Essas contas não são verificadas nem oficiais.Estás perdoado, matemática não estava a parecer ser o teu forte![]()
Foi um esboço muito esboçado.
Oficial mesmo com números verificados, são 192,67M positivos entre deve e haver de vendas e compras no período.
Depois prémios de participações Europeias são 372,27M.
Saídas custo zero (calculadas a valor de mercado à data de saída): -117,3M (e estão incluídos muitos jogadores que nunca contaram praticamente e que vieram antes nos tempos do Lopetegui por exemplo)
Se forem feitas meras contas de deve/haver, que era a consideração que um colega estava a fazer, e tendo nós de nos cingir a números que não são opinativos (as sensações, bolas de neve, se podia vir um jogador para cobrir e se ele ia ser melhor ou pior, se ia render ou ia chegar e flopar, são opinativas e especulativas ao contrário dos números frios, que não opinão, são ou não são), são 447,64M.
Até podíamos por 150M de custos zeros a esperar venas um bocado acima dos 3/4 melhores jogadores dessa lista assim numa estimativa, que continuariam a ser 414,94M.
O resto são opiniões e cada um tem direito à sua efetivamente.
Embora as mesmas se extremem muito por aqui, demasiado.
Títulos somados, globalmente positivo, que podia ter sido ainda melhor é claro, porque há defeitos e "buracos no tecido" que acho todos os portistas equilibrados e conscientes reconhecem.
Agora é uma discussão já muito fastidiosa e que normalmente recai no emocional ou na opinião de facção e por isso é uma matéria que já, pelo menos nos próximos longos tempos, não me apetece discutir muito mais ou martelar mais.
Estou mais preocupado e tenho a minha atenção virada mais para outras coisas, coisas do agora.
O passado, e o que de bom se deve guardar já está no museu do FCP.
Como disse antes, adiante é o caminho.