#Futebol Francesco Farioli - Treinador

Francesco Farioli

Francesco Farioli

7.48

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

7.48 Performance da Época

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
11,937
10,531
36
Porto
Ora, concordo contigo (quem diria!). De facto, nao é pelo jogo de ontem que se deve criar um tsunami nas hostes dragonianas.

Nao podia concordar mais com esse "decréscimo exibicional há mais tempo". É exactamente isso e que eu ja tinha referido nao num sentido destrutivo mas sim construtivo. É por demais evidente que ali mais ou menos desde o jogo contra os lampioes (campeonato) que a equipa entrou numa espiral duvidosa. Graças a Deus os resultados (que no final é o mais importante) vao sendo excelentes e sobretudo no campeonato estamos com uma pontuaçao acima do expectavel.

Agora, que estamos a ir no mau caminho isso parece-me obvio.

Farioli conseguiu criar um balneario coeso (mérito de AVB e de quem o rodeia tambem que souberam contratar bons homens e nao divas) e uma estrutura defensiva solida. Portanto, ha uma base muito interessante.

Agora, ofensivamente, a coisa começa a ficar menos doce. E se posso admitir que nao temos grandes cracalhoes na frente, nao é menos verdade que ha qualidade suficiente para fazermos muito mais.
Mais do que falta de qualidade ofensiva eu acho que ha falta de coragem do treinador. E é precisamente isso que eu ja referi ha muito tempo (mas caias/caiam em cima na mesma com as bocas do costume portanto nunca haveria hora boa para isso...).

Farioli é um treinador extremamente conservador, pragmatico ou como queiram chamar. A sua carreira nao deixa margem para duvidas com os grandes numeros defensivos que ja conseguiu atingir em mais que um clube. Mas do outro lado do campo sempre deixou muito a desejar, nao é surpresa. Alias, muitos adeptos do Ajax tiveram pena da sua saida (e com esta "linda" época que estao a fazer ainda mais certamente loles...) mas ao mesmo tempo nao se reviam no futebol dele que era tudo menos aquilo a que sempre foram habituados (com ou sem sucesso desportivo).

Depois ainda ha a questao da perda absurda do campeonato holandês na época passada que o pode ter tornado ainda mais conservador. Repara que marcava mais golos no Ajax mas tambem sofria mais (e nao era so no campeonato holandês).

Farioli pode tornar-se um treinador de topo se tirar um bocado de rigidez ao futebol das suas equipas. Principalmente quando joga contra adversarios muito inferiores. Nao pode ter medo de meter dois avançados (olha ontem fê-lo curiosamente embora já bem mais tarde do que devia) de vez em quando ou de meter toda a carne no assador. Isto é o tugao e a liga europa, nao é a PL e a Champions.
Nao quero ver uma equipa toda partda e jogar mais com o coraçao do que com a razao mas às vezes é preciso jogar com mais coraçao que cabeça e arriscar ser feliz.

Pessoalmente tenho a sensaçao que libertar a equipa da rigidez (futebolistica) excessiva que foi imposta poderia trazer grandes beneficios e outra confiança.
Nao é preciso passarmos a ser uns loucos nem perder a nossa virtude defensiva, apenas é preciso um bocado mais de audacia. Aceitar que pode haver uma ou outra transiçao do adversario por arriscarmos mais. Faz parte e uma transiçao nao é golo automatico.

A nossa pontuaçao no campeonato dá alguma confiança mas isto está muito muito longe de estar ganho. Pela maneira como andamos a jogar a perda de pontos pode acontecer a qualquer momento porque fica a sensaçao que basta um adversario marcar um golo para poder sacar algo.
A verdade é que temos tido estrelinha em varios jogos (nao tem mal admiti-lo) mas nao podemos contar com penaltys perto do fim ou prendas do GR adversario em todos os jogos.

A taça agora tem de ser para ganhar naturalmente.

Na liga europa e por muito que me custe ja tirei da cabeça o "sonho" de a ganhar. A obsessao (compreensivel) com o campeonato nao vai permitir grande alarido europeu quando o calendario apertar (e ainda por cima estamos apostados em ficar fora do top 8 - sim eu sei que ainda é possivel mas já podia estar quase resolvido). O que é uma pena porque nunca apanhamos uma competiçao com uma concorrencia tao mediana.
Tu concordas com o @NakaMessi e eu concordo contigo. Foda-se.

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
12,728
18,965
O empate de ontem até pode ter sido bom.

Convém analisar os últimos jogos e perceber o que se tem que mudar.

Ainda não ganhamos nada, e se não o fizéssemos, a época seria desastrosa, independentemente de termos batido um recorde no clube.

Dar a resposta já contra o Gil e,vse possível, trazer o médio e o pl, nem que seja por empréstimo.
É o único ponto positivo, que tenha servido para quem está acima dele (se fosse preciso o que aconteceu ontem para ele, seria péssimo sinal) abrir, ainda mais, a pestana e ter, ainda mais, noção da nossa realidade actual, que o tugao com o seu nível abaixo de medíocre tantas vezes esconde ou dá um efeito camuflado.

De resto a justificação que ele tem aquela veia defensiva ontem atingiu níveis ridículos; é a primeira vez que o crítico por isso, no wc subscrevi a saída do Mora e entrada do Rosário, etc; ontem a jogar uma parte inteira com mais um...entra Varela ?!

Miranda fica no banco, Mora e William não saem logo ao intervalo ? Gul não entra logo ?

Enfim, que tenha sido apenas uma noite má, péssima.

A realidade é que das quatro saídas na LE ganhamos ao Salzburgo com um chouriço do William acabar o jogo, de resto derrota em Nottingham e dois empates patéticos da nossa parte.

• Like
Reações: apocalypto

jorgebest

Tribuna Presidencial
2 Junho 2020
7,050
8,223
Longe de mim críticar o trabalho que se tem feito, sobretudo depois das últimas épocas tenebrosas. Temos que estar gratos e esperançados, mesmo nestas fases menos boas e de maior desgaste físico e mental.

O que me parece pertinente é questionar se alguma vez jogadores como Samu e Mora poderão chegar perto do seu potencial com Farioli. Sendo ele um treinador de ideias fortes e concretas, difícilmente mudará muito a nossa forma de jogar. Lembro-me que VB experimentou a certa altura com Samu a vir atrás e estragou o pouco de bom que tinha feito, que era de usar a sua explosividade para rebentar com a linha defensiva.

O William sendo um jogador que vive da verticalidade é um crime tê-lo a cortar para dentro para o meio da confusão. Para mim é mais perigoso na esquerda junto à linha.. O Borja também não me parece ter drible e velocidade para jogar sem um lateral ofensivo nas costas e crie espaço para ele..

Afunilar o jogo tem as suas vantagens. As grandes equipas fazem-no para reduzir a largura do adversário. Mesmo recuperando a bola são obrigados a expandir-se e isso atrasa sempre o processo de transição do adversário. Mas depois também torna difícil para jogaadores como William e Mora que precisam de espaço para brilhar e o próprio Veiga que perde linhas de passe.

A Liga Europa teria sido boa para "experimentar". Agora é tarde, a margem é práticamente nula na Europa e em casa..

DiogoRafaf

Tribuna Presidencial
19 Abril 2018
5,285
11,037
Ja conseguiram fazer as contas ao apuramento na Liga Europa ou ainda esta dificil?
Os dragões de Francesco Farioli precisam, caso vençam o Rangers, que aconteça pelo menos um dos seguintes cenários:

SC Freiburg perder contra o Lille e terminar com uma DG inferior à do FC Porto
Midtjylland tem de perder contra o Dinamo Zagreb (se empatar, o FC Porto tem de marcar 5 ou mais golos)
SC Braga tem de perder contra o Go Ahead Eagles (se empatar, o FC Porto tem de marcar 3 ou mais golos)
Roma não pode vencer o Panathinaikos
Ferencváros não pode vencer o Nottingham Forest
Real Betis não pode vencer o Feyenoord (se vencer, o FC Porto tem de superar a DG - espanhóis têm 11:6, dragões têm 10:6)

Dexter90

Tribuna
2 Abril 2015
4,588
3,158
35
Lisboa
Os dragões de Francesco Farioli precisam, caso vençam o Rangers, que aconteça pelo menos um dos seguintes cenários:

SC Freiburg perder contra o Lille e terminar com uma DG inferior à do FC Porto
Midtjylland tem de perder contra o Dinamo Zagreb (se empatar, o FC Porto tem de marcar 5 ou mais golos)
SC Braga tem de perder contra o Go Ahead Eagles (se empatar, o FC Porto tem de marcar 3 ou mais golos)
Roma não pode vencer o Panathinaikos
Ferencváros não pode vencer o Nottingham Forest
Real Betis não pode vencer o Feyenoord (se vencer, o FC Porto tem de superar a DG - espanhóis têm 11:6, dragões têm 10:6)
Ferencváros não pode vencer o Nottingham Forest - acredito que este seja o cenário mais provável

de resto acho pouco provável conseguirmos ficar à frente de qualquer um dos outros

L

luchogonzalez27

Bancada central
31 Julho 2025
1,519
2,165
Acho piada a esta "ponta de sorte" que temos tido.

Eu ja nem vou falar que a ponta de sorte dá trabalho, mas não é difícil de entender que era preciso que essa ponta de sorte aparecesse para que alguma equipa ganhe 17 dos 18 jogos do campeonato ate agora realizados.

Fala-se muito de exibição menos boas....sim, ja tivemos algumas, é verdade.

Mas quantas exibições menos boas tiveram o sporting e o benfica ate agora no campeonato? Muitas mais que nós. A vantagem a esta hora devia de ser mais que 7 e 10 pontos, nao fosse essa ponta de sorte que tiveram e algumas ajudas de arbitragens.

Nao existe nenhuma equipa atualmente na europa, com consistência exibicional durante toda a epoca. O futebol moderno é assim. Cada vez é mais difícil. Muitas vezes so comecam a jogar algo mais no fim da epoca.

Alias, o PSG na época passada, so comecou a jogar bem, nos ultimos meses e ganhou tudo.

Nao existe uma unica europeia com consistência exibicional esta epoca. Nem arsenal, nem city, muito menos Liverpool, nem psg, real. Ate bayern e barca têm fases piores. Em italia, os inters e ac milans perdem bastantes pontos.

Voces vivem num mundo de alucinação. Num mundo que nao existe.

Ainda por cima exigirem que uma equipa atropele tudo e todos constantemente quando vimos de dois 3s lugares, com planteis fracos e uma situação financeira calamitosa.

Nos nao somos bicampeoes. Quem e bicampeão e investe tanto, é que tinha obrigação de outra regularidade exibicional.

A exigência é boa, mas quando chega a contornos de alucinação e estupidez, ja nao tem sentido nenhum.

dragonfever

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
16,005
18,150
A jogar assim vai ser muito dificil sermos campeoes , os últimos jogos que temos feito foram horriveis , fora a boa primeira parte contra o regime

O farioli é um treinador muito novo , defensivamente estamos fortes mas é preciso dar o salto a nível ofensivo para outro patamar,

Ele tem tantos adjuntos algum tem de o ajudar a fazer isso

Ele ja evoluiu esta época, já não ficamos reféns do jogo quando metem dois jogadores a tapar o varela

O Diogo que é capitão ja deu o aviso , nao estamos a jogar bem , é preciso mudar e lutar mais ainda

• Like
Reações: Flames

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
11,937
10,531
36
Porto
A jogar assim vai ser muito dificil sermos campeoes , os últimos jogos que temos feito foram horriveis , fora a boa primeira parte contra o regime
Estás com 7 pontos do segundo. Tens uma margem boa. Se tivéssemos nós a 7 pontos, eu poderia dar-te razão. Mas assim , como é que podes dizer uma coisa dessas ? Como dizes e bem , somos consistentes defensivamente. Será muito difícil, por mais que a gente jogue mal aqui e ali, alguém nos derrotar. Pode acontecer. Vai acontecer eventualmente. Mas o nosso adversário mais direto também joga e com certeza ainda vai perder pontos também. Ainda há duas semanas perdeu. Ainda no mês de Dezembro perdeu.

Eu posso "aceitar" que digas que as coisas não vão ser tão fáceis como na primeira volta ( mas já viste aquilo que fizeste na primeira volta ? É quase impossível replicar ). Agora dizeres que vai ser muito difícil sermos campeões quando temos uma margem de 7 pontos , a recebermos em casa o nosso adversário mais direto e , na teoria, termos um calendário mais acessível na segunda volta que na primeira parece-me manifestamente exagerado.

Vocês levam tudo para o 8 e 80. Temos 2 derrotas na época. Uma em Nottingham ( que perdemos com 2 penaltys ) e uma para a taça da liga que , quase declaradamente dissemos todos que mal contava. Estamos nas meias finais da taça, estamos em primeiro no campeonato com 7 pontos de avançado e estamos bem posicionados para passar nos 8 primeiros na liga europa.

Respira. Tem calma. Vê umas gajas.

dragonfever

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
16,005
18,150
Estás com 7 pontos do segundo. Tens uma margem boa. Se tivéssemos nós a 7 pontos, eu poderia dar-te razão. Mas assim , como é que podes dizer uma coisa dessas ? Como dizes e bem , somos consistentes defensivamente. Será muito difícil, por mais que a gente jogue mal aqui e ali, alguém nos derrotar. Pode acontecer. Vai acontecer eventualmente. Mas o nosso adversário mais direto também joga e com certeza ainda vai perder pontos também. Ainda há duas semanas perdeu. Ainda no mês de Dezembro perdeu.

Eu posso "aceitar" que digas que as coisas não vão ser tão fáceis como na primeira volta ( mas já viste aquilo que fizeste na primeira volta ? É quase impossível replicar ). Agora dizeres que vai ser muito difícil sermos campeões quando temos uma margem de 7 pontos , a recebermos em casa o nosso adversário mais direto e , na teoria, termos um calendário mais acessível na segunda volta que na primeira parece-me manifestamente exagerado.

Vocês levam tudo para o 8 e 80. Temos 2 derrotas na época. Uma em Nottingham ( que perdemos com 2 penaltys ) e uma para a taça da liga que , quase declaradamente dissemos todos que mal contava. Estamos nas meias finais da taça, estamos em primeiro no campeonato com 7 pontos de avançado e estamos bem posicionados para passar nos 8 primeiros na liga europa.

Tens uns bons pontos mas eu digo o que vejo. Só nos últimos jogos :

Santa Clara golo puramente de sorte um em mil

Benfica golo de canto e segunda parte sempre a defender

Vitória banho de bola na primeira parte , melhor na segunda

Plzen incapacidade total de desmontar um autocarro com 10 Jogadores

Faltam 50 pontos ou algo parecido, 7 pontos é uma boa margem mas nao chega

Basta empatar com o gil e perder com o Sporting que a margem desaparece

Eu só acreditava que isto Estava no saco se ganharmos os próximos 3 jogos

Não digo que não é possível mas a jogar assim vai ser sofrer muito ,o nosso ataque simplesmente não produz , devido aos nossos maus extremos e as limitações do modelo do farioli.

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
11,937
10,531
36
Porto
Tens uns bons pontos mas eu digo o que vejo. Só nos últimos jogos :

Santa Clara golo puramente de sorte um em mil

Benfica golo de canto e segunda parte sempre a defender

Vitória banho de bola na primeira parte , melhor na segunda

Plzen incapacidade total de desmontar um autocarro com 10 Jogadores

Faltam 50 pontos ou algo parecido, 7 pontos é uma boa margem mas nao chega

Basta empatar com o gil e perder com o Sporting que a margem desaparece

Eu só acreditava que isto Estava no saco se ganharmos os próximos 3 jogos

Não digo que não é possível mas a jogar assim vai ser sofrer muito ,o nosso ataque simplesmente não produz , devido aos nossos maus extremos e as limitações do modelo do farioli.
A sorte faz parte do jogo. O Sporting no mesmo jogo nos Açores marcou um golo num canto que não era canto.

Percebo e entendo que as exibições não estão a acompanhar os resultados e aquilo que vimos no início da época. Percebo e entendo que era praticamente impossível continuar aquela cavalgada no início em que tinhamos semanas limpas.

O porto vai perder pontos até ao fim. O Sporting também vai perder. Por isso a margem é boa. Como dizes e bem há muitos pontos e vai haver deslizes de parte a parte não tenhas dúvidas.

Só estou a dizer que não há razão absolutamente nenhuma para dramatismos para já. Nem tudo é muito mau como querem fazer parecer como nem tudo era muito bom há uns meses atrás. O próprio treinador sempre alertou mesmo quando entramos a todo gás.

Isto é uma maratona. Estamos a fazer o nosso caminho até agora de forma excelente.

brunovale1893

Arquibancada
18 Setembro 2025
447
573

Mas também já vi aqui vários dizerem que empatar com o sporting em casa é bom, porque mantém a diferença pontual.
Para mim, empatar não é bom. Ganhar é matar o campeonato. Serão 10 pontos de avanço. É uma questão de mentalidade.
Como não foi bom não ter ganho em casa aos lampiões com o argumento de que podíamos perder num contra-ataque. Independentemente da arbitragem.
Um campeonato assombroso, é verdade. Gosto do Fariolli.
Já a Liga Europa tem sido uma merda.

luchogonzalez27

Bancada central
31 Julho 2025
1,519
2,165
Mas também já vi aqui vários dizerem que empatar com o sporting em casa é bom, porque mantém a diferença pontual.
Para mim, não é bom. Ganhar é matar o campeonato. Serão 10 pontos de avanço. É uma questão de mentalidade.
Como não foi bom não ter ganho em casa aos lampiões com o argumento de que podíamos perder num contra-cheque. Independentemente da arbitragem.
Um campeonato assombroso, é verdade. Gosto do Fariolli.
Já a Liga Europa tem sido uma merda.
Claro que o resultado era bom, mantinhas os 7 pontos de vantagem. O resultado para o adversário seria terrível. E se o resultado para o adversário/rival na luta pelo título é terrivel, entao para nos significa que o resultado é bom.
Mas isto é do ponto de vista racional, mas a emoção leva a melhor para muita gente.
E como ja sei que vem ai a conversa do "nao podemos jogar para o empate"....nao e nada disso. E entrar para ganhar. Obviamente se aos 80 min o resultado estiver 0 0, so por loucura se iria meter toda a carne no assador. Não nos cabe a nós.

• Like
Reações: brunovale1893

brunovale1893

Arquibancada
18 Setembro 2025
447
573
Claro que o resultado era bom, mantinhas os 7 pontos de vantagem. O resultado para o adversário seria terrível. E se o resultado para o adversário/rival na luta pelo título é terrivel, entao para nos significa que o resultado é bom.
Mas isto é do ponto de vista racional, mas a emoção leva a melhor para muita gente.
E como ja sei que vem ai a conversa do "nao podemos jogar para o empate"....nao e nada disso. E entrar para ganhar. Obviamente se aos 80 min o resultado estiver 0 0, so por loucura se iria meter toda a carne no assador. Não nos cabe a nós.
São opiniões. Respeito a tua.

• Like
Reações: luchogonzalez27

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
99,968
242,777
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Para mim, empatar não é bom. Ganhar é matar o campeonato. Serão 10 pontos de avanço. É uma questão de mentalidade
Depende de como for o jogo