Fernando

DidaDiogoDog

Bancada central
11 Maio 2007
1,054
37
Porto, 1985
> nunofcp Comentou:

> \"(...)menos indispensável dos indispensáveis(...)\"

Isto é falacioso. Sem Fernando perdemos 3 coisas.
Perdemos consistência defensiva e é perfeitamente visível o aumento da descoordenação e tremedeira na defesa, basta olhar para os jogos em que ele não jogou, é simples de constatar.
Perdemos o Moutinho ofensivo. Com este défice defensivo, o Moutinho é obrigado a recuar e a colar-se ao jogador que está a fazer a posição de trinco para segurar o jogo atrás. Se está atrás, então por questões especiais/temporais, não vai estar á frente, onde é o seu verdadeiro lugar.
Perdemos o jogador que faz o lugar do Fernando, normalmente o Guarin (mas o Souza é igual). Mais uma vez, se estão atrás, não estão á frente. Perde-se o fulgor ofensivo e atrás não dá consistência.

Resumindo isto tudo, não é só a posição de trinco que se perde. Acaba por afectar toda a dinâmica da equipa, desde a defesa ao ataque. Por alguma razão, a posição de trinco é designada de \"pêndulo\" no nosso sistema. E nós nem um suplente temos, e já andamos há bastante tempo á procura.

-------

- Eu sei bem que aquela afirmação é (propositadamente) falaciosa (também por isso está entre aspas). O que quero dizer é que da \"espinha dorsal\" da equipa, para mim, é menos importante mantê-lo a ele do que ao Hélton (alma do balneário e GR de TOP), Rolando, Moutinho (que podem ser valorizados com o Europeu), Hulk e Falcao (acho que nem preciso argumentar em relação a estes...).

- No entanto, e como também referi no meu post anterior, eu reconheço a enorme importância do Fernando na manobra actual da equipa e, de forma geral, concordo com os argumentos tácticos que apresentas. No entanto, e obviamente, se o Fernando saisse, entraria alguém para o seu lugar. E esse alguém que entre pode ser um Bollati ou um Prediguer, mas também pode provar vir a ser melhor do que o Fernando. Lembra-te de quando saiu o Judas. Será que era menos importante para a equipa do que o Fernando é agora? Não me parece. E se entrar um trinco que tenha um pendor defensivo semelhante ao do Fernando, mas tenha uma maior acutilância ofensiva, será que o jogo do Guarín e Moutinho não ganha com esse apoio? Será que se tivermos um trinco que consiga fazer passes médios/longos/sob pressão, o jogo dos extremos não vai melhorar e permitir maior liberdade posicional aos interiores?

Resumindo e concluindo, o Fernando é, indubitavelmente, um grande jogador e um jogador muito importante para a nossa equipa. Substituí-lo nunca seria fácil. Mas não é impossível. Ninguém é insubstituível! Sobretudo ele, que sendo o belo jogador que é, apresenta algumas lacunas que ainda não conseguiu resolver (alguma vez conseguirá?). Não ponho em causa o valor dele, simplesmente parece-me menos grave perdê-lo a ele (mesmo ainda não havendo substituto), do que perder um Moutinho ou um Falcao.

Sobretudo depois das declarações de ontem.
 

portoestaemmim

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2007
5,013
10
35
Lisboa
o jogo correu menos bem ao fernando, mas avaliá-lo por isso é muito injusto. Continua a ser, em forma, o melhor jogador para fazer aquele lugar, e dos que muito dificilmente se arranja um substituto tão bom para aquela posição, para a nossa carteira
 

Drakonyaz

Tribuna
18 Julho 2006
2,560
28
Câmara de Lobos, 1975
Quando o verem com outra camisola a brilhar vão lhe dar o devido valor...

O Polvo é um grande jogador, tem erros, certo, quem não os tem? Mas é fantástico e ainda muito jovem.

Obrigado Fernando!!!
 
R

r.a.martins

Guest
Recordo que sempre que Fernando não jogou sofremos golos e trememos como varas verdes.
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
85,173
83,394
40
> luis casals Comentou:

> parece que quer sair ,nesse caso temos de arranjar dois n 6...
---------------------------------

Nesse caso têm mesmo que vir dois, sendo que um deles tem de entrar de caras na equipa.
 

DidaDiogoDog

Bancada central
11 Maio 2007
1,054
37
Porto, 1985
> BossCountry Comentou:

> Este jogador em top de forma é absolutamente fundamental. Enche o meio-campo de uma forma incrível, faz cortes quase impossíveis, inúmeras recuperações. É uma versão muito melhorada do paulo judas.

Às vezes são jogadores como estes os mais difíceis de encontrar. Por isso, até me surprende que mais clubes não se cheguem à frente por ele.

------

Defensivamente é PERFEITO!
Ofensivamente nem lá perto (vou mesmo cometer a heresia de dizer que o Judas era melhor...)

O Fernando é extremamente importante para a nossa equipa e garanto que nunca o desvalorizei - reconheço bem a importância dele para o jogo de equilíbrios da nossa equipa, mas volto a dizer: não é insubstituível. Ninguém é. Na nossa equipa há alguns mais importantes do que ele. Sobretudo depois das declarações de ontem...
 
L

luis casals

Guest
Este jogador é enorme mas falta lhe um pouco mais de maturidade (Classe)
 
U

Ultra Dragon

Guest
Pelo que disse deu a entender isso.....vamos aguardar pacientemente.....
 
D

Deco_10

Guest
Ainda tens dúvidas?

Se forem só Fernando e os já esperados C. Rodríguez, Fucile e Mariano não será nada mau.
 

guardabel

Bancada central
> dragão_8 Comentou:

> o que disse ele?

abri agora na rtpn e estavam a comentar isso, mas não cheguei a ouvir..

--------------

Na minha opinião alargou-se de mais nas considerações. Chegou a dizer que \"todo o jogador deseja jogar num grande clube...\" e corrigiu logo \"é claro que o FCP é um grande clube\", mas insistiu em falar em jogar noutros campeonatos, falou em Itália...