristes pelo Porto. O problema é que com os novos tempos e as novas pessoas, as "necessidades" são outras. O problema é que depois na rede social querem todos parecer fortes e resilientes com posts de "força Porto" pra ter muitos likes de outros "força Porto", e selfies no estádio, e selfies com bicos de pato no estádio, e já ninguém pensa no FC Porto nesse momento, pensam só em si próprios e nas suas imagens projectadas e vidas espectrais. Mas isso é no estádio, no jantar de Natal, no nascimento dos irmãos, nas aulas, no sábado à tarde em Alcabideche, no Allegro, na fila do WC, no WC... Ou seja, não sei se é "os novos adeptos do Porto são uma merda" ou se não será mesmo civilizacional.

E os que pensam no Porto e amam o Porto estão aqui a escrever posts e a navegar e a chatearem-se uns com os outros e a rir uns com os outros em vez de estar a trabalhar (no meu caso)...