J
Jorge Pacino
Guest
Não tem nada a ver uma coisa com a outra. E muito menos estou a falar de coreografias, capacidade vocal ou acústica.Ripas disse:O que é isso de "adeptos muito melhores"?
Antigamente iam mais às Antas?
Eram mais ruidosos?
Proporcionavam um melhor espetáculo visual?
Tínhamos melhores ambientes nos jogos fora de casa?
Simplesmente os adeptos que estiveram 19 anos sem ganhar um campeonato são muito mais fiéis do que esta geração que viu o Porto a ganhar nos seus tempos de escola e ficaram porque sim. Claro que há exceções, eu sou novo, nunca estive 19 anos sem ganhar e nem sequer vi a final de Viena nem me recordo com total clareza do Penta.
A questão dos adeptos é como o mundo. Agora tens adeptos chineses e esses não têm a identidade do Porto, isso posso garantir. Não é por ser chinês porque em tudo há exceções, mas uma maioria não tem. Tal como a maioria dos novos adeptos do Porto são uma merda. E quem conhece a história como eu conheço, como eu fiz questão de ler e ouvir mesmo sem presenciar alguns momentos, sabe que os adeptos do Porto pioraram e muito. E se calhar os dos outros também. Mas estávamos bem melhores quando éramos muito menos, quando só os verdadeiros é que faziam parte desta família.
Não tenho problema nenhum em dizer que sou mais portista que muitos. Não porque tenho mais anos de sócio e aí até tenho mais do que a maioria com o dobro da minha idade(mas vale zero pq é algo pago e há quem não tenha possibilidade), não porque vou a mais jogos ou deixo de ir, não porque canto ou como pipocas mas sim pela maneira de ver as coisas, a exigência, a identidade. E como eu há muitos, mas juntou-se muito lixo também.
Ser portista não é ter de escolher entre um dos três grandes e pronto. É escolher o Porto porque se não existisse o Porto não podias escolher mais nenhum.