Jorge Costa - #E2erno Capitão (1971 - 2025)

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
2,566
4,870
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Deco
A parte má destas homenagens abertas a público em recintos grandes, é que nas filas se apanha sempre desocupados que claramente vão para ali passar tempo e porque acham piada.

Custa-me muito ver imagens e pessoas na fila a rirem, à procura da câmara, claramente como se estivessem na fila para entrar num restaurante ou uma loja no shopping.

Enfim, é o que é, mais importante é que a maior parte o faz de forma sentida e para homenagear o Homem.
Uma falta de respeito completa.

Eu vou no final do meu trabalho.

ribasFCP

Superior
28 Junho 2025
75
92
Existem alguns momentos que nunca esquecemos.

Um deles é o golo do vermelhinho ao aberdeen em que faz um slalom desde o meio campo (e que garante a nossa primeira final europeia), pois é a primeira lembrança que eu tenho como portista.

Outra é de um jogo em Braga, em que o guarda redes era o Krajl, que para variar sofre um daqueles golos que só ele conseguia sofrer.
o olhar que o Jorge Costa lhe dá é algo que irá perdurar para sempre nas minhas lembranças.

Não só as vitorias, que foram tantas, não apenas as conquistas que foram enormes, mas o que fica do "Bicho" é acima de tudo o sentimento pelo clube; não ficaria mal num qualquer dicionário, na definição de portismo aparecer a fotografia do Jorge Costa.

Grande Bicho. Para sempre um de nós.

Diogo Oliveira 98

Bancada central
12 Agosto 2015
1,835
705
Conquistas
2
  • Jorge Costa
  • Reinaldo Teles
A parte má destas homenagens abertas a público em recintos grandes, é que nas filas se apanha sempre desocupados que claramente vão para ali passar tempo e porque acham piada.

Custa-me muito ver imagens e pessoas na fila a rirem, à procura da câmara, claramente como se estivessem na fila para entrar num restaurante ou uma loja no shopping.

Enfim, é o que é, mais importante é que a maior parte o faz de forma sentida e para homenagear o Homem.
Completamente!

• Like
Reações: pauloans

Blue_Velvet

Bancada central
22 Agosto 2013
1,275
1,540
Deixou-nos um ser humano incrível... Conheci os pais dele que viviam em Matosinhos num apartamento onde havia muitas recordações do "jovem Jorge". O pai partiu há pouco mais de 4 anos.
Espero que o nosso "Bicho" possa encontrar o descanso eterno junto do seu pai.
Eu acredito que o próprio Jorge Costa não quereria que a camisola n.2 fosse retirada, mas sim usada por alguém como ele, sempre por um portista assumido, com os valores que outros n.2 tiveram. Essa deveria ser a regra a partir de hoje.
Também gosto desta ideia, camisola 2 só para jogadores da formação, que se tenham destacado pela liderança

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
2,566
4,870
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Deco
Dá para ver no Porto Canal. Cada vez maior e parece que no túnel a fila também é ainda grande. Não percebi onde está a urna, mas li que era perto do balneário por causa do calor.
Estou no trabalho e não consigo. É só para ter uma ideia de como vai estar quando chegar e tentar pensar em transporte para depois regressar a casa. Obrigado.

• Like
Reações: pauloans
SquareHammer

SquareHammer

Bancada central
13 Agosto 2020
1,709
2,203
Conquistas
4
  • Lucho González
  • Jardel
  • André Villas-Boas
  • Deco
Há sempre memórias que ficam connosco, especialmente quando estamos naquela idade ainda tenra, em que o futebol e os seus intervenientes são tudo para nós. E felizmente tenho um pai que me levou várias vezes às Antas e me fez perceber desde muito cedo o que este clube é e o que simboliza. Primeiro jogo nas Antas, aquele célebre 7-2 ao Salgueiros. Pouco me lembro porque tinha 3 anos mas tenho fotos desse dia que ficarão comigo para sempre. A primeira equipa de que tenho memória é a da reta final do penta. Jardel, Zahovic, Drulovic, Artur, Paulinho, Aloísio...mas já aí, muito novo, percebia que o Jorge Costa era o guerreiro, o capitão, o verdadeiro líder daquela equipa. Depois, claro, vem as épocas de ouro de 2002 a 2004. Lembro-me de ver as duas finais europeias num café aqui da terra, junto de portistas, e que festa foi. Dias que ficarão sempre na minha memória. Recordo os momentos após o golo do Deco frente ao Mónaco, em que tive de esconder debaixo de uma mesa tal era o champanhe que era aberto e que caía em todo o lado. Felicidade pura. Aqueles momentos do Baía e do Jorge Costa a levantarem os troféus...sem palavras. Obrigado Jorge por me mostrares o que é ser Porto e por seres o pilar de tantas, tantas, tantas vitórias.

David Bowie

David Bowie

Arquibancada
15 Maio 2024
207
469
Conquistas
3
  • José Maria Pedroto
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
já passaram 24h e ainda custa a acreditar...
Só posso agradecer ao Jorge Costa, foi o 1º capitão de quem tenho memória, o ultimo capitão no Estádio das Antas, o primeiro no Dragão.
Já que ainda não era nascido em 87, foi um dos capitães que levantou o troféu que demonstrou que tudo era possível e enquanto a memória não falhar, o momento em que levanta a orelhuda (momento mais supremo que vivi ao vivo) terá sempre a sua figura em destaque.

Se alguém representava a mistica era ele...aliás a aura da mística desenvolve-se muito no seu período de liderança.
Lembro-me que quando era miudo a sua postura até me causava algum receio e respeito, e saber que fora das 4 linhas era uma pessoa incrivel, demonstra a figura e capacidades que poucos conseguem ter.

Obrigado por tudo, a maior homenagem é continuar a lutar por um clube vencedor, que respeite a sua história e procure sempre mais e melhor

e pegando na musica mais conhecida do meu nick, We can be Heroes / Just for one day
tu não foste só um dia, foste a carreira toda

FCPorto1989

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
13,197
559

Estava a pensar nisso mesmo há pouco. Principalmente a cena de um Pai e um filho (presumo) a darem com o rabo um no outro (miúdo instigado pelo presumível Pai).

RGalego

Figura Intangível nos ajude!
12 Março 2012
14,060
17,189
Conquistas
6
35
Braga
  • André Villas-Boas
  • Sérgio Conceição
  • Jorge Costa

Sem dúvida, estive lá mais cedo a deixar o meu tributo no memorial e faz-me confusão que enquanto estou a chorar baba e ranho, estejam alguns miliantes a rir e na amena cavaqueira.

João Branco

Tribuna Presidencial
23 Maio 2017
5,885
17,858
Conquistas
6
57
Porto
  • José Maria Pedroto
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa