Francisco Moura

Francisco Moura 74

Francisco Moura

5.11

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

5.11 Performance da Época
Jogos
41
Golos
4
Assistências
11
Amarelos
5
Vermelhos
0

MMCorreia

Arquibancada
19 Maio 2025
168
273
Ofensivamente precisamos de outro tipo de soluções para criarmos mais perigo no jogo exterior.

Caso Zaidu saia é necessário ir buscar um jogador com um perfil diferente.
Exactamente o que penso.

O Moura não é mau, pelo contrário, é um DE bem decente. Mas não me parece que o esquema táctico o favoreça. Ele não é um lateral para fazer o corredor todo, falta-lhe pulmão, velocidade e dribble. Acho que seria um jogador muito mais à vontade num 4-3-3.

Curiosamente acho o mesmo do Martim, que é um optimo DD, mas não é um grande lateral.

• Like
Reações: Dagerman e RGalego

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
20,686
13,513
Exactamente o que penso.

O Moura não é mau, pelo contrário, é um DE bem decente. Mas não me parece que o esquema táctico o favoreça. Ele não é um lateral para fazer o corredor todo, falta-lhe pulmão, velocidade e dribble. Acho que seria um jogador muito mais à vontade num 4-3-3.

Curiosamente acho o mesmo do Martim, que é um optimo DD, mas não é um grande lateral.
A melhor característica do Martim é vertente ofensiva.

E mais 2/3 meses voltamos ao 4-3-3

Viena

Tribuna
8 Março 2022
4,193
8,927
Conquistas
1
Exactamente o que penso.

Mas o esquema táctico favorece quem?

MMCorreia

Arquibancada
19 Maio 2025
168
273
Mas o esquema táctico favorece quem?
Este esquema táctico, tal como todos os outros, tem vantagens e desvantagens, isto não é nada de mais. Existem jogadores que vão brilhar mais neste esquema táctico do que num 4-3-3 (O mora em 4-3-3 tradicional vai jogar muito mais afastado da área, o 3-4-3 permite te-lo a jogar como quase 2º avançado, o que é o ponto mais forte dele). O 3-4-3 precisa de jogadores com caracteristicas especificas nas laterais e na construção, mas é tão válido como outro qualquer com os intervenientes certos. O chelsea ganhou a liga dos campeõs a jogar em 3-4-3, e parece-me que o Real Madrid com o xabi irá jogar tambem nesta táctica.

Obviamente para nós, que sempre construimos equipas em 4-3-3 e 4-4-2, mudar é muito mais complicado, pois implica investimentos em imensas áreas nucleares, quando o dinheiro é escasso. Para mim o problema de mudarmos para esta táctica é mais financeiro.

MaffiOoZz

Arquibancada
25 Agosto 2023
424
461
Sinceramente mediano jogador mas tem entregado bons jogos e é dos jogadores mais consistentes do plantel! Entre este e o zaidu prefiro este!
O porto precisava de Pulmão porque jogar em 3-5-2 desgasta muito o atleta e o Moura claramente que tem mais vantagens se jogar a linha a 4 defesas!

Viena

Tribuna
8 Março 2022
4,193
8,927
Conquistas
1
Este esquema táctico, tal como todos os outros, tem vantagens e desvantagens, isto não é nada de mais. Existem jogadores que vão brilhar mais neste esquema táctico do que num 4-3-3 (O mora em 4-3-3 tradicional vai jogar muito mais afastado da área, o 3-4-3 permite te-lo a jogar como quase 2º avançado, o que é o ponto mais forte dele). O 3-4-3 precisa de jogadores com caracteristicas especificas nas laterais e na construção, mas é tão válido como outro qualquer com os intervenientes certos. O chelsea ganhou a liga dos campeõs a jogar em 3-4-3, e parece-me que o Real Madrid com o xabi irá jogar tambem nesta táctica.

Obviamente para nós, que sempre construimos equipas em 4-3-3 e 4-4-2, mudar é muito mais complicado, pois implica investimentos em imensas áreas nucleares, quando o dinheiro é escasso. Para mim o problema de mudarmos para esta táctica é mais financeiro.
O Mora ainda no jogo com o Palmeiras achei que esteve demasiado recuado. O Samu foi uma ilha.

Mas tirando supostamente o Mora, há mais algum jogador a sair favorecido? Eu quando passo nos tópicos dos jogadores leio constantemente "não encaixa neste sistema". Nós não podemos reformular o plantel todo à espera de encontrar laterais que também são extremos ou extremos que também são laterais, centrais que são médios, etc etc. Isso não vai acontecer.

O Moura é um bom lateral. Tem assistência e golo. Dá profundidade no corredor. Tem de encaixar na equipa.

• Love
Reações: maliano

MMCorreia

Arquibancada
19 Maio 2025
168
273
O Mora ainda no jogo com o Palmeiras achei que esteve demasiado recuado. O Samu foi uma ilha.

Mas tirando supostamente o Mora, há mais algum jogador a sair favorecido? Eu quando passo nos tópicos dos jogadores leio constantemente "não encaixa neste sistema". Nós não podemos reformular o plantel todo à espera de encontrar laterais que também são extremos ou extremos que também são laterais, centrais que são médios, etc etc. Isso não vai acontecer.

O Moura é um bom lateral. Tem assistência e golo. Dá profundidade no corredor. Tem de encaixar na equipa.
Sim, foi isso que eu disse. Seria um erro fazer um investimento enorme só para encontrar os jogadores correctos para este esquema táctico.

Mas não sei se a conversa está a descair para pensar que o NGC está "agora" a jogar mal por causa da táctica, o que seria uma hiper-simplificação do problema. Tambem não tinhamos extremos para jogar em 4-3-3 (quando o galeno e o pepe o faziam), e o 4-2-3-1 embora fosse a tactica que supostamente melhor se adaptava ás caracteristicas dos jogadores do plantel, ficou curto com a falta de flexiblidade defensiva e dinamismo ofensivo do fabio e do pepe, o que combinado com um banco curto, deu o que deu.

Mas vamos aqui num off-topic brutal....

Voltando ao Moura, optima contratação por 5M, upgrade enorme para o que nos tinhamos habituado naquele lado.

• Like
Reações: Viena

Filipe Borges

Bancada central
13 Março 2013
1,401
370
Olha, sabes que quando recebes a bola na linha de fundo podes meter-te para dentro e centrar para algum companheiro?
Ou seja não tens que ir em linha recta até a linha do fundo mesmo tendo espaço por dentro, e depois centrar raso para os contrários.
De nada

skyniro

Bancada central
21 Outubro 2015
1,124
634
Este vê-se a léguas que não é lateral titular para o NGC, como suplente até aceito, titular nunca na vida, não tem qualidade para isso.

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
10,523
6,811
Não é mau mas é curto para ser titular num Porto ao seu nível.

Quando temos os laterais que temos percebemos que actualmente estamos longe do pretendido.

• Like
Reações: Cherife