Jan Bednarek

Mustaine

Tribuna Presidencial
18 Junho 2007
13,305
3,813
Porto
É tudo uma questão de referência e expectativas.
Curto em relação a quê/quem? van Dijk? Militão? A alguma promessa?

É só relembrar David Carmo, Otávio ou mesmo ainda o Nehuén Pérez.
Mas o FC Porto sempre teve dos melhores centrais do mundo. Em 25 terem passado cá Jorge Andrade, Ricardo Carvalho, Bruno Alves, Rolando, Otamendi, Mangala, Militão... E deve ser esse o nosso target, não os embustes.

dragao86

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2014
40,797
20,317
Mas o FC Porto sempre teve dos melhores centrais do mundo. Em 25 terem passado cá Jorge Andrade, Ricardo Carvalho, Bruno Alves, Rolando, Otamendi, Mangala, Militão... E deve ser esse o nosso target, não os embustes.
Certo mas é preciso tem em conta a realidade e circunstâncias atuais. Tendo em conta o passado mais recente, não me parece má contratação. Longe disso.

2005dragon

Bancada central
18 Julho 2006
2,345
622
45
Guarda
Não é o central que desejava, mas não sei porquê, tenho um feeling que vi dar certo.. Aparenta vir com vontade.
A época foi má para o Southampton e a motivação devia andar em baixo,mas às vezes as mudanças fazem pequenos milagres. A cabeça manda muito.
Da mesma forma acredito que há jogadores que saíram, e bem, que podem render mais no futuro.

• Like
Reações: MartinsDragão

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
10,286
3,098
35
Porto
Falando um pouco mais do Bednarek que é um jogador que desconheço por completo.

Gosto do perfil para começar. 29 anos ( está no auge para um central ), 200 jogos numa premier league, 70 internacionalizações numa seleção de nível mediano ( onde é vice capitão e participou em 2 europeus e 2 mundiais ). Por isso para ter estes números e confiança dos clubes/seleção e treinadores é porque existe capacidade por parte do jogador.

Vendo alguns vídeos, parece-me alguém fisicamente muito forte e que sabe usar o seu físico ( uma coisa é ser forte por ser, outra é saber usar essa característica ), muito forte na antecipação ( não dá espaço aos adversários , gosta de estar em cima e tentar logo meter pressão e tentar o desarme ). Com a bola nos pés parece-me suficientemente bom, não sendo um tratado acho que cumpre facilmente. Parece-me um falso lento. Não que seja super sónico mas é alguém que usa bem o seu posicionamento e tem uma velocidade de ponta bem aceitável.

Dizem que tem capacidade de liderança ( ainda ontem no 11 o Marco Silva que o conhece aos aos referiu isso mesmo , que é alguém com presença e capacidade de liderança). O valor parece-me ajustado.

Na teoria pode ser um grande reforço. E acho que pode ser alguém que case bem com o Prpic por exemplo ( o polaco mais forte fisicamente, duro, forte no posicionamento e desarme e o Croata um jovem com potencial , com qualidade técnica e que sabe construir melhor)

Agora é ambientar-se nesta nova realidade ( primeira vez que jogará num clube grande, que luta por titulos e passa a maior parte do tempo no ataque) e esperar que corra bem. Espero que sim. Precisamos mesmo de um central que se imponha facilmente.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,922
6,638
Conquistas
1
  • Junho/18
Há duas formas de ver esta contratação, a primeira pelo prisma dos nomes que eram rumor e do investimento que esperávamos para a posição, a segunda dentro do que era possível para a nossa real capacidade de investimento para a posição, no primeiro caso é natural alguma frustração porque haviam demasiadas expectativas, no segundo caso é uma opção perfeitamente razoável dentro do possível.

Como já referi anteriormente uma boa base de análise do jogador é o Felipe que aqui passou, o polaco tem um pouco mais de velocidade e versatilidade com bola, mas um pouco menos de jogo de cabeça e agressividade competitiva, é um bom jogador no patamar de um Marcano mas não é aquele esteio que vai por si só levar o eixo central para outro nível, e por isso mesmo referi que em relação à época passada e porque saiu o espanhol o único dos centrais que pode elevar o nível será mesmo o Prpic se mostrar ter qualidade, porque o polaco apenas substitui o espanhol, será preciso o croata ser melhor que Nehuen/Otávio/Z.Pedro para estarmos verdadeiramente melhor servidos de centrais.

RR11

Tribuna
5 Março 2020
2,749
2,862
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
É tudo uma questão de referência e expectativas.
Curto em relação a quê/quem? van Dijk? Militão? A alguma promessa?

É só relembrar David Carmo, Otávio ou mesmo ainda o Nehuén Pérez.
Para os padrões mínimos de referência do nosso clube. Claro que esses todos estão abaixo e por aí é um upgrade, mas esperava mais, sou sincero. Foi a única contratação deste mercado que não me agradou.

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,836
7,884
Central com currículo, internacional por uma boa seleção europeia, com anos de experiência de Premier, quase 200 jogos..

Se é um perfil de central que eu quereria, nem por isso, mas tenho de acreditar que tem capacidades de liderança para meter a defesa em sentido e obviamente que em termos técnicos não é fraco, tem um estilo que faz lembrar o Coates, tem de ganhar o duelo cedo para não ser apanhado em contrapé e bom posicionamento na manobra defensiva..

Vamos ver como encaixa com o Neheun e o que pode ajudar na melhoria do argentino que claramente não consegue ser o patrão, pode ser que perdendo estatuto se solte mais..

Melhor do que o melhor Marcano? Não sei, certamente diferente no estilo..

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
30,519
24,461
Mandaram-me isto.Não sei bem a credibilidade da análise e analogia estatistica com restantes defesas da Premier League, mas parece interessante...
...
"Tenho lido muitas opiniões negativas sobre o Jan Bednarek principalmente de adeptos do southampton no r/soccer. Portanto fui investigar as stats dele no fbref. Vou deixar aqui a conclusão que cheguei.
Afirmações feitas por adeptos do shoutampton, e partilhadas por alguns aqui:

Não consegue passar.
Tem uma percentagem de passes acertados de 85% na carreira inteira, em comparação:

Van Dijk tem 90%

Gabriel tem 87%

Saliba tem 92%

Comete muitos erros.
De acordo com o fbref, ERROS deste jogador que levam a um remate da equipa adversária por 90 minutos são 0.04, em comparação:

Van Dijk 0.05

Gabriel 0.09

Saliba 0.11

Concede muitos penaltis.
Cometeu 5 penaltis na sua carreira inteira, em comparação:

Van Dijk 4

Gabriel 3

Saliba 7

Fraco no ar.
Ganha 65% dos seus duelos aereos, em comparação:

Van Dijk ganha 75%

Saliba ganha 60%

Gabriel ganha 59.6%

Recebe muitos amarelos.
Isto parece verdade.

Tudo o resto não pode ser verificado olhando apenas para stats, e mesmo isto tem que ser contextualizado nos campeonatos e na equipa (e a sua maneira de jogar) que cada jogador jogou na sua carreira.

No entanto, apenas à primeira vista parece me que a opinião maioritariamente negativa sobre o Jed Benarek neste momento vem apenas do facto que o Southampton tem sido uma equipa muita fraca nestes ultimos anos, e tantos os adeptos deles como os de fora não sabem neste momento distinguir o que podem ser falhas do jogador ou falhas da equipa toda."
In Reddit.com (utilizador King_Aun)

Última edição:

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
10,286
3,098
35
Porto
"Tenho lido muitas opiniões negativas sobre o Jan Bednarek principalmente de adeptos do southampton no r/soccer. Portanto fui investigar as stats dele no fbref. Vou deixar aqui a conclusão que cheguei.
Afirmações feitas por adeptos do shoutampton, e partilhadas por alguns aqui:
Confiar na avaliação de adeptos ingleses e brasileiros sobre jogadores é a mesma coisa que confiar que Francisco J Marques não é um mamão do caralho ( só porque ele me bloqueou no X e sei que ele vem aqui. Animal. )

VitorPT

Tribuna
14 Abril 2012
3,788
4,719
Por ai

Gosto do perfil para começar. 29 anos ( está no auge para um central ), 200 jogos numa premier league, 70 internacionalizações numa seleção de nível mediano ( onde é vice capitão e participou em 2 europeus e 2 mundiais ). Por isso para ter estes números e confiança dos clubes/seleção e treinadores é porque existe capacidade por parte do jogador.

Vendo alguns vídeos, parece-me alguém fisicamente muito forte e que sabe usar o seu físico ( uma coisa é ser forte por ser, outra é saber usar essa característica ), muito forte na antecipação ( não dá espaço aos adversários , gosta de estar em cima e tentar logo meter pressão e tentar o desarme ). Com a bola nos pés parece-me suficientemente bom, não sendo um tratado acho que cumpre facilmente. Parece-me um falso lento. Não que seja super sónico mas é alguém que usa bem o seu posicionamento e tem uma velocidade de ponta bem aceitável.

Dizem que tem capacidade de liderança ( ainda ontem no 11 o Marco Silva que o conhece aos aos referiu isso mesmo , que é alguém com presença e capacidade de liderança). O valor parece-me ajustado.

Na teoria pode ser um grande reforço. E acho que pode ser alguém que case bem com o Prpic por exemplo ( o polaco mais forte fisicamente, duro, forte no posicionamento e desarme e o Croata um jovem com potencial , com qualidade técnica e que sabe construir melhor)

Agora é ambientar-se nesta nova realidade ( primeira vez que jogará num clube grande, que luta por titulos e passa a maior parte do tempo no ataque) e esperar que corra bem. Espero que sim. Precisamos mesmo de um central que se imponha facilmente.

proceeds para 5 paragrafos sobre o jogador.

(não consegui evitar, peço desde dá desculpa lol )

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
10,286
3,098
35
Porto

proceeds para 5 paragrafos sobre o jogador.

(não consegui evitar, peço desde dá desculpa lol )
Desconheço completamente porque nunca o vi a jogar.

O que disse depois das presenças são factos. Não preciso de conhecer.

Depois referi em relação ás características do jogador "do que vi em vídeos" que vale o que vale.

• Like
Reações: Dragon Lonis

VitorPT

Tribuna
14 Abril 2012
3,788
4,719
Por ai
Desconheço completamente porque nunca o vi a jogar.

O que disse depois das presenças são factos. Não preciso de conhecer.

Depois referi em relação ás características do jogador "do que vi em vídeos" que vale o que vale.
estava a brincar.
não era para contestar o teu post, era mesmo na brincadeira

• Like
Reações: Roma

Bitaites

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
13,742
11,166
Italia
Esperamos que resulte, eu tenho muitas dúvidas, nomeadamente na adaptação ao futebol português e aos adversários, mais próximos do futebol brasileiro que do europeu.