Guerra Rússia - Ucrânia

Mike Walsh

Superior
5 Agosto 2019
62
109
Tu se soubesses o que é que os portugueses faziam nas ex colónias em Africa até tinhas vergonha era de falar nisso...
Se leres o meu comentário com mais atenção verás que eu disse que os brasileiros são hoje os beneficários materiais da escravidão, e não os portugueses contemporâneos, e afirmei qe a maior parte da riqueza criada no Brasil colónia por lá ficou. Tens algum argumento a contrapor a isto ou vais-te reduzir a um comentário genérico, assumindo a ignorância a dos outros, e colocando-te num patamar de superioridade moral mandando os outros terem vergonha? Mas quem és tu afinal?

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
14,857
7,342
Se leres o meu comentário com mais atenção verás que eu disse que os brasileiros são hoje os beneficários materiais da escravidão, e não os portugueses contemporâneos, e afirmei qe a maior parte da riqueza criada no Brasil colónia por lá ficou. Tens algum argumento a contrapor a isto ou vais-te reduzir a um comentário genérico, assumindo a ignorância a dos outros, e colocando-te num patamar de superioridade moral mandando os outros terem vergonha? Mas quem és tu afinal?
Não sou um indivíduo que "come" balelas por indivíduos caídos aqui de paraquedas que atira sobre tudo e todos..
E sim os portugueses fizeram MUITA MERDA vergonhosa com as ex colónias, algumas do tipo que os russos fizeram a Ucrânia.
Provavelmente nunca falaste com quem esteve no Ultramar... ;)

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
14,857
7,342
Já agora 23 mensagens em quase 4 anos...
Já agora és mesmo portista?

A tua participação neste forum é mesmo insignificante.

Mike Walsh

Superior
5 Agosto 2019
62
109
Percentagem? 4M e não 6M? Mesmo dando tudo isso de "barato", que muda?

Eu não disse que foram os portugueses que inventaram a escravatura, longe disso. Os reinos africanos já a praticavam sim mas, repito, o negócio esclavagista atlantico foi sim iniciado pelos portugueses! Óbvio que os reinos africanos se aproveitaram disso mas o que lhes interessavva era o negócio, fosse para onde fosse. Os reinos africanos nunca podiam inventar o tráfico transatlantico porque para eles o oceano era então uma barreira. Para nós era um caminho!

E repito, os portugueses foram, de longe, quem mais escravos transportou em toda a história deste tráfico.
Não tens que da nada de barato, tens que aceitar o número de escravos foi um terço menor, e este é um erro muito comum que normalmente não é cometido com outros países europeus.

Eu não disse que tu disseste que os portugueses inventaram a escravatura, mas sim que tu disseste que os portugueses inventaram o tráfico transatlântico. E na verdade este tráfico é luso-africano. A correspondência diplomática entre o reino do Congo e de Portugal mostra isto mesmo. Os africanos propuseram, promoveram e definiram as condições do negócio. Como eu disse antes a condenação moral serve para todos.

Mesmo o valor de 4 milhões merece ser lido com muito sentido crítico, porque se chegou a ele através de metodologias algo arbitrárias. A contagem é feita considerando a origem da embarcação, e não a origem da tripulação ou dos investidores. Hoje sabe-se que grande parte deste tráfico para o Caribe ou EUA em embarcações portuguesas (e mesmo para o Brasil) foi feito com tripulações e investidores estrangeiros (principalmente holandeses). Porquê a origem da embarcação é mais importante do que os investidores? Não é, mas foi mais fácil encontrar registos, mas não deixa de ser arbitrário, e deve ser contextualizado antes de se fazerem grandes proclamações condenatórias.

Outro aspecto muito importante a contextualizar é a origem de partida das embarcações. Apenas 5% das viagens do tráfico português sairam de Lisboa. Existem cidades europeias que traficaram muitíssimo mais, como Cardiff ou Amesterdão. O centro de operações do tráfico, e os seus benefícios, dos outros países europeus estavam na Europa. Na caso português estes centros estavam na cidades costeiras africanas e brasileiras, operados por luso-africanos, africanos e luso-brasileiros, com uma lógica comercial própria. Os descendentes do beneficiários materiais estão hoje principalmente nesses países. Em suma, um inglês ou holandês contemporâneo é muito mais descendente dos beneficiários da escravatura do que um português. Claro que essas cidades faziam parte do Império Português, mas considerando apenas o espaço Europeu, e os beneficiários da escravatura, Portugal europeu traficou muito menos que outros países europeus.

Última edição:

Mike Walsh

Superior
5 Agosto 2019
62
109
Não sou um indivíduo que "come" balelas por indivíduos caídos aqui de paraquedas que atira sobre tudo e todos..
E sim os portugueses fizeram MUITA MERDA vergonhosa com as ex colónias, algumas do tipo que os russos fizeram a Ucrânia.
Provavelmente nunca falaste com quem esteve no Ultramar... ;)
Acho que continuas a não ler os meus comentários com muita atenção. Eu apenas contestei a afirmação de outro forista de que os "portugueses escravizaram os brasileiros" e de que "os roubaram a torto e a direito". Perante esta tese eu referencei a historiografia brasileira e incluí uma entrevista com um historiador brasileiro que afirma o oposto ao defendido pela tese.
Tens algum argumento adicional que conteste o historiador brasileiro ou vais continar a fazer perder o meu tempo? É porque se sentes a expressão da minha opinião como um ataque pessoal isso é um problema teu. Resolve-te.

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
4,202
3,972
Não tens que da nada de barato, tens que aceitar o número de escravos foi um terço menor, e este é um erro muito comum que normalmente não é cometido com outros países europeus.

Eu não disse que tu disseste que os portugueses inventaram a escravatura, mas sim que tu disseste que os portugueses inventaram o tráfico transatlântico. E na verdade este tráfico é luso-africano. A correspondência diplomática entre o reino do Congo e de Portugal mostra isto mesmo. Os africanos propuseram, promoveram e definiram as condições do negócio. Como eu disse antes a condenação moral serve para todos.

Mesmo o valor de 4 milhões merece ser lido com muito sentido crítico, porque se chegou a ele através de metodologias algo arbitrárias. A contagem é feita considerando a origem da embarcação, e não a origem da tripulação ou dos investidores. Hoje sabe-se que grande parte deste tráfico para o Caribe ou EUA em embarcações portuguesas (e mesmo para o Brasil) foi feito com tripulações e investidores estrangeiros (principalmente holandeses). Porquê a origem da embarcação é mais importante do que os investidores? Não é, mas foi mais fácil encontrar registos, mas não deixa de ser arbitrário, e deve ser contextualizado antes de se fazerem grandes proclamações condenatórias.

Outro aspecto muito importante a contextualizar é a origem de partida das embarcações. Apenas 5% das viagens do tráfico português sairam de Lisboa. Existem cidades europeias que traficaram muitíssimo mais, como Cardiff ou Amesterdão. O centro de operações do tráfico, e os seus benefícios, dos outros países europeus estavam na Europa. Na caso português estes centros estavam na cidades costeiras africanas e brasileiras, operados por luso-africanos, africanos e luso-brasileiros, com uma lógica comercial própria. Os descendentes do beneficiários materiais estão hoje principalmente nesses países. Em suma, um inglês ou holandês contemporâneo é muito mais descendente dos beneficiários da escravatura do que um português. Claro que essas cidades faziam parte do Império Português, mas considerando apenas o espaço Europeu, e os beneficiários da escravatura, Portugal europeu traficou muito menos que outros países europeus.
Se eu matar so 5 pessoas sou melhor que o Jeffrey Dahmer? Nao devo ser preso ja que por exemplo o Dahmer matou 17?

So pa saber se ligo ao meu advogado com umas ideias de defesa!!

Mike Walsh

Superior
5 Agosto 2019
62
109
Se eu matar so 5 pessoas sou melhor que o Jeffrey Dahmer? Nao devo ser preso ja que por exemplo o Dahmer matou 17?

So pa saber se ligo ao meu advogado com umas ideias de defesa!!
O que tu conversas com o teu advogado e' completamente irrelevante para a questao em analise.

Quando se fazem proclamacoes condenatorias de um povo em relacao a outros devem-se contextualizar as metodologias e as conclusoes. E ninguem afirmou que tu nao devias ser preso por matares menos que fulano. Nem sequer entendi esse argumento.

• Like
Reações: Moreira

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
4,202
3,972
O que tu conversas com o teu advogado e' completamente irrelevante para a questao em analise.

Quando se fazem proclamacoes condenatorias de um povo em relacao a outros devem-se contextualizar as metodologias e as conclusoes. E ninguem afirmou que tu nao devias ser preso por matares menos que fulano. Nem sequer entendi esse argumento.
Tu tas a defender que nao serem 6M mas sim 4M como um ponto importantíssimo da discussao. Quando no fundo é um escape do assunto. Dai o argumento.

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
14,857
7,342
Qual é o número mínimo de mensagens necessário neste forum para não ser sujeito à superioridade moral dos outros? Sabes?
Fácil, por baixo do teu Nick diz e muito...

A isso chama se credibilidade, e não cair aqui de paraquedas como muitos que ao final de pouco tempo desapareceram de cena.

Quando tiveres tantas mensagens como a maioria dos foristas daqui aí terás credibilidade, até lá chegares e com meia dúzia de comentários (POR ANO, da que 1 a cada 2 meses..) a tua credibilidade é zero.

• Like
Reações: Eclipsisboy

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,438
6,432
O que aqui conta é a autodeterminação de um povo.
Se a Ucrânia prefere os valores europeus e ocidentais, tem direito a ir atrás deles.
Não é a Rússia que tem direito a impor a sua vontade
Obviamente que os EUA tb cometeu erros semelhantes no Afeganistão a tentar democratizar um povo que não quer ser democratizado( ou porque não entende ou porque é contra a sua cultura).
O mundo é assim temos de escolher um lado

Mike Walsh

Superior
5 Agosto 2019
62
109

A isso chama se credibilidade, e não cair aqui de paraquedas como muitos que ao final de pouco tempo desapareceram de cena.

Quando tiveres tantas mensagens como a maioria dos foristas daqui aí terás credibilidade, até lá chegares e com meia dúzia de comentários (POR ANO, da que 1 a cada 2 meses..) a tua credibilidade é zero.
Deixa ver se eu entendi direito: a credibilidade numa discussao acerca de questoes coloniais esta' relacionada com o numero de mensagens neste forum em particular e nao com as referencias citadas. E' isto nao e'?
Mais uma vez, tens algum argumento a contrapor 'as opinioes do historiador brasileiro Jorge Caldeira?

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
4,202
3,972
Seja qual for o ponto de discussao qual e' o problema em corrigir um valor citado errado e contextualizar as metodologias que estao na base do seu calculo?
Quando o assunto é, vamos criticar os Americanos no sec XXI porque foram dos ultimos a se virem livres da escravatura, e o argumento que foi usado se seria justo acusar nós todos pelo papel historico que Portugal teve no "instituição" do negócio transatlântico de escravos, é no fundo usar algo insignificante serem 6 ou 4M.

Kloppeição

Tribuna Presidencial
8 Maio 2022
16,257
52,449
Não vale a pena entrar em grandes quezílias relativamente a este tema. Todos partilhamos uma grande capacidade de recorrer à filha da putice quando necessário, muitas vezes até de forma involuntária.

• Like
Reações: BSilva

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
3,006
3,687

Claro que a credibilidade não é zero, se ele apresentar argumentos válidos.
Como mostrou algo.

Em relação a isto, o Ocidente também está a querer ir pelo caminho dos russos.
Na Alemanha, como no Reino Unido (por outros temas…), já andam a ganhar o gosto da censura do bem.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

• Like
  • Love
Reações: BSilva e Moreira

Mike Walsh

Superior
5 Agosto 2019
62
109
Quando o assunto é, vamos criticar os Americanos no sec XXI porque foram dos ultimos a se virem livres da escravatura, e o argumento que foi usado se seria justo acusar nós todos pelo papel historico que Portugal teve no "instituição" do negócio transatlântico de escravos, é no fundo usar algo insignificante serem 6 ou 4M.
O meu argumento original foi que em meados do seculo 19 os americanos detinham 5 milhoes de escravos, um numero superior a todo o trafico transatlantico promovido por portugueses, que foi de 4 milhoes. Se este valor fosse de 6 milhoes (somando a trafico do Brasil independente) o meu argumento original seria falso. Originalmente eu usei este argumento para contestar a ideia que o Imperio Portugues foi mais brutal do que o Americano, o que tenho muitas duvidas. Apenas isto.