Gabri Veiga

Gabri Veiga 17

Gabri Veiga

6.45

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

6.45 Performance da Época
Jogos
45
Golos
6
Assistências
12
Amarelos
11
Vermelhos
0

Overture

Lugar Anual
20 Dezembro 2016
1,162
2,274
Um dos nossos. Um homem do norte, cheio de qualidade e raça. Nasceu tão perto da fronteira que os cheiros do norte de Portugal e do nosso Futebol Clube do Porto deviam chegar até lá. Meio maluco, mas sempre em prol do Porto e dos seus. Espero que fique, tenho a certeza que será ainda melhor na segunda época, mais competitivo ainda.

apostador87

Tribuna Presidencial
26 Novembro 2013
20,336
29,322
Conquistas
8
38
Lagos
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Deco
Um dos nossos. Um homem do norte, cheio de qualidade e raça. Nasceu tão perto da fronteira que os cheiros do norte de Portugal e do nosso Futebol Clube do Porto deviam chegar até lá. Meio maluco, mas sempre em prol do Porto e dos seus. Espero que fique, tenho a certeza que será ainda melhor na segunda época, mais competitivo ainda.
Acho que é meio maluco por causa daquela cronhada que levou do pavlidis , pelo menos melhor , não ficou.

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
32,599
28,083
"Diziam que tínhamos muito medo... Que jogávamos muito pouco... Que para o ano a jogar a Champions não vai dar... Diziam que o presidente [André Villas-Boas] sabia que não íamos chegar lá porque era treinador. Mas aqui estamos!"
(Gabri Veiga no Coreto, no final dos festejos de campeões nacionais da época 2025/26)

vitor_silva

Tribuna Presidencial
9 Agosto 2006
5,964
5,526
41
Porto, Portugal
É impraticável em termos linguísticos. Como é que íamos chamar ao país? Portoguiza? Portícia? Portaliza? Não dá.
perguntase ao chat gpt ele inventa:

Para encontrar um nome que seja verdadeiramente neutro, mas carregado de significado partilhado, temos de recuar aos elementos que nos uniam antes das fronteiras políticas modernas existirem.

Aqui estão algumas sugestões divididas pelas suas raízes de inspiração:

🏛 Raízes Históricas e Clássicas
  • Galécia (ou Nova Galécia):
    • O Significado: Deriva de Gallaecia, a antiga província romana que englobava exatamente a Galiza, o Norte de Portugal (até ao rio Douro) e partes das Astúrias.
    • O Ponto Neutro: Embora soe próximo a "Galiza", historicamente é o nome original de toda a macrorregião partilhada. "Nova Galécia" daria um ar de renascimento moderno.
  • Suévia:
    • O Significado: Inspirado no Reino dos Suevos (séculos V e VI). Quando o Império Romano caiu, os Suevos fundaram aqui o primeiro reino independente da Europa pós-romana, cuja capital era Bracara Augusta (Braga) e abrangia perfeitamente a Galiza e o Norte de Portugal.
    • O Ponto Neutro: Não beneficia politicamente nem a palavra "Portugal" nem "Galiza". É um aceno histórico direto à primeira vez que este território específico foi uma nação soberana independente.
🌊 Raízes Geográficas e Simbólicas
  • Mínia:
    • O Significado: Inspirado no Rio Minho (ou Miño).
    • O Ponto Neutro: Atualmente, o Minho é a fronteira que divide as duas regiões. Num novo país, o rio deixaria de ser uma fronteira para passar a ser a grande artéria central que une os dois povos. É um nome curto, foneticamente suave e muito poético.
  • Finisterra (ou República de Finisterra):
    • O Significado: Do latim Finis Terrae (o fim da terra). Era assim que os antigos viam esta costa ocidental atlântica, partilhada por galegos e nortenhos.
    • O Ponto Neutro: Foca-se na geografia e na bravura atlântica de ambos os povos, ignorando as querelas de reinos antigos.
📜 Raízes Mitológicas e Culturais
  • Oestrimínia:
    • O Significado: Na antiguidade clássica, antes dos romanos, a costa ocidental da Península Ibérica era conhecida em textos poéticos e geográficos como Oestriminis (o extremo oeste), habitada pelos Oestrimníos.
    • O Ponto Neutro: Traz uma aura mística e celta, remetendo para a neblina, os castros e o oceano que moldam a personalidade tanto do galego como do nortenho.
  • Líria (ou Terra Lírica):
    • O Significado: Uma homenagem ao Galaico-Português como a grande língua da poesia e da lírica medieval (as Cantigas de Amigo, Amor e Escárnio). Durante séculos, reis e trovadores de toda a península escreviam nesta língua comum por ser considerada a mais bela para a poesia.
    • O Ponto Neutro: Celebra a herança mais valiosa de ambas as regiões — a língua mãe comum — através da arte, em vez da guerra ou território.

Suévia ou Finisterra

• Love
Reações: Dagerman

Zack Brian

Bancada central
19 Março 2024
2,426
4,177
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
O Gabri Veiga é uma das razões para eu continuar a defender a criação dum país galaico. Independente de Espanha e de Lisboa.
Yahhh claro.... e como é que ficava os Portistas do Centro e do Sul como eu que defendemos o nosso clube com sangue e suor !??

E não re esqueças que infelizmente os Vermelhos e verdes tambem tem muitos adeptos no Norte ....eu tenho um tipo Portuense de gema é Vermelho e odeia o nosso clube e ainda por cima o apartamento dele fica na zona da Alameda ao pé do Estadio ....por isso não vale a pena esse ripo de ideias...

• Like
Reações: Czarli9 e Dagerman

Portista in Sofia

Tribuna Presidencial
29 Agosto 2022
6,865
8,096
Yahhh claro.... e como é que ficava os Portistas do Centro e do Sul como eu que defendemos o nosso clube com sangue e suor !??

E não re esqueças que infelizmente os Vermelhos e verdes tambem tem muitos adeptos no Norte ....eu tenho um tipo Portuense de gema é Vermelho e odeia o nosso clube e ainda por cima o apartamento dele fica na zona da Alameda ao pé do Estadio ....por isso não vale a pena esse ripo de ideias...
Acho que a ideia em questão vai muito além do futebol. Mas isso são outros temas.

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
2,922
7,580

Isto não tem propriamente a ver com futebol mas sim com um sentimento de falta de pertença por parte da maioria das pessoas do Norte de um país que vive única e exclusivamente virado para Lisboa.
Acredito que haja pessoas do centro e sul de Portugal, e mesmo de Lisboa, que partilham do mesmo sentimento. Não se identificarem com este país centralista que ainda cultiva muito os ideais de outrora.
O Norte e a Galiza identificam-se mais entre si do que com o resto do país. Somos culturalmente muito mais próximos que, por exemplo, o Norte com o Ribatejo/Alentejo ou a Galiza com Castela.

Contudo, se todas as regiões batem-se o pé à capital talvez o país fosse mais homogéneo e esta necessidade de idealizar um país independente no Noroeste da Península Ibérica não fizesse muito sentido. Mas como isso tarda a acontecer acabam por surgir e crescer outros ideais.

• Like
Reações: Marco Sousa

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
7,872
10,503
Isto não tem propriamente a ver com futebol mas sim com um sentimento de falta de pertença por parte da maioria das pessoas do Norte de um país que vive única e exclusivamente virado para Lisboa.
Acredito que haja pessoas do centro e sul de Portugal, e mesmo de Lisboa, que partilham do mesmo sentimento. Não se identificarem com este país centralista que ainda cultiva muito os ideais de outrora.
O Norte e a Galiza identificam-se mais entre si do que com o resto do país. Somos culturalmente muito mais próximos que, por exemplo, o Norte com o Ribatejo/Alentejo ou a Galiza com Castela.

Contudo, se todas as regiões batem-se o pé à capital talvez o país fosse mais homogéneo e esta necessidade de idealizar um país independente no Noroeste da Península Ibérica não fizesse muito sentido. Mas como isso tarda a acontecer acabam por surgir e crescer outros ideais.
A solução mais simples era expulsar do país o distrito de Lisboa, dar-lhes a independência. Depois fazia-se um fosso com piranhas e crocodilos à volta de Lisbolândia e assim Portugal não precisava de mudar de nome. Problema resolvido, win-win.

Portista in Sofia

Tribuna Presidencial
29 Agosto 2022
6,865
8,096
A solução mais simples era expulsar do país o distrito de Lisboa, dar-lhes a independência. Depois fazia-se um fosso com piranhas e crocodilos à volta de Lisbolândia e assim Portugal não precisava de mudar de nome. Problema resolvido, win-win.
Agora vais levar com Lisboeatas portistas que vão levar à letra a tua ideia, prepara-te :D

• Triste
Reações: Dagerman