NOITE DE OURO, CHEIA DE HUMOR, SENTIMENTO E PAIXÃO
Dragões de Ouro homenageram, no Dragão Caixa, os que mais contribuíram para o progresso do clube em 2014/15
Os Dragões de Ouro chegaram aos 30 anos com mais uma gala em que se distinguiram atletas, técnicos, dirigentes, sócios e demais portistas que se notabilizaram, na última época, pelo contributo que deram ao progresso do FC Porto. A lista dos Dragonados já era conhecida e podemos destacar as estatuetas entregues pelo presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, pelo seu simbolismo: a Adelino Caldeira, Dirigente do Ano, e a D. António Francisco dos Santos, Bispo do Porto, que recebeu o Dragão de Honra. Foram momentos de sentimento, vividos também quando foi evocado o nome de Domingos Pereira (Recordação do Ano), mas também houve paixão e muito bom humor no Dragão Caixa.
No que toca à paixão, ela é certamente parte importante do sucesso de atletas como Héctor Herrera, Francisco Ramos, Gilberto Duarte, Miguel Martins e Diana Durães. Jackson Martínez, agora ao serviço do Atlético de Madrid, não pôde estar presente mas fez questão de deixar uma mensagem vídeo gravada: "Queria agradecer por ser Dragão de Ouro. Estou contente por o receber e pelos três anos maravilhosos que partilhámos juntos. Recordo-me sempre do FC Porto porque me senti sempre em casa, sempre me vou lembrar do clube com saudade. Gostava de ter estado aí para poder partilhar este momento".
O bom humor esteve a cargo de Joana Marques, que construiu um momento bem conseguido de stand up comedy em torno da actualidade do futebol nacional. Vivendo em Lisboa, a radialista e apresentadora referiu, por exemplo, que Maxi Pereira já descobriu na Invicta "boas francesinhas e cartões amarelos", coisas que "só há aqui"; e no Porto também se usam mais termos como "vencedores da Liga Europa", enquanto na capital se prefere "finalista vencido". Joana Marques terminou a sua actuação evocando André André e sugerindo aos grandes jogadores da década de 1980 que tragam os filhos para a equipa principal. O humorista João Pinto Costa também divertiu a plateia ao interpelar na rua portistas anónimos, pedindo-lhes para cantar trechos do Hino do FC Porto ou escolher os melhores treinadores e jogadores da história do clube.
A gala, que durou quase duas horas, foi igualmente dourada pela actuação de uma excelente orquestra e bailarinos e pelos convidados musicais, The Black Mamba & Diana Martinez, Nelson Freitas, Best Youth, Jimmy P e David Fonseca. O lema da temporada 2015/16, "Sem igual", foi um dos motes do espectáculo apresentado por Júlio Magalhães, director-geral do Porto Canal, e na qual marcaram presença várias personalidades da vida nacional. Entre elas, relevo para os que entregaram Dragões de Ouro, como os deputados José Pedro Aguiar Branco, Renato Sampaio e Luís Montenegro, Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, e Sebastião Feyo de Azevedo, reitor da Universidade do Porto. No final, ficou também a saber-se, através do discurso de Pinto da Costa, que a nova grelha do Porto Canal arranca a 1 de Janeiro, com emissão em HD.