Fernando

tnt

Arquibancada
29 Junho 2012
344
0
40
Lamego
Preferia tanto em jogos como o do Gil e equipas mais pequenas ver o Josué e Defour a jogar atras do Lucho do que o Fernando...
 

John19

Tribuna
20 Agosto 2012
3,852
1,114
Pior em campo a par do Josué. Não encaixa de maneira nenhuma neste sistema. Inventa e reinventa.


Faz o que sabes e não aquilo que não sabes!
 

João Lucho 2

Tribuna Presidencial
8 Maio 2008
8,021
2
O Fernando está preso aquela zona e não conseguiu fazer o que se pede a um jogador que joga ali, passes interiores. Sendo assim, limitou-se a passar para os centrais ou para o Danilo.
 
C

ColossalPorto

Guest
Eu volto a carregar na mesma tecla que carreguei quando se percebeu que era para jogar em duplo pivot. Ou se joga com trinco puro, apenas para defender, e o Fernando é fundamental, ou se joga em duplo pivot e se talha o Herrera ou Defour para essas funções. Agora, Fernando com funções de progressão com bola e passes de ruptura, não! É difícil ver isto? Eu compreendo o Paulo Fonseca em não querer abdicar da capacidade defensiva do Fernando, até porque o duplo pivot pouco mexe com o desenho táctico e é necessário alguém que abalroe adversários, e nem o Herrera nem Defour têm estas características. Atenção a isto, o Herrera e Defour, são OITOS, não SEIS, logo, vai-se perder poder de choque e capacidade defensiva, mas se é para o Fernando andar a fazer borrada atrás de borrada e encravar o meio-campo, mais vale ir por aí. Se acho que é a solução ideal? Não, era como adaptar um Moutinho ali, por muito bom que fosse, ia perder fulgor e ser permeável defensivamente. Que se tivesse despachado o Fernando e se tivesse comprado um médio defensivo completo. Agora, que se aguentem à bronca.
 

JLTP

Arquibancada
30 Março 2012
359
165
ColossalPorto disse:
Eu volto a carregar na mesma tecla que carreguei quando se percebeu que era para jogar em duplo pivot. Ou se joga com trinco puro, apenas para defender, e o Fernando é fundamental, ou se joga em duplo pivot e se talha o Herrera ou Defour para essas funções. Agora, Fernando com funções de progressão com bola e passes de ruptura, não! É difícil ver isto? Eu compreendo o Paulo Fonseca em não querer abdicar da capacidade defensiva do Fernando, até porque o duplo pivot pouco mexe com o desenho táctico e é necessário alguém que abalroe adversários, e nem o Herrera nem Defour têm estas características. Atenção a isto, o Herrera e Defour, são OITOS, não SEIS, logo, vai-se perder poder de choque e capacidade defensiva, mas se é para o Fernando andar a fazer borrada atrás de borrada e encravar o meio-campo, mais vale ir por aí. Se acho que é a solução ideal? Não, era como adaptar um Moutinho ali, por muito bom que fosse, ia perder fulgor e ser permeável defensivamente. Que se tivesse despachado o Fernando e se tivesse comprado um médio defensivo completo. Agora, que se aguentem à bronca.

Exactamente....para mim o problema do Fernando é que não tem a movimentação necessária para oferecer linhas de passe em progressão (muito menos as consegue descobrir quando é ele o portador da bola). Digo-o desde a pré-época: este sistema de duplo pivot (que pessoalmente gosto) é para ter jogadores que não são trincos clássicos (apenas fortes defensivamente) mas sim jogadores com pulmão, transportadores de bola e com chegada à area e com alguma técnica e visão de jogo. O melhor exemplo que encontro é um Paulinho na selecção brasileira. A segurança defensiva consegue-se não tanto pelo choque (não precisamos de um armário ali) nem pelos carrinhos e morder os calcanhares ao adversário(aí fernando é imbatível) mas pela movimentação e corte de linhas de passe.

Neste sistema de duplo pivot, a transição ofensiva eficaz consegue-se pois qq um dos médios é capaz de sair a jogar ou fazer  a tabela ou ir receber o centro ou fazer o ultimo passe bem dentro da área. E esta é a grande mais valia do duplo pivot: torna a dinâmica de jogo e o próprio sistema mais dificil de prever e como tal contrariar!

Assim, é Herrera o único com potencial para tal no actual plantel. Se estará pronto para tal? não sei mas sei que estamos a adiar um problema que irá trazer consequências.

Desculpem o desabafo mas depois do jogo na Austria e já a frio....é à conclusão que chego sobre a causa destas exibições sem sal....
 
V

val

Guest
é teimosia apenas ou quê ? caramba o pf não consegue ver que o esquema não resulta com o fernando ? não vale apena insistir , não resulta e temos o meio campo partido e uma equipa sem meio campo é uma equipa à deriva.
 
P

Pavão

Guest
ColossalPorto disse:
E estas exibições vergonhosas vêm de um jogador que resgatámos na série C brasileira, que nem posição definida tinha, era lateral-direito, a quem se perspectivava uma carreira nos meandros brasileiros depois da borrada que fez na selecção. Depois de lhe enchermos o palmarés de títulos, foram defesos consecutivos a ''chorar'' a saída e agora a indisponibilidade para renovar. Não rende financeiramente com a transferência e ainda fica ''titular absoluto'' a fazer estes brilharetes. Outros por bem menos levaram um ''pontapé''. Afinal há pau de dois bicos. Ou então é o fantasma do Araújo, o que afinal remete para o controlo que os empresários vão tendo sobre nós.
tudo dito... onde anda Castro? porque despacharam o Sousa? não há outros médios para fazerem melhor do que isto?
 

ressaca

Arquibancada
22 Setembro 2013
157
27
Relativamente ao Fernando a minha opinião é a de que se trata de um dos melhores do mundo na sua posição (se não o melhor) mas que quando se deixa levar pela invenção faz dele um dos mais desprovidos de inteligência pois quando joga simples consegue ser genial o que entendo deveria ser transmitido pelo PF para o tornar ainda melhor.
Partilho da ideia como mais alguns que na função de único no pivot do meio campo se sente como peixe na água e as suas prestações também têm sido afectadas no meu entender pela alteração no esquema da equipa.
 

dragonfever

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
7,567
8,124
ColossalPorto disse:
Eu volto a carregar na mesma tecla que carreguei quando se percebeu que era para jogar em duplo pivot. Ou se joga com trinco puro, apenas para defender, e o Fernando é fundamental, ou se joga em duplo pivot e se talha o Herrera ou Defour para essas funções. Agora, Fernando com funções de progressão com bola e passes de ruptura, não! É difícil ver isto? Eu compreendo o Paulo Fonseca em não querer abdicar da capacidade defensiva do Fernando, até porque o duplo pivot pouco mexe com o desenho táctico e é necessário alguém que abalroe adversários, e nem o Herrera nem Defour têm estas características. Atenção a isto, o Herrera e Defour, são OITOS, não SEIS, logo, vai-se perder poder de choque e capacidade defensiva, mas se é para o Fernando andar a fazer borrada atrás de borrada e encravar o meio-campo, mais vale ir por aí. Se acho que é a solução ideal? Não, era como adaptar um Moutinho ali, por muito bom que fosse, ia perder fulgor e ser permeável defensivamente. Que se tivesse despachado o Fernando e se tivesse comprado um médio defensivo completo. Agora, que se aguentem à bronca.
Ou então..desiste do 4-2-3-1 e faz 4-3-3? o Fernando tem la culpa do sistema? já provou que em 4-3-3 é um grande trinco
 

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
31,646
12,238
Fernando é destruidor de jogo e ao lado de Defour é mesmo para esquecer...É um trinco de grande qualidade e já deu muito ao clube, mas a meu ver para jogos como Estoril e afins é menos um.
 
P

PGomes

Guest
Na minha opinião a utilização do Fernando neste momento tem 2 problemas:
O primeiro é que o Fernando não é um transportador de bola. Ele é um trinco muito bom, um recuperador de bolas como não existe outro no futebol português, agora transportador de bola, ele não é. Se lhe pedirem para jogar em recuperação de bola e depois jogar simples, apoiado por construtores de jogo que depois consigam rearmar o ataque através da correcta evolução em campo com as bolas originalmente recuperadas pelo Fernando, então não temos melhor, agora se lhe pedirem para depois progredir em campo para distribuir jogo então temos um problema.
O segundo problema tem a ver com o contrato. Estamos em Setembro e daqui a pouco mais de 3 meses o Fernando poderá assinar livremente com quem quiser. Acham sinceramente que ele vai meter o pé, sem pensar duas vezes? Eu penso que não. Na minha opinião ele tentará resguardar-se de algumas situações, pois a aposta que ele fez ao recusar a renovação de contrato com o NGC, sendo uma aposta que lhe poderá trazer grandes benefícios, é também uma aposta de risco, já que uma lesão neste momento deitaria tudo a perder, deixando-o desprotegido e exposto a contractos muito menos interessantes do que aquele que ele espera obter. Por muito bom profissional que ele seja, é antes de mais humano e mesmo que inconscientemente, na minha opinião ele vai sempre evitar meter o pé, quando houver risco à mistura enquanto não tiver um contrato assinado. Depois de o ter, a atitude dele, ai sim, já vai depender muito do seu profissionalismo.
 

dragonfever

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
7,567
8,124
Gonçaloo disse:
Sinceramente...e isto até poderá cair bastante mal...gostava que ele ficasse de fora dos próximos jogos (não necessariamente em virtude da lesão).
anda tudo maluco , já esqueceram como o Fernando jogou nas ultimas epocas e na epoca passada? limpava tudo! Alguem lembra-se dele na luz contra os vermelhos? este sistema do PF transformou-o num jogador banal.. a culpa é dele , ou do treinador que não o sabe usar? anda toda a gente a culpar o jogador não percebo porque. O 4-2-3-1 é tao sagrado para o PF que não sabe usar outro sistema?
 

dragonfever

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
7,567
8,124
Agora elogiam ! mas antes andavam muitos a chorar que ele devia ser tirado da equipa bla bla para por o Herrera , bla bla bla como o jogador tivesse culpa que o treinador não o sabe usar.. o fernando em forma é um colosso!