Jorge Costa - #E2erno Capitão (1971 - 2025)

Don Corleone

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2019
9,046
14,364
Conquistas
17
  • Hulk
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Madjer
Ontem só soube ja eram 17h, nem conseguia acreditar… A dedicação que tinha para com o seu e nosso clube foram de outro nivel.
Não sou da opinião que o número deva ser retirado, tenho a mesma opinião que já tinha antes. O n° 2 deve estar reservado para alguém especial que esteja neste clube para o servir, e não para se servir dele.

paulomad80

Arquibancada
9 Novembro 2017
260
351
Acordei a pensar que isto tinha sido só um pesadelo. Mas não. Continuamos lá.

Isto vai demorar a passar. Se é que alguma vez passará. Talvez com um título europeu para relembrar e homenagear o grande vencedor que ele foi.

Olho para as peças de roupa de cor azul e tudo me parece desbotado, quase cinza quase ausência de cor. O céu continua ocre, doente, a querer desabar. O sol parece ainda mais distante e pálido.

Quero dizer tudo mas acabo por não dizer nada. E a dor não passa, foda-se. Nem ameniza sequer.
Eu também.

Mas tou revoltado pa..

Ver muitos comentários de "Portistas" por aí.
Revolta-me completamente.
Só falam de dinheiro agora entendo porque o Jorge se afastou do clube.
Não falam de mais nada, porque deixou de pagar as quotas e mais nao sei o que.
Pudera, dar dinheiro a autenticos chulos.

Esta gente é totalmente contra o que foi o Jorge, consequentemente tudo aquilo que foi e é o FC PORTO.

É revoltante fdx

mesenga

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
6,317
6,931
Não tenho palavras, nunca tive no momento da despedida eterna, não vai ser agora que as vou ter...

Apenas tenho sentido algum conforto nas partilhas de alguns momentos vividos com o eterno capitão, como o da entrevista de José Mourinho... não elimina o sentimento, mas apazigua um pouco...

DEP Jorge Costa#2!💙

Acho que não se devia retirar o nr.2 das camisolas, da mesma forma devíamos retirar o nr.9 pelo nosso Bibota.

Ambos os números devem manter-se para que sirva de exemplo, inspiração e responsabilidade para quem a usar.

Em relação a dar nomes ao Olival ou ao novo centro de estágio, isso dependerá sempre da vontade da família dos falecidos..
Também sou contra retirar o número 2 das camisolas. Será sempre um prazer rever o número 2 entrar em campo, será sempre um momento para relembrar Jorge Costa, nunca para esquecer... e, provavelmente, ainda estará para nascer o homem que se sentirá à altura de envergar tamanho simbolismo nas costas...

SD_1995

Tribuna
1 Outubro 2016
4,098
1,994
Porto
Podem chamar-me literal, mas para mim a mística portista só pode ser corporizada por um jogador que chorou com as derrotas e vibrou com a vitórias do Porto quando era criança. Há jogadores profissionais, que deram tudo pela nossa camisola, como Derlei ou o Maxi, mas a mística não significa só profissionalismo, significa portismo.
Podem chamar-me literal, mas para mim a mística portista só pode ser corporizada por um jogador que chorou com as derrotas e vibrou com a vitórias do Porto quando era criança. Há jogadores profissionais, que deram tudo pela nossa camisola, como Derlei ou o Maxi, mas a mística não significa só profissionalismo, significa portismo.
Nem mais caro colega ! Tivemos e teremos jogadores que serão extremamente profissionais que irão dar dar tudo pelo o Porto , mas ninguém vai-me convencer que esse jogador é adepto do Porto , que amou o Porto desde pequeno , que teve a sonho de representar o Porto , que foi sempre vibrou com o Porto , que o Porto para ele tem outro significado .. normalmente esses sonham em jogar pelo o Porto , sonhos que estão ao alcance de poucos , e menos aí ainda têm fibra de líderes e capitaes e menos ainda conquistaram o que o Jorge Costa conquistou .. será sempre único! Isso sim é mística , é carregar a alma do Porto, são com jogadores como ele.

• Like
  • Love
Reações: pauloans e Dagerman

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
1,304
2,824
Acho que não se devia retirar o nr.2 das camisolas, da mesma forma devíamos retirar o nr.9 pelo nosso Bibota.

Ambos os números devem manter-se para que sirva de exemplo, inspiração e responsabilidade para quem a usar.

Em relação a dar nomes ao Olival ou ao novo centro de estágio, isso dependerá sempre da vontade da família dos falecidos..
Eu compreendo as duas opiniões mas não comparemos um caso com o outro.

Primeiro porque a 2 é o número mais importante do nosso clube. É o que carrega a mística do Ser Porto. É o número do capitão; do líder.
Grandes nomes da nossa história vestiram a 9, como o Gomes, ou a 10, como o Deco, mas a número 2 é ímpar.
Prova disso é nunca termos discutido a atribuição de números mas quando chega a 2 o caso muda de figura.

Depois há o impacto da morte.
O nosso Gomes perdeu a vida de forma precoce mas já era algo que, infelizmente, estávamos à espera devido à sua condição de saúde.
O Jorge Costa foi um soco no estômago. Não havia nada que nos fizesse pensar que hoje estaríamos aqui a chorar a despedida do Bicho.

A somar a isto, o facto de este estar a viver, provavelmente, os seus melhores tempos pós carreira de jogador.
Era ele, juntamente com o NGP, que estavam a refundar a equipa de futebol e que nos começa a deliciar. Estava claramente em crescendo na estrutura e assumir-se como o homem forte no departamento de futebol.

RGalego

Figura Intangível nos ajude!
12 Março 2012
14,055
17,188
Conquistas
6
35
Braga
  • André Villas-Boas
  • Sérgio Conceição
  • Jorge Costa
Não tenho palavras, nunca tive no momento da despedida eterna, não vai ser agora que as vou ter...

Apenas tenho sentido algum conforto nas partilhas de alguns momentos vividos com o eterno capitão, como o da entrevista de José Mourinho... não elimina o sentimento, mas apazigua um pouco...

DEP Jorge Costa#2!💙

Também sou contra retirar o número 2 das camisolas. Será sempre um prazer rever o número 2 entrar em campo, será sempre um momento para relembrar Jorge Costa, nunca para esquecer... e, provavelmente, ainda estará para nascer o homem que se sentirá à altura de envergar tamanho simbolismo nas costas...
Concordo, a camisola 2 deve servir de inspiração para muitos miudos e não apenas registo histórico.

Qualquer miudo robusto, central e com faixa de capitão (lá se vão mais de 20 anos, nunca tive o sonho porque tinha autocritica ), inspira-se e sonha um dia poder representar aquela camisola e aquele numero.

Existem muitas formas de preservar e homenagear o Bicho, deixem a camisola 2 que por acaso não foi exclusiva dele, para as gerações futuras.

PunkSinatra

Arquibancada
27 Maio 2017
428
596
40
Suiça
Estive lá.

Uma das maiores alegrias enquanto adepto do nosso clube.

E estive em Sevilla um ano antes.

Vi o Bicho a levantar as taças. Jamais esquecerei enquanto for vivo
Nem consigo imaginar a alegria que terá sido vivenciar no estádio vencer essas finais.

Dá-me imensa alegria que muitos de vós o tenham feito.

Grande Jorge e grandes tempos.

Tenho a certeza que um dia vamos voltar a levantar a orelhuda, e o nosso Capitão estará lá também.

Um dia leve a todos, que hoje não há grande alegria.

Moradona

Bancada central
18 Maio 2025
1,205
4,461
Noite difícil. Tentei ler um livro, mas o sono não vinha, a mente escapava sempre para o fatídico acontecimento que marcou o dia. Depois acabei por me lembrar que tinha guardadas umas gravações dos tempos em que ganhamos a Taça UEFA e a Liga dos Campeões. Fiquei horas a ver aquilo. Os diretos a partir do aeroporto na receção à equipa após vitórias importantes, a receção à equipa no Estádio das Antas de madrugada, a felicidade estampada na cara do Jorge ao chegar com as taças no avião. Que grandes recordações, que tempos incríveis que ficarão para sempre marcados na minha memória e de todos os portistas que viveram aquele período de ouro, capitaneado pelo Jorge Costa, o eterno capitão da geração de portistas que cresceu e viveu intensamente os anos 90 e 2000.

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
41,499
71,381
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Já postei no tópico dele mas volto a perguntar aqui: alguém sabe o que aconteceu ao Zubizarreta?! Nada se sabe dele, nem uma palavra, nem um som, nem depois deste trágico acontecimento, ele que conviveu diariamente com o Jorge.

Este desaparecimento não é normal.

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
7,093
9,090
Eu compreendo as duas opiniões mas não comparemos um caso com o outro.

Primeiro porque a 2 é o número mais importante do nosso clube. É o que carrega a mística do Ser Porto. É o número do capitão; do líder.
Grandes nomes da nossa história vestiram a 9, como o Gomes, ou a 10, como o Deco, mas a número 2 é ímpar.
Prova disso é nunca termos discutido a atribuição de números mas quando chega a 2 o caso muda de figura.

Depois há o impacto da morte.
O nosso Gomes perdeu a vida de forma precoce mas já era algo que, infelizmente, estávamos à espera devido à sua condição de saúde.
O Jorge Costa foi um soco no estômago. Não havia nada que nos fizesse pensar que hoje estaríamos aqui a chorar a despedida do Bicho.

A somar a isto, o facto de este estar a viver, provavelmente, os seus melhores tempos pós carreira de jogador.
Era ele, juntamente com o NGP, que estavam a refundar a equipa de futebol e que nos começa a deliciar. Estava claramente em crescendo na estrutura e assumir-se como o homem forte no departamento de futebol.
Coisa de putos novos.

Antigamente, os números não eram determinados por época, todos os jogadores que entravam em campo jogavam com camisolas de 1 a 11 e os suplentes do 12 ao 16 (e depois 18).

O João Pinto, pela posição que ocupava em campo, foi o dono dela durante muitos anos (e foi também o primeiro dono legítimo dela quando mudaram as regras), mas cheguei a ver o Paulo Pereira com ela também. E depois então passou para o Bicho quando o João deixou de jogar.

Desde aí, foi de Ricardo Costa, Bruno Alves, Danilo, Tomás Esteves, Maxi e Fábio Cardoso. Digamos que se o objetivo era manter a mística da camisola, devia ter sido mais bem cuidada na última década.

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
13,999
16,413
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
Dou por mim a pensar no que estará o Jorge Costa neste momento a pensar: "Por mim? Deixem-se de merdas, deem conforto á minha familia, sirvam o F.C.Porto, vão treinar e ganhem".

Por algum motivo ainda hoje se diz "Central á Porto tipo Jorge Costa".

Até sempre. Hoje é dia de passar no Museu 😪

Pedro Brandão

Tribuna Presidencial
17 Outubro 2018
14,039
25,272
Conquistas
3
49
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Madjer
Ontem fiquei sem palavras para expressar o que me ia na alma e hoje ainda tenho dificuldades em aceitar que nos tiraram O Bicho.
Sim, para mim foi tirarem-nos um familiar que sentíamos que tinha regressado a casa depois de muitos anos emigrado. Aquele irmão, aquele pai, aquele primo com quem crescemos e aprendemos a admirar por aquilo que era e pelo que representava. Alguém cujo regresso nos dava o conforto de segurança. Que aquilo que desejamos para nós e para a nossa família está ali, bem assegurado, presente, eterno.

Existem duas figuras que para mim representavam o portismo. Um deles partiu este ano depois de uma vida dedicada ao clube. O Jorge partiu demasiado cedo e com ainda muito para fazer e transmitir aos que estão, aos que estiveram, aos que chegarão.

O Jorge era, para mim, aquilo que eu define como alma portista: guerreiro, companheiro, resiliente, apaixonado, dedicado, ambicioso e intransigente na defesa dos seus. Mas era também bondoso, justo, leal. Um homem com valores e que pensava pela sua cabeça. Não era mais um entre um rebanho e era talvez por me ver em muitas das suas características que o Jorge era a minha maior referência de Ser Porto.
Onde estiver fará amigos e ganhará admiradores porque era um desses raros homens que os outros seguem. Não por medo, não por interesse mas por admiração, por companheirismo, pelo exemplo.
Cabe-nos a todos nós transmitir as memórias do Jorge Costa e acima de tudo o seu legado. Não apenas o dos títulos conquistados, e foram muitos, mas o da sua força e da paixão pelo clube do coração.
Um até sempre Bicho e um agradecimento eterno.

Não posso deixar de falar no nosso presidente que em pouco mais de um ano já passou por imensas dificuldades e momentos difíceis. A todos tem correspondido com elevação. Até hoje sempre teve o Jorge ao seu lado para lhe dar força e aquele incentivo tantas vezes necessário para seguirmos em frente.
A partir de hoje, todos nós, sem excepção, temos de ser O Bicho e estar lá em toda as alturas para o presidente André Vilas Boas. Só assim iremos conseguir atingir os objetivos e feitos que desejamos.

JJC

JJC

Tribuna
26 Maio 2014
4,910
5,409
Ainda é aquela frase do Mourinho que ressoa na cabeça: “É uma parte da minha história que vai…"

E percebo cada palavra, mesmo sendo um comum adepto. Para quem gosta de futebol e sente verdadeiramente o clube, há números, símbolos e pessoas que são também parte da nossa própria história.

O Jorge Costa foi o meu primeiro capitão. E é inevitável recordar as maiores alegrias que vivi como adepto; momentos que jamais pensei presenciar, terminados num grande abraço ao meu Pai, e em todos esses era ele que lá estava: a liderar, a lutar e a mostrar o caminho.

Um orgulho enorme termos tido alguém como ele a comandar dentro de campo, numa altura em que, nos rivais, a braçadeira passava de braço em braço sem identidade.

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
1,304
2,824
Coisa de putos novos.

Antigamente, os números não eram determinados por época, todos os jogadores que entravam em campo jogavam com camisolas de 1 a 11 e os suplentes do 12 ao 16 (e depois 18).

O João Pinto, pela posição que ocupava em campo, foi o dono dela durante muitos anos (e foi também o primeiro dono legítimo dela quando mudaram as regras), mas cheguei a ver o Paulo Pereira com ela também. E depois então passou para o Bicho quando o João deixou de jogar.

Desde aí, foi de Ricardo Costa, Bruno Alves, Danilo, Tomás Esteves, Maxi e Fábio Cardoso. Digamos que se o objetivo era manter a mística da camisola, devia ter sido mais bem cuidada na última década.
Fiquei sem perceber a tua opinião.

Kiki

Arquibancada
1 Setembro 2017
319
605
Falou-se já muito da perda que representa o Jorge Costa em termos de passado: um capitão ligado a grandes vitórias do clube e de um capítulo debruado a ouro da história do clube. Valores insubstituíveis de portismo e liderança.

Mas o Jorge Costa era também um homem de presente e futuro do clube. Era um grande homem do futebol, jogador, treinador, dirigente, com um conhecimento ímpar do clube e do futebol português.

Se no primeiro caso consigo perceber como podemos carregar e honrar a memória do Jorge Costa jogador e capitão (nem espero outra coisa do presidente), no segundo não sei. Estamos definitivamente frágeis, e o André mais sozinho. E não sei mesmo quem poderia compensar a perda de um dirigente destes na estrutura do clube.

Bleu

Bancada central
12 Agosto 2020
1,227
1,109
Deixou-nos um ser humano incrível... Conheci os pais dele que viviam em Matosinhos num apartamento onde havia muitas recordações do "jovem Jorge". O pai partiu há pouco mais de 4 anos.
Espero que o nosso "Bicho" possa encontrar o descanso eterno junto do seu pai.
Eu acredito que o próprio Jorge Costa não quereria que a camisola n.2 fosse retirada, mas sim usada por alguém como ele, sempre por um portista assumido, com os valores que outros n.2 tiveram. Essa deveria ser a regra a partir de hoje.

ricardo.costa

Arquibancada
17 Março 2022
410
954
Falou-se já muito da perda que representa o Jorge Costa em termos de passado: um capitão ligado a grandes vitórias do clube e de um capítulo debruado a ouro da história do clube. Valores insubstituíveis de portismo e liderança.

Mas o Jorge Costa era também um homem de presente e futuro do clube. Era um grande homem do futebol, jogador, treinador, dirigente, com um conhecimento ímpar do clube e do futebol português.

Se no primeiro caso consigo perceber como podemos carregar e honrar a memória do Jorge Costa jogador e capitão (nem espero outra coisa do presidente), no segundo não sei. Estamos definitivamente frágeis, e o André mais sozinho. E não sei mesmo quem poderia compensar a perda de um dirigente destes na estrutura do clube.
Totalmente de acordo. E falar disso, neste momento, não é desrespeito pelo Jorge; antes pelo contrário, é reconhecimento de que era uma peça-chave na estrutura atual. Não estamos a falar só de um símbolo, de uma lenda, que já não jogava. O Jorge Costa era um dirigente atual, fundamental na presidência do AVB.

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
7,093
9,090
Fiquei sem perceber a tua opinião.
Que não faz sentido retirar a 2.
E que a 2 já não tem propriamente o simbolismo reservado a poucos.

Mais depressa sou favorável a fazer o que se faz na NBA, e criarmos uma estrutura superior no estádio com camisolas históricas, entre as quais estaria obviamente a do Jorge.

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
1,304
2,824
Que não faz sentido retirar a 2.
E que a 2 já não tem propriamente o simbolismo reservado a poucos.

Mais depressa sou favorável a fazer o que se faz na NBA, e criarmos uma estrutura superior no estádio com camisolas históricas, entre as quais estaria obviamente a do Jorge.
É um tema que tem espaço para discussão.
Claro que depois do Jorge, a 2 passou por jogadores que nunca fizeram jus ao peso da camisola. No entanto, a mística do número sempre esteve presente.

• Like
Reações: pauloans