a lei da bala vai falar e mariupol vai cair.
tenho pena das pessoas que estao ali sem agua nem luz nem gas deixadas a sua merce
penso que será condiçao para um acordo, a russia ficar com toda a zona de acesso ao mar mais as regioes russofonas
Isso é impossível.
Qualquer tratado de paz que contradiz a constituição ucraniana tem de ser aprovado democraticamente por referendo.
A Rússia pode tentar anexar territórios como fez com a Crimeia, mas nunca será reconhecido internacionalmente, a guerra civil não irá acabar e as sanções contra a Rússia irão continuar.
A única opção válida é a reintegração imediata de todos os territórios ocupados e uma votação organizada sob supervisão da NU daqui a 10 anos para definir o futuro desses territórios.
Não há as menores condições para um acordo a curto prazo, como é evidente.
Ora, segundo os analistas, o tempo joga a favor dos ucranianos:
Por um lado, "jogam" em casa e com índices de motivação superiores aos russos.
Por outro, o esforço de guerra é muito superior do lado do invasor, que tem tido elevadas baixas materiais e humanas (a acreditar nos relatos). Cada dia que passa sem a vitória é mais um espinho espetado na "retórica" que o ditador vomita dentro de portas da "operação militar especial".
Do lado ucraniano, material sempre a chegar vindo dos países NATO. Do lado russo os meios já a escassear.
Isto faz adivinhar nos próximos dias:
1. O continuar do escalar da violência. A utilização de mísseis hipersónicos mais vezes repetida, como já foi admitido pela rússia. E aposto que vão continuar a apostar em alvos civis, com a intenção de causar baixas elevadas, de chocar o inimigo para forçá-lo à rendição. As pessoas são apenas um meio para atingir um fim.
2. O aumento das forças armadas no terreno. Admira-me muito que a Bielorússia ainda não tenha entrado na guerra. O boneco que lá está deve estar a tentar resistir ao máximo para não se envolver mas vai acabar por ser "forçado" a isso.
3. A utilização de armas de destruição massiva. Já a NATO (acho) anda a alertar que os russos estão a ponderar a utilização das armas químicas e biológicas. Não tenho a menor dúvida que vai acontecer em breve, se não houver um acordo em breve (altamente improvável) ou se a Ucrânia não se render.
Como dizia aquela antiga publicidade na nos, "há uma linha que separa..." e essa linha já foi há muito ultrapassada pela Rússia, e quando é assim, não há valores nem moral, nem escrúpulos, é o vale tudo para atingir um fim. A Rússia perdeu em 27 dias o que demorou décadas a construir. Vai voltar a precisar de outras tantas décadas para voltar a alcançar o que já perdeu, se alguma vez o conseguir...