#HóqueiEmPatins Gonçalo Alves

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
121,724
55,308
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Para não variar foi o nosso goleador de serviço, se bem, que em hóquei jogado por vezes foi oscilando ali de rendimento.

Enviado do meu 2201117SY através do Tapatalk

• Like
Reações: Eclipsisboy

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
24,382
16,549
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Infelizmente não tivemos o melhor Gonçalo nas fases decisivas, mas os golos surgem sempre

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
24,382
16,549
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
5 anos seguidos e nos playoffs tivemos de ler que se calhar estava na hora de despachar o Gonçalo..

Nem é preciso invocar a escassez de atletas de alto calibre, só neste clube é que se fala em despachar o melhor avançado de uma modalidade qualquer..
Acho que nunca li cometários sobre despachar o Gonçalo. O que se lê, quase todos os meses, é conversas sobre o seu peso.

De qualquer forma foi uma época bastante abaixo do que vale, e tanto nas fases decisivas da LE como no Campeonato estivemos longe de ver o melhor Gonçalo

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,358
7,153
Acho que nunca li cometários sobre despachar o Gonçalo. O que se lê, quase todos os meses, é conversas sobre o seu peso.

De qualquer forma foi uma época bastante abaixo do que vale, e tanto nas fases decisivas da LE como no Campeonato estivemos longe de ver o melhor Gonçalo
Sim, foi uma época menos conseguida ainda assim..
Mas no último jogo contra os orcs passou lá isso, que se calhar estava na hora.. A questão do peso nem vale a pena, o rapaz sempre foi assim e passou a formação a demolir tudo acima do escalão.. Mas é preciso bater em alguém quando não se ganha..

Eu sabia da condição física dele depois do mundial e fiquei surpreendido por ter continuado logo a jogar, acredito que possa ter pesado um bocado mais no desempenho desta época..

De resto ele sabe, não falta quem à volta lhe dê bons conselhos, mas pronto, o trabalho de base desde o início foi pesado e nem sempre o melhor, há malta que não tem noção de que ele chegou a treinar com 3 escalões em treinos seguidos, todos acima da idade dele..

• Like
Reações: otilious

Hakabashy

Tribuna
26 Março 2018
2,825
3,306
Golo aos 2:13 do vídeo
O Telmo até mete as mãos na cabeça 😂

O Gonçalo é um jogador ofensivo que aparece de longe a longe
Diria mais e posso ser controverso mas para mim
O GA em forma é para mim o melhor jogador de sempre desta modalidade
E o jogador a par do HN que mais prazer tenho em ver jogar

Adorei o pedro gil e o cap reinaldo ventura, mas o GA é de uma colheita única

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
24,382
16,549
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21

Do ponto de vista individual e talento com bola até se poderia considerar

Como jogador na globalidade nunca poderia ser, com as lacunas que tem defensivas e mesmo (por vezes) de leitura de jogo

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
24,739
15,357
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19

Viste o Livramento, Vítor Hugo, Cristiano para não falar de outros?
Como podes chamar "melhor de sempre" ao Gonçalo Alves se não mencionas esses quando mencionas Pedro Gil e Reinaldo Ventura numa lista?
Deverias escrever "o melhor de sempre que vi" aí tem lógica.

• Like
Reações: Dragon Lonis

Hakabashy

Tribuna
26 Março 2018
2,825
3,306
Viste o Livramento, Vítor Hugo, Cristiano para não falar de outros?
Como podes chamar "melhor de sempre" ao Gonçalo Alves se não mencionas esses quando mencionas Pedro Gil e Reinaldo Ventura numa lista?
Deverias escrever "o melhor de sempre que vi" aí tem lógica.
Entendo o teu ponto de vista. Talvez falte a palavra, do hóquei moderno e mais ou menos profissional (ainda que ainda seja sobretudo amador em 3/4 das equipas) o GA em forma (não o desta época) é para mim o melhor da modalidade. E mesmo em baixo forma o GA faz o que faz….

Entendo-te @Pombal e a nível defensivo, diria que esta foi de longe a sua pior época, mas defende muito bem para um avançado, ainda que com algumas displicências em patinar para atrás nos CA.

A nível comparativo, o messi, pele, CR7, maradona são os melhores de sempre e só sabiam jogar para a frente.

• Like
Reações: Moreira

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
24,739
15,357
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Entendo o teu ponto de vista. Talvez falte a palavra, do hóquei moderno e mais ou menos profissional (ainda que ainda seja sobretudo amador em 3/4 das equipas) o GA em forma (não o desta época) é para mim o melhor da modalidade. E mesmo em baixo forma o GA faz o que faz….

Entendo-te @Pombal e a nível defensivo, diria que esta foi de longe a sua pior época, mas defende muito bem para um avançado, ainda que com algumas displicências em patinar para atrás nos CA.

A nível comparativo, o messi, pele, CR7, maradona são os melhores de sempre e só sabiam jogar para a frente.
O HP ao contrário do Andebol, Basquetebol, Andebol, Voleibol e outras modalidades não teve uma evolução grande e chamar-lhe "hóquei moderno" comparado com o que se praticava há 30, 40 anos atrás é exagerado. A única coisa que o diferencia desses tempos são por exemplo o tamanho das balizas, a contagem de faltas, as exclusões, os livres diretos e tempo de posse de bola.
Gonçalo Alves por muito valor que tenha, e tem, não tem o drible nem técnica dos 3 que citei, os 3 que citei "passavam 1,2,3 em drible" se fossem desta geração seriam inigualáveis como foram na época deles. Atenção que no tempo deles existiam grandes jogadores e não era fácil fazer o que eles faziam.

• Like
Reações: Hakabashy

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
24,382
16,549
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21

Não defende muito bem para um avançado. Até porque muitas vezes, não defende simplesmente.. nem bem, nem mal.

Não é só a patinar para trás, são adormecimentos, desconcentrações e muitas vezes alguma displicência mesmo.

Comparar com futebolistas é totalmente disparatado, nas modalidades de pavilhão todos defendem e todos atacam (com a excepção pontual do Andebol).
No futebol não é assim, pelo menos num sentido tão abrangente. Usando o exemplo do Messi, a sua influência defensiva é quase nula. Pode limitar, principalmente se quiseres pressionar, mas não é por teres 1 ou 2 jogadores que acampam,abdicam e não defendem que vais ter problemas directos. No Hóquei, Futsal, Basquetebol, etc é impensável que tal aconteça.

• Like
Reações: Fonseca e Hakabashy

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
24,382
16,549
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
O HP ao contrário do Andebol, Basquetebol, Andebol, Voleibol e outras modalidades não teve uma evolução grande e chamar-lhe "hóquei moderno" comparado com o que se praticava há 30, 40 anos atrás é exagerado. A única coisa que o diferencia desses tempos são por exemplo o tamanho das balizas, a contagem de faltas, as exclusões, os livres diretos e tempo de posse de bola.
Gonçalo Alves por muito valor que tenha, e tem, não tem o drible nem técnica dos 3 que citei, os 3 que citei "passavam 1,2,3 em drible" se fossem desta geração seriam inigualáveis como foram na época deles. Atenção que no tempo deles existiam grandes jogadores e não era fácil fazer o que eles faziam.
Não concordo com a questão do Hoquei moderno.

O hoquei hoje em dia é muito diferente, muito mais rápido e muito mais habilidoso de um modo geral.

Alias bastam duas coisas para tornar o hoquei actual completamente diferente do hoquei ha 20 ou 30 anos, que são as faltas/cartões e o tempo de ataque limitado.

• Like
Reações: Hakabashy

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
24,739
15,357
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Não concordo com a questão do Hoquei moderno.

O hoquei hoje em dia é muito diferente, muito mais rápido e muito mais habilidoso de um modo geral.

Alias bastam duas coisas para tornar o hoquei actual completamente diferente do hoquei ha 20 ou 30 anos, que são as faltas/cartões e o tempo de ataque limitado.
Quem chamou hóquei moderno não fui eu, é sim diferente do outro pelas razões que invocaste e é mais rápido sim por causa da limitação do tempo de posse de bola mas isso também levou a que os ataques sejam menos elaborados e acabem na maior parte das vezes em "bojardas" que por felicidade entram ou saiam ao lado, não houve ainda uma adaptação plena a essa limitação para se verem jogadas diferentes bem delineadas.
As faltas/cartões são na maior parte das vezes arbitrárias e lesivas. O aumento de livres diretos resolve alguns jogos mas já vi muitos que nenhuma entrou o que diz muito da qualidade dos jogadores, ou engatam e elas entram "todas ou quase" ou nenhuma entra. Eu sei que a comparação com outras modalidades é difícil dada a especificidade da modalidade tais como balizas mais pequenas, mas já foram ainda mais pequenas, mas não explica a "impotência" da maioria em meter a bola dentro.
Mas não focaste a "habilidade nata" de driblar um, dois - não é fácil mas também não é no futebol e por isso Pelé, Maradona, Messi, Cruyff e outros mesmo Ronaldo nos seus tempos destacavam-se (no caso particular deste último por muito trabalho nos treinos).

Hakabashy

Tribuna
26 Março 2018
2,825
3,306
Uma vez mais Entendo os vossos pontos de vista @Pombal e @Devenish.

Como qualquer discussão sobre o melhor de sempre para qualquer modalidade, qualquer opinião é e sempre será controversa, ainda mais comparando diferente eras (atualmente muitíssimo mais profissional a todos os níveis seja técnica ou taticamente ou no tipo de jogo mais rápido vs anos 60 ou 70 em que tudo era mais amador e “selvagem” e sem qualquer recurso a video para estudar a melhor maneira de anular os pontos fortes dos melhores).

O GA em forma é uma coisa fora do normal. Num dia sim, “ganha o jogo quase sozinho” (claro que é uma força de expressão já que numa modalidade colectiva nenhum jogador consegue ganhar sozinho).
Mas reforço o que disse anteriormente, o GA não defende mal, é sim displicente a defender.