Guerra Rússia - Ucrânia

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
12,959
7,039
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Parece que um tipo de casaco de cabedal, óculos rayban e que sabe pilotar um caça é masculinidade tóxica.

Não preciso de desenvolver muito pois não?
Só não percebo como é que o filme o Homem do Norte conseguiu passar entre os pingos da chuva e ter tanto sucesso, no IMDB tem uma review de 7,4 sobre 10 e no Rottentomatoes tem um rating de 89%. Estamos a falar de um filme que logo no seu título tem a palavra "Homem", além disso é um filme só com actores brancos a representarem o patriarcado nórdico do século X. Homens de aspecto intimidante com barbas maiores e mais vistosas que a dos talibãs, ainda por cima com machados nas mãos.
Eu quando vi o título do filme pela primeira vez pensava que era um filme sobre Pinto da Costa.

Última edição:

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
7,023
9,007
Eu compreendo que seja difícil intuir porque os regimes que vos inspiram regurgitam esse tipo de coisas de " Inimigo do Estado ", " Traidor da causa comunista " e o meu preferido " já não é comunista o suficiente ".

Portanto defendem, como é que é, vida digna, humanista e unicórnios e depois exibem fotografias do Lenin, Stalin, Marx e outros? Marx esse feminista que respeitava os direitos das mulheres... Menos a dele.
Não sei de quem falas. Eu desprezo tudo o que são extremismos. Quem tem a mínima noção de ciência política, compreende que os únicos caminhos para os extremismos, sejam eles de direita ou esquerda, são a anarquia ou a ditadura.

Defendem a vida digna, humanista e os unicórnios, e depois criticam a intervenção dos EUA na Sérvia quando ela foi implorada por tudo o que era nação ( menos, brilho nos olhos, a Rússia ) por estarem a massacrar os seus rivais e a cometer hora a hora crimes contra a humanidade.
Nunca me viste a criticar a intervenção da NATO na Sérvia.

Posso continuar?
Continuemos. Defenderes Israel e demonizares a Palestina e os seus vizinhos islâmicos, é hipocrisia. O meu avô materno era judeu. Na altura em que distribuíam Nobels da Paz pelo Médio Oriente, já ele chamava-os a todos de terroristas. A esmagadora maioria da população, quer israelista como palestiniana, é favorável ao estabelecimento dos dois estados, solução essa proposta há um século. Essa solução não existe por pura demagogia e pressão externa, permitindo que se continue a matar pessoas de ambos os lados e mantendo a hostilidade viva ao longo de gerações.

Da mesma forma, é hipocrisia considerares que as guerrilhas cubanas que andaram a implementar regimes comunistas pela América do Sul eram criminosos e homicidas, e considerar os EUA e os seus golpes de estado que implementaram Pinochet, Stroessner, Fulgencio, Médici, etc. como heróis. Dou-te uma dica: eram todos a mesma merda.

Não me venhas com conversas sobre os bons valores. Posso beneficiar, enquanto ocidental, de muitos genocídios na história da humanidade, mas consigo compreender que eles são errados. E nem me passaria pela cabeça defendê-los da forma que tu o fazes.

E não percebo o acinte por eu ler. Não percebo mesmo.
O acinte é achares que os livros são um segredo teu bem guardado.

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,920
3,553
Vila Nova de Gaia, 1981
Isto de haver referencias ao sofrimento dos palestinianos e não ao dos Uigures é uma clara separação da importância da vida humana. E os rohingya nem uma noticia na tv, E dos (inserir povo, comunidade conforme preferencia). Nem uma noticia, isto é atroz.

. Devem ter participado em montes de ajudas humanitárias.

E devem ser daqueles que em vez de comerem 2 bifes, comem só 1 e enviam o outro para quem passa fome.

Preocupam-se mais com o que os outros fazem do que com o que eles não fazem.

Muitos defeitos colocam, muitos defeitos apontam a tudo e todos. Criticam o que se faz, o que não se faz. Nada está bem. Apresentar soluções é que está quieto. Retorica com fartura. Perguntas sem resposta. Culpar o passado.

Há malta que merecia ter perdido a guerra e falar alemao agora

Última edição:

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,920
3,553
Vila Nova de Gaia, 1981
E eis que nas entrelinhas, num outro tópico li e bem a cartilha russa plasmada com um meio escondido "E.U.A a criar guerras para valorizar a sua moeda".

It never ever ever ends.
É fim do mes é preciso atingir a quota de posts. Espera ,é mentira porque vi na televisão outro dia essa reportagem sobre os bots e é tudo fake news

Edgar Siska

Guarda Varangiana Anti- Panelas
9 Julho 2016
83,990
147,824
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Secalhar explicava que essa coisa da solução de dois estados não existe porque :

Israel apenas reconhece a OLP como representante legítima da autoridade palestiniana, pois bem ou mal, a mesma foi a única que se foi sentando a mesas de negociações e nos anos 90 reconheceu que deveria de existir um estado Israelita.

A Autoridade palestiniana foi tomada pelos terroristas, que não reconhecem direitos a Israel de existir, logo temos uma autoridade que não é reconhecida por Israel e que por sua vez não reconhece a Israel direito de existir.
O famoso "mexican standoff".

Já agora esses terroristas foram lá postos pelo povo no West Bank e tomaram pelas armas a faixa de Gaza.

Assim como demonizar os Palestinianos não será o melhor, demonizar os Israelitas também não, é um caso demasiado sensível.

Mas achar que aquilo lá na Palestina são tudo apenas uns "freedom fighters" que lutam pela liberdade é uma forma nem digo côr de rosa de ver as coisas mas uma distorção.
E achar que os terroristas "nada têm a ver com o povo palestiniano" é mais ou menos como o Paulo Gonçalves nada ter a ver com o Benfica e os gajos do Cashball com o Sporting assim numa analogia semi-rústica.

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
7,023
9,007
E eis que nas entrelinhas, num outro tópico li e bem a cartilha russa plasmada com um meio escondido "E.U.A a criar guerras para valorizar a sua moeda".

It never ever ever ends.
E não foi assim durante 40 anos?
O preço do petróleo tem influência direta no valor do dólar, porque afetava a balança comercial dos EUA. Desde invasões, golpes de estado até embargos comerciais, tudo serviu para controlar a valorização do dólar e manter a economia americana, custasse a quem custasse -e não se pense que o impacto era sentido apenas nos países vitimados, a Europa sofreu dois recessões económicas à custa disso.

Hoje em dia os EUA até já são líderes na exportação de petróleo, portanto quem quiser que controle o preço do petróleo, que eles já não se importam com isso. Mas relembro-te que ainda em meados de 90, o Congresso barrou a construção e apoios às renováveis, porque era mais fácil, mais barato e mais interessante para os lobbies invadir outros países do que fazer a transição para renováveis.

Secalhar explicava que essa coisa da solução de dois estados não existe porque :

Israel apenas reconhece a OLP como representante legítima da autoridade palestiniana, pois bem ou mal, a mesma foi a única que se foi sentando a mesas de negociações e nos anos 90 reconheceu que deveria de existir um estado Israelita.

A Autoridade palestiniana foi tomada pelos terroristas, que não reconhecem direitos a Israel de existir, logo temos uma autoridade que não é reconhecida por Israel e que por sua vez não reconhece a Israel direito de existir.
O famoso "mexican standoff".

Já agora esses terroristas foram lá postos pelo povo no West Bank e tomaram pelas armas a faixa de Gaza.

Assim como demonizar os Palestinianos não será o melhor, demonizar os Israelitas também não, é um caso demasiado sensível.

Mas achar que aquilo lá na Palestina são tudo apenas uns "freedom fighters" que lutam pela liberdade é uma forma nem digo côr de rosa de ver as coisas mas uma distorção.
E achar que os terroristas "nada têm a ver com o povo palestiniano" é mais ou menos como o Paulo Gonçalves nada ter a ver com o Benfica e os gajos do Cashball com o Sporting assim numa analogia semi-rústica.
Eu demonizo ambos os lados. Posso? Tenho o Siska seal of aproval? 🙏

Mas deixo uma ressalva: dizer que os palestinianos "colocaram lá" um grupo terrorista, quando nem eleições livres existem no país, é um exagero. São vítimas de uma ditadura por parte de um grupo armado que, como alguém já aqui referiu, coloca crianças, palestinianas, a servir de escudo.

B

BSilva

Guest
Isto de haver referencias ao sofrimento dos palestinianos e não ao dos Uigures é uma clara separação da importância da vida humana. E os rohingya nem uma noticia na tv, E dos (inserir povo, comunidade conforme preferencia). Nem uma noticia, isto é atroz.

. Devem ter participado em montes de ajudas humanitárias.

E devem ser daqueles que em vez de comerem 2 bifes, comem só 1 e enviam o outro para quem passa fome.

Preocupam-se mais com o que os outros fazem do que com o que eles não fazem.

Muitos defeitos colocam, muitos defeitos apontam a tudo e todos. Criticam o que se faz, o que não se faz. Nada está bem. Apresentar soluções é que está quieto. Retorica com fartura. Perguntas sem resposta. Culpar o passado.

Há malta que merecia ter perdido a guerra e falar alemao agora
...e os camaradas do Salgueiro Maia deveriam ter ficado nos quartéis a beber cerveja...😁

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,687
30,959
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Não sei de quem falas. Eu desprezo tudo o que são extremismos. Quem tem a mínima noção de ciência política, compreende que os únicos caminhos para os extremismos, sejam eles de direita ou esquerda, são a anarquia ou a ditadura.

Continuemos. Defenderes Israel e demonizares a Palestina e os seus vizinhos islâmicos, é hipocrisia. O meu avô materno era judeu. Na altura em que distribuíam Nobels da Paz pelo Médio Oriente, já ele chamava-os a todos de terroristas. A esmagadora maioria da população, quer israelista como palestiniana, é favorável ao estabelecimento dos dois estados, solução essa proposta há um século. Essa solução não existe por pura demagogia e pressão externa, permitindo que se continue a matar pessoas de ambos os lados e mantendo a hostilidade viva ao longo de gerações.

Da mesma forma, é hipocrisia considerares que as guerrilhas cubanas que andaram a implementar regimes comunistas pela América do Sul eram criminosos e homicidas, e considerar os EUA e os seus golpes de estado que implementaram Pinochet, Stroessner, Fulgencio, Médici, etc. como heróis. Dou-te uma dica: eram todos a mesma merda.

Não me venhas com conversas sobre os bons valores. Posso beneficiar, enquanto ocidental, de muitos genocídios na história da humanidade, mas consigo compreender que eles são errados. E nem me passaria pela cabeça defendê-los da forma que tu o fazes.

Que estouro...

B

BSilva

Guest
O preço do petróleo tem influência direta no valor do dólar, porque afetava a balança comercial dos EUA. Desde invasões, golpes de estado até embargos comerciais, tudo serviu para controlar a valorização do dólar e manter a economia americana, custasse a quem custasse -e não se pense que o impacto era sentido apenas nos países vitimados, a Europa sofreu dois recessões económicas à custa disso.

Hoje em dia os EUA até já são líderes na exportação de petróleo, portanto quem quiser que controle o preço do petróleo, que eles já não se importam com isso. Mas relembro-te que ainda em meados de 90, o Congresso barrou a construção e apoios às renováveis, porque era mais fácil, mais barato e mais interessante para os lobbies invadir outros países do que fazer a transição para renováveis.

-----------------------------------------

Aliás, isso é amplamente conhecido que sendo o dólar a moeda franca de refúgio, é o principal produto de exportação dos EUA!
Houveram líderes políticos, em tempos, que se atreveram a ameaçar que negociariam o seu petróleo em euros ou noutra moeda que não o dólar...

Estão (quase) todos a fazer tijolo!
Ou com as economias dos seus países estranguladas..

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,687
30,959
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto

Mas deixo uma ressalva: dizer que os palestinianos "colocaram lá" um grupo terrorista, quando nem eleições livres existem no país, é um exagero. São vítimas de uma ditadura por parte de um grupo armado que, como alguém já aqui referiu, coloca crianças, palestinianas, a servir de escudo.
Ninguém está a vangloriar, ou a por num pedestal os palestinianos.

Estamos a por as coisas em perspetiva.

Num lado está uma potência bélica, ao qual foi-lhes atribuído um território no pós 2ª Guerra mundial. Essa potência tem usurpado território aos vizinhos do lado e os colocado em ghetos territoriais.

Em termos de proporção de forças é um David contra o Golias. Um tanque contra um punhado de pedras.

O resto são geopolíticas, não podemos é fazer inversões de 180 graus a nível argumentativo quando as invasões, as políticas não nos doem no pelo, ou não chocam com os nossos ideais políticos e apontar o dedo e ser a solidariedade em pessoa quando metem players que abominamos ao barulho.

A ganância, a ânsia de poder e dinheiro são cancros transversais à história da humanidade e às diversas facões que lutam pelo controlo do planeta.

Depois entra o último factor, os media, o controlo da narrativa e a manipulação das massas. Orwell resumiu-o bem em 1984:

• Like
Reações: MiguelDeco e Tails

Dragaostki

Bancada lateral
10 Março 2012
745
1,742
Conquistas
6
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • José Maria Pedroto
  • João Pinto
Dá-se o caso, infelizmente, de a maior parte dos países fornecedores de energia ou de matérias-primas serem ditaduras ou autocracias do pior, desde a China, à Arábia Saudita. Congo, Catar, Nigéria, etc., etc.
Enfim, se quiséssemos ser eticamente coerentes, só podíamos comprar petróleo à Noruega, ao Canadá e aos EUA. O que significaria que... iríamos a pé para o trabalho, se houvesse trabalho.
Isto para dizer que é muito bonito defender essas posições morais, mas como é óbvio, a moral nunca teve cabimento na esfera da economia e da geopolítica. Se tivesse, países como a Arábia Saudita nunca poderiam ser vistos como aliados do Ocidente.
Concordo, mas gosto de ver os apoios que a tua posição realista tem… são os mesmos que cantam sóis que brilham e seguem a cartilha dos direitos humanos sempre que em causa não está a falta dela e a sua violação pelos países e ditaduras que ideologicamente defendem (cuba, russia, china, etc, etc) 🤣

há aqui pessoal que tem a coerência de um repolho ….

Edgar Siska

Guarda Varangiana Anti- Panelas
9 Julho 2016
83,990
147,824
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22

Seal of aproval?

Opah amigo não precisamos de estar a falar nas escadas do liceu.
Somos ambos adultos e sabemos mais que isso.
Se demónios ou neste caso consegues observar os erros e os atropelos dos dois lados tanto melhor.
Foi algo que não transparece minimamente nas dissertações anteriores. Mas assim esclarecido tanto melhor porque uma observância mais equilibrada e menos politizada só contribui para os perceber melhor.

Dragaostki

Bancada lateral
10 Março 2012
745
1,742
Conquistas
6
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • José Maria Pedroto
  • João Pinto
E já agora, só mesmo para alimentar discussões paralelas, será que o apoio de Portugal a Israel em 1973 e o consequente embargo dos paises arabes a Portugal na venda de petróleo foi um dos “triggers” da revolução de abril (o petróleo passou de 3 usd para 12 usd o barril - só 300%)🥹🥹 Será que a conquista pela liberdade teve causas económicas 🙄🙃.

Será que a frase do Kinssinger (referindo-se a Portugal de 74) deixem-nos ser comunistas serão a vacina para o resto da europa. Teria sido essa uma boa solução e o pai de todos os males kinssinger nosso amigo?

Ou terá o embaixador americano da CIA, essa personagem diabolizada pela esquerda radical, Carlucci, salvado portugal de ter sido um regime fantoche do kremlin?!?

Para o @BSilva

Se Taiwan é China porque sempre foi, porque é que israel não é todo judeu como o foi por milénios?!?

Se a Crimeia é Russa, porque o foi num período nos últimos 200 anos, sera que angola pode ser nossa outra vez?!

Se o algarve foi muçulmano porque é que é Portugal?!
Será que se justifica uma invasão a espanha para recuperar olivença, ao contrário dos russos nós sempre reclamamos o território e nao o oferecemos aos espanhois (nem tao pouco o vendemos em 1991 contra a entrega das armas nucleares ao exército russo).

(Uma referência histórica, os ucranianos herdaram e pagaram a Crimeia, à Filipe II só falta conquista-la)

A história é um continuum, e serve para defender que israel nao pode recuperar os territórios que historicamente foram do povo judeu por milénios, mas justifica que a russia possa invadir um país soberano porque teve um território por um par de séculos, a história nao justifica a existência de taiwan mas cheira-me que irá justificar a de angola…

Todos os povos têm direito à autodeterminação, menos taiwan, ucrania, moldavia, georgia e todas as repúblicas soviéticas, que podem ser invadidos por potências militares e regimes ditatoriais 😆😅

E agora, para a defesa do tudo e do seu contrário!!!

Diz lá a tua opinião sobre a Catalunha ser independente? E o país basco? E a Escocia? A quem pertence gilbraltar? E a irlanda do norte? A ossetia,Transdnístria, abecassia, Kosovo, Tibete, republica turca do chipre, Curdistao, parte indonésia da papua nova guine, etc, etc, etc…

Eu facilito a argumentação, todos podem ser independentes, todos têm o direito à autodeterminação (especialmente aqueles que fazem parte de países ocidentais, com a catalunha e o pais basco, por ex), menos aqueles que o @BSilva acha que não…. Esses pertencem à China ou à Russia, porque ou sempre pertenceram (?!?!) (menos agora, crimeia taiwan), ou pertencem (tibete)….
👍🫡

Última edição:

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,896
9,415
Os comentários do Presidente de Moçambique sobre a invasão da Ucrânia são algo que transcende o mais comum cidadão racional. Além de receber diplomata russa com pompa e circunstância nesta altura, elogia o esforço da Rússia para a paz!!

É algo que nos leva a pensar! Além de pobres são mal agradecidos. Enfim o que o atraso geracional e a falta de massa crítica de alguns povos é preocupante.

R

Rm95

Guest
Os comentários do Presidente de Moçambique sobre a invasão da Ucrânia são algo que transcende o mais comum cidadão racional. Além de receber diplomata russa com pompa e circunstância nesta altura, elogia o esforço da Rússia para a paz!!

É algo que nos leva a pensar! Além de pobres são mal agradecidos. Enfim o que o atraso geracional e a falta de massa crítica de alguns povos é preocupante.
Eles ainda sao capazes de dizer que o atraso deles e por causa dos colonos portugueses.

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
24,734
82,133
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20

Já entramos na fase do " eu até tenho um amigo que... ". Quando as pessoas recorrem a esse tipo de argumentação é como um treinador tirar um central para pôr um ponta de lança... A coisa não está a correr bem.

Quem manda actualmente na Palestina não reconhece a existência de Israel. Ponto. Temos um mexican stand by. Como o colega siska disse e bem.

Sim tens razão. A CIA fez coisas que não devia ter feito muito por causa da "ameaça comunista". Uns acham que tiveram razão. Outros como eu acham que foram disparates.
A grande vantagem de ser um adversário de um regime comunista é que não precisas de fazer nada para ele cair. Basta faltar meia dúzia de coisas nas prateleiras.

Eu sou contra, e isso tu e muitos ainda não perceberam ou não querem perceber, contra a equiparação entre EUA e União Soviética e agora a federação Russa. Isso acirra em mim uma veia McCarthysta. Porque não existe qualquer equiparação.

O facto de estarmos a discutir os crimes da CIA e por consequência dos EUA só é possível pelo facto de terem sido os EUA os vencedores da guerra fria. Mais uma vez ponto. Porque se por um acaso os EUA se isolam no pós guerra, e a URSS engole todos os países do continente até Portugal, não tenhas duvida que nem sequer nós estávamos aqui a mandar postas de pescada um ao outro. Nem o outro caramelo falava em estouros.

E sim falo em diferenças civilizacionais. Vou dar um exemplo português só para não focar muito nos assuntos internacionais, como se critica e se tenta proibir as touradas ( e bem!! ) por uma questão "civilizacional" e depois fecha-se os olhos olimpicamente e ainda se acusa de ciganofóbia quem critica os casamentos entre crianças na comunidade cigana?

Posso dar muitos exemplos mas nunca passaria pela cabeça comparar a civilização grega ou romana com a maia por exemplo. Os gregos e os romanos por muitas tropelias que tenham feito deixam-nos um legado incalculável em termos civilizacionais e na organização da vida civil.

Mas vendo os teus complexos com o passado ocidental a que pertences já percebo o teu problema com os livros.

Aliás uma característica que reconheço em ambas as extremas é o seu nojo e repulsa por livros.

Uns fizeram queimadas. Outros querem mudar certas palavras, certos actos, retirar do mercado certos livros e cancelar certos autores.

B

BSilva

Guest

Parece-me mais instinto de sobrevivência...
Aliás nas votações na ONU para a condenação da Rússia, vê quem votou contra.
Entre outros, estão os principais PALOP....