O que eu vejo de fatual é que foi escolhido um treinador que um jogador não gostava, como deve acontecer a toda a hora em todos os clubes do mundo.
O anormal aqui foi um jogador não querer ficar no clube por causa da escolha do treinador.
De facto nao foi algo comum... mas fds, não querendo defender o desfecho, só quem for cego acha que isto é um caso "do outro mundo"...
Tipo, o SC era treinador, o VB era o seu adjunto.
Pelo que se soube, o VB tava contratado para substituir o SC, SC esse que estava para sair, como saiu... o problema aqui foi como foram comunicadas as coisas.
Até poderia tar contratado, mas o AVB não foi nada inteligente, pra nao dizer o contrario, ao comunicar ao SC a escolha do VB.
Isto, da maneira como foi feita, o SC entendeu como uma afronta, pois o seu adjunto, não teve a decência de falhar com ele antes.
Se queria ser treinador principal... pah, pegava e dizia: sergio, obrigado por esta caminhada, acho que está na altura de um desafio como treinador principal.
Tava tudo bem!
O que não tá bem é o SC que sempre deu muita importancia "à sua equipa" quer os planteis quer aos elementos da equipa tecnica, e sempre os viu como uma especie de familia. Do nada,o seu adjunto, aceitou ficar com o seu trabalho, mesmo antes de se confirmar a saida deste.
Tipo, inverteu-se os papeis desnecessariamente. Podemos dizer que o AVB foi transparente? Foi verdadeiro, agora transparente e correcto nao foi, porque ha dois passos essenciais: rescindir treinador, contratar sucessor. Obviamente que isto nos grandes clubes acaba muitas vezes por inverter, mas a comunicação nunca pode ser invertida. Eu nao posso contratar um treinador sem despedir/rescindir com o anterior. Poder posso, mas isso vai causar SEMPRE problemas, ainda pra mais com SC que ja era conhecido por ter um temperamento curto.
Toda esta gestao, foi estupida e desnecessaria!
Obviamente o chico não é um estranho qualquer, é filho do SC e obviamente se o pai sentiu a revolta com toda a situação é perfeitamente possivel que essa revolta extendesse a um filho.
Portanto, vejo aqui muito portista a dizer cobras e lagartos do chico e da forma como forçou a saida, mas eu se trabalhasse com o meu pai/mae, e visse algo shaddy a volta dele/dela, certamente não iria ficar indiferente. Porquê que se acha que os jogadores sao robots e sem sentimentos? Não faz sentido!
Pra mim dava perfeitamente para se ter contratado o VB, sem gerar estas ondas todas!
AVB sentava-se com SC, e dizia: "SC, ja tas cá a muito tempo, este projecto já desgastou muito de ti e nota-se isso, é perfeitamente natural. O teu novo vencimento é incompatível com aquilo que queremos para o clube e a nivel desportivo, precisamos de um projecto novo, no qual um treinador como tu e com o teu nivel merece algo diferente daquilo que podemos oferecer, portanto, precisamos seguir caminhos diferentes."
O SC compreenderia completamente e seguiria o seu caminho. Se perguntasse por sucessores, era facil, o AVB remetia-se para nomes apontados pela imprensa mas dizia que ainda não teria feito qualquer abordagem por uma questao de respeito para com ele, mas que haviam alguns nomes possiveis.
O VB comunicava-lhe a saida, a imprensa ia especular alguns destinos, certamente teria algumas abordagens... passado uma/duas semanitas, o VB era apresentado...
Nessa 1/2 semanas, o gajo arranjava a sua equipa tecnica (tudo no segredo dos deuses), trabalhava ja na composicao do plantel... etc etc etc. E iniciava funcoes perfeitamente a tempo da pre-epoca.
Tava tudo certo, nos timings certos, nao gerava problemas.
Podemos defender muita coisa positiva no trabalho do AVB, mas neste caso, para mim foi um pessimo serviço, que teve impacto nesta epoca: notou-se ainda mais a divisao nas pessoas, onde a minima coisa, dava logo pretexto para meia duzia de vozes voltar a vir com o tema SC/VB...
No meio de coisas boas, ha que aprender com os erros e melhorar. O caminho parece-me positivo apesar da fraca campanha. Acho que anselmi é o caminho certo, mas precisamos de ter um plantel apropriado e mais capaz. Não precisa ser incrivel até porque nao temos capital para isso, mas um plantel ajustado ao treinador e à nossa essencia ajudava muito a ter sucesso.