Porque nos falta um médio capaz de fazer o que o Veiga produz, daí a insistência dele no Mora a ver se consegue fazer dele algo semelhante, se vai conseguir ou não não sei - de momento o Mora não conseguiu, tem que conseguir um posicionamento mais capaz de soltar a bola como o Veiga faz - nem sempre se consegue aquilo que se deseja há jogadores que não conseguem fazer coisas diferentes do que está digamos no seu adn (a palavra não é a mais adequada mas dá para entender). Veremos o futuro do Mora daqui a uns tempos ou um ano se ainda cá estiver. Está nas mãos dele, ou pés e cabeça dele melhor dizendo, tornar-se um jogador desiquilibrador e ser isso não é marcar apenas uns golos geniais de vez em quando, o futebol é um desporto coletivo muito coletivo.
A título de exemplo Messi marca golos geniais, faz jogadas geniais mas contribuiu muito ao longo da sua longa carreira para muitas assistências e jogo coletivo excecional.
Podemos dizer que na idade do Mora não tinha esses atributos todos ainda, é preciso esperar para vermos.
Acho que vai depender sempre dos jogos.
Quanto ao mora, para mim tá claro que ele tem umas caracteristicas, ou veiga tem outras.
Mora é mais criativo, tem melhor remate, trabalha e pensa muito bem as jogadas... mas o veiga tem outro clique no que toca à transição "defesa-ataque / ataque-defesa", ou seja, o veiga é muito mais agil a fazer o switch de direcao quando se ganha ou perde a bola, criando outro tipo de compensações.
Alem disso, fisicamente veiga é outro jogador, quer no pulmão, quer na força, quer na destresa mental de "se tiver que enfiar um bilhete em alguem" e fazer falta, vai fazer, enquanto que mora é mais anjinho e adepto do jogo bonito.
Portanto, acho que Mora não faz fit nesse papel em jogos onde é preciso balancear melhor a defesa, enquanto que naqueles jogos contra autocarros e equipas pequenas, talvez mora possa ser mais util.
Mas sim, acho que uma falha na construção do nosso plantel é efectivamente nao ter ninguem para substituir nem Froholdt nem Veiga. Mora serve para o lugar do veiga mas noutro tipo de plano. Agora uma alternativa directa a esses dois, no estilo de jogo que produzem, ohh pah, nao temos.
Acho que ha um medio ainda na argentina que teria exactamente esse perfil: Loyola e a meu ver seria mesmo uma grande mais valia no nosso plantel precisamente para podermos ter um meio campo menos dependente de 2 homens.
O Hezze seria o "sonho", mas tambem seria sempre muito mais caro. Loyola vejo-o muito parecido ao Hezze. O hezze acho que tem outra capacidade de passe e tal, mas ambos são muito aqueles medios agressivos no roubo de bola, que são bastante activos, quer a criar a primeira linha de pressao, ou a tentar sair a jogar e aparecer no espaço.
Seria uma das minhas compras de inverno, que no limite, tambem poderia cobrir a posição de Alan Varela, apesar de achar que o Rosario aí ja consegue cobrir bem.