Jorge Costa - Eterno #2 (1971 - 2025)

Overture

Arquibancada
20 Dezembro 2016
282
750
Como se não bastasse ter o dia completamente estragado com esta triste notícia, ainda tenho de estar no trabalho durante a noite toda... só me apetece deitar e tentar dormir, nem por um segundo esta tristeza me sai da cabeça. Ainda não acredito, Capitão. Merecias ver o bem que fizeste ao teu Futebol Clube do Porto, juntamente com o Presidente, quando esse bem se materializar em mais títulos, e sim, vai-se materializar... merecias tanto. Descansa em paz.

9 Março 2012
4,358
2,706
Nós quando falecermos, após os nossos entes também falecerem. Seremos esquecidos. E ninguém se lembrara de nós , o Jorge e outros que partiram ficarão sempre na história para sempre , será recordado para sempre . E atingir este patamar não está ao alcance de todos . É com grande prazer que dá minha parte irei eternizar o teu nome e passar o legado do melhor capitão do FCP para os mais novos ! O teu nome e a tua história serão eternos. Obrigado Jorge Costa #2 BICHO!

Enviado do meu Pixel 7a através do Tapatalk

Dagerman

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,989
6,674
Eu sempre dizia e digo verdadeiramente mistica como o Jorge Costa, foram gajos da formacao e do norte sobretudo, Fernando Couto, Joao Pinto, Baia jogador, e claro o Bicho, acima destes para mim nao esta ninguém dos anos 90 para cá... E depois os Paulinhos Santos,Bruno Alves, Pepe, Ricardo Carvalho, etc,,alguns estrangeiros como o Lucho, ponhamos o Derlei. Mas acima daquele lote verdadeiramente portista nenhum transmitiu a mistica de tal maneira.

E é/foi grande parte do problema do Porto, essa falta de mistica.
Podem chamar-me literal, mas para mim a mística portista só pode ser corporizada por um jogador que chorou com as derrotas e vibrou com a vitórias do Porto quando era criança. Há jogadores profissionais, que deram tudo pela nossa camisola, como Derlei ou o Maxi, mas a mística não significa só profissionalismo, significa portismo.

29 Agosto 2022
4,802
5,624
Apesar de muito prematura a morte de Jorge Costa, não quero que a camisola número 2 seja retirada, e digo isto por respeito ao outro grande número 2 que também tivemos. Não sei. No mínimo dos mínimos, tenho mixed feelings em relação a isto.

Já que o presidente da assembleia geral falou dessa possibilidade.

Última edição:

Edgar Siska

Guarda Varangiana Anti- Panelas
9 Julho 2016
84,509
149,201
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Apesar de muito permatura a morte de Jorge Costa, não quero que a camisola número 2 seja retirada, e digo isto por respeito ao outro grande número 2 que também tivemos. Não sei.

No mínimo dos minímos tenho mix feelings em relacão a isto.

Já que o presidente da assembleia geral falou dessa possibilidade.
PArece-me que ele falou na possibilidade de isso ser "decidido pelos sócios".

• Like
Reações: Portista in Sofia
T

tiagorodrigues

Bancada lateral
31 Agosto 2012
634
499
Escrito por Luís Osório na sua crónica ao JN.

POSTAL DO DIA

Um elogio ao FC. Porto

1.
Discutir futebol ou política com elevação é infelizmente uma impossibilidade.

Benfiquistas – como eu – não podem elogiar adversários.

Da mesma maneira que alguém não pode expressar opiniões políticas sem ser torpedeado com alarvidades de caserna.

Não interessa, continuarei a tentar.

Nestes tempos de cólera, neste dia em que nos despedimos de Jorge Costa, quero fazer o elogio de um clube verdadeiramente único com uma identidade própria e que faz da união e da solidariedade entre todos o seu modo de vida, a sua força e razão de existir.

O FC. Porto não é apenas um clube, é um modo de expressar o orgulho de uma região tantas vezes esquecida pelos poderes, tantas vezes ostracizada.

Impossível perceber o clube sem nos perdermos nas ruas da Ribeira, na faina dos pescadores de Vila do Conde e da Póvoa (apesar do Rio Ave e do Varzim), nos bairros de gente pobre e trabalhadora, gente habituada ao frio que corta no inverno, frio que magoa a pele, mas que não quebra.

Impossível perceber o clube sem entendermos as lágrimas dos mais velhos com umas tripas feitas à antiga, as portas abertas entre vizinhos, as porradas dos miúdos nos seus jogos de bola na rua, as asneiras transformadas em modo de vida, o poder dos “pintas”, mas também a arte única que têm de oferecer a única camisola que têm no corpo a um estranho que possa ter frio.

2.
Ser do FC. Porto é um ato de resistência.

Vestir aquela camisola é um grito contra as injustiças, contra os poderes que condenam o norte a ser um parente pobre, contra os jornais que oferecem sempre as suas primeiras páginas ao Benfica ou ao Sporting, contra os que não compreendem que a vida custa a ganhar, contra os privilegiados.

Ser do FC. Porto é comer a camisola e fazer o que é preciso para ganhar.
Numa guerra faz-se o que for preciso.

3.
Ser do FC. Porto é respeitar a pronúncia e o Douro, é ter orgulho nas duas margens do rio, é saber respeitar os mortos e a memória.

Jogar no FC. Porto é fazer parte de uma família e contribuir para uma história que torna cada pessoa mais importante do que os títulos que ganha.

4.
É assim que vejo o FC. Porto.

Irrita-me?
Muitas vezes.

Gostaria que o Benfica pudesse ser assim?
Não. Pela simples razão de que a identidade não é um desejo, a identidade de cada clube depende da sua história e do lugar de onde se é.

Benfica e o Sporting têm a sua própria identidade.

Mas não me digam que o FC. Porto não é extraordinário.

Não me digam que não é mais do que um clube.

Não me digam que não é uma bandeira dos que acreditam que não há derrotados por antecipação – na vida ou num campo de futebol – que tudo é possível quando se combate com convicção pelo que se acredita.

Não é, Jorge Costa?

LO

Overture

Arquibancada
20 Dezembro 2016
282
750
Escrito por Luís Osório na sua crónica ao JN.

POSTAL DO DIA

Um elogio ao FC. Porto

1.
Discutir futebol ou política com elevação é infelizmente uma impossibilidade.

Benfiquistas – como eu – não podem elogiar adversários.

Da mesma maneira que alguém não pode expressar opiniões políticas sem ser torpedeado com alarvidades de caserna.

Não interessa, continuarei a tentar.

Nestes tempos de cólera, neste dia em que nos despedimos de Jorge Costa, quero fazer o elogio de um clube verdadeiramente único com uma identidade própria e que faz da união e da solidariedade entre todos o seu modo de vida, a sua força e razão de existir.

O FC. Porto não é apenas um clube, é um modo de expressar o orgulho de uma região tantas vezes esquecida pelos poderes, tantas vezes ostracizada.

Impossível perceber o clube sem nos perdermos nas ruas da Ribeira, na faina dos pescadores de Vila do Conde e da Póvoa (apesar do Rio Ave e do Varzim), nos bairros de gente pobre e trabalhadora, gente habituada ao frio que corta no inverno, frio que magoa a pele, mas que não quebra.

Impossível perceber o clube sem entendermos as lágrimas dos mais velhos com umas tripas feitas à antiga, as portas abertas entre vizinhos, as porradas dos miúdos nos seus jogos de bola na rua, as asneiras transformadas em modo de vida, o poder dos “pintas”, mas também a arte única que têm de oferecer a única camisola que têm no corpo a um estranho que possa ter frio.

2.
Ser do FC. Porto é um ato de resistência.

Vestir aquela camisola é um grito contra as injustiças, contra os poderes que condenam o norte a ser um parente pobre, contra os jornais que oferecem sempre as suas primeiras páginas ao Benfica ou ao Sporting, contra os que não compreendem que a vida custa a ganhar, contra os privilegiados.

Ser do FC. Porto é comer a camisola e fazer o que é preciso para ganhar.
Numa guerra faz-se o que for preciso.

3.
Ser do FC. Porto é respeitar a pronúncia e o Douro, é ter orgulho nas duas margens do rio, é saber respeitar os mortos e a memória.

Jogar no FC. Porto é fazer parte de uma família e contribuir para uma história que torna cada pessoa mais importante do que os títulos que ganha.

4.
É assim que vejo o FC. Porto.

Irrita-me?
Muitas vezes.

Gostaria que o Benfica pudesse ser assim?
Não. Pela simples razão de que a identidade não é um desejo, a identidade de cada clube depende da sua história e do lugar de onde se é.

Benfica e o Sporting têm a sua própria identidade.

Mas não me digam que o FC. Porto não é extraordinário.

Não me digam que não é mais do que um clube.

Não me digam que não é uma bandeira dos que acreditam que não há derrotados por antecipação – na vida ou num campo de futebol – que tudo é possível quando se combate com convicção pelo que se acredita.

Não é, Jorge Costa?

LO

• Like
Reações: pauloans e Dias_21

VPM

Tribuna Presidencial
3 Junho 2019
17,033
19,315
O Jorge dizia qie o SC era o seu maior amlgo no futebol e o SC diz agora o mesmo do JC
A amizade de uma vida ficou beliscada diz-se que por causa de uma declaração do JC desejando as maiores felicidades ao Rui Costa.
Um bom exemplo de como a vida é demasiada curta e frágil para as pessoas se chatearem com coisas de somenos...

Última edição:

T-Dragon

Lugar Anual
2 Junho 2016
5,731
9,853
Quem verdadeiramente é portista hoje chora mas está pronto para a luta, de punhos e dentes cerrados e com uma revolta incompreensível.
Ontem estava a rever a entrevista do nosso Bicho e só tive um pensamento.
Se formos todos, sócios ou apenas simpatizantes um bocadinho Jorge, somos imparáveis.
Era bom que conseguíssemos todos honrar este legado que ele nos deixa, deixando os gostos e ressentimentos de lado, seguindo verdadeiramente juntos, porque isto é a única e merecida homenagem que podemos fazer ao nosso querido Bicho.

JJC

Tribuna
26 Maio 2014
4,904
5,387
A última vez que comprei a merda da Bola foi a seguir à final de Dublin, mas acho que amanhã vou reincidir. Grande capa.
Já a capa do Record… não lembra a ninguém.

Com tantas fotos marcantes da carreira como jogador, escolheram logo a pior possível (nem a camisa está passada), sem uma única referência ao campeão que foi. Depois carregam a capa de texto, como se não soubesse o que aconteceu e fosse preciso explicar tudo às pessoas.

Completamente ao lado, na minha opinião.