Iturbe

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
19,870
21,383
Celta7 disse:
Não é o mesmo clube e a mesma cidade de onde vieram o Lucho e o Falcao?

Ele precisa é de minutos de jogo e se o puder fazer numa equipa como o River, óptimo.
Não é sequer comparável a maturidade, o sentido de responsabilidade e o futebol de Lucho e Falcao quando vieram para a Europa com o de Iturbe... o problema não está na cidade e no clube em si mas no facto de ser ou não o correcto para o jogador em causa e a meu ver não é.

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,727
1,096
Fernando Resende disse:
Não é sequer comparável a maturidade, o sentido de responsabilidade e o futebol de Lucho e Falcao quando vieram para a Europa com o de Iturbe... o problema não está na cidade e no clube em si mas no facto de ser ou não o correcto para o jogador em causa e a meu ver não é.
Não é o mais correcto porque?

Se este clube (e a cidade) foram suficientemente bons para o crescimento do Lucho e do Falcao, enquanto futebolistas e pessoas (como foram para tantos outros futebolistas que deram o salto para a Europa), porque é que não há-de ser para o Iturbe?

E como é óbvio, nem sequer estou a comparar a maturidade de um e outros.  O Iturbe assinou pelo Porto quando ainda nem sequer tinha 18 anos. O Falcao e o Lucho tinham 23 anos. Mas não era nada disso que estava em questão no meu post. Apenas se o clube era o ideal (ou não) para o desenvolvimento do Iturbe.

Na minha opinião é.

P

Pinkman

Guest
Dracarys disse:
Na B? Jogar pela B é muito importante mas jogar uma competição destas é muito mais importante. Ele cá não ia acrescentar nada. Lá pode e pode crescer muito com isso.
Estás então a dizer que aprende mais a jogar com canalha que a jogar na nossa 2ªLiga?
Opiniões...

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
19,870
21,383
Celta7 disse:

Se este clube (e a cidade) foram suficientemente bons para o crescimento do Lucho e do Falcao, enquanto futebolistas e pessoas (como foram para tantos outros futebolistas que deram o salto para a Europa), porque é que não há-de ser para o Iturbe?

E como é óbvio, nem sequer estou a comparar a maturidade de um e outros.  O Iturbe assinou pelo Porto quando ainda nem sequer tinha 18 anos. O Falcao e o Lucho tinham 23 anos. Mas não era nada disso que estava em questão no meu post. Apenas se o clube era o ideal (ou não) para o desenvolvimento do Iturbe.

Na minha opinião é.
O Iturbe precisa de ser controlado, precisa de um banho de humildade, precisa de andar sobre rédea curta o que não vai acontecer no River nem em Buenos Aires com toda a certeza. O Iturbe precisava de ter alguém do cube por perto, ter acompanhamento o que também não vai acontecer em Buenos Aires. Para além disso o Iturbe precisa urgentemente de se adaptar à realidade e exigência do futebol europeu e isso de certeza que também não é no River e em Buenos Aires que vai acontecer.

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,727
1,096
Fernando Resende disse:
O Iturbe precisa de ser controlado, precisa de um banho de humildade, precisa de andar sobre rédea curta o que não vai acontecer no River nem em Buenos Aires com toda a certeza. O Iturbe precisava de ter alguém do cube por perto, ter acompanhamento o que também não vai acontecer em Buenos Aires. Para além disso o Iturbe precisa urgentemente de se adaptar à realidade e exigência do futebol europeu e isso de certeza que também não é no River e em Buenos Aires que vai acontecer.
É difícil argumentar contra isto... não conheço a cidade de Buenos Aires e muito menos os dirigentes \ equipa técnica do River Plate ou a forma como trabalham, como tu aparentemente tão bem conheces para afirmares o que afirmaste.

Baseio-me no número de jogadores de qualidade que de lá saem todos os anos para a Europa, que por norma não têm dificuldade em se adaptar ao jogo europeu e que apresentam uma qualidade \ maturidade \ profissionalismo acima da média de muitos clubes sul americanos e europeus.

L

Larry David

Guest
Celta7 disse:

Na minha opinião é.
Acredito que o Lucho e Falcao se adaptariam a qualquer clube e teriam um bom crescimento - mesmo que eventualmente não fosse tão bom como no Porto. O Lucho sempre teve grande maturidade perfil de líder e o Falcao como se vê agora no Atletico, tem uma ambição sem limites, melhorando a cada dia que passa. Mas para cada Lucho, tens um Prediguer ou Bollati.

Repara que o River tinha grande interesse em potenciar o Lucho e Falcao, os atletas eram deles. O Iturbe será emprestado, não têm qualquer obrigação especial de o mimarem. O Iturbe ou é efectivo a jogar aquele nível ou não passará de um suplente, a jogar 15 a 20 minutos por jogo...

O Iturbe tem tiques de jogador dos juvenis em campo e fora dele parece muito pouco centrado na realidade e à beira de um mental breakdown a qualquer momento... o jogador basicamente não teve evolução em dois anos. Joga quase da mesma forma com 19 anos, como jogava com 17 anos. A culpa é dele, mas não só.

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,727
1,096
Larry David disse:
Acredito que o Lucho e Falcao se adaptariam a qualquer clube e teriam um bom crescimento - mesmo que eventualmente não fosse tão bom como no Porto. O Lucho sempre teve grande maturidade perfil de líder e o Falcao como se vê agora no Atletico, tem uma ambição sem limites, melhorando a cada dia que passa. Mas para cada Lucho, tens um Prediguer ou Bollati.

Repara que o River tinha grande interesse em potenciar o Lucho e Falcao, os atletas eram deles. O Iturbe será emprestado, não têm qualquer obrigação especial de o mimarem. O Iturbe ou é efectivo a jogar aquele nível ou não passará de um suplente, a jogar 15 a 20 minutos por jogo...

O Iturbe tem tiques de jogador dos juvenis em campo e fora dele parece muito pouco centrado na realidade e à beira de um mental breakdown a qualquer momento... o jogador basicamente não teve evolução em dois anos. Joga quase da mesma forma com 19 anos, como jogava com 17 anos. A culpa é dele, mas não só.
De facto, o River não terá obrigação especial de potenciar o Iturbe, como tem com outros jogadores formados de raiz no clube... mas partindo do principio que o Porto quer mesmo emprestá-lo, esse é um problema que se colocará sempre, independentemente de ele ir para a Argentina ou de ficar na Europa.

Também concordo quando dizes que o Falcao e principalmente o Lucho demonstraram sempre ser jogadores bem formados (enquanto pessoas) e com grande maturidade. Mas quando eu dei esses 2 exemplos, era precisamente para reforçar o papel que o River teve no desenvolvimento deles enquanto atletas e pessoas. Eles passaram grande parte da formação no River. Alguma coisa o clube deve estar a fazer bem na formação de jogadores, porque esses 2 jogadores não são os únicos exemplos, longe disso.

E também acho que o Iturbe não evoluiu neste ano e meio. Tenho a minha opinião sobre isto e já a dei anteriormente. Espero não estar a dizer o mesmo sobre o Kelvin e sobre o Atsu daqui a 1 ano...

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
19,870
21,383
Celta7 disse:
É difícil argumentar contra isto... não conheço a cidade de Buenos Aires e muito menos os dirigentes \ equipa técnica do River Plate ou a forma como trabalham, como tu aparentemente tão bem conheces para afirmares o que afirmaste.

Baseio-me no número de jogadores de qualidade que de lá saem todos os anos para a Europa, que por norma não têm dificuldade em se adaptar ao jogo europeu e que apresentam uma qualidade \ maturidade \ profissionalismo acima da média de muitos clubes sul americanos e europeus.
A cidade de Buenos Aires é uma cidade de "perdição", de "vícios", de loucura, de noite... enfim... uma cidade demasiado quente ;) e em Buenos Aires (talvez não seja so la) os jogadores são vistos como super estrelas, como vedetas, passam a vida a ser convidados para eventos, para festas e para as televisões... Ora bem, para quem precisa urgentemente de um banho de humildade, de descer a terra e de se mentalizar que a sua alcunha não constrói a carreira por si só, eu parece-me que esse ambiente é mau. Mas é a minha opinião e posso estar enganado...

Quanto ao clube em si, é óbvio que o River é um grande clube, mas tal como alguém disse aqui, o Iturbe é um jogador que lhes chega por empréstimo para sair daqui a 6 meses outra vez, ou seja, não é um jogador que eles estejam a criar, a educar e a fazer crescer para vender para a Europa... isso faz uma grande diferença. Por outro lado, o problema que eu apontava ao River não era pelo clube em si mas sim o sitio onde está localizado (Buenos Aires - Argentina) e o futebol que pratica. A mim parece-me que o Iturbe ganharia muito mais em jogar na Europa porque é aqui que ele precisa de crescer e evoluir. Se o Iturbe se adaptar ao futebol europeu e conseguir crescer como jogador cá tem tudo para ser uma mais valia, mas o Iturbe tem ainda muitos vicios e tiques do futebol sul americano e pior ainda do futebol juvenil. Penso que emprestado por cá a uma equipa que tivesse um bom treinador e a receber o devido acompanhamento o Iturbe cresceria muito mais...

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
19,870
21,383
No fundo , penso que o caminho e a evolução do Iturbe tem que ser feita à imagem do que foi a do James, ou seja, "arrepiando" caminho, trabalhando, sendo paciente, errando e aprendendo, sendo humilde e aproveitando as oportunidades... mas isso tudo cá. De preferência no FC Porto, mas se não for possível, pelo menos na Europa.

Não quero com isto comparar o perfil, a mentalidade ou a qualidade dos jogadores que obviamente são incomparáveis.

8Chilavert8

Bancada central
12 Novembro 2012
1,841
0
Fernando Resende disse:
No fundo , penso que o caminho e a evolução do Iturbe tem que ser feita à imagem do que foi a do James, ou seja, "arrepiando" caminho, trabalhando, sendo paciente, errando e aprendendo, sendo humilde e aproveitando as oportunidades... mas isso tudo cá. De preferência no FC Porto, mas se não for possível, pelo menos na Europa.

Não quero com isto comparar o perfil, a mentalidade ou a qualidade dos jogadores que obviamente são incomparáveis.
Mas tambem nunca lhe deram oportunidades e a equipa B não beneficia todos os que lá jogam...( abdolaye, kelvin e iturbe já jogaram nas primeiras divisões inclusive Libertadores no caso do Iturbe) um jogador que está habituado a um determinado nivel de competição(não interessa se rende ou n rende) ao ser colocado numa competitividade inferior sem argumentos de maior(lesão, periodo de inactividade) funciona na parte mental como contradroducente.
Colocar Iturbe Kelvin ou Abdolaye na B é "destruir" a capacidade mental deles

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
19,870
21,383
8Chilavert8 disse:
Mas tambem nunca lhe deram oportunidades e a equipa B não beneficia todos os que lá jogam...( abdolaye, kelvin e iturbe já jogaram nas primeiras divisões inclusive Libertadores no caso do Iturbe) um jogador que está habituado a um determinado nivel de competição(não interessa se rende ou n rende) ao ser colocado numa competitividade inferior sem argumentos de maior(lesão, periodo de inactividade) funciona na parte mental como contradroducente.
Colocar Iturbe Kelvin ou Abdolaye na B é "destruir" a capacidade mental deles
Eu acho que o problema é ele nunca ter agarrado ou aproveitado as oportunidades que teve seja na A ou na B. Para além de nao saber como sao os treinos dele e se faz por merecer mais chamadas do que aquelas que teve.
Ja vi jogadores a dizer "presente" ao fim de menos oportunidades do que aquelas que foram dadas ao iturbe.

Bruno

#AVB2024
9 Março 2012
910
154
Conquistas
2
44
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Larry David disse:
Se isso acontecer só lhe fará bem. Convencer-se a si prórpio que não é a segunda vinda de Messi à Terra será o principio para começar a melhorar as qualidades que, efectivamente, tem.
Ficarei contente se este empréstimo servir como abre-olhos para o jogador. Apesar de duvidar que aconteça.

Bitaites

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
13,361
10,576
Italia
Teve bastantes oportunidades, tirando flashes na pre epoca nunca mostrou estar apto para jogar na liga portuguesa quanto mais no F C Porto.
Eu vi-o ao vivo na Choupana há uns meses e há ali muita deficiência de formação a nível tactico mas também técnico ( a recepção de bola por exemplo é um horror ).

Tem muito talento e precisa de jogar muito tempo e ser muito acarinhado - nós somos um clube de topo europeu. Ele ainda não está pronto para andar com  os big dogs

8Chilavert8

Bancada central
12 Novembro 2012
1,841
0
Fernando Resende disse:
Eu acho que o problema é ele nunca ter agarrado ou aproveitado as oportunidades que teve seja na A ou na B. Para além de nao saber como sao os treinos dele e se faz por merecer mais chamadas do que aquelas que teve.
Ja vi jogadores a dizer "presente" ao fim de menos oportunidades do que aquelas que foram dadas ao iturbe.
Mas tb já vi mtos dizer "ausente" com 3x mais oportunidades que o Iturbe teve...e aconteceu já esta epoca!Akilo que eu vi ontem apesar de ser mto igual akilo k mostrava a 2 anos ( elucidativo k pouco ou nada evoluiu) akilo que ele demonstra é mais que suficiente para ser aposta regular...em relação aos treinos não posso opinar mas posso opinar que o Vitor Pereira também é um treinador tendencioso ou seja akeles que gosta concede as oportunidades sem fim aqueles que menos gosta se não render durante 30m não joga mais

João Lucho 2

Tribuna Presidencial
8 Maio 2008
8,021
2
Só um pormaior importante e que ás vezes as pessoas esquecem-se, queimando completamente as fichas deste jogador. Ele é 1º ano de Sénior entendido? É da idade de Fábio Martins, Tozé e companhia. Calma com o rapaz. Custou muito? Custou sim senhor, mas agora já está aqui e se não dá para ser titular já, então que o F.C.Porto faça o melhor por um dos seus jovens com mais potencial.
Digo isto porque ás vezes não vejo clareza em algumas opiniões, simplesmente vão na onda.

PS: Isto não é boca para ninguém.

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
19,870
21,383
João Lucho \"2\" disse:
Só um pormaior importante e que ás vezes as pessoas esquecem-se, queimando completamente as fichas deste jogador. Ele é 1º ano de Sénior entendido? É da idade de Fábio Martins, Tozé e companhia. Calma com o rapaz. Custou muito? Custou sim senhor, mas agora já está aqui e se não dá para ser titular já, então que o F.C.Porto faça o melhor por um dos seus jovens com mais potencial.
Digo isto porque ás vezes não vejo clareza em algumas opiniões, simplesmente vão na onda.

PS: Isto não é boca para ninguém.
Concordo com tudo isso e é precisamente por essa razao que o empréstimo ao River não me parece boa ideia. Nesta fase (idade) o jogador precisa de crescer nao so futebolisticamente como tambem mentalmente. No fundo, precisa de aprender, precisa de formaçao e sinceramente não me parece que isso aconteça lá. Acjo que depois de ser contratado nuna deveria voltar por empréstimo para a América do Sul, muito mesnos nesta fase se aprendizagem em que ainda nao se conseguiu adaptar e perceber o futebol da europa.
Eu acho que o Iturbe tem muito para dar, mas esta a aprender e a crescer como jogador e faze-lo regressar por 6 meses à base ( futebol sul americano) nao me parece muito boa ideia.

D

Dracarys

Guest
Pinkman disse:
Estás então a dizer que aprende mais a jogar com canalha que a jogar na nossa 2ªLiga?
Opiniões...
Ele tem é que se motivar e na B não me parecia  e tava a tirar o lugar a outros.Para mim, se poder ser emprestado para jogar era o melhor.

D

DRÁKON

Guest
Tambem acho que é bom para ele jogar na Argentina.
Acima de tudo, tem que voltar a ter alegria de jogar. Coisa que aqui não conseguiria.
Agora há uma diferença muito importante : Ele agora sabe que jogar na Europa não é brincadeira, logo, pode evoluir com esse pensamento na cabeça. Ainda é bastante novo, o importante é rodar numa equipa com espirito de campeao com o river , quando tiver mais uns anitos, trabalha-se a parte tática.

Eu vejo o iturbe assim : é como tentar ensinar uma criança... Há coisas que dificilmente vão meter na cabeça, por isso é deixá-lo desenvolver naturalmente. Na altura certa, ensina-se o que é importante...

Bruno

#AVB2024
9 Março 2012
910
154
Conquistas
2
44
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
João Lucho \"2\" disse:
Espero que não façam o mesmo aos B's que tiverem oportunidades na equipa principal.
O Iturbe é um caso muito muito especial. Foi contratado como sendo um prodígio extraordinário, um potêncial ao nível dos melhores do mundo.
Chegou cá e não deu (por N motivos). No entanto para ele (e calculo que para quase mais ninguém) o Iturbe não é jogador da B. É da A e quer sair para jogar mais. Normal.
Preocupa-me mais a forma como completámos a formação de jogadores da casa, com empréstimos para clubes aliados dos orcs de carnide ou para bélgicas e holandas, longe da vista e do nosso controlo...

O Iturbe não "é" Porto. O Porto para ele será um ponto de passagem. Onde por sinal não está a ser tratado tão bem como esperaria...