Fernando Gomes - O Bi-Bota D'Ouro (1956 - 2022)

Pedro Brandão

Tribuna Presidencial
17 Outubro 2018
13,662
23,840
Conquistas
3
48
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Madjer
Como é que já passou um ano?!!
Merece ser recordado todos os anos e todos os seus feitos para que os mais jovens saibam quem foi o Bibota.

• Like
Reações: blueriver

ManuSantiFCP

O Mestre é eterno!
8 Fevereiro 2023
10,262
14,714
O melhor marcador da história azul e branca estreou-se em jogos oficiais pela equipa principal há 50 anos, num duelo frente à CUF em pleno Estádio das Antas. Apesar de Gomes ter apenas 17 anos, o treinador campeão do mundo pelo Brasil em 1962 não hesitou em lançá-lo como titular logo na primeira jornada e a aposta de Aymoré Moreira não poderia ter dado melhores frutos, já que o adolescente marcou ambos os golos da vitória portista por 2-1. Foram os primeiros dos 355 que viria a festejar no clube do coração, ao serviço do qual venceu uma Taça Intercontinental, uma Taça dos Campeões Europeus, uma Supertaça Europeia, cinco Campeonatos, três Taças de Portugal, outras tantas Supertaças Cândido de Oliveira, seis Bolas de Prata e duas Botas de Ouro. Ele era o golo.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
31,749
24,066
Gaia

Espetáculo!

Por acaso terás lembrança de como os 2 golos foram marcados?

Essas 3 fotos tenho-as como do 1º golo.... mas... sem certezas...
Eu estava na Bancada central mas descaído para o lado do sucateiro do topo norte, e tenho memória de um golo ser em corrida após desmarcação pelo centro do terreno e com remate à entrada da área, o outro golo foi de cabeça num canto ao 1º poste.

Mas sinceramente tive sempre a impressão que o primeiro golo foi de cabeça naquele movimento tipico do Gomes de coorer ao encontro da bola e rodar o pescoço e a cabeça como só ela sabia fazer. No funeral dele estive com outras pessoas que me disseram que foi ao contrario, primeiro golo a pontapé.

Eu tinha 11 anos foi uma tarde ensolarada e julgava ter o Porto a jogar de Sul para o Norte. Mas agora dizem que foi ao contrario, gostava de mais pessoal que se lembre.

ManuSantiFCP

O Mestre é eterno!
8 Fevereiro 2023
10,262
14,714
Neste dia, em 1976, nas Antas, Gomes fazia seis golos num só jogo. O FC Porto venceu o Atlético por 8-2 na 6.ª jornada da Liga e, além do avançado de 19 anos, só Cubillas e Oliveira marcaram para os Dragões de José Maria Pedroto. No final da temporada, Fernando Gomes distinguir-se-ia, pela primeira vez, como o melhor marcador do campeonato. A primeira de seis, antes das duas Botas de Ouro.