#Basquetebol Fernando Sá - Treinador

LimaPereira

O Porto é quem somos
14 Julho 2015
5,546
5,975
Conquistas
8
47
Porto
  • Artur Jorge
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Madjer
  • Bobby Robson
Gostava de estar confiante. Não estou. E não é só pelas lesões, é por tudo o que a equipa mostrou esta época. É dos livros que nos playoff a tendência é as defesas serem mais apertadas. Logo uma equipa como a nossa que vive dos pontos que marca teria também de saber defender.
Também sei que não temos propriamente grandes defensores e aqui não se trata de compromisso, é não saberem mesmo.
Por isso, perto do fim, havendo possibilidade de ter toda a genete disponível deixava de fora Conklin. Já chega. Não podemos ter em campo um jogador que simplesmente não garante nada: nem defesa, nem ressalto, nem é ameaça ofensiva.
Para isso, por ridiculo que parece, prefiro o Queirós a rodar com o Kevin.
E se calhar jogar com Meyers, Kloof, Landis, Clark e Finkle. Porque se não for possível ganhar na defesa ao menos que se coloque em campo as melhores armas ofensivas e esperar que Kloof limite Lovett e Clark consiga segurar a tabela.
O drama dos jogadores 5 nunca mais abandona o clube.

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
124,011
56,196
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Elogiei bastante quando achei que era justo, também já fiz críticas em outros momentos e agora muito a quente:

A época no total acaba por ser negativa. Sim, merece destaque pelo rendimento europeu e aí a equipa foi excelente.
A nível interno, perdemos tudo, não atingindo nenhuma final...

Enviado do meu 2201117SY através do Tapatalk

Flamma

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
5,984
11,450
Porto
Elogiei bastante quando achei que era justo, também já fiz críticas em outros momentos e agora muito a quente:

A época no total acaba por ser negativa. Sim, merece destaque pelo rendimento europeu e aí a equipa foi excelente.
A nível interno, perdemos tudo, não atingindo nenhuma final...

Parece-me que até o próprio não terá problema algum em admiti-lo...

Se não fosse assim, não teria sequer condições para continuar.

• Like
Reações: otilious

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
124,011
56,196
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Parece-me que até o próprio não terá problema algum em admiti-lo...

Se não fosse assim, não teria sequer condições para continuar.
Vou ser sincero.

Gosto muito da forma como vive o jogo e tem muito Porto dentro dele.
Mas a este nível lá está, ninguém ganha no grito...

LimaPereira

O Porto é quem somos
14 Julho 2015
5,546
5,975
Conquistas
8
47
Porto
  • Artur Jorge
  • Madjer
  • Bobby Robson
Para um portista treinador a derrota custa sempre mais.
Mas um portista o que quer são vitórias e treinadores profissionais que façam estas ficarem mais próximas. Seja o treinador portista ou não.
Fico na dúvida o que faria com outro tipo de jogadores, mas sendo sua escolha a equipa e a forma como se apresentam, porventura há que procurar outro caminho.
O que não faz falta é outra época disto.

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
41,104
61,724
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Vou ser sincero.

O problema é que ele não sabe mais

Eu logo no início da época disse que a equipa ia ser mais atrativa de ver jogar mas falta muitos fundamentos à nossa equipa. Dos dois lados do campo

• Like
Reações: otilious

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
24,947
17,064
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Vou ser sincero.

Não estás errado.

Vou deixar a minha análise para mais tarde, como referi desde o inicio nunca na vida o teria contratado (motivos "extra" basquetebol jogado).

Mas não seria isso que o torna/tornaria bom ou mau treinador, nem competente ou incompetente.

• Like
Reações: jcmp17 e otilious

Ivganovich

Tribuna Presidencial
29 Junho 2017
5,482
3,881
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
No final das contas, descontando o pequeno brilharete europeu, a nível interno foi para esquecer, ainda pior que a do ano anterior.
Gosto que seja portista e que isso o faça viver a coisa com maior intensidade, mas ver o descontrolo emocional que tem nos clássicos e como isso influência a prestação dos jogadores, especialmente do jogador com a capacidade mental mais débil, que é curiosamente o abono de família da equipa quando a cabeça está lá, irrita-me profundamente.

• Like
Reações: LimaPereira

kralj

Arquibancada
22 Junho 2011
146
4
Ainda nao foi despedido? Porto on tour nao tem faladi de basquetebol. passava a vida a dizer maravilhas dele e a botar abaixo o moncho

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,655
15,076
Invicta
www.google.com
Independentemente de ser Portista ou não, o que realmente conta é o resultado final e o que conseguiu ou não conquistar.

Se lá fora podemos elogiar e apontar positivamente um percurso brilhante, a verdade é que a nível interno todo o percurso e o desfecho foi absolutamente deplorável e criticável para aquilo que se exige a uma modalidade do FCPorto.

Não é o único responsável mas é um dos grandes responsáveis, quer nas decisões técnicas que tomou, quer na validação e escolha de alguns jogadores e como tal tem de o assumir e com isso arcar com as consequências.

Convém relembrar no entanto que o "problema" também está mais acima, não ficou resolvido com a saída do Moncho, não ficará resolvido com uma eventual saída do Sá.

Enviado do meu CPH2211 através do Tapatalk

• Like
Reações: LimaPereira

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
24,947
17,064
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Vou tentar fazer a minha análise ao trabalho do Fernando Sá, sem ser muito maçador nem extenso.

Vou dividir a minha análise essencialmente em 2 pontos, um positivo e um negativo.

Ponto prévio: fui contra a sua contratação. Não pelo que vale, ou não, como treinador, mas sim por comportamentos dentro e fora da quadra que, na minha ótica, inviabilizavam sequer que fosse considerado para reentrar no Clube. Coisas que vi, ninguém me contou. Mas estamos a falar de uma secção que contratou e reabriu as portas ao Miguel Miranda e ao Rui Mota!

Posto isto vou começar pelo negativo. O Sá mostrou ser um treinador bastante fraquinho, no que diz respeito a basquetebol jogado. Vou passar à frente o jogo altamente simplificado a nível ofensivo, sempre alicerçado no portador da bola (os bases têm sempre grande destaque/números nas suas equipas), mas o problema principal foi a gritante falta de capacidade de leitura de jogo. Nunca houve um plano B, apenas ações individuais e bola à mão do Landis/Myers, e existem diversos exemplos de erros básicos na leitura e gestão de jogo. Estou a lembrar-me do Kloof no banco na ultima posse de bola defensiva em casa com o Benfica, ou aquele 5 inenarrável que acaba o jogo em Alvalade a defender, em que o Myers faz falta para 3LL e empate no jogo. A juntar a isto, a constante inércia em pedir timeouts quando o barco estava a afundar. Também se a ideia era este jogo tão elementar, porque não se contratou um poste que saiba ao menos jogar o PnR, para majorar as acções do base?

Agora voltando atenção para o ponto positivo, efetivamente pareceu-me haver uma grande simbiose entre ele e os atletas. Não me pareceu artificial. Isto (com o bom e o mau) para mim é fundamental, principalmente em jogos grandes e para vincar factores casa. Claro que tira algum discernimento à equipa, mas no deve e no haver, acho que saímos sempre a ganhar quando há esta garra, esta fibra e este crer/querer. Além de ser a nossa cara, e a nossa imagem de marca!

Vou deixar intencionalmente de fora, aqui, a componente defensiva do jogo, e dar de barato que possa ter a ver com as características dos jogadores, e que alguns tenha herdado e não desejado.

Portanto, e em suma, não seria coerente nem sério se exigisse a sua saída imediata.

Tendo em conta o histórico da modalidade, os títulos (ou falta deles) do basquetebol no nosso Clube, e as oportunidades dadas a treinadores anteriores, acho que não seria sequer lógico adotar uma postura tão severa.
Mas também digo, para o ano não há desculpas. Não me venham com tretas de criar empatia com o publico, de trazer adeptos ao pavilhão e o regresso do interesse pela modalidade.. nos jogos a sério o pavilhão não esteve cheio, e muito menos com o ambiente desejado e exigido.

Nota final para avaliar a época como péssima (seria apenas má, se conseguíssemos ao menos competir e chegar às decisões), com um intragável 3-0 com factor casa (não me lembro de semelhante) e eliminação rápida de todas as competições nacionais, com recorde negativo perante ambos os rivais. A rever também todos os elementos que compõe o banco (sem exceção). Se o treinador já não é grande coisa, convém ao menos estar bem acompanhado e assessorado a todos os níveis.

Frocha

Tribuna Presidencial
6 Março 2011
7,237
3,871
Vila Nova de Gaia,1987
O PMC disse agora que o Meyers fez merda em Lisboa!!!!

Saiu a meio da noite e chegou ao hotel de manhã do jogo...

Enviado do meu CPH2005 através do Tapatalk

onurB

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2015
5,799
8,929
43
Porto

Não tinha essa ideia do Meyers, mas acredito completamente no que o PMC disse e como tal, o jogador perdeu todo o meu respeito que tinha por ele.
Se calhar até aproveitou a noite para negociar com algum clube da zona...vai-se lá saber.

• Like
Reações: mega_dragon

LimaPereira

O Porto é quem somos
14 Julho 2015
5,546
5,975
Conquistas
8
47
Porto
  • Artur Jorge
  • Madjer
  • Bobby Robson
Já dei a minha opinião sobre a época em geral, ao longo da mesma e depois da hecatombe.
Deixa aqui algumas notas:
1 - Positivo: como já disseram parecia existir verdadeiramente um espírito de equipa. Pelo que vejo foi quebrado pelo Meyers, e suponho que não saberia que não jogaria. Mas o desnorte já era anterior. A questão do Landis também foi preocupante;

2 - A escolha dos jogadores não me agradou. Aceitei-a, mas sempre com reservas. Contudo, quem lá estava saberia.

3 - Também não me agrada uma equipa que não defende. O desastre parecia sempre ali, à espreita de um dia menos feliz. Mas ainda assim, lá fui tentando acreditar;

4 - Algumas vitórias foram no fio da navalha, e durante a época admito que fiquei apreensivo porque alguma vezes vencemos as osgas com eles a jogaram com apenas 3 estrangeiros por pouquissimos pontos. No meu amago, sabia que assim que entrasse um 5 estrangeiro por jogo iria ser muito mais dificil os bater. Quanto aos orcs, estou convicto que os que verdadeiramente ganham dinheiro, e ali há alguns jogadores que me parecem comprometidos com orgulho próprio, quando fosse a doer iam dar o melhor. E aqui falo de Toney, Broussard e Ben.

5 - A minha esperança residia no factor casa. Daí a desilusão quando o perdemos. Com ele tinha a esperança da equipa conseguir se superar. Mas teria sempre de o fazer, numa final que previa ser contra os orcs, onde o intangível joga sempre a nosso favor.

6 - Foi uma má época. Não há que esconder. Fiquei triste porque achei que iamos dar mais luta e existiu uma quebra anímica como nunca vi.
Agora, desilusão mesmo, foi há uns anos quando levamos uma vassourada do Lisboa tendo o factor casa.
Revolta foi quando fomos indecentemente expoliados de um titulo com as ósgas, quando jogamos do melhor basquetebol possível com uma equipa que se superou.
Isto aconteceu. Acabou por ser quase aceitável. E isso é que não pode acontecer.

7 - Sá. Admito que fique. Não me incomoda que saia. Não construíu nada de novo. Nada se perdeu além de tempo, Nesta modalidade tudo em regra se constrói de época para época. Creio que este esforço de criar uma base de estrangeiros teria de ser com outro tipo de jogadores com perfil de liderança que não o Landis, por muito bom que seja. Espero que se perceba que ele pode ajudar muito a equipa, mas a equipa tem de o ajudar e não lhe pode dar o foco que se calhar ele não está prepado para ter. Para sua própria defesa e sucesso de todos.

• Like
Reações: Emanujor

lucho

Tribuna Presidencial
11 Abril 2008
13,853
3,834
Vila do Conde, 1974

__

Não é o Myers que vai ilibar a responsabilidade desta época fracassada do treinador. Eu acho que Sá deveria ter mais um ano mas tem que ganhar títulos. Na verdade e por muito que não gostem de ler o Moncho nas dez épocas aqui na I liga ganhou 13 trofeus e nessas 10 épocas o Porto foi 9 vezes à final do campeonato!

• Like
Reações: Fuzila e jcmp17

onurB

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2015
5,799
8,929
43
Porto
__

Não é o Myers que vai ilibar a responsabilidade desta época fracassada do treinador. Eu acho que Sá deveria ter mais um ano mas tem que ganhar títulos. Na verdade e por muito que não gostem de ler o Moncho nas dez épocas aqui na I liga ganhou 13 trofeus e nessas 10 épocas o Porto foi 9 vezes à final do campeonato!
Verdade, não iliba mas também não me pareceu que fosse esse o intuito ao tornar esta história pública.
O próprio Sá deve sentir que, apesar de ter feito algumas coisas muito positivas ao longo da época (pode ser apenas uma impressão errada da minha parte mas a verdade é que, apesar da equipa defender muito pior, houve momentos em que se sentiu uma empatia público/equipa que eu não sentia há algum tempo), o balanço final acabou por ser bem mais triste do que se chegou a sonhar a meio da época.
E apesar de não gostar das comparações Sá/Moncho, a verdade é que, regra geral, a equipa com Moncho chegava à fase final na sua melhor forma/versão e notava-se sempre um acréscimo de qualidade face ao resto da época...precisamente o oposto do que aconteceu este ano.

RR11

Lugar Anual
5 Março 2020
2,387
2,499
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
__

09/10, 10/11, 11/12, 15/16, 16/17, 17/18, 20/21 e 21/22. 8 vezes à final do campeonato. 2-6